Nada de Novo no Front

Nada de Novo no Front Erich Maria Remarque

Resenhas - Nada de Novo no Front

Dani Martins 13/09/2024

Excepcional
Que narrativa triste e incrível.
O retrato da guerra ditado por um soldado que vê na tropa adversária homens que possuem os mesmos medos e receios que seus compatriotas.

Nayane46 12/09/2024

Erich Maria Remarque esteve na Primeira Guerra Mundial como soldado do front. Inspirado em suas memórias ele deu origem a esse livro que conta a história de Paul Baumer, que estimulado por um professor da escola, decidiu participar da guerra juntamente com os seus amigos.

Inúmeras cenas de horror formam "Nada de novo no front", que exibe os males de uma guerra.

É importante observar que estes tratavam-se de garotos, ainda sem experiência de vida ou maturidade, que estavam em tal guerra sem nem mesmo saber o porque dela estar ocorrendo, eles nao sabiam pelo o que lutavam

O livro nos mostra a realidade da guerra. Não é heróico, não é uma forma de mostrar amor a patria, é apenas uma forma cruel e dolorosa de morrer, ainda que dela saia vivo. E tudo isso para que os grandes possam nutrir sua ganância, seja de dinheiro ou de poder.

"Somos soldados, e só depois, e de uma maneira estranha, quase envergonhada, é que somos indivíduos"

Me siga no Instagram, lá falo sobre livros! ^^
@lar.da.leitura

Janice 11/09/2024

Um livro...
Dos mais brutais que já li na vida. Leitura simples mas extremamente difícil de digerir. Um livro atemporal e que merece ser livro sempre, por todos.
Saio dessa leitura com uma tristeza profunda ?

Lucas Burgos 11/09/2024

Um dos livros mais tristes que já li
Mas ao mesmo tempo um dos melhores. Nenhum outro autor detalha tão bem o sofrimento da guerra e um desejo por paz como foi feito nesse livro. Do início ao fim o livro é trágico, mas conforme você se apega aos personagens a guerra leva eles. O final é espetacular

isadora.borsato 01/09/2024

"Sinto fome de vida."
Um livro de fazer chorar, ter pesadelos, sofrer e, envergonhadamente, sentir-se abençoado por ter nascido em um tempo e lugar diferente.
O filme absorve, com excelência, o narrado neste livro, mas a essência do verdadeiro horror que essas páginas carregam, somente lendo para ver.
É uma obra necessária, não apenas pelo dever de rememorar aqueles que, mesmo fracos e à beira do colapso, não fraquejaram diante da morte violenta e dolorosa, mas também para sermos agradecidos pela vida inacreditável que temos. Faz refletirmos como nossos problemas são diminutos perto do horror vivenciado por muitos, cujo desafio era sobreviver, tendo falhado miseravelmente, diante da chuva de violência no front.
Não é uma história sobre heroísmo e idealização, como estamos acostumados com as adaptações, é o inverso, é a realidade na sua forma mais bruta, desoladora e aterradora. É sobre a vida, a morte, a perda, a esperança. É sobre saber aproveitar as pequenas alegrias, nem que seja matar ratos nas trincheiras, sob o ataque incessante das metralhadoras. É sobre criar laços inseparáveis com pessoas que logo se vão, aproveitando, ao máximo, o tempo que tiver com elas. É sobre aceitar a incerteza diária.
É sobre a dor e o medo.
É sobre a fome de vida.

Para Katczinsky, eternamente em minha memória

juju 21/08/2024

Nada de novo
Esse livro mexeu muito cmg, alem de ter uma escrita absurdamente fluida, é densa e pesada exatamente como deve ser

Mateus932 19/08/2024

Essas luzes no céu poderiam ser lindos fogos de artifício, mas, na verdade, são bombas prontas para destruir nossos corpos, mentes e dignidade.

Di3gao 28/07/2024

Realidade da guerra
"Nada de Novo no Front" é sem dúvidas uma leitura essencial para todos. Ele foi escrito por um soldado que lutou nas trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial e aborda os horrores vividos na guerra.

Muito mais que um relato, a narrativa do livro é uma denúncia às guerras e um grito por ajuda e justiça para toda uma geração que precisou passar por isso. Em um enredo fictício com elementos históricos, o leitor acompanha a vida de um soldado durante a Grande Guerra mostrada de forma dura e real e consegue sentir como se estivesse na mesma situação. A descrição do campo de batalha é arrepiante e desesperadora, a violência é brutal, a rotina nas trincheiras é cruel e a tensão do front é agonizante. Além dos momentos de guerra, o livro se destaca principalmente por mostrar a vida dos soldados fora do front, a relação entre eles e humanizar essas figuras que precisaram lutar nesse conflito terrível.

A narrativa sozinha não consegue sozinha fazer o leitor sentir todos esses impactos e misturas de sentimentos, a escrita foi um auxílio fundamental. O autor tem uma escrita eletrizante e fluida que transporta o leitor para a pele do protagonista e descreve perfeitamente suas sensações e o ambiente a sua volta. Além disso, ele se aventura pelo psicólogo do Paul e, assim, constrói um ótimo personagem profundo e com um grande desenvolvimento que mostra o impacto da guerra na formação de uma pessoa.

Pelo ponto de vista de Paul, o autor escreve suas críticas e reflexões acerca das guerras. Como se manter humano em um conflito dessas magnitude? O que separa a razão do instinto por sobrevivência no front? Por que as guerras começam? Por que mandam os jovens para a batalha se eles não fizeram a guerra? Quais as razões de lutar contra outros soldados que você nem conhece? Quem sai vitorioso na guerra? A trama gira em torno de reflexões como estas que deixa o leitor com um gosto amargo na boca ao perceber essas inconsistências e loucuras da guerra.

Portanto, Nada de Novo no Front é uma obra muito necessária porque ela desconstrói todo esse ideal romantizado ao redor da guerra. Substitui a visão heroica e patriota comumnete vista na mídia pelo ponto de vista real dos soldados, homems perdidos e desamparados no campo de batalha sem motivação e preparo.

Thcylla 17/07/2024

Isso é livro sobre a Guerra
Escrito por Erich Maria Remarque e publicado pela primeira vez em 1928, "Nada de Novo no Front" é um livro curto, mas com um texto pesado, que mostra a verdadeira face de quem realmente vivenciou essa guerra na linha de frente. Tem reflexão? Tem. Tem poesia? Também. Mas tudo para revelar os horrores de um conflito sem vencedores. O soldado aqui é um sobrevivente na batalha. Sem saber o que lhe aguarda. Estará vivo? Seus companheiros estarão ao seu lado? Estará novamente no front? Vai para a retaguarda? Apenas mais uma peça descartável no tabuleiro de xadrez dos poderosos, que emitem ordens sem vivenciar o dia a dia mais difícil da guerra, mas querem ser lembrados pela história com alguma relevância.

É chocante ver tudo o que a guerra faz com um grupo de jovens. Desde seu amadurecimento acelerado, a psique por ter contato com situações extremas e estressantes, e lidar com variações de humor abruptas. Tudo isso transforma para sempre o homem e tudo que vem depois: a forma como ele enxerga e leva a vida após esse evento, o que ele pensa sobre o mundo e a sociedade.

Nada de Novo no Front" é um retrato cru de Paul Bäumer, um jovem alemão que, no início de sua fase adulta, descobrindo os prazeres da vida, foi arrastado para o centro da Primeira Guerra Mundial, uma guerra que não era dele, que ele não queria e não pediu. Assim como muitos de seus companheiros, ele é apenas um peão no jogo dos poderosos.

Felipe 09/07/2024

Acho que nenhum outro livro sobre guerra, vai chegar perto do que esse livro representou para mim.
Como a própria sinopse diz, "Nada de novo no front" é uma chamada ao pacifismo, demonstrando com imagens muito fortes, todos os horrores que a guerra pode causar: desde a desumanização dos soldados envolvidos, até a destruíção em massa de territórios e vidas inocentes. Ademais, cenas nas quais animais são mortos, bem como a narração da maneira como os soldados eram tratados pelos regimentos superiores, e como muitos deles morreram, tornam essa história muito difícil de ser lida.

A compreensão de que livros como esse serem tão atuais, é devido à certeza de que sempre haverão guerras, e aqueles que realmente quiseram o conflito, jamais estarão envolvidos na matança campal.

É aterrador constatar que a propaganda e a demonização do outro, bem como o nacionalismo e ou patriotismo, tornam o ser humano bestial, a ponto de destruir seus semelhantes.

Não é de se estranhar o porquê, do autor ter sido perseguido pelo regime nazista no entre guerras, após o grande alcance desse livro na Alemanha de Hitler.

Livro favoritado!
mpettrus 10/07/2024minha estante
Li esse livro ano passado e fiquei estarrecido com a narrativa do Remarque.

Profundo e realista, de alguma maneira ainda pude sentir a poética nas palavras do autor.

Também é meu favoritaço do gênero ??

Felipe 12/07/2024minha estante
Eu assisti o filme antes de ler o livro. Coisa que não faço, geralmente. Gostei muito do filme, e esperei passar um tempo para "esquecer" da história haha. Deu certo. E curti muito a forma como o Remarque construiu essa narrativa, mesmo nas cenas mais chocantes.

Mayra.Mattoso 08/07/2024

O jovem alemão Paul se alista junto com os seus colegas de escola para combater na Primeira Guerra Mundial e vivencia os horrores da guerra.
O livro tem uma escrita fluida, apesar de ser uma história muito dura, detalha a fase das trincheiras, com muitas perdas. Me emocionou em muitas partes, principalmente por ser baseado em fatos reais e saber que o autor participou da guerra. Não é a toa que tem vários filmes sobre este livro, foi a partir dele que as pessoas tiveram uma visão realista do que acontecia nos campos de batalha.

Jessica Moraes 07/07/2024

Não assisti ao filme, mas o livro me deixou como se estivesse assistindo em tempo real. conta através da narrativa de um soldado que está nas trincheiras, o dia a dia que vive, os perigos que enfrentam, as partes engraçadas junto a outros soldados; e como os laços entre eles se fortalecem na bala e no sangue. E pensar que o soldado que conta, acaba voltando pra guerra ainda. Muito bom, leitura obrigatória do tema.

Josimar.Maranguape 07/07/2024

Esse livro foi uma grata surpresa, já tinha visto alguns comentários sobre ele mas não esperava que fosse uma boa leitura. A história nos proporciona realizar uma viagem no tempo e vivênciar a perspectiva de um soldado na guerra e as consequências que essa barbaridade pode causar na mente de uma pessoa.

Cintia 01/07/2024

Impactante
Achei um livro penoso de ler, apesar de curto, pois é bem difícil de acompanhar a jornada desse grupo, tanto que confesso que várias vezes tive que dar um tempo na leitura.
É uma história real de jovens lutando na Primeira Guerra Mundial, jovens esses que passaram por extremas dificuldades, como falta de comida, falta de abrigo e frio. Eram cercados todos os dias pela morte, o luto, a dor, tanto que acabou virando algo corriqueiro para eles e como não importava o motivo da guerra e sim a própria sobrevivência.
É um livro necessário e impactante que abriu minha mente em vários aspectos.
"Este livro não pretende ser um libelo nem uma confissão, e menos ainda uma aventura, pois a morte não é uma aventura para aqueles que se deram face a face com ela."

yllokin 29/06/2024

All Quiet on the Western Front
é um poderoso e comovente romance antibélico que retrata vividamente as duras realidades da Primeira Guerra Mundial sob a perspectiva de um soldado alemão. a história segue Paul Bäumer, um jovem recruta que se alista no exército juntamente com seus colegas de classe, apenas para confrontar em primeira mão a natureza brutal e sem sentido da guerra. a escrita de a escrita de Erich Maria Remarque é austera e implacável, retratando os horrores da guerra de trincheiras, os efeitos desumanizadores do combate e o profundo trauma psicológico vivido pelos soldados. o romance explora temas como camaradagem entre os soldados, a perda da inocência e o desencanto com a propaganda nacionalista que glorifica a guerra. o que diferencia All Quiet on the Western Front é sua honestidade crua e profundidade emocional, oferecendo um contraste vívido com as narrativas glorificadas frequentemente associadas à guerra.