A Teoria das Ideias

A Teoria das Ideias Platão

Resenhas - A Teoria das Ideias

JoAo 04/10/2023

A TEORIA DAS IDEIAS
O tanto que eu gostei desse livro não tá escrito, a profundidade que ele vai falando de diversos temas em poucas páginas me pegou várias vezes e eu ficava parado só pensando em diversas coisas.
Muito bom mesmo

Luiz 28/01/2022

Uma teoria que influenciou grandes histórias...
O primeiro livro, "Sofista", é bem interessante, eles vasculham, com a ajuda da dialética, conhecimentos que possam descrever um sofista, e como ele se difere dos filósofos, é um livro que têm uma ótima análise dialética e inteligente.

O "Fédon", é o segundo livro exposto nessa obra. É um texto que emprega muito da visão espiritual, a questão de virtudes, de abandonar os prazeres terrenos, de um lugar bom para os seres bons, e um ruim para os seres ruins... Enfim, esse livro é bem semelhante ao que vemos hoje em várias religiões, entretanto esse livro foi escrito bem antes de surgir tais religiões, dessa forma fica bem claro como muitas das escritas religiosas se inspiraram nessa visão platônica, e filosófica da essência humana e da alma. E quanto mais se entende o livro, mais evidente e mais familiar fica essa visão que viria a ser distorcida pelas crenças religiosas. Vale muito a leiteira, não só para investigar as origens de certas crenças, mas também pelo fato de descrever o pensamento de Sócrates, e o seus últimos momentos na terra, e nisso o livro ganha muito. Vale muito a pena.

Heloyse 05/12/2022

Que brisa...
Esses livros de filosofia são uma loucura do começo ao fim, mas pior que ainda fazem sentido.
Gostei bastante.

Obika 18/04/2023

Importante
O livro se divide em duas partes:
'O sofista', onde atravéz do diálogo tenta descobrir oque seria um sofista, e o filósofo.
'Feldon', neste acompanhamos Feldon descrevendo os últimos momentos e ensinamentos de Sócrates, se expõem pela dialética conceitos e explica a alma, e por meios desta vislumbramos a teoria das ideias.

Pela forma de diálogo, pode-se ter uma experiência que hora é cômica, pra cansativa, porém de todo é uma obra importante para se ler, trazendo reflexões que até hoje se discutem, da dialética, do mundo das ideias, espiritualidade até sobre a fé cristã.

TiagoHelmer 31/07/2019

A primeira parte do livro é composta por um diálogo em que se tenta explicar o que é um “sofista”. A crítica é que sofistas são pessoas que não se importam com a verdade ao propagar as informações, sua motivação é em ganhar algo.

A segunda parte do livro mostra o diálogo de Sócrates - que está prestes a morrer - com seus amigos. Nela, Sócrates usando a filosofia tenta explicar a existência da alma, vida após a morte e outras questões. Quando questionado por um amigo sobre a dificuldade em acreditar na vida após a morte, Sócrates responde “mas qual escolha nós temos?”, ou seja, se existe uma fagulha de chance já vale a pena acreditar (minha interpretação).

Sócrates em nenhum momento mostra medo de morrer, pelo contrário. Ele fala sobre um lugar ideal onde os deuses vivem e os pensamentos não possuem interferência de dor ou de prazer. Existem duas espécies de arte criadora - a divida (divindades-natureza) e a humana (sentidos-pensamento) - na criação divina tudo o que existe é perfeito e ideal e na criação humana nós apenas conseguimos interpretar parte do que existe com nossos sentidos limitados e sofrendo interferência, ou seja, uma vez liberto da condição humana o pensamento é livre e o entendimento ideal. Sócrates também fala sobre a alma, o conhecimento anterior ao nascimento, as condutas que um filósofo deve ter, etc.

A primeira parte é tediosa, mas a segunda é bastante interessante. Algumas questões que Sócrates aponta se assemelha bastante com a espiritualidade das grandes religiões da atualidade.

Neno 22/08/2022

Sócrates por Sócrates
O grande mestre trava batalhas insanas no esforço de instruir as pessoas a pensarem na essência das coisas e ideias. Não pensar por pensar. Mas chegar a verdadeira essência das coisas e ideias. Um bom livro. Gostei.

Cris.Olczyk 09/01/2024

Um diálogo sobre as ideias de Platão. Demonstra a teoria das ideias, discorre a respeito da existência da alma...

Volnei 26/03/2017

A teoria das ideias de Platão
O livros nos traz uma apresentação das ideias de Platão , juntamente com os conflitos que este enfrenta com relação aos sofistas . Não há muito o que dizer sobre um livro como este cujas ideias nos parecem de certa forma confusas

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

(@jr__barboza) 03/12/2018

19.A teoria das ideias - Platão (387 A.C.)
Livro traz a essência da filosofia Grega. Sócrates, Platão e Aristoteles são responsáveis por inúmeras bases das crenças antigas e atuais, e aqui contém dois Diálogos famosos e polêmicos sendo o primeiro entitulado “O Sofista” que limita-se em definir o que é verdade e o que é imitação e quem são os Sofistas, e o segundo é intitulado “Fédon” que nada mais é, que o último debate de Sócrates (já encarcerado) antes de ser constrangido a tomar a "Cicuta" (veneno) onde desenvolve-se o debate da vida após a morte...

Herick 05/01/2021

Confesso que a primeira metade eu não entendi bem, achei complexo toda descrição do sofista da forma que foi escrita. A outra parte achei de mais fácil entendimento. Sócrates, que homem!

Domino 29/12/2021

#lido
Nessa compilação encontramos dois textos de Platão, no qual Sócrates revela sob diálogos pensamentos a respeito de assuntos de meditação. No primeiro temos os sofistas, que foi um texto novo para mim, que trata sobre essa linha de pensamento e filosofia, buscando dar aos futuros pensadores uma forma clara de classificação do objeto e das coisas. O segundo texto é Fédon que tive a oportunidade de reler, juntamente com os textos de apoio e um texto explicativo no final da edição, este já se trata sobre a imortalidade da alma e das reflexões de um homem condenado. Gostei bastante de voltar a ter contato com textos que pincelei na Universidade ??

E a editora está de parabéns , pela adaptação, pelos textos de apoio e notas de rodapé.

#livro #platao #filosofia #book #leiamais

Gesemario 28/02/2022

Apaixonante
Poder mergulhar nos ensinos de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles é algo extraordinário.
Poder ver a vida de outro ponto de vista através da leitura de obras tão singulares é único.

Yuji 23/02/2023

A teoria das idéias
O livro possui uma linguagem muito coloquial, o que dificulta o meu entendimento, mas quem consegue entender sua linguagem eu recomendo.

letisia 15/04/2023

Filosofia é a mais pura religião
Esse livro mostra exatamente como Sócrates era, e que prazer poder conhecwr mais sobre ele!!!
absolutamente amei, o diálogo de fédon foi o melhor