O Ócio Criativo

O Ócio Criativo Domenico de Masi

Resenhas - O Ócio Criativo

1 | 2 | 3 | 4

Rodrigo 09/10/2010

Aprender no trabalho enquanto se diverte
Domenico de Massi nesta obra efetua uma análise da sociedade pós-industrial. Segundo sua leitura, hoje já não existe a mesma necessidade de dedicação ao trabalho quanto havia na sociedade industrial. Graças à mecanização e informatização poder-se-ia produzir mais com menos esforço. O número de horas trabalhadas por semana poderia ser drasticamente diminuído.

No entanto, o avanço tecnológico não foi acompanhado de uma evolução de mentalidade. Enquanto que o conceito de trabalho está ligado à uma tradição judaico-cristã de expiação, o conceito ócio está vinculado ao vício e ao pecado. Além disso, devido à influência taylorista, os ambientes de trabalho sofreram um processo de racionalização no qual foi removido tudo o que é estético, feminino, intuitivo e emocional. A praticidade foi colocada como prioridade e prova disto são os escritórios sem ornamentos, sem cores, sem vida.

De Massi defende que valores tais como emotividade, estética, subjetividade, hospitalidade, feminilização e solidariedade sejam trazidos ao trabalho. Devido ao avanço da tecnologia o ócio pode ser distribuído mais equitativamente entre todos.

Ele prefere falar de ócio em lugar de tempo livre ou outra expressão equivalente por causa das conotações históricas que os termos carregam. O homem moderno não tem uma cultura para lidar com o ócio da mesma forma que o cidadão grego livre da antiguidade. Para isto, faz-se necessário adotar uma nova perspectiva sobre o trabalho.

Na sociedade pós-industrial a criatividade é o que confere a vantagem dos homens sobre as máquinas. Elas são capazes de realizar tarefas repetitivas com mais competência e a menor custo. Já o ser humano tem essa capacidade infinita de ser criativo.

O ócio criativo ocorre quando há uma convergência entre trabalho (atividade), estudo (pesquisa) e jogo (divertimento).

Leitura recomendada para quem gosta de ler entrevistas e quiser ficar a par deste conceito. O obra não exige uma leitura contígua uma vez que ela está estruturada em formas de perguntas e respostas.

Edmilson.Gomes 12/08/2020

Ócio criativo
Muito bom, realmente o trabalho e o lazer ou a diversão ficar sendo a mesma coisa, pois se perde a noção de separar o trabalho com a vida pessoal,e o livro mostra como estamos sem saber aproveitar o tempo ócio. Esse livro foi recomendado por um amigo meu, e gostei.
almeidalewis 13/08/2020minha estante
Na linha tênue do on/off/trabalho/lazer ( ou tudo junto

almeidalewis 13/08/2020minha estante
E misturado ) ?

eglair 15/08/2009

Ócio criativo
Foi bom, chegar ao final do livro e constatar que mais alguem no mundo pensa como você…..hehehehhe

Domenico de Masi conta, em forma de entrevista, suas idéias sobre a criatividade, suas teorias e fala sobre o valor do tempo na sociedade pós-industrial.

Esse livro tem muitos temas relacionados ao trabalho, ao social e também a globalização. É uma leitura muito contemporânea e interessante.

Algumas vezes ele presupõe que você já conheça uma teoria, um determinado autor, historiador ou sociólogos, mas isso não atrapalha em nada a leitura, na verdade acaba criando uma curiosidade para futuras pesquisas.

O Ócio Criativo é um livro denso e cheio de conceitos com muitos dados históricos interessantíssimo, e informações super atuais; ajuda a entendermos melhor a sociedade como um todo e a que ponto podemos chegar.

Sua teoria diz que o futuro pertence a quem souber libertar-se da idéia tradicional do trabalho como obrigação e for capaz de apostar numa mistura de atividades, onde o trabalho se confundirá com o tempo livre e o estudo. Uma sociedade onde o indivíduo trabalha com tanto prazer que estudo, ócio e trabalho se fundem.
Uma ótima leitura.

almeidalewis 02/05/2020

Tão atual
Ouvi essa recomendação através da Martha Gabriel como sendo um livro q marcou a vida dela... Domenico fala que tudo hoje se mistura ( trabalho,lazer diversão )...hoje não largamos mais do trabalho o cibridismo está conosco o tempo todo vivemos quase que literalmente por aparelhos
Edmilson.Gomes 12/07/2020minha estante
Muito bom, o livro que fala sobre a industrialização, e pós industrialização, e o trabalho que é ao mesmo tempo o lazer, diversão, não existindo a separação, mas se confundindo com o nosso prazer, onde se misturam com a vida pessoal.

almeidalewis 12/07/2020minha estante
Parabéns pelo resumo da leitura ????

Somazz 22/10/2009

Quem trabalha perde tempo precioso
Neste livro, De Masi demonstra sua insatisfação com o modelo social centrado na idolatria do trabalho. Para ele, o futuro pertence a quem sabe mesclar trabalho, estudos, atividades lúdicas e tempo livre. Concordo plenamente com ele e digo mais temos que trabalhar o necessário e consumir o necessário, trabalhar para comprar inutilidades é passar a vida correndo atras do nada...curta sua familia, leia mais, estude mais, ah não ser que vc tenha um trabalho inteligente com todas as mesclas acima citadas por De Masi.

Gabi 27/02/2022

Mudança de paradigma
Como uma exímia workholic sempre achei que o descanso era um grande inimigo da minha produtividade. Me sentia culpada por não estar produzindo.
Eis que comecei a ouvir sobre o termo ?ócio criativo? e parei pra analisar sobre tal expressão. Ler este livro me fez abrir a mente e, mais que isso, resgatar em minha memória todas as vezes em que criei novos projetos e tive ideias brilhantes. Esses momentos foram momentos de ócio. Momentos estes que eu não estava de fato produzindo algo?
Este livro mudou meu paradigma e me fez valorizar o ócio, o descanso, a pausa!
?Criatividade exige gestão de tempo, ela se nutre de ócio. Idéias precisam de tempo de introspecção.?
Agora penso que não saio de férias, mas sim entro em ócio. Não qualquer ócio, é o ócio criativo.

FernandaOliveira 09/10/2023

Atual e interessante.
Recebi a sugestão deste livro para leitura e gostei.
Apesar de ter sido escrito há alguns anos, o tema é bastate atual e interessante. Domenico de uma forma bem despojada nos leva a refletir sobre tudo que aprendemos a vida inteira.

Panzita 01/11/2010

Resenha do livro "O Ócio Criativo"
Domenico De Masi, pontua nesse livro, um tipo de ócio diferente do que a palavra inspira - muita sombra, água fresca e nenhuma ocupação para o resto da vida. Sob o ponto de vista comum, ele pontua que o ócio pode transformar-se em violência, neurose, vício e preguiça. O ócio criativo que o autor defende, está associado à criatividade, à liberdade e a arte.Defende também, que por mais que as máquinas sejam muito sofisticadas, elas jamais poderão substituir o homem na parte da criação. Então, o futuro estará garantido para aquele que for mais capaz de oferecer serviços criativos, artísticos e intelectuais.Organizando o nosso tempo o trabalho, o estudo e o lazer podem estar ligados, e é assim que são conseguidas as ideias geniais, e para isso é necessário que se trabalhe menos com as mãos e se trabalhe mais com o cérebro. Concluindo, Domenico de Masi, ressalta que se pode viver do ócio de várias formas sendo elas boas ou ruins, como por exemplo você pode tirar vantagem de alguém, roubar, violentar... Mas também pode usar o seu ócio de maneira assertiva, e é esse ócio que ele defende, o ócio que não machuca ninguém e beneficia o conhecimento, e uma forma construtiva de gastar o tempo.

rena 27/07/2020

Veio em boa hora!
Agradeco muito como esse livro abriu minha mente sobre a nossa relação com o trabalho.
Cheguei a um ponto de nao me sentir alguem porque nao estava exercendo minha profissão. E hoje sei que minha vida não é o meu trabalho e não vivo para meu trabalho.
Muitos pontos que são abordados no
livro, podem ainda ser considerados utópicos para essa geração, mas tambem mostrou excelentes alternativas para o desemprego e o excesso de trabalho (para alguns) que enfrentamos hoje.

Ramon.Jung 29/05/2020

O Ócio Criativo
Escrevi muito sobre esse livro a cada capítulo. A proposta do ócio criativo - trabalho, lazer e estudo, aqui, agora - é uma pauta atual. O livro foi escrito em 2000, abordando muitas coisas que hoje são urgentes. Uma das pautas mais interessantes pra mim foi a proposta de reformulação das semanas de trabalho, com semanas de 3 dias, com 3 horas de trabalho. Por que não? Recomendo a leitura.

brunocls 27/05/2020

Bom livro
A autor analisa de um a forma bastante despojada, a evolução da relação do trabalho ao longo dos anos, desde os primórdios até ao pós-industrial.
Leva o leitor a refletir sobre a forma como o tempo tem sido impositivamente dedicado ao trabalho quando, o intelecto e o lazer também deveriam fazer parte do cotidiano.
Faz a gente refletir principalmente no momento em que estamos vivendo, com a mudança do trabalho durante esra pandemia.

Denize.Dias 31/01/2022

Inspirador...
...para pensar, repensar, refletir e aproveitar o ócio e a vida da melhor forma possível e, de acordo com autor, com muita criatividade e estudo.

KASTRUP 01/05/2009

Uma mente brilhante .....
O sociólogo italiano Domenico de Masi apresenta nestra obra um retrato fascinante do mundo do trabalho, dos trabalhadores e das profissões.Ele disseca ponto ponto como é, e como deveria ser o relacionamento empresa/empregado. Uma leitura leve e cativante. Todo trabalhador e pessoas que gostam de se relacionar /vivenciar a vida com outras pessoas não deve deixar de ler este livro. Parabéns Domenico de Masi a sua obra ficará pra sempre na memória de todos aqueles que apreciam uma boa leitura.

Felipe Sampaio 21/11/2011

Resenha: O Ócio Criativo, Domenico De Masi
O livro é uma entrevista transcrita. O desenrolar da entrevista tem como tema principal o ócio e segue a evolução dos seres humanos. Com um linguajar que não permite a inserção de qualquer tipo de leitor nos pensamentos do sociólogo, o livro se torna entediante nas suas primeiras páginas, ainda assim, passa por momentos menos subjetivos que fazem o leitor entender o objetivo do ócio criativo. Conclusivamente, este livro é aquilo que já sabemos, praticamos em determinados momentos e nunca iremos tentar entender, pois vale mais partirmos para a prática.

1 | 2 | 3 | 4