O Céu e o Inferno

O Céu e o Inferno Allan Kardec

Resenhas - O Céu e o Inferno

1 | 2 | 3 | 4

Vitorugo 14/08/2020

Lei de amor, JUSTIÇA e caridade.
Não há um Deus impiedoso, vingativo que condena ou absolve pela eternidade, não há falta que não possa ser reparada.

Céu e inferno são condições da alma ao serem confrontadas com suas atitudes.

Thiago Toscano Ferrari 13/07/2020

Releitura com novas descobertas
Após 16 anos revisito esta obra com novas descobertas acerca da justiça divina dentro dos fundamentos da doutrina espírita. Acerca dos conceitos sobre anjos, demônios e estados de consciência que temos à respeito do céu e inferno que nos afinizamos após o desencarne. O mais impactante é sobre a origem do mal, ao qual o guia espiritual Monod deu um parecer do relato dos espírito Angèle, assim diz na segunda parte, Capítulo VII, sobre as mensagens e relatos dos espíritos endurecidos: "o mal é oriundo da negligência do bem". Recomendo a pesquisa e meditação contínua!

André 14/06/2020

Conhecimento, consolação e conforto
Uma das maiores aflições humanas sempre foi em buscar a resposta para o que vêm após a morte, dentre tantas religiões, tantas literaturas e hipóteses das mais variadas fantasias, o espiritismo vem através dessa obra de Kardec, nos dar uma ideia sobre o Céu, o inferno, as penas e os gozos futuros. Em momento algum o livro conflita com as ideias e conceitos que outras religiões pregam, em algumas casos chegam a reforçar, dando uma definição mais madura e abrangente. Na segunda parte do livro estão reunidos várias "entrevistas" com espíritos recém desencarnados dos mais variados graus de moralidade, cada um descrevendo o seu céu ou o seu inferno pela maneira ao qual a justiça divina o impôs. Meu desejo seria de que pessoas das mais DIVERSAS RELIGIÕES podem deixar de lado o preconceito e realizassem o estudo dessa obra, que vem agregar conhecimento não só a doutrina espírita, mas a humanidade como um todo.

Livia1405 03/06/2020

Gostei das explicações sobre o que é o céu, inferno, anjos e demônios do ponto de vista do Espiritismo. Achei a parte das provas e expiações interessantes, mas muito longas, podia ter uma versão resumida. Continuo não gostando do estilo de escrita francês.

Prof Filipe Fernandes 13/04/2020

Situação da alma, durante e após a morte física.
O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo (penúltima obra do pentateuco Kardequiano foi editada em 1865) - Ela faz um exame comparativo das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual. Consta de 2 partes: Doutrina, com XI Capítulos e uma coletânea com 66 comunicações, em VIII Capítulos.

Na primeira parte, são expostos vários assuntos: causas do temor da morte, porque os espíritas não temem a morte, o céu, o inferno, o inferno cristão imitando o pagão, os limbos, quadro do inferno pagão, esboço do inferno cristão, purgatório, doutrina das penas eternas, código penal da vida futura, os anjos segundo a Igreja e segundo o Espiritismo; aborda também vários pontos relacionados com a origem da crença nos demônios, segundo a Igreja e segundo o Espiritismo, intervenção dos demônios nas modernas manifestações, a proibição de evocar os mortos.

Eis os títulos dos capítulos: I) O Porvir e o Nada; II) Temor da Morte; III) O Céu; IV) O Inferno; V) O Purgatório; VI) Doutrina das Penas Eternas VII) As Penas Futuras Segundo o Espiritismo; (VIII) Os Anjos; IX) Os Demônios; X) Intervenção dos Demônios nas Modernas Manifestações; XI) Da Proibição de Evocar os Mortos.

A segunda parte do livro é dedicada ao Passamento: Kardec reuniu várias dissertações de casos reais, a fim de demonstrar a situação da alma, durante e após a morte física, proporcionando ao leitor amplas condições para que possa compreender a ação da Lei de Causa e Efeito, em perfeito equilíbrio com as Leis Divinas.

São 66 Comunicações como se segue:
Espíritos Felizes: 18 Comunicações; Espíritos Medianos: 6 Comunicações; Espíritos Sofredores: 8 Comunicações; Espíritos Suicidas: 10 Comunicações; Espíritos de Criminosos Arrependidos: 5 Comunicações; Espíritos Endurecidos: 5 Comunicações; Espíritos em Expiação: 14 Comunicações;
Em resumo: 48 Comunicações de Espíritos bem parecidos conosco e 18 de Espíritos Felizes.

A cada uma das 66 comunicações, Allan Kardec adiciona suas reflexões Doutrinárias ao lado das explanações dos Espíritos colaboradores, o que significa um rico repositório de ensinamentos que o Espiritismo prodigaliza aos espíritas e a quem mais se dispõe a ler essa valiosa obra de Allan Kardec: O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina segundo o Espiritismo.

O Céu e o Inferno coloca ao alcance de todas as pessoas o conhecimento do mecanismo das Leis de Deus pelo qual se processa a sua Justiça, em perfeita concordância com o princípio evangélico: “A cada um será dado segundo suas obras”.

site: http://resumos.netsaber.com.br/resumo-119597/o-ceu-e-o-inferno

jumorgensten 11/02/2020

E chegamos ao 4º livro das obras básicas da codificação escrito por Allan Kardec: O Céu e o Inferno.

O livro é dividido em duas grandes partes. A primeira é totalmente teórica e aborda as questões históricas como o céu, inferno, os anjos e demônios, intervenção dos demônios nas manifestações modernas, as penas futuras e a proibição de evocar os mortos, Aqui a leitura é bem truncada e é necessário ir aos poucos para melhor entendimento.

Já a segunda é mais prática e são os exemplos. Fala da passagem e durante muito tempo Kardec fez um apanhado de comunicações e colocou no livro. Essas manifestações foram divididas em espíritos felizes, ou seja, aqueles que desencarnam, aceitaram e logo depois já estavam dando suas visões das suas novas vidas. Espíritos numa condição mediana, que são aqueles que não fizeram bem nem mal na Terra e não entenderam bem o ocorrido inicialmente. Depois vem os Espíritos Sofredores, que continuam sofrendo após o desencarne. Muitos nem sabem o que está acontecendo. Após vem a categoria dos Suicidas e o quanto continuam sofrendo, principalmente aqueles que tiraram a vida achando que iriam ter "sossego". Criminosos Arrependidos são os espíritos que fizeram algum mal e se arrependeram das suas atitudes. Os Espíritos Endurecidos são os descrentes e que continuam com a mesma personalidade pós morto e não evoluem. E por fim, a categoria das Expiações Terrestres são daqueles que vieram a Terra cegos, surdos, mendigos ou com algum problema físico e mental. Nessa parte tem a comunicação de uma criança chamada Charles. O mesmo estava vivo, porém, vegetava na Terra.

Essa parte é totalmente envolvente, é bastante fluída e reflexiva. Impossível não se envolver com as histórias. Por mim, moraria nessa segunda fase de tão maravilhosa que é. Inclusive, durante as manifestações, Kardec recebe muitos conselhos, principalmente por causa da sua saúde que já estava ficando bastante debilitada.

Fiz minha primeira leitura dessa obra em 2015 e não entendi nada. Em 2018, li corrido uma vez e depois comecei a estudá-lo no grupo de estudos onde frequento. A primeira parte se fez luz pra mim e garrei amor nas histórias. Agora lendo corrido pela 3ª vez e foi bem mais tranquilo.

Ou seja: Se você pegou para ler essa lindeza e ficou boiando, se jogue novamente um pouco depois ou faça um grupo de estudos entre amigos. Ele será bem mais fácil de ser compreendido.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/02/11/o-ceu-e-o-inferno-allan-kardec/

Thiago Toscano Ferrari 09/09/2019

Sobre a penas e gozos futuros!
Tive a oportunidade de ler e estudar esta obra por volta dos anos 1990, com uma releitura por volta dos anos 2004. Esta obra é um manual que defende a finitude de penas antes ensinadas como eternas, mas num exame de passagens do novo e antigo testamento, asseveram sua proporcionalidade com os erros, ou infrações cometidas até o arrependimento do infrator. O que mais me chamou à atenção são as mensagens dos relatos da situação da vida espiritual devidamente catalogadas nesta obra, sejam elas felizes ou não. Kardec direciona o estudo com maestria e singular pedagogia da alma. Recomendo a leitura.

Fco EC Arruda 29/10/2018

Didático
Uma das obras fundamentais do Kadercismo, sua estrutura se assemelha com o Livro dos Espíritos na medida que há entrevistas com espíritos de diversos tipos sobre suas condições no mundo espiritual. Vale à pena.

Mauricio Skoober 26/12/2017

O que esperar de um livro chamado O céu e o inferno ?
O livro é interessante principalmente para quem quer desbravar o espiritismo, não ficando apenas lendo os romances. Em cada depoimento uma surpresa, pois vem de um explicação racional para a felicidade ou sofrimento do indivíduo
Questiona a igreja e realça muitos pontos que não sabia, como o purgatório que esse foi criado depois de cristo. Mostra a evolução da igreja e questionamentos. Na metade ao fim mostra as classes de espíritos ``baixados na mesa``. Espíritos felizes, medianos, criminosos arrependidos, criminosos endurecidos, bem como suicidas. Além de abordar expiações terrestre.

Hugo Leonardo 03/02/2017

Passagem sobre a vida corporal
Livro maravilho. Leitura fundamental não apenas para os espíritas e sim para todos que têm um, ainda que seja, pequeno interesse, talvez curiosidade sobre a vida após a morte. A primeira parte é fundamental. O trabalho de Kardec é maravilhoso, pois ele tira toda a ilusão, fanatismo, charlatanismo que há principalmente nos curiosos e seguidores do espiritualismo e explica fatos por métodos científicos, ou seja, pesquisas. Os Espíritos que nos trazem conhecimento com permissão de nosso DEUS PAI de Infinita bondade não vem esclarecer para este ou para aquele médium e sim para todos, logo, todos têm o direito de conhecer o que há no mundo espiritual e não somente este ou aquele, pois todos nós somos escolhidos, todos nós somos filhos de DEUS e todos temos o mesmo destino e que é nos conectarmos ao Altíssimo e trabalhar para o bem de toda sociedade cósmica independente de quanto tempo isso levará. As explicações da primeira parte é fundamental, e de leitura quase que contínua. Um material muito rico. Os exemplos da segunda parte deve-se ser estudado com cautela, longe de julgamento ou "achismo" pois não somos juízes e tampouco temos condições de julgar ou fazer mal análise, logo, depende de muito cuidado,muito mesmo. Este livro foi traduzido por José Herculano Pires e este homem fez um trabalho magnífico e nas notas explica várias situações de grande importância aos estudiosos do Espiritismo.
E por falar em estudiosos o que busco é realmente isso, ou seja, que as pessoas deixem o pré-conceito de lado e estudem essa ciência que nada mais é se usada para o bem o adiantamento de todas as pessoas e todos somos irmãs e destinado ao PAI ALTÍSSIMO.
Eve 10/04/2017minha estante
Ótima resenha!

Hugo Leonardo 24/04/2017minha estante
Obrigada menina linda

Fabíola 05/01/2017

O céu e o inferno
Este livro faz parte do pentateuco da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.
Eu e meu marido usamos a obra como fonte de estudo durante os cultos do evangelho no lar (uma forma de estudarmos a doutrina kardecista Juntos).
Para quem tiver interesse os outros livros são:
O livro dos espíritos (1857)
O livro dos médiuns (1861)
O Evangelho segundo o espiritismo (1864)
O céu e o inferno (1865)
A Gênese (1868)
Existem outras obras também importantes como :
O que é o espiritismo (1859)- de uma série de opúsculos e 136 edições dá Revista Espírita (de Janeiro de 1858 a abril de 1869).
Após sua morte, foi editado o livro Obras Póstumas (1890) outra fonte excelente para estudos e reflexões.
A obra O céu e o inferno é dividida em duas partes. Na °
1° o foco é a explicação da doutrina com os seguintes temas:
- o futuro e o nada
- temor da morte
- o céu
-O inferno
-O purgatório
- doutrina das penas eternas
- as penas futuras segundo o espiritismo
- os anjos
-Os demônios
- intervenção dos demônios nas modernas manifestações
- da proibição de evocar os mortos
A 2° parte é repleta de exemplos , dentre os quais vários me emocionaram. Ela abordará:
-A passagem
- Espíritos felizes
- Espíritos numa condição mediana
- Espíritos sofredores
- Suicidas
- Criminosos arrependidos
- Espíritos endurecidos
- Expiações terrestres
Esta obra nos traz a resposta através da fé raciocinada sobre o indagações como:
Qual o destino do homem após a morte física? Quais as causas do temor da morte? Existem o Céu e o inferno? A antiga crença nos anjos e demônios merece crédito? Como procede a Justiça Divina?
Indico a leitura e estudo.
?????
5/5
Está entre meus favoritos.

Francisco de Assis 26/05/2016

A Justiça Divina
Obra de valor inestimável.

Francisco de Assis 26/05/2016

A Justiça Divina
Eis ai nessa obra a exposição da LEI: CAUSA E EFEITO. verdadeiro aviso para almas subversivas.

Diego Piu 26/05/2016

Apaixonante
Eu sou apaixonado pelas informações desse livro! Primeiro do Kardec que eu concluí!

Fernanda 05/11/2015

Resenha: O Céu e o Inferno
Quando comecei a ler O Céu e o Inferno confesso que não gostei muito, achei um pouco cansativa a leitura inicial mas logo melhorou. O livro fala da morte, da ideia que temos da morte, dos conceitos criados em cima do que é o céu e do que é o inferno. Existe mesmo dois lugares somente que podemos ir depois da morte?

Se formos bonzinhos vamos para o céu? Mas o que é o céu? Lá tudo é lindo, colorido, calmo? Podemos ficar deslumbrando paisagens lindas sentados numa cadeira confortável? Quanto tempo ficamos lá? O que é o céu afinal? Existe?

E se a gente tiver sido maldoso? Vamos para o inferno? Lá tem muito fogo? Sofremos muito lá? Saímos um dia de lá ou ficamos para o restante da eternidade? O que é eternidade?

Questões sobre esses conceitos existentes são debatidas, explicadas, esclarecidas. Essa é a primeira parte do livro.

A segunda parte é composta de depoimentos de espíritos desencarnados onde contam como foi a passagem deles da vida física para a vida espiritual. Há capítulos separados para depoimentos de desencarne de espíritos: felizes, espíritos numa condição mediana, espíritos sofredores, suicidas e criminosos arrependidos e espíritos endurecidos. Por fim há um capítulo que fala das expiações terrestres.

Terminei o livro gostando demais da leitura. Dá para notar que é um livro técnico pois nele há explicações, esclarecimentos.

Recomendo a leitura sim e se alguém estiver começando a estudar o espiritismo agora, não deixe para ler depois, tente ler todas as obras básicas logo pois há muita informação importante.

site: http://www.fernandaluz.com/2015/11/resenha-o-ceu-e-o-inferno.html

1 | 2 | 3 | 4