Tudo que é sólido desmancha no ar

Tudo que é sólido desmancha no ar Marshall Berman

Resenhas - Tudo que é sólido desmancha no ar

Jonathan153 25/06/2023

Além da excelente leitura do Marxismo, analisa algumas obras literárias sob o ponto de vista econômico/social, tais como Fausto e Memórias do Subsolo.

osaif 20/07/2023

Simplesmente leia!!!
Engraçado que eu descobri esse livro por uma recomendação de um professor que disse "???NÓS MARXISTAS...." e me contou sobre a bagagem e o tanto de informacao que esse livro iria me proporcionar. Nao que eu estava duvidando mas foi muito, MUITO mais do que eu imaginei!
Esse livro é realemnte uma aula que vale cada momento, cada pausa para fazer uma pesquisa e se aprofundar em X autor, X construcao, X periodo, X movimento....
Definitivamente o tanto de conhecimento que eu adquiri nesse livro só fica atrás de "o mundo de sofia", as leituras do Berman sobre as obras sao incríveis, a parte do Marx pode soar meio confusa por conta da dialética tal qual a parte do Baudelaire, porém daí em diante para mim plmns foi um completo deleite, uma aula de arte, arquitetura e literatura. Quando começa a contar a história de São Petesburgo então... Uma aula de literatura russa que eu estou completamnte grata por essa leitura!
As reflexões, as visões de mundo, a história, eu nem tenho o que dizer de tão perplexa. Tenho que admitir que devo ter absorvido só uns 70% do livro pq é realmente muito denso, mas tenho ctz que vou adorar lê-lo de novo e de novo dps de uns anos.
enfim obrigada professor elvis??

Maria.Gabrielly 03/03/2024

Leitura para o mestrado
Um livro incrível para além de leitura de estudos. Reflexões que, ao meu ver, não estão obsoletas e perpassam nossa realidade de maneira profunda