The Three-Body Problem

The Three-Body Problem Cixin Liu

Resenhas - The Three-Body Problem

Lary 28/03/2024

3 Body Problem
Uma instigante narrativa que mistura investigação e ficção científica de forma única, com diversos personagens memoráveis.

Mariana 03/12/2023

A história é muito bem construída e flui com muita naturalidade, as reflexões de cunho mais filosófico enriquecem muito os personagens e te convidam a pensar também. A pluralidade de narradores e linhas temporais deixam a história dinâmica e, por mais inacreditável que isso seja, não te deixa confuso, já que a escrita é maravilhosa: clara e precisa, mas de forma alguma simplista.

Mariana 03/12/2023

Yuri van Dorp 21/07/2023

Estou sentindo só o vazio depois de terminar esse livro, da maneira que eu já imaginava que iria acontecer.
Já vi que a sequência é ainda melhor e agora vou esperar voltar das férias pra continuar a série.

amarogusta 24/03/2023minha estante
mas o objetivo do autor com o livro não é algum tipo de investigação filosófica?

MaurAcio.Garrido 03/08/2022

O problema de quem lê..
Já te agarra no início...
Eu só tinha que largar o livro por causa do cansaço do dia-a-dia corrido. Tenho que acordar cedo...

Vale a leitura!

Já me organizei pro ano que vem ler a segunda parte!

Carlos.Bonin 12/04/2022

A cosmic horror
I guess this is the most satisfying science-fiction book I've read since Forward's Dragon Egg. It's beautiful because we can perceive the Chinese culture in the translation. It's also hard- syfy cosmic horror. It is written by an engineer, and it shows. But even so, it is satisfying.

Anderson 26/12/2021

Ficção científica de ideias
Uma das mais densas e instigantes obras de ficção científica dos últimos tempos. Gosto da maneira como mistura história, política, física e mudança climática. Aliás, nesse último aspecto não sei se concordo com alguns pontos de vista apresentados, mas não dá pra negar que o livro faz pensar bastante.

Lhyz 10/05/2021

"In the face of madness, rationality was powerless."
Esse livro é diferente de tudo que eu já li, não só por ser ficção científica (gênero que ainda leio pouco), ele é escrito por um autor chinês renomado. Finalmente me deparei com um livro que não seja uma visão ocidental dos fatos.

Uma das maiores críticas à essa obra é a construção de personagens e, na verdade, eu NÃO acho que o autor é ausente de habilidades para tal, mas apenas - por não seguir modelos ocidentais de criação de personagens - difere. Aqui, para mim, os personagens são apenas olhos e um "corpo" para você, leitor, viver esse história complexa.

Trabalhar com alienígenas parace algo óbvio, mas não aqui. Como o autor construiu relação e encontro dos humanos com os trisolarians foi muito inusitada.
Esse livro tem muitas camadas e reflexões sobre a humanidade.

Vale a pena.

Andre 18/11/2020

Eu gostei bastante desse livro, uma ficção científica de primeira e diferente. Quase foi cinco estrelas, só não foi por umas coisinhas que eu não gosto, do tipo acontecer coisas meio forçadas pra história andar. Vale muito a pena.

JuBarros_ 13/10/2020

Uma história intrigante
Eu gostei muito desse livro, mas entendo que não é para todo mundo. Em vários momentos ele me lembrou O Enigma de Andrômeda por envolver diversos conceitos científicos na trama, se você não gosta desse estilo de história, este livro provavelmente não é pra você. Ele é plot driven, os personagens não são unidimensionais, mas não são extremamente desenvolvidos.

Esse livro levanta diversos questionamentos sobre como o primeiro contato com uma civilização extraterrestre seria, sobre como isso afetaria a própria natureza da humanidade. Muitas dessas questões nunca tinham passado pela minha mente, o que fez a leitura ainda mais interessante. A história é fascinante e me deixou extremamente animada para os próximos livros da trilogia.

CisoS 15/12/2019

Ups and downs
O 1º capítulo, sobre a revolução cultural, começa difícil e acaba sendo ótimo, o melhor do livro. Depois disso ele vira realme ficção científica, com altos e baixos.
A cena num mundo *medieval* em que um computador é criado com bandeiras no lugar de bits e pessoas organizadas como circuitos lógicos e genial.
Tri-solaris é muito exótico para se conectar, boas ideias, mas...
Fico curioso pelos próximos livros, mas não sei se estou disposto a lê-los.

Ninguem 28/08/2016

O problema e problemas
O Liu Cixin consegue utilizar um dos problemas em aberto no campo da matemática para criar uma narrativa empolgante: O problema dos três corpos. O autor nos prestigia com a visão de como seria viver num sistema planetário onde há não um sol, mas três deles.

E a surpresa não para por aí. Com o pano de fundo da revolução cultural chinesa, a expansão do desmatamento e alguns fatos da guerra fria é elaborado uma história conectada com a realidade, que também nos conta uma não ficção. Ao contrário do que o posfácio diz, o escritor diz muito sobre a nossa realidade, e sem fazer um julgamento do certo e do errado, nos deixa a vontade para avaliarmos as questões levantadas, desde a esquizofrenia do politicamente correto (esta expressão surgiu na China maoista com todo o medo do que é certo e errado para o partido - o revolucionário em oposição ao reacionário), desprezo pela conservação ambiental, até os movimentos extremistas contra o avança tecnológico.

Um livro que certamente vale a leitura, mesmo que o seu forte não seja ficção científica.