Manson

Manson Jeff Guinn

Resenhas - Manson

gabilopeswb 25/04/2019

Fascinante
Manson definitivamente não é alguém para se inspirar, mas também não podemos negar que sua história nos fascina.
Este livro foi brilhante e expôs a vida de Manson de forma detalhada contando desde antes de sua infância, como por exemplo como foi a vida de sua mãe. Passa por sua infância, adolescência e vida adulta até chegar num dos assassinatos de mais notoriedade dos anos 60. Mas não é só isso, a biografia te prende do inicio ao fim, apesar do livro ser um pouco extenso o autor consegue manter sua atenção em cada página.
vick 28/04/2019minha estante
Gostei da sua resenha, me chama mais atenção ainda. Gosto desses temas!

Kel 25/09/2020

Um caso a se pensar
Manson foi o primeiro livro biográfico que li e posso dizer que a leitura é um tanto cansativa. As primeiras 100 páginas são empolgantes com leitura bem fluida, apresentando sua triste infância e adolescência. Aqui temos pena de Manson por seu abandono e as consequências psicológicas que isso causou.
Todavia, Charlie teve acesso a livros, inclusive um de Dale Carnegie que só tem a missão de ampliar a mente positivamente, então sua história poderia ter sido diferente.
Charlie tinha uma personalidade narcisista e um grande poder de convencimento, como não tinha grande estatura ou fontes monetárias de destaque ele procurava conquistar as pessoas tendo como ponte aquilo que ele julgava que elas precisavam ouvir. E tendo a conveniência de encontrar pessoas de baixa auto estima e caráter duvidoso, foi assim construindo com seus seguidores o que chamava de "família", e mesmo não tendo ele mesmo executado Sharon Tate, foi ele o arquiteto de sua morte e o motivo tão fútil e tão sem chance de defesa mostra a real essência de seu ser e de sua loucura. Para mim a morte da estrela de Hollywood foi um dos mais chocantes e cruéis, inclusive porque ela estava grávida.
As partes do recrutamento, das tentativas dele de ser um popstar, de tentar ser guru dos Beatles, de mostrar a personalidade egocêntrica de Charlie são bem cansativas, mas necessárias para a construção da história.
As partes que mais gostei foram da ambientalização e da época, passando por woodstock, os panteras negras, Doris day e filho, Martin Luther King Jr, Beach boys e é claro, os Beatles.
No final há fotos, o que foi muito interessante em ver a real face de cada um desses personagens que circundaram o mundo de Charles Manson. É um livro que vale a pena ler e edição da darkside está belíssima.

Rayan.Silva 13/08/2021

Um livro bem completo, retratando bem aquela época, você se imagina lá, e todo o trajeto do início até o final aonde ocorre os terríveis assassinatos são bem detalhados, pra quem assistiu alguns filmes sobre o Charles Manson ou assistiu a série aquarius aonde ele aparece o personagem dele, é um livro excelente para quem quiser estuda mais sobre ele, rancho, os jovens, família do Manson, infância e os eventos da época, recomendo muito e a Darkside tem uma edição incrível, com ótimas fotografias.

Yanka 30/08/2021

Muito mais que Charles manson
O livro começa um pouco lento mas é pq a ideia do biógrafo é justamente trazer até o leitor cada um dos aspectos familiares do Charles.
É genial a forma como as digressões vão ocorrendo, principalmente nos capítulos de São Francisco, me senti transportada até lá e como se estivesse vivendo aquele momento.
Outro ponto chave é como Guinn contextualiza e captura bem cada uma das ideias que Charles usou com a Família, mostrando sempre qual foi a fonte daquela característica, como, o costume de revirar o lixo, a postura de cafetão entre outros.
O livro é muito mais que só a biografia do Manson, é também um retrato preciso de uma época e sua cultura.

Andria6 08/09/2021

uma ótima biografia! a contextualização que autor faz sobre o período em que os EUA estava é essencial pra entender o que é Charles Manson, particularmente foi o que eu mais gostei e isso se deve muito a narrativa escolhida pelo autor, prende muito. foi a primeira obra que leio sobre true crime e acho que acertei na escolha, quero ler mais do autor.

Marjory.Vargas 16/11/2021

“Ele acreditava ser o escolhido, o filho do cara, mas se contentaria em ser um superstar. Acabou por ser o porta-voz de um pesadelo americano do qual ainda não despertamos.”

Manson: a biografia é o livro que busca desnudar um ser quase que mitológico. Guinn faz todo um apanhado histórico do período anterior aos assassinatos que tornaram Manson tão famoso. Indo para o início do século, ele nos apresenta à família de Manson. Kathleen Maddox era uma jovem criada com extremo rigor pela mãe conservadora e religiosa. Aos 15 anos, a jovem só queria conhecer e desbravar o mundo. Acabou engravidando de um cara casado e criando sozinha o filho, Charles Miles Maddox. E a vida de Kathleen não foi fácil, tendo passado por diversos períodos presa, e assim, negligenciando a criação do filho pequeno.

O livro trás bastante contexto histórico do período e, apesar de tornar a leitura um pouco mais parada nesses trechos, foi extremamente importante para conseguir entender a manipulação exercida por Manson sobre aquelas pessoas. Manson percebeu nesse período histórico a oportunidade de ser um guru. Afinal, ele já sabia aliciar garotas de uma experiência anterior como cafetão (que o levou à prisão inclusive). Ele juntou um discurso envolvendo a Bíblia, o fim do mundo e os Beatles. Assim, foi fácil conquistar garotas que estavam completamente perdidas no mundo com o seu discurso de ser a reencarnação de um Jesus Cristo que curtia rock’n roll. O período de paz e amor da época escondia as drogas, a fome, os estupros, as pessoas que viviam nas ruas...e é exatamente essas pessoas “perdidas” que caiam na lábia de Manson.

Confesso que eu sabia bem pouca coisa sobre Manson. E o que sabia, era mais relativo aos crimes Tate-LaBianca do que ao Manson mesmo. Ouvi principalmente o termo seita relacionado a ele e os seus crimes, e pensava que eles tinham algum tipo de envolvimento com algum culto satânico ou algo do tipo (principalmente pelas palavras escritas com sangue nas cenas dos crimes). Mas na verdade não. Trata-se somente da perversidade humana mesmo.

Lembre-se que o livro é uma biografia. Pode ficar um pouco lenta em algumas partes. Mas o autor é simples e direto na narrativa dos fatos, sem “enfeitar” a história. É uma leitura densa, do início ao final. A infância de Charlie foi difícil, e algumas das coisas que aconteceram com ele nesse período incomodam. Principalmente por sabermos as consequências que elas tiveram na vida futura dele.

O trabalho do autor em reconstruir a história de Manson foi primoroso. Só de notas são cerca de 50 páginas. Quem diria que aquele menino da foto, de sorriso leve e até inocente seria responsável por crimes que, passados mais de 50 anos, ainda conseguem nos chocar.

Sol_ 25/01/2022

Um lobo vestindo pele de cordeiro
Manson foi um dos livros que eu tentei ler após a ressaca literária que tive com príncipe cruel, o que não resultou em boa coisa e eu acabei abandonando ele por algum tempo. Só até 2022 começar e eu voltar com a sua leitura.

Como um livre de true crime ele é muito interessante, contando a história não somente de Charles Manson, como também da sua família, mãe, avó, pais e tios, além de entrar um pouco sobre outros membros da família e pessoas que passaram pela vida de Charlie, como ele se chamava.

Não diria que é uma leitura leve, mesmo que nas primeiras 100 ~ 150 páginas não há a descrição de nada tão grotesco, mas as experiências vividas pelas mulheres da Família, pode sim causar algum gatilho em alguém, já que constantemente elas sofriam manipulações de Manson, assim como abusos físicos, mentais e sexuais. A descrição dos assassinatos Tate-La Bianca é bem vívido e completo, explicando com detalhes tudo que aconteceu naquelas duas noite, por isso acho importante ressaltar também.

Eu só não dou 5 estrelas para esse livro por conta da tipografia, achei que a forma que foram escritos os parágrafos, muitas vezes sem nenhum tipo de pausa entre os acontecimentos, pode deixar a leitura totalmente cansativa para alguns, mas ainda acho que valha a pena ler.

site: https://www.instagram.com/relatodeleituras_/

Ana.Ribeiro 31/01/2022

Manipulador, inteligente e perverso
Bem diferente do que sempre achei, Charles Manson não é um homem louco que encontrou outras pessoas igualmente loucas para serem suas seguidoras. Nesse livro conhecemos muitos detalhes sobre sua vida, desde o nascimento até toda a sua trajetória para ser quem é, do ambiente conturbado onde cresceu, todas as vezes que foi preso e tudo o que absorveu para criar o que criou, desde aulas de oratória até dicas de outros presos.

Todo o contexto histórico que o livro aborda foi uma coisa que me fez gostar ainda mais dele, mostra como o ambiente da época favoreceu para que o Charles conseguisse tantos seguidores e que, talvez em outra época seria bem mais difícil, talvez impossível que ele conseguisse colocar seus planos em prática.

É um livro muito bom para quem curte ler sobre true crime, ele aborda bastante a forma como o Manson via os outros, como conseguia manipular as pessoas e porque tomava determinada decisões, como o Helter Skelter. Em algumas partes é um pouco cansativo pela quantidade de detalhes, mas eu super recomendo.

Maria.Batagin 18/05/2022

Biografia de um psicopata
Esse era um dos livros que venho lendo a quase um ano justamente por ser uma biografia ?nua e crua ? onde relata a infância difícil de um dos maiores psicopatas da história.
Leitura pesada e densa mas valeu a leitura.

Ceci 21/05/2022

É um livro meio cansativo porque você é colocado pra ler sobre todo o contexto político da época e as vezes fica muito chato kkk

Mas quando se trata do Manson, é muito interessante. Conseguimos entender como a infância dele era conturbada, e como todos os anos de reformatório moldaram ele em alguns aspectos.

Também é interessante tentar entender (e, pelo menos da minha parte, não conseguir) os pensamentos dele e da sua Família.
Como uma pessoa consegue manipular um grupo inteiro com tanta facilidade?
Como as pessoas do grupo aceitavam tudo com tanta facilidade, sem questionar nada?

Juliane72 30/05/2022

Completo
Um livro bem escrito, com boas fontes de dados. Detalha todas as fases da vida do Maison, desde o seu nascimento, até sua transformação em líder de seita, passando para o após.

Larissa720 07/06/2022

Manson
Nunca tinha me aventurado em biografias, mas como gosto muito desse assunto criminal resolvi me aventurar, e não me arrependo.

Manson nos mostra a vida e história de Charlie de forma esclarecedora e bastante aberta, e de quebra ainda podemos entender um pouco mais sobre os EUA daquela época.

A escrita do autor é de fácil entendimento, tive um pouco de dificuldade para ler pois em alguns momentos o livro era um tanto quanto parado e acabava me entediando. No final, foi uma leitura muito boa e não tão pesada como achei que seria. Espero ler mais biografias desse estilo.

Eduarda 25/06/2022

A origem do mal
Livro extremamente rico em detalhes desde a infância do infame Charles Manson. Confesso que me perdi inúmeras vezes na quantidade de detalhes e enrolei em uma certa altura da leitura para terminar o livro, pois achava que o livro ?não desenvolvia?. Entretanto, seguindo a leitura, e principalmente durante o julgamento, fui capaz de entender o porquê da escolha do detalhamento profundo de cada etapa da vida de Charlie.
Recomendo a leitura e acrescento: não desanimem! No final vale a pena .

Geise 10/04/2024

Para uma biografia, foi bem interessante
Não me interesso tanto por biografia, fico entediada lendo, mas gostei de entender mais sobre os crimes envolvendo a seita de Manson, principalmente quanto à menção das vítimas. Gostei até mais do que saber sobre a própria vida dele, mas mesmo essas partes foram interessantes.