A Invenção da Paisagem

A Invenção da Paisagem Georg Simmel
Anne Cauquelin

Resenhas - A Invenção da Paisagem

Jean Silva 26/03/2021

"Só vemos o que já foi visto e o vemos como deve ser visto."
Em A Invenção da Paisagem, Anne Cauquelin se dispõe a tratar e problematizar questões pertinentes a noções que temos de paisagem, se esta é um processo histórico que vai se modificando com base nas nossas experiências sensitivas, ou se é algo que independe de fatores externos, a autora expõe argumentos sobre esses e vários outros temas relacionados ao cunho paisagístico. É claramente um livro que diz respeito a arte. Um conhecimento prévio de teoria da arte e filosofia da arte são essenciais para uma boa compreensão. Não é um livro fácil de ler, na verdade é complexo e requer muita atenção, mas isso não tira os méritos da obra, é interessante pra quem gosta ou estuda sobre o tema.

Wagner 26/03/2018

ASILO DESEJADO...

(...) A meio caminho entre os dois perigos da natureza e da sociedade, o jardim oferece o asilo desejado (...)

In: CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo : Martins Fonte, 2000. Pp 63.

Gabriella.Moura 22/07/2016

Passeio pela história da paisagem
Anne Cauquelin faz um passeio histórico sobre o nosso conceito de paisagem. Desde a Grécia antiga até os tempos contemporâneos. Bom para entender nosso conceito de hoje sobre o que é o meio ambiente.