Sonetos

Sonetos Florbela Espanca

Resenhas - Sonetos

Celia 21/01/2012

Sonetos
Florbela Espanca é, na minha humilde opinião, uma das maiores poetisas de língua portuguesa. Sempre melancólica, sofrida e exata. Esse livro tem algumas das mais dolorosas e apaixonantes poesias que ela já fez. Em alguns deles ela toca a alma da gente com tanto refinamento que sentimos que aquela poesia foi escrita pensando na nossa dor.

Marília 18/03/2021

Tão nova, tão triste, tão grande!
Eu estava lendo ?Quarto? e nele tinha uma poesia, dei um Google e descobri que era de Florbela Espanca. Aí pensei: acho que eu tenho um livro dela, e eu estava certa.
~
Você percebe logo de início que a mulher sofre demais, é muita tristeza ao escrever as poesias, ao perceber isso, dei um Google e descobri que ela tentou suicídio 3 vezes e na terceira conseguiu o que queria, morrendo aos 36 anos de idade.
~
Você descobre também que com 25 anos de idade, apesar de toda a tristeza, ela consegue ter um escrita excelente, se tornando uma das poetisas mais reconhecidas de Portugal. ??
~
Você também percebe que ela não acredita muito no amor.
~
Os versos dos sonetos deste livro, muito bem rimados.
~
Comprarei outros livros dela.

Ãtila 23/09/2023

A delicadeza em que Florbela expõe seus sentimentos em situações de sua vida são por si só u grande atrativo para sua poesia. Ver em suas palavras toda a dor, alegria, as vezes desesperança que ela experimentou na vida, são uma forma de conhecer intimamente seus sentimentos e pensamentos.

Agnes 15/02/2009

ESPANCANDO!!!
Bela compilação de poemas intensos e contundentes de Florbela Espanca.Em cada verso os sentimentos jorram deliberadamente. Leitura forte para quem gosta de sentir impulsos de depressão, desamor, solidão, contradição, e especialmente, muita paixão!!!

Henrique 25/01/2010

Flor...Florbela e seu jardim.
Para seu tempo foi uma voz inconfundivel, excelente sonetista, porém triste e as vezes mórbida.
Com rimas ricas, descreve seu tempo, sua terra, sua razão de ser mulher, com sentimentos e desejos, buscando ser amada e atingir seus objetivos.
Em alguns momentos sua poesia é choro, é voz silenciosa que vai se decompondo com dores e partidas. Um canto de saudade, cada poesia como flor de um jardim.
Gostei do livro que fez conhecer o mundo de Florbela que termina como sua poesia já profetisava, num encontro com a morte.

Rose Salles 23/03/2009

Florbela Espanca
Notável essa flor....como gosto dela!!!

Brito 05/02/2021

Sonetos de Florbela Espanca
A poesia de Florbela trata motivos muitas vezes tratados pelos poetas românticos: amor, perda, tristeza, mágoa, amargura, angústia, sonho, fugacidade da vida e da felicidade. Mas do modo conciso e transbordante como ele os tratou, mais ninguém o fez.
Florbela é autenticidade e intensidade. O corpo é um poço a arder em torno do qual ardem a poetisa eleita, o eu submisso, o eu que vive para servir o amor, o eu que ama quem quiser, este, aquele, o outro e toda a gente, o eu que se entrega de uma forma absoluta, o eu que teme ser rejeitado, o eu que teme a perda, o eu da culpa, o eu do desejo.
O corpo poético de Florbela é todo síntese e desmesura, poço de contradições em forma de soneto. É maravilhoso ver como tanta diversidade e vida desmedida cabem numa forma tão exigente, como se o soneto ganhasse asas para dentro e voasse muito para lá do céu no peito. A viagem faz-se dentro de si porque é dentro de si que tudo está, o céu e o inferno, a dor e os outros, as charnecas em flor, o mundo inteiro. Florbela é um pórtico para o infinito que parte sem sequer partir.

Raffafust 14/07/2011

Dança da solidão
Nunca parei no google para procurar sobre a vida de Florbela Espanca então não saberei especificar o porque escreve sobre tanta tristeza mas da forma mais linda que já li, ela era intensa e esse livro é algo que volta e meia eu releio.
Ela me parece sofrer o tempo todo mas seus sentimentos são vividos por quem lê seus sonetos sem prazo de validade, algo tão bem escrito e único que ouso dizer que será um clássico como assim o merece ser eternamente, o soneto de " A minha piedade" é um que sempre lembro porque me marcou bastante é de uma intensidade contagiante e mesmo triste é lindo de ser ouvido e/ou lido
Gosto de reler as vezes de acordo com o que realmente tem a ver com meu dia, muitas vezes se ebcaixa tão bem em nossa atualidade que fica dificil acreditar que foi escrito há tanto tempo.

Daniel 15/12/2016

Florbela
A Poesia de Florbela, sem dúvidas, chama a atenção pela sua beleza é pela leveza com que é construída. Ícone de uma geração afeita ao modernismo, a poetisa portuguesa, de certa forma, foge às temáticas e ao espírito de iconoclastia do modernismo em Portugal, escrevendo sonetos cuja temática principal é a questão amorosa. Sem sombra de dúvidas, eis uma grande poeta do século XX em Portugal que escreveu belíssimos poemas e inscreveu seu nome na literatura universal.

Mariana 28/08/2012

"Ser poeta é ser mais alto, é ser maior"
Uma imersão na alma dessa poetisa, que, na minha humilde opinião, é nada menos que uma das flores mais belas e talentosas da língua portuguesa.

Júlia Pontes 17/01/2013

Depressivo, mas simplesmente lindo.
Acho que foi um dos melhores livros de soneto que já li, fiquei simplesmente impressionada com a forma que a Florbela escreve do que sente. Enquanto eu lia, eu sentia o amor e a dor presente em sua alma. Simplesmente muito bem escrito, super recomendo.

Letícia 16/05/2013

Agora estou órfã de Florbela...
Eu acho que não preciso fazer resenha de Florbela Espanca. Uma das maiores poetisas portuguesas, tive a honra de fazer um trabalho sobre ela ao longo deste semestre.

Florbela foi uma mulher triste e confusa, sem poder compreender a si e sem poder sentir-se plenamente satisfeita. Muitos fatores a levaram a ser deprimida como era. Seus sonetos mostram este lado sombrio, mas mostram também seu "don juanismo", a conquistadora, em versos de amor... mostram o fazer poético e o sonho... Florbela é maravilhosa e nos faz sentir intensamente o que lemos.

Novamente, foi uma honra estudá-la. Sinto-me órfã agora... mas é só o começo. Penso que nunca terminarei de fato, sempre haverá mais para se ler na poetisa.

~Quem quiser ver meu trabalho em grupo, criamos um blog: http://oslitteralis.blogspot.com.br
~E também fizemos um vídeo: http://youtu.be/ZewMS-t7Ksg

Deividy 08/06/2014

Conversando com um professor literatura da faculdade que estudo sobre este livro de Flor Bela, disse à ele que foram os melhores sonetos (incluindo o cancioneiro de Petrarca) que já li desde os de Camões. o motivo? leia e você saberá...

Lucas Anderson 11/11/2016

Mistura de emoções
Coletânea de livros excelente! Florbela é de uma maestria... Um misto de tristeza, agonia, decepções, perdas, alegria, amor, e tudo mais. Enfim, uma poeta que soube alcançar os sentimentos através da poesia!

Carol 01/09/2016

Maravilhosa!
Livro de sonetos da poetisa portuguesa Florbela Espanca. Pouco conhecia de Florbela antes desse contato (e de uma peça a que fui assistir sobre ela, que também resultou em um livro) e agora não quero mais desgrudar dela, já estou apaixonada! Poetisa ardente, verdadeira, escrevia seus poemas à sangue, viveu seus parcos 36 anos de vida intensamente, morreu na década de 30 do século XX mas viveu sempre à frente do seu tempo e frequentemente fora de si. Refletiu em seus poemas sua vida, suas ilusões, paixões, tristezas, e tudo mais que sentia e pensava. Não tem o reconhecimento devido em Portugal, pois como mulher sofreu discriminação em sua conduta de vida tornando-se persona non grata; não deixou descendentes, não teve nem mesmo sobrinhos para lutar por seu nome e trabalho. Uma mulher fantástica que não suportou o peso de suas tristezas e se matou tão jovem.