A História da Arte

Resenhas - A História da Arte

1 | 2 | 3 | 4

Cauê 03/01/2023

Um Excelente Começo para Estudantes,
Lendo o livro, avalio que o mesmo além de completo (e fruto de uma pesquisa bem fundamentada), não apresenta dificuldade em sua leitura pois possui vocabulário simples e ritmo bem construído. O meu maior desgosto possivelmente é sua dedicação excessiva a arquitetura.

Kurth 11/11/2022

Essencial
A obra de Gombrich é indispensável para os que amam a arte.
Ler A História da arte é, apesar de ter uma linguagem extremamente fluída e clara, uma tarefa laboriosa, mas, os esforços são recompensados a todo momento com a compreensão que a leitura nos traz.
Livro extraordinário com a releitura já marcada!

Gabriela.Lopes 08/09/2022

Esse livro me ajudou a compreender a importância de cada movimento artístico e de como esses movimentos influenciaram e foram influenciados pela civilização de cada região, época, etc. Também me ajudou a eliminar algumas opiniões pré-concebidas do que é considerado melhor ou pior arte, pois como o próprio autor diz "[...] a história da arte não é uma história de progresso na proficiência técnica, mas uma história de idéias, concepções e necessidades em constante mudança."
É engraçado ver como a arte se modifica de tudo o que se espera dela, e transforma tudo o que conhecemos hoje.

Com certeza é um livro que sempre vou lembrar e buscar para futuras referências.

Carolð 07/08/2022

Necessário
A arte é mais importante do que imaginamos. Este livro mostra a arte e sua essência.
Atemporal

Thiago 15/06/2022

Um clássico que envelheceu bem
Uma história da arte nunca pode ser considerada um empreendimento fácil. Dosar um equilíbrio entre concisão e profundidade é uma tarefa que traz em si fatalmente as preferências de seu autor. Gombrich é um erudito sensível que nos conduz por um belo passeio desde os primórdios da arte rupestre até a dissolução figurativa dos pós-modernos. Não existe um limite preciso onde estilos bem definidos desfilam em sucessão de capítulos, mas sim um fluxo contínuo em que personagens dos mais virtuosos se expressam em linguagens visuais. Gombrich é didático e tenta aproximar o leitor da discussão sobre arte sem um distanciamento pedantista de especialistas de museus e galerias. Nesse sentido, pude degustar do estudo do livro sem pressa, comparando obras, períodos, artistas, ora me aprofundando em detalhes técnicos e artistas do meu interesse, ora me abrindo a novas formas de representação às quais tinha resistência. O principal mérito da História da Arte de Gombrich é demonstrar que não se sabe ao certo o que é arte, senão aquilo que o artista expressa como desejo na linguagem visual que lhe aprouver.

bleble 15/06/2022

Super completo
O livro aborda a historia da arte de forma cronológica e completamente entendível. O autor explica muito bem todos os conceitos apresentados, assim como conecta os assuntos sem deixar lacunas. Além disso a qualidade da edição é impecável. Com imagens em altíssima qualidade.

louise118 01/06/2022

essencial para os amantes de arte
esse livro é imprescindível para absolutamente todos os que se interessam por arte, desde iniciantes/leigos sobre o tema e até para quem cursa ou já tem certo conhecimento sobre artes. eu o li em 2019, portanto pretendo relê-lo em breve, mas trata-se de uma leitura bem acessível, fluida e agradável. a narrativa é bem interessante, proveitosa e nem um pouco monótona.

eu diria que o único ponto negativo é em relação à edição em si. as imagens ficam separadas do texto e estão localizadas em uma parte dividida e específica no final do livro, portanto sempre era muito cansativo ter que ficar alternando entre o texto e indo até as páginas finais para ver a imagem correspondente.

Sol_ 20/03/2022

A história da arte colocadas em um papel
Eu li esse livro puramente porque foi uma sugestão do meu professor de estética e história da arte, para as aulas de arquitetura. Devo dizer que o bichinho é pesado, mas eu gostei de ler, eu peguei mais pelas ilustrações, ter um bom repertório artístico faz toda a diferença na hora de criar, e eu gostei bastante.
Cada capítulo fala sobre uma época e é muito interessante como todo o ‘trauma’ da arte, é a Grécia, tudo volta para lá, em algum momento, algum movimento artístico vai voltar a fazer algo que remeta ao greco romano.
Não foi um livro que eu demorei para ler, mas devo dizer que foi um livro que me deu sono.

site: https://www.instagram.com/relatodeleituras_/

Lucas.Pasqualini 19/01/2022

Muda completamente a sua visão sobre arte
Apesar de ser usado como livro didático ou de pesquisa, sugiro uma leitura corrida.
Ele é gigantesco. As 500 página de texto mais as outras 500 de imagens vão te ocupar por um bom tempo.
Mas é transformador e vale muito a pena.

Tiago Fachiano 30/12/2021

Incrivel
Esse livro conta com detalhes a trajetória da história arte. Com bastante imagens coloridas ele vai demonstrando a evolução e os conceitos que foram criados e suas críticas da época. A arte é uma constante evolução de sentimentos e prosperidade. Muito interessante ver isso decorrer durante os anos. Vale muito a pena ler para quer é iniciante no assunto.

Luccas.Soares 05/10/2021

Um belissimo apanhado sobre a história da arte mundial. Por vezes cansativo, mas com linguagem acessível e que complementa muito bem os estudos quanto a história da arte.

Rodolfo Vilar 05/09/2021

Preciosidade
Eu sou uma pessoa muito curiosa pra conhecer coisas novas, principalmente quando são assuntos que me interessam particularmente. Não seria diferente sobre arte. Descobrir esse livro do Gombrich foi como uma criança ganhar uma caixa inteira de chocolate. Nele o autor faz um apanhado meticulosamente construído sobre a evolução da arte no mundo, desde as pinturas pré-históricas em cavernas até a nossa arte contemporânea, detalhando tudo com descrições, opiniões próprias e diversas ilustrações em ótima qualidade. É um tesouro pra ter em casa. Entender o desenvolvimento dessa forma de expressão (em pinturas, esculturas, arquitetura e demais formas) é entender o desenvolvimento do mundo e como a arte é um eterno ciclo de reciclagem, de auto aprendizado e inspiração. Para os curiosos, assim como eu, dessa forma de expressão, deixo a minha indicação de conhecer essa preciosidade.

idkvixo 04/08/2021

Recomendo bastante esse livro pra quem quer saber mais sobre a história da arte de uma maneira bem abrangente. Apesar do livro ser longo, os capítulos nao são tao compridos então foi bem fácil de ler, mesmo demorando bastante. Gostei de como o livro detalhou bastante todas as épocas e me ajudou bastante nas provas de história da arte que tive que fazer kkkk

Maria9924 17/06/2021

Putz leia
Para quem quer estudar a história da arte esse é o livro que você precisa. Ele explica detalhadamente tudo o que se necessita para entender a história da arte. Estudei ele na graduação em Artes Visuais e amei

Mih 02/05/2021

Gostei muito do livro, aprendi muita coisa. Indico para todos que estão estudando cursos que precisam de uma base da arte, ou outros que simplesmente só curtem muito estudar sobre sua história e tendências.
Li ele conforme a professora passava as matérias em aula e foi muito legal um estudo complementar sensacional.

1 | 2 | 3 | 4