Cartas a Amélia

Cartas a Amélia Pedro Costi

Resenhas - Cartas a Amélia

Geicy Lemos 31/12/2021

a imensidão de amélia
Ganhei esse livro de uma grande amiga, por o nome ser sugestivo para um dado importante da minha história. A leitura aconteceu de forma lenta por não estar com tempo livre para ler. Porém, todo o processo da leitura foi mágico. Acompanhar Pierre por todo o seu trajeto até Amélia foi poético, a cada novo capítulo uma imensidão de vida. Pierre fala do mundo de uma forma intensa e necessária. Me encantei por Amélia tanto quanto Pierre a procurou. Pretendo ler outra vez algum dia.

Nick 11/04/2015

Perda de tempo
Um dos piores que já li. Fui até o fim da leitura porque me sinto mal em abandonar livros que comprei.
O autor parece querer forçar uma densidade no livro, buscando metáforas rasas que qualquer adolescente pode criar.
Isso me faz pensar que é cada vez mais difícil bons escritores surgirem agora, infelizmente. Devemos recorrer aos clássicos , pois é mais certeiro do que escolher esses que surgem agora.

Fê Rodrigues 28/09/2014

[Resenha] Cartas a Amélia, de Pedro Costi
Não te abisma Amélia, a impotência humana de admirar o mundo?

Não é a toa que Pedro Costi faz parte do selo Talentos da Literatura Brasileira. Com apenas 20 anos, este gaúcho escreveu Cartas a Amélia, um livro intenso, poético, filosófico e lindo desses que nos deixa triste porque acabou.

O livro descreve uma série de cartas de Pierre, um poeta que sai em uma viagem sem destino certo. As epístolas são endereçadas a uma jovem chamada Amélia e relatam tanto o sentimento de seu redator, quanto as aventuras de sua jornada.

Ao deixar o seu apartamento e embarcar em um trem para a cidade mais distante, Pierre parte em uma busca por si mesmo. Na viagem, encontra de tudo: o artista, o músico, o louco, a morte, o amor, a infância. Com cada um Pierre aprende, levando e deixando um pouco de si pelo caminho. Com a viagem do personagem, o leitor aprende sobre a sua própria vida. A jornada de Pierre também passa a ser a nossa jornada.

A capa de Monalisa Morato é reflexo da beleza da obra. A entrega, a docura, a natureza, o bucolismo que traz a paz em meio a um desespero da alma. Até a tristeza é bela em Cartas a Amélia.

É impossível não ser tocado por palavras tão doces e por reflexões são profundas. São justamente estas reflexões em formato de confissões que nos fazem quer ler a obra do começo ao fim. Ler Cartas a Amélia é um degustar poético que nos enche de esperança, mesmo nos momentos de despedidas, nas horas de angústia.

"E da pureza fizeram-se os sonhos".

site: http://www.nossoclubedolivro.com/2014/09/resenha-cartas-amelia-de-pedro-costi.html

Alessandra 10/04/2014

Lindo da capa à última frase
Cartas a Amélia narra de forma poética, tanto na escrita quanto no enredo, a busca de Pierre, um poeta submerso de profundos sentimentos e questões da vida, por descobrir mais sobre o mundo e a si mesmo. Para isso, ele embarca em uma viagem por lugares que desconhece em Paris, contando em forma de cartas para sua amada Amélia suas descobertas, encontros e desencontros que acontecem pelo caminho. Como promete a sinopse do livro, a história proporciona “um verdadeiro mergulho filosófico à essência humana, que busca sanar indagações e trazer acalanto à alma.”. Através de Pierre, Pedro nos mostra um mundo diferente, mais bonito (ou triste?) e faz transbordar diferentes sentimentos. O livro já entrou pra minha lista de livros preferidos. Indico a todos que não só gostam, mas amam e sentem a poesia, fazem das linhas do autor suas linhas, transferem as palavras para seus sentimentos.

site: http://instagram.com/tbookseverywhere