1789

Pedro Doria

Resenhas - 1789

1 | 2 | 3 | 4

MJGalvão26 09/01/2024

Pedro Doria foca bastante nos personagens que formaram o grupo de inconfidentes, suas vidas, o que eram e faziam. Mas no início e no final do livro fala bastante "do levante" que estava sendo articulado. No final tem os nomes de todos os acusados e suas sentenças. É um bom livro apesar de ter esperado outra coisa.

Thiago 15/12/2023

Por trás do mito de Tiradentes e a incrível aventura da Inconfidência Mineira
O Brasil sempre foi uma nação de heróis construídos. E também porque não dizer apagados? Em 1789, Pedro Dória monta uma narrativa histórica que remonta a cronologia dos fatos que remontam a Inconfidência Mineira e trazem à tona aspectos nem sempre conhecidos sobre Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

O livro foca em um momento conturbado e muito ativo do século XVII, seja no Brasil ou no Mundo. A recente independência republicana nos Estados Unidos e os movimentos da Revolução Francesa na Europa emitem reflexos importantes no Brasil setecentista. Mostrando como correntes e fatos históricos geralmente influenciam pensadores e ativistas por todo o globo.

Pedro dá uma atenção muito especial aos demais membros, geralmente esquecidos, da Inconfidência. Isso é claro para aqueles de nós que nunca nos aprofundamos no tema, ficando relegados apenas ao que é ensinado nas escolas. Como membros do clero, poetas, militares e contrabandistas exerceram seus papéis cruciais nessa intentona idependentista no Brasil Colônia.

Recomendo demais esse livro para aqueles que gostam do gênero de divulgação científica histórica sem se prender a um estilo mais acadêmico. A bibliografia e as referências que o autor apresenta são bem ricas para uma obra acessível. E com certeza o leitor há de aprender e até se surpreender com certos mitos e teorias por trás da misteriosa figura de Tiradentes.

Davi 18/10/2023

"Nomes, datas, nomes..."
É um livro bem escrito, mas um livro tradicional de história, não me chamou atenção positivamente em nenhum aspecto.

lunaa.claraa 28/06/2023

1789
É um livro muito bom , com uma pesquisa profunda, mas confuso! Tive dificuldade para entender, principalmente pela quantidade de nomes, ainda parecidos. Apesar disso, retrata um acontecimento importante da história do no nosso país, que deve ser lembrado!

Regina 27/06/2023

Um livro baseado em pesquisas científicas e retrata a história real de Tiradentes e a Inconfidência. Como é bom as vezes não ler somente ficção. Favoritei e recomendo

Allyson Kato 16/11/2022

O final que não foi! Culpa de Silvério
A história é contada de tantas formas e por tanta gente com agendas e interesses que, as vezes, é bom retornar ao começo.

Na escola temos pinceladas, nada mais que isso!

Aqui, ao autor: Pedro Dória! Olha! Achei muito bom o seu livro, excelente!

E eu sei que o 0,5 que falta para as 5 estrelas surge de algo que nao poderias fazer jamais como historiador... então atribuo a culpa a Silvério! Pois, no fundo, eu queria que o levante tivesse sido tentado, queria saber das implicações em uma máquina de realidades paralelas. É que nao tendo finalmente acontecido, depois de tantas páginas, parece que perdeu-se um bom final. A inconfidencia é o movimento-que-nao-foi. Ou será que foi??

Marília 27/09/2022

Quando a gente começa a ler esse livro começa a pensar nos*e se isso tivesse ácontecido de maneira diferente.

Miguel 30/05/2022

Um retrato
Eu esperava ler algo sobre a história da Inconfidência Mineira, não foi o que encontrei neste livro. O autor disse ter tido um "trabalho ardo" de pesquisa, bem; trabalho ardo não é sinônimo de coisa boa.

O livro começa confuso e termina confuso. O autor prioriza informações irrelevantes como: aparência de fulano, a rua x era desse jeito, e outras coisas desse tipo. E o aprendizado sobre a Inconfidência? Ele guardou para ele.

Se você visitou Ouro Preto, eu recomendo o livro, é uma espécie de "guia". Mais uma vez, não é um livro de história da Inconfidência Mineira, é um aglomerado de informações da época.

Guilherme.Francisc 21/04/2022

Informativo e dinâmico
Sempre amei o meu estado (Minas Gerais) e de uns tempos pra cá tive um maior interesse por sua história.
Houve também um outro ?start? para mim, quando certo dia cantamos na igreja um hino pátrio que dizia ?sangue vivo do herói Tiradentes?. Aí eu notei que conhecia pouco dessa história, e que por isso, deveria procurar saber mais.

Busquei indicações de amigos historiadores sobre o que ler, mas tudo parecia muito difícil, ou muito grande, pelo tempo que tinha. Depois de pesquisar bastante esse livro surgiu como uma boa alternativa.

Gostei bastante! É bem informativo, mas ao mesmo tempo dinâmico. Não tem aquele peso de relatos históricos densos e difíceis de ler. Além do conteúdo, o livro é muito bonito e bem diagramado.

Recomendo muito! Certamente haverá fatos da história que vão te deixar encantados e inspirados, mas outros te deixaram de queixo caído e com a sensação de ter sido enganado.

Giselia.Crevelari 14/04/2022

Tiradentes pela independência
É muito bom ler fantasia, drama, ficção e romance. Mas melhor ainda é de vez em quando ler livros históricos como esse. A gente começa a entender a razão dos acontecimentos do presente, lendo a nossa história do passado.

Stuart.bookster 05/03/2022

1789, de Pedro Doria
Pedro Doria é um historiador renomadíssimo no país, em seu livro ele demonstra a verdadeira história por detrás do movimento da Inconfidência Mineira, sendo esse uma das duas revoltas emancipacionistas que antecede o período da vinda da família real, o chamado período colonial. Interessante que Pedro traz a visão que é desprovida de romantismo ou idealizações. Infelizmente é tão chocante que chega a ser triste, mesmo assim é gratificante quando você observa algo de forma tão crua. Recomendo demais o livro, é muito narrativo e que possui recortes de diversos personagens que compõem esse movimento.

Matheus Amaro 21/01/2022

Experiencia?
O livro não funcionou para mim, achei muito confuso e com isso percebi que não absorvi nem 10% do que eu gostaria de ter aprendido.

Não entendi a logica do autos colocar imagens referente aos assuntos no meio pra o final do livro de forma muito aleatória, visto que essas imagens usadas de forma mais corretas poderiam ajudar no entendimento da obra e do jeito que foi usada só serve pra encher o livro e nada mais.

No mais, a minha experiencia com o livro não foi muito boa, já que ela é muita confusa devido a forma que foi editada e feita.

Cristiane 24/12/2021

Conhecemos mais a vida de Tiradentes, fatos e personagens importantes que fizeram parte e levaram a inconfidência mineira

Juliano.Ramos 15/12/2021

Um dos melhores livros sobre a história do Brasil, nesse, a inconfidência mineira é um dos temas principais, nele, vemos como e o por que do Tiradentes ter sido levado a forca, muito detalhista o livro relembra o período com acontecimentos no mundo e no Brasil e os personagens envolvidos.

Dirtyharry82 12/10/2021

Ideário Controverso
Pedro Dória é um excelente escritor. Sua prosa é fluída e até certo ponto, cativante. No entanto, ele se deixa levar pelas próprias convicções ideológicas, mantidas em caráter submerso até o momento em que se presta a escrever o epílogo. Aqui, ao realizar um exercício imaginativo, rotula a Inconfidência como um projeto que poderia construir uma experiência política "liberal e positiva" na América portuguesa. Ledo engano. Como seria possível constituir uma experiência liberal (plena) em um país que nasceria sem conceder a liberdade plena a todos os seus habitantes? Este é o maior questionamento em relação aos propósitos do jornalista ao escrever a obra relacionada à Inconfidência e aos seus artífices.
A obra em si, apresenta o mérito de ser uma narrativa simples e até certo ponto, didática, porém, desprovida de senso historiográfico. Como uma porta de entrada ao gosto pela História, é válida, porém com ressalvas, muitas ressalvas.
1789 é um bom livro para quem quer se deliciar de forma despretensiosa em relação à nossa história, mas sem buscar aprofundamentos analíticos,

1 | 2 | 3 | 4