Sonetos

Sonetos Florbela Espanca

Resenhas - Sonetos

Deividy 08/06/2014

Conversando com um professor literatura da faculdade que estudo sobre este livro de Flor Bela, disse à ele que foram os melhores sonetos (incluindo o cancioneiro de Petrarca) que já li desde os de Camões. o motivo? leia e você saberá...

Letícia 16/05/2013

Agora estou órfã de Florbela...
Eu acho que não preciso fazer resenha de Florbela Espanca. Uma das maiores poetisas portuguesas, tive a honra de fazer um trabalho sobre ela ao longo deste semestre.

Florbela foi uma mulher triste e confusa, sem poder compreender a si e sem poder sentir-se plenamente satisfeita. Muitos fatores a levaram a ser deprimida como era. Seus sonetos mostram este lado sombrio, mas mostram também seu "don juanismo", a conquistadora, em versos de amor... mostram o fazer poético e o sonho... Florbela é maravilhosa e nos faz sentir intensamente o que lemos.

Novamente, foi uma honra estudá-la. Sinto-me órfã agora... mas é só o começo. Penso que nunca terminarei de fato, sempre haverá mais para se ler na poetisa.

~Quem quiser ver meu trabalho em grupo, criamos um blog: http://oslitteralis.blogspot.com.br
~E também fizemos um vídeo: http://youtu.be/ZewMS-t7Ksg

Júlia Pontes 17/01/2013

Depressivo, mas simplesmente lindo.
Acho que foi um dos melhores livros de soneto que já li, fiquei simplesmente impressionada com a forma que a Florbela escreve do que sente. Enquanto eu lia, eu sentia o amor e a dor presente em sua alma. Simplesmente muito bem escrito, super recomendo.

Mari 09/10/2012

Sublime!
Intensa e profunda, Florbela desnuda o amor, que não assustadoramente é ainda mais bonito sem as máscaras.

Mariana 28/08/2012

"Ser poeta é ser mais alto, é ser maior"
Uma imersão na alma dessa poetisa, que, na minha humilde opinião, é nada menos que uma das flores mais belas e talentosas da língua portuguesa.

Celia 21/01/2012

Sonetos
Florbela Espanca é, na minha humilde opinião, uma das maiores poetisas de língua portuguesa. Sempre melancólica, sofrida e exata. Esse livro tem algumas das mais dolorosas e apaixonantes poesias que ela já fez. Em alguns deles ela toca a alma da gente com tanto refinamento que sentimos que aquela poesia foi escrita pensando na nossa dor.

Cecília 11/11/2011

Sonetos de Florbela Espanca...Revela o mundo interior da autora.É um livro muito sensível,seus poemas transpiram amor,muitas vezes mal vividos;falam do preconceito de uma Portugal do ínicio do séc.20 em relação a mulher.Foi muito críticada na sua época por falar de assuntos impróprios para a mulheres como o erotismo,assim como por ter sido casada várias vezes.
Destaque para o poema:Fanatismo,largamente conhecido na voz do cantor Raimundo Fagner.

Raffafust 14/07/2011

Dança da solidão
Nunca parei no google para procurar sobre a vida de Florbela Espanca então não saberei especificar o porque escreve sobre tanta tristeza mas da forma mais linda que já li, ela era intensa e esse livro é algo que volta e meia eu releio.
Ela me parece sofrer o tempo todo mas seus sentimentos são vividos por quem lê seus sonetos sem prazo de validade, algo tão bem escrito e único que ouso dizer que será um clássico como assim o merece ser eternamente, o soneto de " A minha piedade" é um que sempre lembro porque me marcou bastante é de uma intensidade contagiante e mesmo triste é lindo de ser ouvido e/ou lido
Gosto de reler as vezes de acordo com o que realmente tem a ver com meu dia, muitas vezes se ebcaixa tão bem em nossa atualidade que fica dificil acreditar que foi escrito há tanto tempo.

Henrique 25/01/2010

Flor...Florbela e seu jardim.
Para seu tempo foi uma voz inconfundivel, excelente sonetista, porém triste e as vezes mórbida.
Com rimas ricas, descreve seu tempo, sua terra, sua razão de ser mulher, com sentimentos e desejos, buscando ser amada e atingir seus objetivos.
Em alguns momentos sua poesia é choro, é voz silenciosa que vai se decompondo com dores e partidas. Um canto de saudade, cada poesia como flor de um jardim.
Gostei do livro que fez conhecer o mundo de Florbela que termina como sua poesia já profetisava, num encontro com a morte.

Mara Vanessa Torres 24/06/2009

Plumas.
Floberla é pluma, é roseira brava, é portuguesa nata, é amante e irmã. Lirismo sem tamanho e arrebatador. :) Ótimo!

Rose Salles 23/03/2009

Florbela Espanca
Notável essa flor....como gosto dela!!!

SrPersonna 18/02/2009

O descuido com a obra de Florbela
A seleção dos sonetos na obra de Florbela não está completa e nem cuidadosa na referida edição.

Os poemas foram alterados arbitrariamente sob uma justificativa de se atualizar a grafia das palavras. Tais alterações não se deram com nenhum método ou precisão, deixando termos arcaicos misturados a outros atualizados sem nem facilitar a leitura e nem preservar o cuidado que Florbela tinha com seus versos.

Além do problema claro na revisão gráfica, não há também qualquer cuidado com a preservação dos sonetos e sua forma. Os poemas foram dispostos ao longo das páginas sem respeitar a estrutura e beleza concebida pela autora em sua criação. Na presente edição há sonetos retalhados em duas páginas distintas e até versos faltantes em outros.

Ao contrário do que pode ser lido na resenha seus versos não são aparentemente "parnasianos". Florbela é uma simbolista tardia que mesmo convivendo com os poetas modernos de Portugal não se rendeu as novas modas de seu tempo mas nem por isso deixou de receber elogios e versos de poetas renomados da época como Fernando Pessoa.

Sua obra surpreende pela viceralidade da sua feminilidade que se alterna contrastante com uma leveza lírica incrível. Florbela passa em seus versos tanto a princesa dos contos de fadas quanto a mulher insaciável de desejos devassos. E tal acontece em um transito harmônico que poucas vezes já foi visto na história da literatura.

Florbela D'alma Espanca vem nos mostrar que a poesia pode ser muito mais que uma água com açúcar piegas e que pode ser forte sem nunca deixar a sensibilidade de lado. Florbela é um conto de fadas, com direito a todos os sonhos, arroubos, monstruosidades, pesadelos e amores.

Agnes 15/02/2009

ESPANCANDO!!!
Bela compilação de poemas intensos e contundentes de Florbela Espanca.Em cada verso os sentimentos jorram deliberadamente. Leitura forte para quem gosta de sentir impulsos de depressão, desamor, solidão, contradição, e especialmente, muita paixão!!!