A Gênese

Resenhas - A Gênese

1 | 2 | 3 | 4

Marcio440 25/04/2024

Novo olhar
Toda a criação divina, milagres e ensinamentos, se as fantasias, superstições e ameaças criadas para controle da população.
Esclarecedor e libertador.

AndrA374 25/03/2024

"Allan Kardec, no século XIX, ao publicar 'A Gênese', procurou inserir o Espiritismo no diálogo entre ciência e religião, característico da época. A obra, buscando equilibrar fé e razão, reflete o empenho de Kardec em fundamentar suas ideias sob uma óptica racional e científica, em um momento histórico marcado por intensas transformações e questionamentos. Embora a abordagem de Kardec possa ser percebida como assertiva, ela visava legitimar o Espiritismo frente às descobertas científicas do período, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do pensamento espiritualista moderno. Assim, 'A Gênese' não apenas dialoga com o contexto científico e filosófico de seu tempo, mas também estabelece um marco na história das ideias, procurando entender a natureza espiritual humana de maneira integrada e holística."

Adamastor Portucaldo 25/11/2023

Um dos livros básicos da doutrina espírita
Quem sou eu pra achar alguma coisa? No entanto, lá vai...
- AK fornece excelentes explicações para inúmeros temas, da Gênese aos milagres, com argumentos sólidos e muito racionais, coerentes com a continuidade da vida, em múltiplas viagens das Almas entre o mundo do lado de cá e o mundo do lado de lá.
- Encontra e mostra, nas palavras de Jesus, conforme está nos evangelhos, trechos que ficam muito mais claros à luz do Espiritismo.
- Fala como se reencarnação fosse 'novidade', mas suponho que religiões orientais já consideram pacificamente, desde sempre, as infinidades de vidas na terra (e alhures?) de todas as almas, espíritos...
- O grande combate do livro é com a famosa santa madre igreja e os cristãos, que se apegam a trechos da Bíblia convenientemente escolhidos para tornar proscrito o espiritismo, embasados nalguns versículos da lei mosaica.
- A propósito, gosto de lembrar que se a Bíblia não merece qualquer reparo, que se aplique aos filhos o excelente método educacional definido em Deuteronômio Cap 21, versos 18 a 21!! Ousaria alguém pensar que se este método educacional não puder mais ser aplicado, então o livro santo teria três versículos que não valem mais? Blasfêmia? Mas tá lá e não vale mais mesmo; portanto, tem que chacoalhar a árvore e deixar cair o que tiver de cair.
- Da mesma forma que um espírito muito ilustre erra bem feio numa descrição dos astros numa parte do texto ('Galileu' e o número de estrelas da Via Láctea, que por ele é estimado com um não desprezível erro da ordem de dez mil vezes), talvez o papel do espiritismo colocado no livro esteja um tanto sobrelevado - mais de 150 anos se passaram e não parece que já tenha alcançado a proeminência que era apontada, almejada ou prevista pelo autor.
- Não se pode esquecer que havia cristãos esperando a volta de Cristo ainda durante a vida de seus doze Apóstolos ... portanto, dentro da eternidade o que mais deve ter é tempo! Tudo tem seu tempo certo. E a gente é que é meio apressadinho!
- O que dizer de:
"A geração que se levanta imprimirá ao mundo o movimento ascensional no sentido do progresso moral, que deve marcar a nova fase da Humanidade. (...) Esta fase já se revela por sinais inequívocos". Tomara!
- Talvez a gente sofra da síndrome do sapo fervido e não perceba as melhorias! - Talvez aconteça exatamente o contrário e o trem já descarrilhou (ou está em vias de) e a gente esteja vendo um quadro bem diverso do que aquele que foi previsto: pode ter dado tudo errado (de novo, vide Noé e sua Arca), apesar das previsões, por causa do livre arbítrio e dos espíritos renitentes, que parecem estar vencendo a porfia!
- Para dirimir essas e outras questões, lembro de uma aposta proposta por um espírita a um materialista: 'vamos marcar um encontro daqui uns 150 ou 200 anos! Se houver almas, espíritos etc, a gente se encontra e eu ganho a aposta. Se não houver, você ganhou.'
- Citando:
"Os incrédulos rirão dessas coisas, mas serão, um dia, forçados a abrir os olhos."
- É bom também nunca olvidar que tudo que sei é que nada sei!

Deghety 23/10/2023

A Gênese
Eu resolvi ler A Gênese porque achei O Livro dos Espíritos muito bom, sobretudo em relação aos aspectos filosóficos.
Em A Gênese o texto possui uma abordagem mais "técnica" e científica. No entanto há soberba quando o autor faz paralelos com outras crenças.
Kardec é até agressivo e bem cético quando questiona a visão ou a forma de entendimento de outras religiões, principalmente quanto ao velho e novo testamento.
Vale ressaltar que a grande maioria dos questionamentos têm bons fundamentos, embora haja mais conveniência e menos questionamentos no que se refere à sua própria crença.
Mas vale muito a leitura, tanto pelo aprendizado, como pelo conteúdo extremamente inteligente e reflexivo.

Carla.Parreira 17/10/2023

A gênese
A gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo, publicado pela primeira vez em janeiro de 1868. Nele destacam-se os temas: caráter da revelação Espirita, existência de Deus, origem do bem e do mal e destruição dos seres vivos uns pelos outros. Refere-se também a uranografia geral, com várias explicações sobre as leis naturais, a criação e a vida no Universo, a formação da Terra, o dilúvio bíblico e os cataclismos futuros, em seguida apresenta interessante estudo sobre a formação primária dos seres vivos, o princípio vital, a geração espontânea, o homem corpóreo e a união do princípio espiritual à matéria.
No tocante aos milagres, expõe amplo estudo, no sentido teológico e na interpretação espírita; faz vários comentários sobre os fluidos, sua natureza e propriedades, relacionandose com a formação do perispírito, e, ao mesmo tempo, com a causa de alguns fatos tidos como sobrenaturais. Desta forma, dá explicação de vários milagres contidos nos Evangelhos, entre eles, o cego de Betsaida, os dez leprosos, o cego de nascença, o paralítico da piscina, Lázaro, Jesus caminhando sobre as águas, a multiplicação dos pães e outros. Posteriormente, expõe a teoria da Presciência e as Predições do Evangelho, esclarecendo suas causas, à luz da Doutrina Espírita. Finalizando este livro apresenta um capítulo intitulado São chegados os tempos, no qual aborda a marcha progressiva do Globo, no campo físico e moral, impulsionada pela Lei do Progresso. Com este livro completa-se o conjunto das Obras Básicas da Codificação Espírita, também denominado Pentateuco Kardequiano.

Cris.Olczyk 07/08/2023

Interessante
Interessante para quem quer conhecer uma nova doutrina, conhecer a base do Espiritismo (Kardecista).

Eduardo 11/07/2023

Leitura básica
Um dos cinco livros básicos escritos por Allan Kardec sobre a doutrina espírita! Leitura obrigatória para quem quer saber mais sobre a religião...

Este livro é um pouco mais científico que os demais, mas esclarecedor como sempre!

Alice 06/07/2023

Sempre bom ler sobre a doutrina e entender muitas coisas que contribuem para o nosso melhoramento moral e espiritual

Diego Piu 28/06/2023

Quinta obra básica do movimento kardecista, sempre ouvi dizer que seria a de mais difícil compreensão... mas convenhamos, não querendo soar pedante, essa não é a intenção: se você não tem Segundo Médio completo, qualquer coisa escrita pelo Kardec é difícil de compreender!

Enfim, na real, não é mais difícil, mas o livro mais chato da "série"!

E a minha nota baixa se deve a alguns momentos que na minha leitura foram bem racistas!

E não adianta dizer que isso foi escrito em mil oitocentos e Reginal Rossi... afinal, supostamente esse trabalho foi todo orientado por espíritos superiores, não é mesmo?... fica a reflexão!

Não desgosto de outras obras do Kardec, inclusive ador a quarta obra básica... enfim, é isso o que eu tenho a dizer!

Diego980 17/05/2023

Ótimo
O último livro publicado por Kardec em vida busca responder aos questionamentos dos opositores do espiritismo sobre a criação do mundo, sua relação com a bíblia e, principalmente, as aparentes contradições que as informações dos espíritos criaram se comparadas com o que está no Antigo Testamento. Dada sua "tecnicidade", A Gênese é um pouco mais "denso" que os demais livros da codificação espírita.

Regina 04/05/2023

Excelente
Aqui Kardec nós fala da criaçao do mundo, a descoberta do espiritismo, toda a nossa criação. Um livro que inicia o pentateuco.

Carlos.Hildebrando 01/05/2023

Gratidão
Um aprendizado magnífico,mudou meu modo de entender sobre todo nosso mundo,esse livro me fez entender o passado,como agir no presente para poder conquistar meu futuro...

Gratidão por ter a oportunidade do esclarecimento e liberdade mental...

Bruno 05/04/2023

Máximo respeito
As ideias espíritas aqui apresentadas são uma alavanca poderosa para seguir com maior esclarecimento o supremo e maior guia, Jesus.

Estamos num momento de transição, naturalmente a humanidade está amadurecendo e pronta para as Verdades superiores, espíritos elevados estão povoando a Terra, conforme previsto, a geração nova.

Wellington.Pimente 02/04/2023

Elucidação entre Criação e religião.
Allan Kardec que era um educador em sua época, faz um lindo trabalho científico e filosófico, mostrando toda a origem do mundo que vivemos e as evidências científicas que faz paralelo com o livro Genesis do evangelho cristão. Numa tentativa de mostrar e validar essa criação e elucidar o que parece ser uma alegoria em outras situações, para assim trazer maior compreensão do nosso Criador. O melhor livro que li, onde explica a Criação e a religião.

Andréa Almendros 08/03/2023

Edificante
O estudo das obras da Codificação são de extrema importância para quem estuda o espiritismo.
A Gênese nos traz grandes ensinamentos e reflexões sobre a origem e evolução do planeta, bem como o futuro da humanidade como a conhecemos agora.

1 | 2 | 3 | 4