Questões de estilística no ensino da língua

Questões de estilística no ensino da língua Mikhail Bakhtin

Resenhas - Questões de estilística no ensino da língua

Juliana Amaro 02/10/2023

Bom livro.
Único na obra deste grande teórico da língua e da literatura, o presente ensaio é produto da experiência de Bakhtin como professor em duas escolas no interior da Rússia entre 1937 e 1945. Como exemplo de sua prática na sala de aula, o autor aborda no texto o uso de uma estrutura gramatical em particular - o período composto por subordinação sem conjunção -, e desenvolve um método de ensino voltado ao "processo de nascimento da individualidade linguística" dos alunos.

Romeu Felix 14/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Questões de Estilística no Ensino da Língua" é uma obra do renomado linguista e teórico literário russo Mikhail Bakhtin, conhecido por suas contribuições fundamentais no campo da linguística e da teoria literária. Publicado pela Editora 34, o livro apresenta uma análise aprofundada sobre a estilística e seu papel no ensino da língua.

A estilística, como disciplina, concentra-se no estudo das características estilísticas de textos literários e não literários, abordando aspectos como a escolha vocabular, a organização sintática, os recursos retóricos e as diferentes camadas de significado presentes nas obras. No entanto, Bakhtin vai além do estudo meramente técnico da estilística, explorando sua relevância para o ensino da língua e sua relação com a vida social e cultural.

Uma das principais contribuições de Bakhtin neste livro é a ênfase dada à interação entre o autor, a obra e o leitor. Ele argumenta que a compreensão e a apreciação do estilo de um texto não podem ser separadas das condições socioculturais em que ele é produzido e recebido. Bakhtin desafia a visão tradicional da estilística como um conjunto de regras e normas rígidas, propondo uma abordagem mais flexível e contextualizada.

Ao longo do livro, Bakhtin explora uma série de conceitos-chave, como dialogismo, polifonia e heteroglossia, que são fundamentais para entender a natureza dinâmica da linguagem e a multiplicidade de vozes presentes nos textos. Ele discute a importância do contexto cultural e histórico na interpretação e avaliação estilística, enfatizando a necessidade de considerar as diversas perspectivas presentes na construção do significado.

Além disso, Bakhtin aborda questões relacionadas ao ensino da língua e argumenta que o estudo da estilística não deve ser restrito apenas à literatura, mas estendido a outros tipos de textos, como discursos políticos, jornalísticos e publicitários. Ele defende a importância de capacitar os alunos a reconhecer e analisar os recursos estilísticos presentes em diferentes contextos comunicativos, permitindo-lhes desenvolver uma consciência crítica em relação à linguagem e às suas múltiplas possibilidades.

A escrita de Bakhtin é densa e complexa, exigindo do leitor um certo conhecimento prévio em linguística e teoria literária. No entanto, sua abordagem interdisciplinar e sua profundidade analítica tornam este livro uma leitura indispensável para estudantes, professores e pesquisadores interessados na relação entre linguagem, estilo e ensino da língua.

Em resumo, "Questões de Estilística no Ensino da Língua" é uma obra seminal que oferece uma abordagem inovadora e perspicaz sobre o papel da estilística no estudo e no ensino da língua. Bakhtin desafia conceitos estabelecidos, oferece novas perspectivas e enfatiza a importância do contexto sociocultural na análise estilística. Seu trabalho continua a ser uma referência fundamental para estudiosos interessados na intersecção entre linguagem, literatura e educação linguística.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
JurúMontalvao 14/07/2023minha estante
??

Montardo 27/07/2021

Bom, mas decepcionante
O texto em si é bom. Bakhtin praticamente traz um plano de aula que concilia o ensino de análise sintática com o de estilística - na verdade, o que o autor faz é criticar o ensino que dissocia esses dois aspectos da língua. Para ele, não tem como ensinar esta ou aquela construção sintática sem mostrar seu valor. É preciso, segundo ele, deixar claro ao aluno por que usar esta ou aquela construção.

O que me decepcionou foi que o livro tem 120 páginas, das quais apenas 20 - VINTE! - são do texto em questão. Sim, "Questões de estilística no ensino da língua" é um artigo. As páginas restantes são de apresentação, notas das tradutoras, notas da edição russa e outros dois textos: "Sobre o texto de Bakhtin" e "Bakhtin, Vinográdov e a estilística". Se tais textos acrescentassem muito, não teria importância fato de o texto que dá título ao livro ter apenas 20 páginas. Mas não é o caso.

Em suma, acho sacanagem da editora dar esse título ao livro, pois dá a entender ao leitor que ele degustará de 120 páginas (ou quase isso) de lições de um dos pensadores mais importantes do século XX, mas não é isso o que acontece.