Eu disse adeus ao namoro

Eu disse adeus ao namoro Joshua Harris

Resenhas - Eu disse adeus ao namoro

1 | 2 | 3 | 4

Dalton 19/12/2009

Mudança chegando...
Simples e direto, como um bom livro de aconselhamento deve ser.

Este livro mudará a maneira com que eu venho encarando os relacionamentos, na verdade ele só confirma os meus antigos valores sobre um relacionamento amoroso. Creio que Deus havia plantado no meu coração estes conceitos, porém alguns deles se perderam e ficaram no limbo da falta de direção de Deus.

Aconselho a leitura deste livro antes e durante um relacionamento amoroso. Mudará sua visão à respeito de relacionamentos românticos se você estiver disposto à mudanças...

Um ótima leitura!
Van 12/11/2015minha estante
Sua resenha simples e direta me motivou a lê-lo, rs, e agora que terminei, eu super me identifiquei com seu comentário, os valores e princípios citados no livro já fazia parte da minha visão sobre o assunto e a minha forma de me relacionar tbm, sempre fui contra as questões negativas que o namoro tradicional traz, e esse livro serviu como uma confirmação clara e objetiva do que Deus havia me ensinado, não concordo com tudo que ele disse, mas ele esclareceu muita coisa. :) Abs!

Ziza 31/10/2021

Adeus? Acho que nem tanto assim...
De maneira geral, posso dizer que gostei da leitura e da aprendizagem que o autor nos mostra. Porém, existem determinadas ideias que, na minha opinião, são extremamente radicais. Se caso você não for cristão e não aceita a Bíblia como regra de vida, terá muita dificuldade em entender a visão que Harris quis repassar sobre relacionamentos amorosos.
Há coisas que concordo e outras que nem tanto, mas respeito o que Joshua quis dizer. Demorei bastante pra terminar a leitura porque por vezes achei os argumentos dele repetitivos e delongados.
O tal "adeus" que o autor diz dar ao namoro seria ao chamado "namoro mundano ou secular", aquele que não tem propósito de uma relação séria, ou seja, o casamento nos padrões divinos.
Tenho pra mim que mesmo os relacionamentos pautados no posicionamento cristão não deixam de ser namoro, o escritor apenas muda o nome!
Enfim... Se caso você se interessa pelo assunto acho que vale a leitura.
Dan 01/11/2021minha estante
Só um cristão conservador entende essa obra. Eu já fui um e concordo, cristão não namora; conhece o outro e, se der certo, casa

Ziza 01/11/2021minha estante
Mas Dan, o namoro não é exatamente essa fase de conhecimento do outro? Acho que o namoro é um período do relacionamento que não pode ser ignorado. Ele aborda o assunto como algo sério e direcionado ao casamento (que realmente é!),mas aí a dizer que cristão que é cristão não namora ou dizer "adeus" ao termo é uma falácia das grandes. O autor aborda o namoro cristão sim, entretanto, usando outros termos para dizer o tipo de relacionamento.

Dan 01/11/2021minha estante
O "namoro" aí é uma terminologia mundana. Quando ele diz para não namorar, ele se refere a forma como os "mundanos" se relacionam antes do casamento: com beijos quentes, amassos, sexo etc.

Dan 01/11/2021minha estante
"Namoro" pressupõe esses comportamentos indevidos a um cristão.

Ziza 01/11/2021minha estante
Sim. Claro! Mas acredito que a questão é: ele está falando do namoro secular e afirmando que cristãos não namoram, porem usando termos que indicam um relacionamento, que trocando em miúdos, é namoro sim, mas com um sentido mais "de Deus e para Deus!"
O "Adeus" serve para par um UP no título do livro.

Luiz Augusto 09/12/2011

Um Excelente livro!
Um livro bem escrito, completo e recheado de exemplos que ajudam aplicar os principios desenvolvidos. Além disso o autor possui um bom humor que contagia qualquer leitor, ajudando-o a completar a leitura das 232 páginas do livro.

Sem sombra de dúvidas aprendi a olhar para minha namorada, me relacionar com ela e tratá-la de forma muito mais bela. ELe possui principios muito sólidos que dificilmente alguem conseguiria contestar. Além disso, e acho que foi o que tornou o livro ainda melhor, o autor se prende à explicar principios, ao invés de dar sua opinião quanto a questões específicas. Por exemplo, o autor não define se beijar é certo ou errado, mas dá o príncio que deve estar por trás de qualquer contato físico: a lacívia é pecado. A questão não é até onde eu posso chegar, mas sim se isso me leva a ter desejo de lacívia. Este e outros princípios você aprenderá lendo este livro.

Obviamente houve questões que não concordei com o autor, contudo são tão infímas diante da beleza total do livro que não vale a pena não recomendar. Além do mais, possíveis divergências de opinião serão tão claras e pessoais que será fácil e respeitoso não absorver e aprenciar o restante da leitura.
Van 12/11/2015minha estante
Ótima resenha, e que lindo vc aprender e levar para o seu relacionamento, parabéns pela nobre atitude, rs.
Também tem algumas questões que ele levantou que discordo, pode ser pelo padrão de vivência, ele é americano, é diferente da sociedade brasileira, mas foi uma leitura muito edificante na minha opinião também. Abs!

Paulo 08/08/2021

Uma livro cujo a sua mensagem é maior que seu mensageiro.
Quando terminei de ler esse livro fiquei me perguntando o que eu escreveria a respeito dele. Digo isso porque no ano de 2018 o seu autor apostatou da fé, e hoje ele não se considera mais um cristão. Então diante desse fato, a frase que resume melhor o meu sentimento quanto ao livro é que a sua mensagem é maior que seu mensageiro. Mesmo não concordado com alguns posicionamento da obra, eu conseguir reter e aproveitar muitas informações valiosas sobre relacionamentos e no geral eu tive uma boa experiência com o livro.

Basicamente a ideia central do livro é que o namoro tradicional como conhecemos contém vários problemas, entre eles, motivar milhares de pessoas a se relacionarem romanticamente baseado apenas em sentimentalismo buscando benefícios emocionais e íntimos sem a responsabilidade de um compromisso real, desconsiderando o casamento. Normalmente as pessoas se relacionam impulsionadas apenas por suas emoções e não consideram a durabilidade de seus relacionamentos e nem os estragos emocionais que podem causar uns nos outros.

Baseado na Bíblia, mas especificamente na carta aos Filipenses, na passagem (1: 9-10) que diz:
“Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo.”

o autor desenvolve um conceito bem interessante chamado amor inteligente. No qual ele define que o amor deve crescer e se aprofundar no conhecimento prático e no discernimento, abrindo nossos olhos para ver o melhor que Deus tem para nossa vida, nos capacitando a sermos puros e irrepreensíveis diante de Deus. O amor inteligente enxerga além dos desejos pessoais e do prazer do momento. Ele olha para um quadro maior que é servir aos outros e glorificar a Deus. E com isso o autor argumenta que não devemos nos relacionar romanticamente com outras pessoas até que estejamos prontos para o casamento eliminando de vez a ideia de um namoro sem compromisso livre para fazermos o que queremos. Então o período em que estamos solteiros é um momento para nos capacitamos tanto intelectual como espiritual, buscando um relacionamento mais intimo com Deus e não despertando desejos nos outros que não corresponderemos, e com isso treinamos para sermos bons despenseiros do Senhor aqui na terra e consequentemente sermos bons maridos e esposas.

No final eu achei a perspectiva do livro muito válida, principalmente para quem é jovem. Como disse no começo, teve alguns conceitos que eu considerei meio exagerados da parte do autor, contudo não é nada que estrague a experiência de leitura do exemplar, a ponto de no meio do livro despertar o desejo de abandonar a obra. Tirando o fato ruim que aconteceu com o autor, o seu livro é muito bom, não é uma obra de arte sobre o assunto, mas é uma abordagem que deve ser levada em conta. Eu recomendo o livro, mas com ressalvas.

Kércia Lima 16/06/2011

"Mais que um livro, uma direção"
A maioria das pessoas que olham para o livro "Eu disse adeus ao namoro",imaginam logo que o autor irá tratar de uma experiência dele sobre um fim de namoro, porém o propósito de Joshua vai muito mais além disso, foi mostrar através de experiências nas quais ele viu e também muitas das que ele próprio viveu, quando um namoro passa a ser prejudicial na nossa vida e o quanto isso nos afasta de Deus. O que o autor descorre é essencial a jovens e adolescentes que já tiveram algum tipo de relacionamento romântico e com certeza você irá se achar em alguma situação citada por ele.
Que o Espirito do Senhor esteja conosco em cada leitura, pois assim como apostolo Paulo fez questão de frizar: " Analisai tudo e retei o que é bom"

Deus os abençoe.
Van 12/11/2015minha estante
Verdade, temos que reter o que é bom, e será difícil encontrar algo que na análise espiritual possamos considerar ruim neste livro, rsrsrsrsrsrs! Adorei o título, de fato ele é mais que um livro, uma direção! Abs!

Madu 16/04/2022

adeus...
Toda vez que termino de ler algum livro sobre namoro fico muito reflexiva, afinal são muitas informações para serem absorvidas. Este livro não foi diferente. Chorei bastante (o que não é novidade), muitos livros me levam a chorar, especialmente aqueles que, com muito amor, apontam minhas falhas...
O autor apresenta uma visão muito linda sobre namoro. Nada de ilusões românticas baseadas em romances ou de consumismos vindo de uma cultura pornográfica. Ele apresenta uma cosmovisão bíblica sobre o namoro (se é que isso seja possível) ou melhor, uma cosmovisão para a falta do namoro, ao menos na forma que conhecemos. Afinal, ele faz uma bela apologia ao abandono da cultura de relacionamentos modernos.
É edificante, confrontador e amigável. Ao mesmo tempo que ele aponta tantas falhas, ele nos mostra exemplos, nos dizendo que não estamos sozinhos... é bom trazer isso à memória, não estamos sozinhos em nossas lutas. Muitos passam por isso, mas além desse conforto, temos um maior, um que vai além. Temos Cristo, Ele está conosco.

Ao saber sobre a apostasia do autor, fiquei um pouco receosa em relação ao livro, afinal é muito difícil desassociar a obra do criador. Mas lendo algumas resenhas sobre ele, vi uma frase que realmente descreveu perfeitamente a situação "a mensagem é bem maior do que o mensageiro".

Com cautela e senso crítico, assim como em qualquer leitura, recomendo. Uma excelente leitura!

Anny 10/12/2021

Perfect
Li esse livro por causa de uma citação no livro da Fabíola Melo, fiquei intrigada... e o título é pra chamar atenção de quem está decepcionado ou acabou de sair de um relacionamento, mas é muito mais abrangente, fala sobre pureza, compromisso e questiona se você realmente está preparado para o namoro e casamento... não é só sobre esperar a pessoa certa, mas ser a pessoa certa, não apenas receber, é sobre doar, amar como a si mesmo...

Bibliotecária 01/09/2021

Devo baixar meu padrão?
Finalizei ??
Confesso que aprendi muito com esse livro.
O que mais me chamou a atenção foi a repetição da frase.
" Garotas não baixem o seu padrão , suas exigências em um homem. Se ele fizer com que você duvide de sua exigência ou pedir para baixar seu padrão ele não merece seu tempo."

Esse livro é para mulheres, garotas que decidiram esperar em Deus, ele te ajuda nessa fase de espera e guardar seu coração, na fase de escolher seu noivo , no momento da espera e principalmente no casamento.

Geolê 21/03/2011

Melhor livro sobre o assunto.
Já li alguns estudos sobre o assunto, e não vi nada melhor do que esse livro. JOshua Harris mostra como o desejo sexual e a atração física pode ser usada para a glória de Deus, como levar o casamento a sério e como é importante ter uma boa amizade com o sexo oposto, e como proceder nela. Muito bom. Recomendadíssimo pra todos.
Van 12/11/2015minha estante
Melhor livro sobre o assunto na minha opinião tbm! :) Ele traz de forma objetiva e muito inteligente acerca das questões das relações românticas... rsrsrs! Abs!

Alydia 07/03/2021minha estante
Fico triste pelo que aconteceu na vida do autor, mas os livros que ele escreveu sobre o assunto, tem verdades bíblicas e até hoje tem ajudado pessoas.

Van 10/03/2021minha estante
Não estou sabendo, o que aconteceu?

Joy 11/01/2013

Inspirador
Esse livro me inspirou como nenhum outro, foi essencial para minha vida como cristã e mudou minha forma de encarar relacionamentos amorosos, amei. Ele me fez crescer.

Srta Chell 22/01/2013

Realmente edificante!
Que livro abençoador! Realmente muda a visão de namoro, resgatando a visão divina e o conceito de namoro cristão.

Glenda 05/07/2014

Apesar do título ser um tanto desanimador, foi uma das minhas leituras mais fluentes! Gostei muito da linguagem do Joshua e também achei interessante ver o ponto de vista masculino sobre namoro cristão.

De fato, esse livro meio que mudou minha vida, sabe, me fez enxergar o mundo de um outro jeito (menos alienado, digamos assim). Recomendo para todos aqueles que namoram ou pretendem namorar um dia! São sábias lições para uma vida feliz e cheia da presença do Espírito Santo! =]

site: http://tudo-oquesou.blogspot.com.br/2014/05/resenha-literaria-eu-disse-adeus-ao.html

Lima 28/09/2021

Diga não ao namoro
O livro traz pontos muito importantes como:
Deus tem o melhor dentro do relacionamento entre duas pessoas, tudo vai além das necessidades humanas, mas Deus as supre quando O colocamos acima dessas necessidades.
Nos ensina a usar a razão e não a emoção quando aborda nas primeiras páginas o amor inteligente, e nos abrindo os olhos sobre atitudes que possam tornar o namoro deficiente.

O livro traz muitos questionamentos e durante a leitura você se depara com perguntas que o autor lhe faz que lhe ?obrigam? a por a mente para funcionar e pensar realmente no assunto, não só a ler continuamente.
Traz uma luz sobre o relacionamento que Deus quer que tenhamos e que nos aproximam Dele em primeiro lugar.

Nos auxilia a como usar o nosso tempo de solteiro agrandando a Deus, de forma a crescermos como cristãos e futura(o) esposa/marido.
Com uma linguagem muito simples, que ganha nossa atenção e com muitos exemplos reais e do cotidiano, Joshua Harris expressou tão grandiosamente a finalidade do ?namoro?.
Recomendo fielmente.
Deus abençoe

janainaflores 31/10/2015

Pessoal, Eu disse adeus ao namoro de Joshua Harris se tornou um dos meus livros preferidos, eu realmente amei a leitura desse livro, nos faz refletir sobre muitas coisas, é incrível.

Primeiro começo dizendo: NÃO SE DEIXE INTIMIDAR PELO TÍTULO! É um livro ótimo, deixe sua mente aberta e mergulhe neste livro, é um aprendizado e tanto!

“Quanto homens se alinhariam ao meu lado no dia do meu casamento? Quantas vezes eu dei meu coração em relacionamentos de curta duração? Será que vai sobrar alguma coisa para dar ao meu marido?”

Joshua Harris nos leva a perceber como o mundo tem deturpado o verdadeiro significado do amor; nos mostra o que significa realmente o amor e o que o mundo nos diz ser amor. Como a maioria dos jovens tem considerado o namoro como uma espécie de divertimento e nada mais, esses assuntos nos levam a uma grande reflexão sobre o que estamos fazendo com a nossa vida.

“Quando avaliamos a qualidade do nosso amor por alguém apenas pela nossa própria realização emocional, nós praticamos o egoísmo.”

Dentro da palavra de Deus, Harris nos faz ver determinados detalhes mais claramente, por exemplo como a amizade é importante e como o namoro pode te atrapalhar no processo de conhecer o companheiro, pois no namoro você tem que lidar com a atração, a paixão pela pessoa em questão e então alguns detalhes importantes passam despercebidos, o que na amizade é fácil notar, nos faz perceber o quanto a amizade antes de algo mais é importante para conhecer como é a pessoa, antes de entregar seu coração a ela.

“Se for da vontade de Deus, tudo se desenrolará no momento certo. Não custa esperar.”

Joshua escreveu este livro no seu tempo de solteiro, então ele também fala sobre a ansiedade que os jovens sentem, sobre nossas fraquezas e traz isso de um jeito que nos faz compreender muito bem o que Deus quer de nós e como podemos ter uma vida melhor se soubermos lidar com nossa juventude e fazermos a escolha certa, pois ela implicará em toda a nossa vida. E este livro te ajuda com suas escolhas!

“Você não precisa provar que alguém está errado para fazer o que é certo.”

site: http://abobrinhacomchocolate.blogspot.com.br/2015/10/eu-disse-adeus-ao-namoro-resenha.html
Somos 2, ele tbm se tornou meu livro favorito... rs'

Karina 07/07/2019

Excelente livro!
Hoje irei apresentar para vocês um livro que gosto muito e não me canso de sempre incentivar outras pessoas a lerem. Sei que este livro é muito difícil de ser encontrado, está sempre esgotado. Contudo, se você procurar na internet o PDF, tenho certeza que você vai encontrar. Dessa maneira, o livro Eu Disse Adeus ao Namoro é um livro de leitura leve e sincera, escrito por Joshua Harris, ainda quando solteiro.

A primeira vez que li este livro ainda era adolescente, deveria ter 14 ou 15 anos. Não me lembro como encontrei este livro na internet. Além disso, foi a primeira vez que li algo relacionado a este tipo “diferenciado” de relacionamento, em que muitos chamam de corte. Na época, no Brasil, ainda ninguém falava sobre isso.

A princípio quando as pessoas leem o nome na capa, ficam meio assustadas e pensam ‘’Este deve ser um daqueles livros malucos de corte, de não namore, não beije’’ já ouvi algumas vezes isso. Neste livro Joshua Harris por meio de sua experiência nos conta como mudou seu modo de pensar sobre o namoro. O livro é recheado de histórias incentivadoras. Além disso, fala também sobre o tempo de espera e o que fazer enquanto esperamos.

SINCERAMENTE O TEMA PRINCIPAL DESTE LIVRO NÃO É SOBRE NAMORO, o próprio autor falar sobre isso.

‘’A vontade e o plano de Deus para a nossa vida são o foco real deste livro. O nosso maior objetivo não é definir se cristãos devem ou não namorar, e em caso afirmativo, como deveria ser este namoro. Ao invés disso, à medida em que for lendo, espero que você observe os aspectos de sua vida afetados pelo namoro – o modo como você trata os outros, como você se prepara para o futuro parceiro, a sua pureza pessoal – e se esforce para colocar estas áreas alinhadas com a Palavra de Deus.’’ Joshua Harris.

Inúmeras partes do livro me chamaram atenção e vou compartilhar com vocês.

-Habitos de um namoro defeituoso:

1-O namoro leva à intimidade, mas não necessariamente a um compromisso.
2- O namoro tende a pular a fase da “amizade” de um relacionamento
3- O namoro geralmente confunde relacionamento físico com amor
4- O namoro geralmente isola o casal de outros relacionamentos vitais.
5-O namoro, em muitos casos, tira a atenção dos jovens adultos de sua principal responsabilidade, que é de preparar-se para o futuro
6-O namoro pode causar desgosto com o dom de permanecer solteiro dado por Deus
7-O namoro cria um ambiente artificial para avaliar o caráter de outra pessoa.

Estes são alguns pontos que ele aborda no livro e que depois explica, cada um deles.

O livro nos mostra que é de fundamental importância, romper alguns ciclos em nossas vidas, ciclos do passado e atitudes, para que o novo seja derramado. Deixando de fato o passado no passado, confiando somente em Deus nosso coração e futuro.

Outra questão que também é comentada no livro é em relação em como se deve agir diante da sociedade, quando vierem os questionamentos em relação ao porquê de não namorar, particularmente esta é uma das minhas partes favoritas do livro. Em que o autor mostra que ao demonstrar nossas convicções não devemos entrar em conflitos, mas sempre de forma mansa e humilde expressarmos aquilo que Deus tem nos revelado a fim de servimos uns aos outros.

Confesso que sou suspeita para falar deste livro, pois esta leitura edificou muito minha vida, veio para encorajar o meu tempo de espera e confirmar convicções sobre o ‘’namoro’’ ao qual eu já tinha. Desejo profundamente que você leitor, encare este desafio. Saiba que você não é obrigado a concordar em nada com o Joshua, mas lhe garanto que você será encorajado a querer ter o melhor de Deus para sua vida. Boa leitura!

1 | 2 | 3 | 4