A Teoria das Ideias

A Teoria das Ideias Platão


Compartilhe


A Teoria das Ideias





Platão foi o principal discípulo de Sócrates e o maior professor de Aristóteles. Após a morte de seu mestre, Platão decidiu fazer inúmeras viagens pelas regiões onde hoje encontram-se a Grécia, a Itália e o Egito.

Sua Academia, fundada em 380 a.C., é uma das primeiras versões das atuais universidades. Nela, ele deu corpo à sua tese central: a teoria das formas ideais. Para Plantão, os erros ocorrem quando não compreendemos as formas das coisas, as quais, segundo ele, não eram acessíveis aos sentidos, mas apenas à mente.

Em razão disso, ao contrário de Aristóteles, que aparece apontando para o chão no famoso afresco Rafael, que fica no Vaticano, Platão está, nessa mesma imagem, com o dedo em riste, indicando o mundo das ideias - das formas ideais -, que para Rafael ficava nos céus.

Edições (1)

ver mais
A Teoria das Ideias

Similares

(3) ver mais
Apologia de Sócrates
O Banquete

Resenhas para A Teoria das Ideias (4)

ver mais
A teoria das ideias de Platão
on 26/3/17


O livros nos traz uma apresentação das ideias de Platão , juntamente com os conflitos que este enfrenta com relação aos sofistas . Não há muito o que dizer sobre um livro como este cujas ideias nos parecem de certa forma confusas... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam5
Avaliações 3.9 / 144
5
ranking 31
31%
4
ranking 42
42%
3
ranking 24
24%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

57%

43%

changkwr
editou em:
26/12/2014 12:10:44