Ortodoxia humilde

Ortodoxia humilde Joshua Harris

Resenhas - Ortodoxia humilde

Linne 26/09/2022

...
É um livro de grande aprendizado para um Cristão, como outros livros do mesmo autor, ele consegue abordar o tema de maneira prática e simples,dessa maneira agregando assim muito a vida do cristão que quer aprender mais como viver conforme a vontade de Deus.

EWERTON 25/08/2017

Doutrina + Amor
Neste pequeno livro, os autores Joshua Harris e Eric Stanford mostram um pouco sobre a humildade sem auto-exaltação, a ortodoxia com empatia em transmitir a doutrina defendida. Ao nos deparar com a Verdade bíblica tomando conta de nosso espírito e mente, desejamos ardentemente compartilhá-la com as pessoas que estão ao nosso redor, mas Como fazer isso? Esse é o ponto central da obra e que aos poucos vai sendo desvendado.
O livro trabalha em cima de quatro proposições distintas: a Heterodoxia Arrogante onde tanto a doutrina quanto o comportamento são ruins; a Ortodoxia Arrogante com boa doutrina, mas comportamento inadequado; a Heterodoxia Humilde que é o mais comum, onde as pessoas não se empenham muito com a educação teológica e doutrinária, mas tem atitudes e relacionamentos dignos; mas o que deve ser anelado é a Ortodoxia Humilde onde há uma unidade entre a doutrina correta acerca das verdades centrais da escritura, as quais a Igreja guarda até hoje e se empenha em propagar apropriadamente, e a atitude adequada com a qual guardamos e repassamos essa Verdade.
Muitas vezes, pelo fato de estarmos corretos em nosso pensamento teológico, tentamos lançá-lo para fora ( de qualquer forma ), sem nos preocuparmos com a recepção da mensagem, pois pensamos que somente o que importa é a Verdade, mas quando ela é acompanhada de uma atitude descabida, palavras grosseiras e sem amor, pode comprometer a totalidade da mensagem, visto que, apesar de continuar sendo Verdade, ela nunca pode ser dissociada da transmissão correta em amor pelo próximo.
A Bíblia nos instrui constantemente a nos empenharmos em guardar os mandamentos, e isso inclui todos eles, sendo assim, a defesa da fé, a manutenção da verdade e a transmissão dela, devem ser norteadas por todo arcabouço de mandamentos divinos. Os autores representam isso através dos textos de Judas 3 onde somos exortados a batalhar pela fé que nos foi concedida ( Não abrir mão da Verdade para agradar ), mas é necessário citar também Mt 22.39 que nos diz para amar o próximo como a nós mesmos ( Nos colocando no lugar daqueles que recebem a Verdade em amor ). 1Pe 5.5 chancela os pensamentos dizendo para nos revestir de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Assim, os autores mostram que a aparente contradição entre ortodoxia e humildade é falsa, e pelo contrário, essas duas coisas devem caminhar sempre unidas para que carreguem a essência da verdadeira fé. O livro demonstra claramente que a atitude de humildade não pode ser uma omissão quanto às heresias de nosso tempo, mas ela deve acompanhar a ortodoxia na defesa da fé para que não venhamos comprometer o que Deus realmente nos fala em toda escritura, como lemos na pg 14: " Muitos danos são causados por aqueles que defendem a verdade de Cristo com a atitude de Satanás. Em suas mãos, o conhecimento torna-se um meio de exaltação do ego".
Somos instados também a percepção da fonte da humildade e da verdade que alimenta a ortodoxia, essa fonte é Deus e a capacidade de manter a união ( ortodoxia-humildade ) vem dEle também, portanto, são graças que devem ser buscadas nEle e administradas com o pensamento de que não somos merecedores, mas fomos agraciados com esse maravilhoso tesouro que deve ser protegido e usado de forma adequada.
Algumas citações que expressam a essência do livro:
“ Não podemos escolher entre humildade e ortodoxia. Precisamos de ambas ”, p.22.
“ Como podemos ser arrogantes quanto a uma verdade que está completamente dissociada de qualquer coisa que tenhamos feito? ”, p.40.
“ Não devemos buscar a ortodoxia para provar que somos mais corretos ou melhores do que os outros, mas sim para adorar melhor o Deus santo ”, p.44.
“ O que acaba com minha arrogância e presunção mais rápido do que qualquer coisa: tentar viver de acordo com aquela verdade que aprendi ”, p.60.
“ Não se avalie pelo que você sabe. Avalie a si mesmo pela prática daquilo que sabe ”, p.62.
Boa leitura!

Saor.Lucena 18/03/2017

RESENHA DO LIVRO NO EVANGELHO EM QUESTÃO
Link a seguir:

site: https://www.youtube.com/watch?v=0jeOQ4jSQIQ&index=14&t=4s&list=PLqbF4FaXr5EOAwlUAlTat82SKDbumzUjA

Mateus.Rocha 17/02/2016

Um livro urgente para os que estudam teologia
Hoje há um crescente número de reformados e estudantes de teologia em geral... na verdade não são estudantes de teologia, mas curiosos que estudam através de blogs, vídeos e alguns livros (eu me incluo nesse grupo). Esse pouco estudo de teologia tem nos levado a nos sentirmos superiores aos de menos estudo, ou até mesmo aos que estudam mais que nós, que porém possuem opiniões divergentes. A arrogância tem feito que os calvinistas reformados afastem as pessoas de sua teologia.
Esse livro é um chamado à defesa da doutrina ortodoxa com todo o vigor, feita porém de forma humilde, com o objetivo de atrair o outro à graça de Deus. Todos que defendem suas doutrinas diante de outras pessoas PRECISAM ler esse livro.
Peres.Wesley 30/11/2017minha estante
Meu irmão, parabéns pela coragem e pelo excelente comentário. Comecei a lê hoje o livro e vejo essa triste realidade ao redor de alguns jovens que conheço. Que essa ortodoxia humilde nos alcance todos os dias, pois que adianta pregar a verdade quando com a arrogância você tapa os ouvidos das pessoas que poderiam te ouvir, mas nem sequer ouvem pois com a ortodoxia arrogante você enoja as pessoas, não é verdade?!?!? Graça e paz e forte abraço!!

DaiMenezes7 26/11/2020minha estante
Excelente livro!
Nos faz repensar nossas atitudes, muitas vezes arrogante, diante de pensamentos teológicos diferentes dos nossos.