Doze anos de escravidão

Doze anos de escravidão Solomon Northup




Resenhas - 12 Anos de Escravidão


314 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


@vanessachrisostomo 14/09/2023

Interessante
Como vida de uma pessoa pode mudar drasticamente de uma hora pra outra. Entre tantos fatores envolvidos, a leitura é comovente, reflexiva e rica em detalhes.
comentários(0)comente



Rebeca.Verino 13/06/2021

Um relato arrebatador da escravidão
Quando assisti ao filme sobre a história do livro, recordo-me que fiquei horrorizada com algumas cenas relacionadas a escravidão e fiquei me perguntando: como deve ser ter 12 anos da sua vida perdidos sendo um escravo que acordava todos os dias com o medo das punições e sem poder ser livre? A situação da escravidão em si é tão absurda e cruel que eu nem consigo imaginar a dor que milhões de escravos passaram nesse mundo. E o livro escrito por Solomon Northup é um grito a favor da abolição descrito em minuciosos detalhes a situação vivida. Uma leitura imperdível.
comentários(0)comente



DI @poesiadoslivros 06/12/2020

Livro de extrema importância para entendermos o peso da escravidão e preconceitos
Este livro é o relato real de Solomon Northup, homem negro nascido livre da cidade de Nova York com esposa e filhos que teve sua liberdade cruelmente roubada por dois homens que o levaram com o seu consentimento e a promessa de um emprego melhor, ele acreditava em dar uma vida melhor para sua família no seu regresso.
Nesta autobiografia Solomon narra com maestria os doze anos em que foi escravizado, conta em detalhes minuciosos todo o terror que viveu durante esse longo período. Durante sua jornada pela escravidão ele conheceu homens brancos bons e tão zelosos quanto se podia ser naquela época e também homens cruéis que faziam atrocidades com os escravos por simples prazer ou pelo simples fato de exercer poder sobre a vida de outra pessoa. Crueldades das quais o próprio Solomon foi vitima inúmeras vezes, nesse período ele adoeceu diversas vezes sem ao menos ter direito ao descanso e muitas vezes ele acreditou que não acordaria vivo e talvez fosse até um alivio para o sofrimento que sentia apenas a esperança de reencontrar seus familiares é que o mantinha vivo, mesmo quando ele próprio já acreditava estar morto. Fez muitos amigos durante sua triste jornada e testemunhou de forma mais triste a maldade do ser humano, até o dia em que conheceu o Sr. Bass como um anjo mandado dos céus para poder ajudar-lhe a retomar sua liberdade.
No começo deste livro achei a leitura um pouco cansativa pelo fato de serem narrados fatos muito detalhados, mas levando em consideração que o livro foi narrado pelo próprio Solomon e no ano de 1853 então dá para entender. Depois a leitura ficou mais fluida e não me arrependo só um momento, é um livro extremamente triste e de igual importância para a leitura. Apesar de historicamente eu já ter conhecimento de como era penosa à escravidão, ler o relato tão detalhado do Solomon me fez praticamente sentir na pele a dor deles, impossível não se emocionar, um livro que você chora de emoção e tristeza.
Quote:
“Era meu senhor, por Lei tendo direito sobre minha carne e meu sangue e de exercer um controle tão tirânico quanto sua natureza o urgisse; mas nenhuma Lei podia impedir que eu o olhasse com intenso desprezo. Eu desprezava tanto sua disposição quanto o seu intelecto.”
comentários(0)comente



Giovanna1242 10/06/2020

?as vozes de representantes patrióticos enchendo a boca para falar de liberdade e igualdade e o clangor das correntes dos pobres escravos quase que se mesclavam. Uma casa de escravos sob a sombra do Captólio!?

?Ele tratou de me silenciar, como se temesse que minha voz fosse ouvida. Mas eu não queria saber de ficar em silêncio e denunciei os autores de minha prisão, fossem quem fossem, como vilões irremediáveis?
comentários(0)comente



Amani.Cruz 07/08/2021

Aprendi o que não fazer
Assim como ?O Diário de Anne Frank? esse é um dos que nos ensinam o que não devemos fazer ou aceitar que seja feito dentro de uma sociedade.
Aceitar que a escravidão seja algo normal ou interessante é dizer ao mundo que o amor ao próximo não existe.
Gente, que livro! Relatos verídicos de um homem livre que foi sequestrado e submetido a 12 anos de escravidão.
comentários(0)comente



Fabrício 23/05/2020

Uma história que trata
Da triste realidade de um negro livre que foi sequestrado e vendido como escravo. É um livro curto, mas bem escrito, que nos causa repúdio pela escravidão. É narrado pelo próprio autor em primeira pessoa. Há uma adaptação para o cinema, mas achei o livro melhor.
comentários(0)comente



Fernanda Sleiman 28/07/2021

pesado
ja havia assistido o filme, mas nada nos toca tanto que as palavras de Solomon e os doses anos que ele viveu como escravo. e de pensar que tantas pessoas não tiveram a sorte de desfrutar da liberdade que Solomon teve. A escravidão é o mais vergonhoso feito da humanidade.
comentários(0)comente



Liv 30/08/2021

Difícil de ler
Difícil ler, tive q parar várias vezes...
É difícil ver quanto uma pessoal sofreu e o que ela perdeu pela escravidão.
É um livro bem detalhado sobre o que o autor viveu, cada página mostra a vontade de Solomon em sobreviver e provar sua liberdade.
comentários(0)comente



@_larliterario 14/12/2021

Doze anos de Escravidão
Assisti a adaptação desse livro há alguns anos com meus pais e lembro que na época fiquei tão triste que nem conseguia falar.

Depois de ler o livro só posso dizer que estou ainda mais triste e revoltada com tudo isso. A escravidão assolou a vida de tantos seres humanos tratados com tanto descaso e falta de humanidade... Solomon mesmo nascido como homem livre, sentiu na pele tanta maldade.
É um livro precioso e creio que todos deveriam lê-lo. Mais ainda as pessoas que, ainda nos dia de hoje, são tão aquém ao que aconteceu.
comentários(0)comente



Tamiris.Misael 28/01/2023

Trecho
"...não tenho comentários sobre a fazer sobre a escravidão. Aqueles que lerem este livro poderão formar duas próprias opiniões sobre essa "instituição peculiar."."

Solomon Northup
comentários(0)comente



Rayane 24/04/2024

Um livro extremamente impactante que nos faz deparar com um período sombrio da humanidade. Sem romantização, Solomon nos conta como foi sequestrado e vendido como escravo, e nos dá ricos detalhes de como era a vida assim. Açoitamentos sem motivo, a separação dos familiares, a desumanização de um povo inteiro apenas pela cor. É muito triste saber que tudo isso foi real, e que as pessoas são tão cruéis a ponto de desumanizar alguém a esse ponto. Não é surpreendente, pois já li inúmeros livros onde me deparo com essa desumanização o tempo todo, mas não deixa de ser horrível. Todo o sofrimento desmedido e sem motivo que essas pessoas passaram... E é como eu observei durante toda a leitura, felizmente ele pôde reencontrar o caminho de volta a liberdade, mas teve milhares de outros, inclusive aqueles com quem ele conviveu que não tiveram a mesma sorte.
comentários(0)comente



Luh Lobo 21/10/2020

É um livro bem reflexivo, por vezes agoniante. Tem que ter muito psicológico para chegar até o final.
comentários(0)comente



Tatá 07/03/2020

Único!
Minha primeira resenha, então é provável que seja bem imperfeita...
Fiquei impressionada ao perceber que a cada página o autor retratou com tantos detalhes os 12 anos de escravidão que viveu...
Nessa leitura foram surpreendentes para mim os trechos em que Solomon elogia algo/alguém ou descreve experiências boas e de aprendizado em meio a tantas crueldades e injustiças...
Em alguns momentos você fica tão triste e angustiado, ou esperançoso, quanto o próprio Solomon...
Recomendo o livro e considero a leitura extremamente necessária para todos!
comentários(0)comente



Vanehelen 14/02/2020

Impactante!
A história da verdadeira escravidão citada por Solomon Northup, o homem que pode vivê-la e garante que nem as novelas nem os filmes podem relatar a verdadeira escravidão. O filme foi fielmente criado à partir desse livro e garanto que após ler o livro e ver o filme ou vice e versa, não vai entrar em conflito cinematográfico e literário, eu diria que foi retirado apenas as partes mais devastadoras contra o ser humano escravo, isso porque claro há uma "conduta" cinematográfica a ser respeitada. Páginas após páginas é impossível não criar seu micro filme na mente, impossível não sentir a solidão de Solomon durante a historia da escravidão dele e impossível não sentir a tristeza e frustração ao passar anos de seu relato, mas ao final sentirá uma sensação de liberdade e alívio assim como ele sentiu ao voltar para casa, talvez nunca chegamos a sentir a dele mas nesse livro seus sentidos serão ativados a cada página.
comentários(0)comente



Celio.Junior 09/02/2022

Percebi que o filme é extremamente fiel ao livro e o mesmo desconforto que tive em um tive em outro, ou seja, embrulho no estômago do começo ao fim. Ao mesmo tempo, percebi ainda mais profundamente a tensão no inconsiente de Solomon entre o negro instruído que entende seu direito à liberdade com àquele que internalizou a escravização que sofreu e busca "melhorar" suas atividades na plantação, uma disputa entre luta pela libertação e resignação atenuadora dos efeitos do cárcere.
comentários(0)comente



314 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR