Vade retro, Satanás!

Vade retro, Satanás! Gabriele Amorth

Resenhas - Vade retro, Satanás!

Pedróviz 23/05/2021

Contra o Demônio
O Pe. Gabriele Amorth, baseado na sua experiência como exorcista, apresenta, num livro simples, os modos de atuação do Demônio sobre as pessoas e os modos de nos defendermos dele. Bom, muito do que ali está já deve ser do conhecimento de qualquer cristão, mas vale a pena a leitura. São apresentadas várias orações, inclusive orações de libertação. Um defeito forte do livro foi não se aprofundar mais no tema, mas creio que então deixaria de ser o livreto que é. Cumpriu bem sua função. Um livro muito bom. Avaliação 4/5.

Vinícius 10/05/2021

O Exorcista
O Pe. Gabriele Amorth, tornou-se, quando vivo, um dos maiores exorcistas da igreja católica. Passou parte de sua vida cristã dedicada a essa prática que para alguns pode parecer crendice, porém o mal sempre existiu desde os primórdios e a humanidade infelizmente jaz no maligno, como referido na Bíblia. A fé em Deus e reconhecimento do mal são fundamentais para nossa proteção. Nesta obra curta o Pe. nos ensina como o Demônio pode se manifestar na sociedade e nos dominar e como podemos nos proteger.

Simone 17/06/2021

Muito esclarecedor
Padre Gabriele explica o mal e o exorcismo de forma bem clara ao público. Ele tira toda mitificação sobre os exorcistas, plantadas provavelmente por Hollywood e nos mostra que, se formos pessoas de oração, não há porque temermos o mal. Ele nos fala sobre a queda dos anjos e sobre como Cristo é o centro de tudo já criado, desde o início. Recomendo para todos: os que têm muito medo (o livro esclarece muita coisa e nos deixa mais tranquilos, sabendo que se estamos com Cristo, nada temeremos) e para os que não acreditam (já que essa na verdade é uma forma que o inimigo usa para não ser incomodado). No fim tem várias orações de libertação. No formato Kindle o livro tem 56 páginas e aqui no skoob está marcado como 87

Leonardo 21/08/2020

É um livro bem curto, explicando as artimanhas utilizadas pelas forças demoníacas para tentar os homens.
Padre Amorth nos dá uma breve noção do procedimento da prática do exorcismo e afirma que a prática não é tão amedrontadora quanto as que aparecem em filmes.
Fala um pouco sobre nossa devoção por santos e uma síntese da história de alguns.
Na parte final, o livro possui várias orações.

Início: 20-08-2020.
Conclusão: 21-08-2020.

Leandro. 28/08/2023

Satanás e sua malignidade.
O Padre Amorth revela as realidades ocultas que se escondem além da nossa capacidade humana, desvendando as complexidades da possessão e o enigma da influência demoníaca e suas consequências de longo alcance. Ele oferece um vislumbre dessas forças malignas e dos esforços incansáveis ​​dos exorcistas para trazer libertação e cura. É um livro muito interessante para compreender o ponto de vista católico sobre o tema.

Felipe.Souza 14/05/2024

O livro do exorcista padre Gabriel que se chama Vade Retro, Satanás é uma obra que explora a temática do exorcismo e da possessão demoníaca através de uma narrativa rica em elementos religiosos e psicológicos. Utilizando uma abordagem fenomenológica, o livro mergulha na experiência subjetiva dos indivíduos envolvidos em rituais de exorcismo, destacando a percepção do sagrado e do profano em um contexto de intensa luta espiritual.
O livro trata da manifestação do sagrado na luta contra o maligno, explorando como a presença de forças divinas e demoníacas é vivida e interpretada pelos protagonistas. A tensão entre o bem e o mal é central, sendo experienciada como uma realidade concreta e tangível.
Tem rituais e simbolismo que detalha os rituais de exorcismo, os símbolos religiosos utilizados (como crucifixos, água benta, e orações específicas), e a importância desses elementos na percepção e combate ao mal. Esses rituais são entendidos como meios de invocar o poder do sagrado para confrontar e expulsar o demônio.
A obra enfatiza a vivência espiritual dos personagens, mostrando como a fé, a devoção e a crença no transcendente são fundamentais para enfrentar a possessão demoníaca. A fé é retratada não apenas como um recurso psicológico, mas como uma força vivida e experimentada.
Estado alterado de consciência que o livro explora os estados alterados de consciência tanto dos possuídos quanto dos exorcistas. Isso inclui fenômenos como transe, dissociação e histeria, analisando como esses estados podem ser interpretados dentro de um contexto religioso e espiritual.
Na psicodinâmica da Possessão se discute a possessão demoníaca em termos de conflito interno e externalização de aspectos sombrios da psique. A possessão pode ser vista como uma metáfora para conflitos internos profundos, traumas e repressões, que se manifestam de maneira dramática.
Os Efeitos Psicológicos dos Rituais na obra analisa os efeitos psicológicos dos rituais de exorcismo, tanto nos possuídos quanto nos exorcistas. Isso inclui o impacto da autoridade e da figura do exorcista, a catarse experimentada durante o ritual, e o alívio psicológico após a suposta expulsão do demônio.
Em suma Vade Retro, Satanás combina elementos religiosos e psicológicos para oferecer uma visão profunda e multifacetada do fenômeno da possessão e do exorcismo. Através de uma abordagem fenomenológica, o livro convida o leitor a compreender a intensa experiência espiritual e psicológica dos envolvidos, destacando a complexa interseção entre crença, experiência e psicologia.

Maria.Cecilia 18/01/2024

Interessante!
O padre Gabrielle Amorth foi um grande exorcista e fez mais de 100 mil exorcismos. Há até um filme sobre suas façanhas estrelado por Russel Crowe, O Exorcista do Papa.

Quando assisti o filme tive curiosidade em ler mais sobre o falecido autor e conhecer suas convicções.

Segundo Amorth, o homem, desde os primórdios da civilização, sempre teve a percepção dos chamados espíritos maléficos, procurando libertar-se deles.

Os hebreus já praticavam o exorcismo. No século IV por haver muitos charlatões, foi instituído o sacramento do exorcismo. O Direito Canônico confere somente aos bispos o poder de nomear um exorcista oficial em uma diocese.

Com a Caça às Bruxas, dos séculos passados, houve um aumento dos chamados exorcistas e por isso muitas pessoas padeceram na fogueira. A partir do século XlX o exorcismo foi sendo abandonado.

O que é um exorcista?

Quem escuta, procura compreender e tranquilizar, pois os verdadeiros casos de possessão são raros.

Talvez você não acredite em demônios, possessão, obsessão e dependência demoníaca, entretanto vale a pena conferir a obra.

Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!

Amanda Chiodi 22/01/2021

Um livro que os cristãos precisam ter por perto!
É inegável que a experiência do padre Gabrielle seja incrível, pois ao longo dos anos, ele especializou-se naquilo que deveríamos ser atentos, que são armadilhas do inimigo em nosso cotidiano.
Essa é uma leitura rápida e prática, que pode ser feita ao caminho do trabalho, escola, igreja, enfim... No entanto, não se engane pelo tamanho, pois o riquíssimo conteúdo nos ajudará a manter a guarda sempre levantada contra o mal.

flavia.fraga.125 10/12/2022

Livro bastante didático. Pe Gabriele Amorth explica a importância de crer no poder de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo para nos libertar do mal. Excelente leitura.

Arthur Jácome 14/01/2015

O livro é pequeno, mas não deixa a desejar quanto à riqueza de informações que nele se encontra. Indico para quem deseja iniciar suas leituras sobre exorcismo.

Luiz 17/12/2016

Ótimo livro! Indico para qualquer um. É preciso, antes de combater o inimigo, conhecê-lo, não é mesmo? Padre Gabriele Amorth destrói todo aquele sensacionalismo que as pessoas, os filmes, criam sobre o exorcismo e sobre o exorcista, até mesmo sobre a imagem do Demônio.
O livro também tem algumas orações contra o mal e de libertação. Ótimo também! Recomendo lerem.

Eduardo.Anjos 07/01/2022

O diabo existe para sermos santificados
Quando comecei o livro, eu sabia que ele explicaria a verdade sobre o diabo, tirando alguns mitos da minha cabeça. Então imagine minha surpresa ao descobrir que o Pe. Amorth é um exorcista e que seguiu na profissão até após os 88 anos. Foi uma experiência interessante ver o ponto de vista de um padre exorcista sobre tudo isso, até porque eu tinha lido os livros dos Warren e neles, os padres exorcistas são o último recurso, quando não foi possível expulsar os malefícios de forma convencional sendo necessário o exorscimo.

Marcio440 23/11/2022

Esclarecedor
Bem explicativo, tira um pouco o glamour que Hollywood coloca em um assunto muito sério que é o exorcismo.

danielradd 01/10/2021

Simples mas completo
É de uma estruturação simples e de fácil explicação.
Pra quem gosta do assunto, indico a leitura.
Um excelente livro para quem gosta do assunto e busca a santidade. O livro esclarece assuntos de forma simples e objetiva.