Sonetos

Sonetos Florbela Espanca

Resenhas - Sonetos

anaclara_uchoa 23/02/2024

Simplesmente florbela
Apesar da escrita da Florbela ser um pouco mais complicada,não tira nenhuma beleza dos poemas dela
Gostei muito e consegui sentir cada palavra que ela escreveu
Adorei. ?

Bia 05/02/2024

Que livro lindo! Eu fui conhecer a autora só ano passado, mas ainda não tinha conseguido ler nada dela. São poemas cheios de melancolia, mas que também carregam paixão, alegria, amor e esperança. Um coração sensível e apaixonado esse o da Florbela, inigualável.

tiagosmc 13/01/2024

Forma e sentimento
Esse livro é para amantes de sonetos. Se você não se considera um, provavelmente esse livro não é para você.
Florbela é exímia sonetista, mas sobretudo faz transbordar sentimentos em seus versos através de metáforas concretas que fazem a ponte entre a natureza alentejana que ela viveu e a sua personalidade ao mesmo tempo forte e frágil, que lidou com várias perdas ao longo da vida e que entorpeceu a si mesmo e aos seus poemas com o suco da alma e do coração de quem amou e sofreu e experimentou as alegrias das pequenas coisas.

Ãtila 23/09/2023

A delicadeza em que Florbela expõe seus sentimentos em situações de sua vida são por si só u grande atrativo para sua poesia. Ver em suas palavras toda a dor, alegria, as vezes desesperança que ela experimentou na vida, são uma forma de conhecer intimamente seus sentimentos e pensamentos.

Charleees 27/03/2023

SONETOS - Florbela Espanca
Florbela foi uma poetisa portuguesa nascida em 1894 em Vila Viçosa, Portugal.

Como uma boa poetisa, Florbela soube transformar toda sua vida inquieta, tumultuada e cheia de sofrimentos em belas poesias, cartas e contos.

Em seus versos, ela deixou transbordar todo seu erotismo, liberdade e amor a sua terra. Em uma época nada hospitaleira para as mulheres, Florbela fez dos seus versos vozes para seus desejos e paixões.

Pessoalmente falando do livro, os textos que mais gostei foram aqueles em que Florbela traz dúvidas quanto a existência, o estar (e permanecer) no mundo ou fala sobre os mistérios que envolvem a morte.

◾Minha Culpa
Quem sou? Sou um reflexo...
Sou um verme que um dia quis ser astro...

◾A um moribundo
O que há depois? Depois?... O azul dos céus?
Um outro mundo? O eterno nada? Deus?
Um abismo? Um castigo? Uma guarida?
Que importa? Que te importa, ó moribundo?
- Seja o que for, será melhor que o mundo!
Tudo será melhor do que esta vida!...

◾Anoitecer
E eu que não creio em nada, sou mais crente
Do que em menina, um dia, o fui... outrora

Florbela perdeu seu irmão em um trágico acidente de avião em 1927, por duas vezes tentou suicídi0, em outubro e novembro de 1930. Em 8 de dezembro de 1930 ela não resiste a sua terceira tentativa de suicídi0 e morre no dia do seu 36º aniversário.

A leitura dos Sonetos fez com que aumentasse em mim o desejo de conhecer mais de Florbela por meio de suas cartas e diários (cartas é um dos meus estilos literários favoritos), a leitura é um encontro pessoal com figuras que há muito não estão mais entre nós, mas que por meio de suas cartas, memórias, além de suas obras, permanecem vivos.

Sonetos
Livro 17 de 2022

Bia* 04/02/2023

Primeira vez que li algo de Florbela Espanca e já estou apaixonada, quero ler tudo que ela escreveu. Esse livro em particular reune 4 livros dela: Livro de Mágoas, Livro de Sóror Saudade, Charneca em flor e Reliquiae

saraffranco 14/02/2022

Os Sonetos de Florbela são um reflexo perfeito de sua vida conturbada e de seus pensamentos depressivos. Conhecer a história da autora não é essencial, mas a partir dela é possível compreender melhor o sentido dos poemas em que ela declara seu amor ou expressa o quanto sofria com ele e com a própria vida.
As rimas de Florbela são muito bem construídas, a métrica é impecável e os Sonetos são tanto em estética quanto em tema estruturados com perfeição.
Cada um dos livros apresentados se complementa, "Sóror Saudade" e "Charneca em Flor" refletem mais o lado do romance inatingível de Florbela, enquanto "Livro de Mágoas" e "Reliquiae" apresentam as tristezas e o desejo de morte da autora. Em geral, é possível perceber que nos últimos livros a morte tornava-se um tema mais recorrente que nos primeiros.

Marília 18/03/2021

Tão nova, tão triste, tão grande!
Eu estava lendo ?Quarto? e nele tinha uma poesia, dei um Google e descobri que era de Florbela Espanca. Aí pensei: acho que eu tenho um livro dela, e eu estava certa.
~
Você percebe logo de início que a mulher sofre demais, é muita tristeza ao escrever as poesias, ao perceber isso, dei um Google e descobri que ela tentou suicídio 3 vezes e na terceira conseguiu o que queria, morrendo aos 36 anos de idade.
~
Você descobre também que com 25 anos de idade, apesar de toda a tristeza, ela consegue ter um escrita excelente, se tornando uma das poetisas mais reconhecidas de Portugal. ??
~
Você também percebe que ela não acredita muito no amor.
~
Os versos dos sonetos deste livro, muito bem rimados.
~
Comprarei outros livros dela.

Brito 05/02/2021

Sonetos de Florbela Espanca
A poesia de Florbela trata motivos muitas vezes tratados pelos poetas românticos: amor, perda, tristeza, mágoa, amargura, angústia, sonho, fugacidade da vida e da felicidade. Mas do modo conciso e transbordante como ele os tratou, mais ninguém o fez.
Florbela é autenticidade e intensidade. O corpo é um poço a arder em torno do qual ardem a poetisa eleita, o eu submisso, o eu que vive para servir o amor, o eu que ama quem quiser, este, aquele, o outro e toda a gente, o eu que se entrega de uma forma absoluta, o eu que teme ser rejeitado, o eu que teme a perda, o eu da culpa, o eu do desejo.
O corpo poético de Florbela é todo síntese e desmesura, poço de contradições em forma de soneto. É maravilhoso ver como tanta diversidade e vida desmedida cabem numa forma tão exigente, como se o soneto ganhasse asas para dentro e voasse muito para lá do céu no peito. A viagem faz-se dentro de si porque é dentro de si que tudo está, o céu e o inferno, a dor e os outros, as charnecas em flor, o mundo inteiro. Florbela é um pórtico para o infinito que parte sem sequer partir.

Jacqueline.Katheri 13/07/2020

Se eu pudesse daria muito mais que 5 estrelas!
A escrita de Florbela Espanca trás uma melancolia e intensidade que me fez querer marcar praticamente mais da metade do livro de tanto que gostei dos poemas. Se você está procurando uma poesia triste, intensa, com nuances de amores e perdas da vida, além de gostosa de ler você está no livro certo! Curiosa para ler outras obras dela!

Biblioteca Álvaro Guerra 28/07/2018

" Detesto o ridículo dum rosto olheirento melancolicamente debruçado com ares de vítima; tenho horror a todos os convencionalismos, às frases feitas, às palavras que já serviram. Incompreendida! Que quererá isto dizer? Quase nada..."

Empreste esse livro na biblioteca pública

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/852860036x

Daniel 15/12/2016

Florbela
A Poesia de Florbela, sem dúvidas, chama a atenção pela sua beleza é pela leveza com que é construída. Ícone de uma geração afeita ao modernismo, a poetisa portuguesa, de certa forma, foge às temáticas e ao espírito de iconoclastia do modernismo em Portugal, escrevendo sonetos cuja temática principal é a questão amorosa. Sem sombra de dúvidas, eis uma grande poeta do século XX em Portugal que escreveu belíssimos poemas e inscreveu seu nome na literatura universal.

Lucas Anderson 11/11/2016

Mistura de emoções
Coletânea de livros excelente! Florbela é de uma maestria... Um misto de tristeza, agonia, decepções, perdas, alegria, amor, e tudo mais. Enfim, uma poeta que soube alcançar os sentimentos através da poesia!

Carol 01/09/2016

Maravilhosa!
Livro de sonetos da poetisa portuguesa Florbela Espanca. Pouco conhecia de Florbela antes desse contato (e de uma peça a que fui assistir sobre ela, que também resultou em um livro) e agora não quero mais desgrudar dela, já estou apaixonada! Poetisa ardente, verdadeira, escrevia seus poemas à sangue, viveu seus parcos 36 anos de vida intensamente, morreu na década de 30 do século XX mas viveu sempre à frente do seu tempo e frequentemente fora de si. Refletiu em seus poemas sua vida, suas ilusões, paixões, tristezas, e tudo mais que sentia e pensava. Não tem o reconhecimento devido em Portugal, pois como mulher sofreu discriminação em sua conduta de vida tornando-se persona non grata; não deixou descendentes, não teve nem mesmo sobrinhos para lutar por seu nome e trabalho. Uma mulher fantástica que não suportou o peso de suas tristezas e se matou tão jovem.

Marina 14/12/2015

Os poemas dela viciam.
Uma coleção dos maravilhosos sonetos da Florbela Espanca. Claro que muitos deles são bem melancólicos mesmo, devido a desgraceira que foi a vida dela. Contém vários poemas do meu vício Mensageira Das Violetas (eu amo o título desse livro, e os poemas já li mooooointas vezes). Enfim, recomendo muito, pois esse livro me ajudou a sobreviver em uma fase difícil e os poemas dizem muitas verdades sobre a vida, que são por vezes pessimistas, sim, mas ainda tem os que mostram um o que há de belo em viver e são incríveis.