Caminhos Incertos Elder Koldney

Resenhas - Caminhos Incertos

Jhef 05/02/2014

É a primeira vez que leio o livro de um autor ao qual eu conheço pessoalmente.
E sabe quando você sente aquele orgulho de um amigo? E não é por sermos amigos que endossarei minha opinião sobre este livro, pois ele bem sabe como é nossa amizade. Bem sincera.
Já fazia certo tempo que eu não lia um livro tão gostoso, daqueles que você pega dizendo que só pode ler três capítulos, pois precisa dormir (dilema cruel de todo leitor), mas eis que se esquece de dormir e já se foram seis capítulos e você quer mais.
Uma história leve, doce, feita de momentos que qualquer pessoa que ler pode se identificar. Cada personagem é bem construído, seguem bem colocados e com perfeita harmonia no enredo. Aqui eu falo de meus personagens favoritos: Beatriz, quem nunca teve uma amiga assim? Fernando, com todo seu mistério sensual e graça. Sam, que é pura magia e Alberto, personagem pelo qual tive muito carinho, que engana ao passar despercebido, mas é aquele tipo de pessoa que encontramos por aí que nos vê como realmente somos e mesmo sem perceber se torna um elo nos ligando a tudo que amamos.
É uma história de amizade, família e amor. O amor que pra quem acredita sempre salva.

Fernanda 20/02/2014

Caminhos Incertos
- Lembra-se de quando foi embora? ela me interrompe, segura minha mão - O que eu lhe disse?
Tento me lembrar das palavras ditas por ela um dia antes da minha partida.
- Você me disse que o mundo poderia ser grande e que o tempo poderia se arrastar, mas que sentia que não importava onde eu estivesse, e não importava o tempo que passasse, nossa amizade seria tão verdadeira e duradoura quanto o brilho do sol. consigo dizer sem esquecer uma única palavra.
- Isso simplifica tudo, Marcos. ela sorri. - Vou te apoiar em todas as suas decisões. Estarei sempre do seu lado para compartilhar o seu sorriso ou ter que me unir a você em suas lágrimas. Isso é amizade. Isso... ela move seu dedo indicador para mim e para ela somos eu e você.
Página 204, Capítulo 20
_____________________________________________________________________
Todos os dias pessoas se mudam, deixam suas cidades natais para se aventurar em locais totalmente diferentes, seja por opção própria, seja pelos estudos, a questão é que começar uma nova vida e um lugar bem diferente é uma decisão bem difícil (digo isso com propriedade, afinal passei por isso muito recentemente). Mas a melhor sensação de se mudar é quando por fim você decide voltar, rever sua família, seus antigos amigos e perceber que eles ainda são os mesmo com você, não tem sensação melhor acredite.
Bom, não é bem esse o sentimento do Marcos ao voltar para sua antiga cidade no interior de minas a qual deixou quando muito pequeno devido à transferência dos pais no trabalho. A incerteza de não saber como seus antigos amigos vão reagir a sua volta e acontecimentos duros do passado o assombram e fazem com que ele esteja odiando sua volta.
Mas para sua surpresa, seus antigos amigos mostram que amizades verdadeiras duram por toda uma vida e o acolhem com muita alegria o que o faz ter forças para enfrentar todos os problemas que tiver pela frente, e acredite, são muitos. Por que voltar pra sua cidade natal não te traz só seus amigos de volta, mas também os inimigos, e esses o marcos tem de sobra (são só quatro pessoas irritantes e chatas, mas que valem por umas quinze) que faziam questão de fazer bulling com ele no passado e o atormentar de todas as maneiras, inclusive agressões físicas, algo que não mudou com o tempo, pois como presente de boas vindas do cabeça do grupo terrível, Felipe, Marcos quase é atropelado.
E apesar da grande força de vontade do Marcos de enfrentar tudo de cabeça erguida dessa vez, a sorte não esta muito a favor dele (nessas horas nunca temos sorte mesmo, eita vida xD) graças a tentativa da escola onde ele estuda de gerar uma maior interação entre os alunos, por meio de sorteio, o Marcos acaba tendo que fazer dupla com quem? Quem? Mas é claro né, com o mal amado do Felipe. Isso vai ser motivos pra muita frieza, discussões e ate novas agressões físicas. Por ironia do destino os dois acabam tendo que ficar cada vez mais próximos e um grande acontecimento (que eu não vou contar, claro, hahahahaha) vai fazer com que a vida dos dois mude totalmente levando ao ponto chave do livro.
Ler esse livro foi uma das maiores responsabilidades que eu já tive na vida, afinal o autor é um dos meus grandes e queridos amigos (e eu to me sentido com um amigo escritor, chique, chique isso =]) mas não se enganem vocês de pensar que isso afetou minha visão da historia, pelo contrario, acredito que fui ainda mais dura em relação as criticas do que alguém de fora, mas enfim estou enrolando demais né?!
O que eu posso dizer é que é uma ótima historia, e muito, mas muito gostosa de ler mesmo sabe, o Marcos com os amigos deles me fizeram lembrar da minha adolescência e dos meus amigos na época (me fez sentir velha =P), me trouxeram as lembranças gostosas dessa época e dos livros ótimos que eu lia naquela época também. É uma leitura tão boa e tranquila que você vai lendo e lendo e quando vê já extrapolou seu limite diário (claro que pra leitura não existe limite, mas se eu ficar só lendo e não estudar meus pais me deserdam).
Alem disso o livro trata de assuntos ótimos como o valor de amizades, a busca e o reconhecimento pelo seu eu de verdade, preconceito e claro o sentimento do amor verdadeiro. E esses são os pontos fortes do livro, ver como são as amizades do Marcos faz você pensar nas suas próprias amizades e em como elas são muitos importantes pra você e como elas fazem a sua vida mais feliz e que você faria qualquer coisa por elas.
O livro também traz a questão do reconhecimento do seu eu verdadeiro sabe, em você se mostrar como realmente é sem ter medo disso, suportando todos os preconceitos seja eles quais forem e principalmente superando o próprio autopreconceito, que faz com que muitas e muitas pessoas vivam uma mentira. É em cima disso que gira a historia central do livro e eu achei muito interessante, pois, traz pontos de vistas totalmente diferentes das versões estereotipadas que vem aparecendo nas novelas ultimamente (sério, ta ficando irritante já sempre do mesmo jeito ¬¬).
O livro é narrado em primeira pessoa então todas essas questões, esses sentimentos, sofrimentos acabam te afetando e em determinado momento você sente como se fosse o próprio personagem. Por falar em personagens, tem como escolher um melhor? Não tem, cada um tem um jeito tão particular e legal que você acaba gostando muito de todos, tem o Beto com seu jeito mais introspectivo, mas que sempre sabe o que falar e a hora de falar, tem a Marina tagarela e de quem não se consegue esconder nada, tem a Bia e sua necessidade de estar sempre a frente de tudo, o Danilo com seu jeito durão e ao mesmo tempo desligado ( e com um senso pra presentes perfeito, foi uma escolha super fofa *-*) o Marcos com seus dotes culinários e seu jeito de sempre querer proteger as pessoas de seus problemas, o Fernando com seu charme e mistério, ate o coisa do Felipe tem suas qualidades.
A historia é realmente muito boa, mas como nem tudo na vida são flores teve um ponto que eu não gostei muito que foi o final. De coração (inclusive já conversei com o meu amigo sobre isso) eu realmente não acho que tinha necessidade o livro terminar do jeito que terminou (não me interpretem mal pelo amor de Deus) eu esperava outras possibilidades e acho que algumas delas seriam melhores, mas do jeito que foi, sério, eu estava tão dentro da historia que eu tive um ataque de nervos (fazia tempo que não ficava tão emotiva O.o). Não foi um final ruim, mas com tudo que acontece ate se chegar no fim, eu gostaria de ter visto outro rumo sendo tomado ali.
Bom, to escrevendo demais pra variar, o que eu posso dizer é que a história é muito boa, nos ensina muitas lições e nos mostra a outra face da moeda digamos assim e faz você pensar e rever as suas atitudes. Eu espero muito que mais e mais pessoas leiam o livro, não só pelo fato de ser obra do meu amigo, mas por que a historia nos traz muitos pontos de vista os quais muitas pessoas nem se importam ou prestam atenção e se as pessoas parassem pra pensar, o mundo seria um lugar um pouco melhor.
Então é isso, leiam, deem gargalhadas, fiquem bravos, sintam-se apaixonados, chorem com essa historia que eu tenho fé que será um sucesso.

Beijos e até a próxima! =)
E beijos especiais pro meu amigo lindo e talentoso o qual me deu essa grande oportunidade de ler sua historia.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬
Aquelas palavras de alguma forma fazem com que eu me sinta melhor. No entanto, não é apenas isso que me aflige.
- Mas você sabia que a amava, não é?
Ele se afasta e faz com que eu olhe para ele.
- Saber que você ama a pessoa ideal, não faz a vida mais fácil, ou te dá a certeza de que tudo vai dar certo. Do lado da pessoa certa ou errada, há provações, dificuldades, mas acredite, se o sentimento for forte e verdadeiro das duas partes, tudo vai se acertar.
A questão é justamente essa, algo lá no fundo me diz que nada vai se acertar.
Página 228, capítulo 14

Daiana59 26/09/2020

Caminhos Incertos e surpreendentes
Estava há muito tempo querendo um romance Lgbt gostosinho de ler, mas fui impactada por muitas provações que os personagens passaram durante o livro. Fiquei confusa em alguns momentos do livro, pois vi muitos detalhes semelhantes a livros americanos, o que não funciona muito para nosso país, mas nada que impeça uma boa leitura. A leitura é muito fluída, os personagens femininos são bem legais, achei o Danilo muito exagerado, o Beto super wtv, mas o Marcos e o Felipe tem uma construção bem legal! Gostei do livro, mas sinceramente o final foi rápido e meio desnecessário pra mim. Mas isso não tira o mérito do livro, vale a pena ler.

Vitor.Gabriel 27/09/2020

Caminhos Incertos
É um livro em que leitura flui muito bem. Foi fácil entender os principais conflitos do livro e eles se desenrolam de maneira bem clara e interessante. Foi muito interessante observar durante todo o livro a evolução de personagens como o Marcos e o Felipe. O final é surpreendente, tudo acontece de maneira muito rápida, mas ao mesmo tempo acredito que o autor conseguiu transmitir com muita clareza a mensagem que ele buscava. Vale muito a pena ler!

07/10/2020

História linda - recomendo!
Caminhos incertos é um livro que nos relembra a importância das amizades, segundas chances e mudanças de vida. Uma leitura fácil, descomplicada, que tem personagens realistas, com quem você se identifica e cria simpatia (ou antipatia) e deixam saudades no fim da leitura. O final... ah o final! Deixo para cada um suas conclusões. Eu adianto apenas que vai se surpreender.