Introdução à Filosofia

Introdução à Filosofia Miguel Reale

Resenhas - Introdução à Filosofia

vitor f. avila 22/10/2017

Uma ótima introdução ao labor filosófico
Miguel Reale dispensa apresentações. Seu currículo e sua contribuição (inter)nacional falam por si. E esse livro (adaptação que ele fez do que se encontra em seu "Filosofia do Direito", obra monumental de quase 800 páginas) demonstra um pouco disso. Logicamente, não é uma "mera" introdução. Algum contato básico com a Filosofia o leitor deve possuir. Mas em geral mesmo. É ótimo tanto para retomar temas elementares da Filosofia como para relembrar seu "Culturalismo", sistema filosófico próprio de Miguel Reale e consagrado a nível internacional. Sem contar a introdução muito bem feita da Teoria do Conhecimento e Teoria dos Objetos, que são os pontos altos da obra dele (ao meu ver) e, acredito, no que ele mais se debruçou em suas pesquisas acadêmicas.
Acredito que sua adaptação foi muito sucinta em alguns momentos da leitura após os capítulos mencionados acima, contudo, como o objetivo é ser um livro-texto, a ser utilizado em sala de aula ou revisão, com a ajuda ou supervisão de algum professor ou filósofo, está de bom tamanho. Recomendo com entusiasmo!