A História da Arte E. H. Gombrich

Resenhas - A História da Arte

1 | 2 | 3 | 4

Lauraslsbatista 24/04/2024

Amor a primeira vista
Ano passado li poucos livros , mas sou grata por dentre esses livros ter lido "a história da arte"

Foi um encontro bem espontâneo, estava na biblioteca do colégio e achei esse livro depois de folhear algumas páginas de outros livros sobre arte

Como uma amante da cultura greco romana e de arte no geral , ter um acesso tão vasto a informações do meio artístico acompanhadas de belíssimas fotografias e de uma linguagem fácil de entender me fisgou na hora

Foi com esse livro que aprendi que uma leitura demorada não era sinônimo de que o livro era ruim , porque demorei cerca de 1 mês pra ler o livro e digo com certeza que esse tempo foi o ideal para eu absorver o conhecimento necessário e apreciar as obras da forma que deveriam ser apreciadas

Até o momento é o meu livro favorito ?

Marcelo H S Picoli 24/03/2024

A História da Arte
Livro excelente pra quem quer conhecer a história da arte, desde seus primórdios, até a atualidade.
O livro conta com muitas ilustrações (na maioria das vezes na mesma página em que são citadas), o que facilita muito a leitura e visualização.

Renato.Germanny 14/03/2024

Leitura profunda.
O escritor é muito leve em sua escrita, esclarece pontos necessários e não fica "enchendo linguiça". Foi a minha primeira leitura sobre o campo da arte e sinto que estou com uma base muito boa para ir para próximas leituras sobre.

Um ponto que notei, foi o fato que na metade do livro ele dá um breve resumo sobre os pontos iniciais da obra, isso é fantástico, ele não precisou ficar enchendo as páginas de fatos fora de contexto, mas fez questão de voltar aos pontos principais do início da obra para nos próximos capítulos conecta elas. Livro excelente.

одиноÑеÑÑво 12/03/2024

Genial
Reli o livro após 2 anos que li pela primeira vez para aflorar os conhecimentos em história da arte novamente e refrescar algumas coisas que tinha esquecido e sem dúvidas, é a melhor introdução que alguém pode ter a esse mundo fascinante, um livro bem extenso mas não é cansativo ler e você se encontrar até ansioso pra ver o decorrer da história pelas páginas, com trechos bem humorados e uma vasta seleção de ilustrações das pinturas e esculturas citadas, o que deixa tudo organizado e fácil de entender para um recém-chegado nos estudos de arte. Me interessei por esse mundo ao completar 15 anos e hoje continuo maravilhada pela capacidade de me encantar cada vez mais com a história da arte e dos artistas. Um ótimo livro pra se introduzir nos estudos, que serve de base pra se aprofundar depois.

L.Fortuna 03/03/2024

Comecei a estudar arte como um estudo pessoal mesmo, amei o livro e indico para qualquer pessoa, é uma obra base para esse estudo e muito enriquecedora.
Geralmente, temas específicos tem muitos termos técnicos, e neste livro, o autor consegue deixar de lado esses termos para que qualquer um possa entender a cronologia, os estilos, as épocas e contextos, os artistas, enfim, tudo.
O mais interessante em ler um livro bem completo como este, é analisar como a arte nunca andou sozinha, sempre andou intercalada com vários outros aspectos da vida em sociedade.

Mpbeatriz 14/02/2024

Demorei, mas, terminei rs
Esse é um livro completo sobre a história da arte, e justamente por isso foi bastante densa a leitura. Fui lendo durante anos, pouco a pouco. Valeu muito a pena, porque além de ter aprendido muitas coisas no sentido acadêmico, também li muitas curiosidades acerca de obras, artistas, locais, acontecimentos históricos. Livro incrível.

Levi_Motta 15/12/2023

A História da Arte
Uma obra de arte que fala sobre arte! Não posso ficar me estendendo, para não virar um textão. Mas é um livro bem didático. o que eu aprendi com esse livro transcende o que tá escrito. Referências, movimentos artísticos, os próprios artistas e até os estilos e histórias de cada um.

O mais legal é que você aprende história no geral enquanto estuda história da arte.

Com esse livro vou poder estudar mais artes da Ásia, África e América do Sul. E o mais importante: Estudar a arte feita por mulheres(esses foram os pontos que mais senti falta do livro). Mas no geral, me ajudou demais, um dos melhores que li, grande Gombrich.

snow on the beach 16/11/2023

A História da Arte
Além de artistas, obras e movimentos, esse livro te faz entender como complicações de diferentes épocas culminaram em toda a história da arte e como essa história ainda hoje está interligada

Sabrina Tamelini 25/10/2023

Livro completo
Esse livro de História da Arte é maravilhoso para quem quer se iniciar nos estudos e compreensão de como a Arte se desenvolveu ao longos dos séculos e dos períodos da humanidade. Livro completo que começa na arte pré história e chega até a arte moderna dos dias atuais. Além de trazer muitas ilustrações, o que facilita a pesquisa e compreensão.
Tem uma ótima qualidade de impressão

Lulis 17/07/2023

A história da arte
Sendo sincera, não li quase nada, a nota foi pelas imagens e pelo livro ser muito legal e dinâmico, quem gosta de arte vai amar, mas não é um tema que desperta muito meu interesse?

azaaza 18/05/2023

Opinião
Livro ótimo e fácil de compreender, recomendo muito para quem esteja atrás de uma história, ao mesmo tempo, breve e completa da arte.

Mariana Dal Chico 05/04/2023

O desejo de saber um pouco mais sobre arte foi chegando aos poucos e parece que se instalou aqui de vez.

Pesquisando livros sobre o assunto, encontrei muitas indicações de “A História da Arte” de E.H. Gombrich, gostei da proposta de apresentar um panorama geral da arte ao longo dos séculos e encarei suas mais de 680 páginas.

Assim que peguei o livro, o que mais me chamou atenção foi a qualidade de impressão das imagens, na introdução, fiquei sabendo que o autor tentou ao máximo colocar as imagens das obras a que se referia no corpo do texto, para evitar que o leitor precise ficar folheando o livro o tempo todo. Isso funcionou muito bem e deu uma ótima fluência de leitura, o que faz valer a pena comprar a edição regular e não pocket. (A minha é a 16ª edição publicada pela LTC)

O começo de cada uma das 28 partes começa situando o leitor no tempo/espaço daquele período e fala sobre a arquitetura, antes de entrar nos movimentos/expressões artísticas.

A escrita do autor é simples, direta e didática, seu texto é acessível a todos os públicos, ele (reaproxima o leitor da arte e não faz uso de jargões, ou seja, foi perfeito para começar meus estudos.

Duas coisas me incomodaram um pouco ao longo da leitura:
- senti falta de informações sobre a história da arte fora da Europa (aceito dicas de livros sobre o assunto)
- O texto não é justificado (risos nervosos)

“Não existe maior obstáculo à fruição de grandes obras de arte do que a nossa relutância em descartar hábitos e preconceitos” p.29

A experiência de leitura entrou como uma das favoritas da vida, eu fiz no meu tempo, sem pressa, às vezes parando e pesquisando mais sobre os artistas que chamavam minha atenção, compartilhando com vocês trechos nos stories, intercalando com leituras de ficção e, ao final da leitura, minha vontade de (re)visitar museus aumentou absurdamente.

site: https://www.instagram.com/p/CqqpE8VvQpw/

Domino 15/03/2023

Otima introdução ao assunto, bom livro pra quem deseja um pontapé iNicial vale a resalva q possui diferencas entre as edicoes por isso seria interessante olhar as diferentes,a mqioria ja está no formato de ebook

Cauê 03/01/2023

Um Excelente Começo para Estudantes,
Lendo o livro, avalio que o mesmo além de completo (e fruto de uma pesquisa bem fundamentada), não apresenta dificuldade em sua leitura pois possui vocabulário simples e ritmo bem construído. O meu maior desgosto possivelmente é sua dedicação excessiva a arquitetura.

Catarina410 11/11/2022

Essencial
A obra de Gombrich é indispensável para os que amam a arte.
Ler A História da arte é, apesar de ter uma linguagem extremamente fluída e clara, uma tarefa laboriosa, mas, os esforços são recompensados a todo momento com a compreensão que a leitura nos traz.
Livro extraordinário com a releitura já marcada!

1 | 2 | 3 | 4