A guardiã

ISBN: 978-85-82735-53-4
Ano: 2014
Páginas: 130
Classificação: 3/5

"Toda dor é grande (...) Ainda mais quando é de alguém que se ama (...) Não menospreze a sua dor..''

Sinopse - A guardiã - Ane Viz
É possível retomar o controle de sua vida depois que ela parece ter saído de suas mãos? A vida de Lílian muda com a morte de sua melhor amiga a levando a uma grande confusão. Em meio a isso, se depara com o amor que não é como sempre imaginou. E agora ela está pronta para lutar e ser a guardiã que sempre sonhou. Lílian é uma garota comum, ou quase, que aprenderá que existe muito mais coisas que ela não conhece. Um nova vida com um rumo totalmente diferente quando ela se vê diante de um problema que não tem a solução. Vê seu destino ser drasticamente mudado e fugir completamente de suas mãos. Será ela capaz de poder guiar novamente sua própria vida e provar que pode ser e será a melhor guardiã de todas?

A Guardiã - Ane Viz

Lily é uma menina destemida, determinada e muito passional. A amizade é para ela um ponto que a impulsiona a ser cada vez melhor no que almeja e faz, que no caso dela é formar-se e ser uma guardiã tão boa quanto foi a sua amada mãe no passado. Filha do temido e muito enigmático Alvo Aslan, Lily terá de descobrir dentro de si mesma o que é ser uma protetora/guardiã que nada teme e que nunca deixa seus instintos tomarem o controle de sua vida.

Perto de concluir seus estudos em uma renomada escola, Lily se vê cercada de Dècés (o que compreendi como uma forma de vampiro) que atacam a sua escoal e por consequência ferem mortalmente a sua melhor amiga e protegida. Após esse turbilhão de sensações, ela tem de tomar uma decisão: encarar o fracasso e seguir em frente rumo à um sucesso futuro, ou largar para trás sua formação por medo de falhar novamente.

Lily, que tem na amizade sua válvula de impulso, terá de seguir em frente, vencer suas muralhas internas e participar do seu verdadeiro elo com o poder: a sua essência, afinal ela é uma filha das sombras, e por característica terá ainda um futuro cheio de lutas, marcas e muitos desafios.

"É Lily - Ri comigo mesma - Chegou à hora de crescer (...) Você está perto de cumprir sua promessa. Ser uma grande guardiã"

Uma menina que age além do que o seu treinador espera, uma morte que a lembra da responsabilidade que carrega, o amor não correspondido e ausente, o pai que tem seus segredos, e um mundo de seres (puissance, dècés e tuteur) que coabitam entre os humanos como se nada acontecesse. E cabe à Lily fazer parte ou não do rol de protetores que mantém a harmonia disso tudo!

Sim esse é um livro bom, mas que ao meu crivo ficou faltando muita coisa. A leitura é rápida (mas poderia ser mais extensa), sem muitas explicações sobre esses seres - isso deixa a leitura confusa e o leitor bem deslocado, pois como mencionei acredito que os seres são vampiros mas isso não ficou especificamente claro. Com a narrativa em primeira pessoa poderia ser mais forte e visceral, pois como gostei da escrita leria sem problemas e com gosto mais umas 300 páginas.

"Esperei que meu silêncio fosse o suficiente para afastá-lo, mas estava enganada, uma vez mais. Aquele não era mais ele. E eu corria perigo por estar tão perto dele."

A autora poderia ter se aprofundado mais nas cenas de ação, e nos ataques (senti o livro um pouco parado), ser mais descritiva e muito mais passional. O livro tem um mega potencial de desenvolvimento, mas senti que era essa a ideia do livro. Li como se o mesmo fosse uma introdução à algo maior (e que de dedos cruzados espero que a Ane Viz escreva algo de continuação), um livro introdutório.

Ainda no sentido de ser um livro muito curtinho e sem muitas explanações do mundo real apresentado nele, senti falta de uma cena de ação ou clímax mais descritiva, e fiquei aqui angustiada, com a imaginação correndo solta! No mais adorei a leitura, mas deixo meu pedido novamente para que a autora possa explanar mais esse potencial de escrita que é muito bom.

O LIVRO EM UMA PALAVRA: PROTETOR

MINHA NOTA: 3 (numa escala de 5)
PERSONAGENS:3 (não entendi bem o que cada um significava)
CAPA: 5 (Adorei)
DIAGRAMAÇÃO: 4 (letra pequena, folhas amarelas, dois errinhos apenas)
ESTÓRIA: 3 (poderia ser mais visceral)

site: http://voltopracurtir.blogspot.com.br/2014/10/resenha-guardia-ane-viz-minha.html

Francine 11/09/2014

Livro com muito potencial...
Tive a oportunidade de ler este livro por meio do Book Tour organizado pela própria autora, Ane Viz, a quem agradeço pelo carinho em aceitar minha participação.

Narrado em primeira pessoa, A Guardiã nos apresenta uma história sobrenatural envolvendo vampiros e meio-vampiros. Nossa protagonista chama-se Lílian Aslan, uma jovem mulher que está completando sua graduação na Academia Bárbara de Nicomédia para se tornar uma guardiã. Isso quer dizer que Lílian tem o desejo de proteger os puissance, vampiros capazes de controlar os elementos.

Lílian era a guardiã da sua melhor amiga, Jessica Parker, com quem sua alma estava intensamente ligada. A verdade é que Lílian passou pela experiência de morrer e retornar à vida, por meio dos poderes da Jessica, o que a tornou uma fils de l'ombre (filha das sombras) [não é um spoiler, porque esta é uma revelação presente no início do livro]. Essa ligação intensa entre Jessica e Lílian as torna capazes de conversar telepaticamente e partilhar sentimentos uma com a outra.

Devido a essa ligação tão forte, Lílian sofre muito quando Jessica é morta. Ela não conseguiu protegê-la e isso foi mais do que suficiente para desejar mudar de Academia e finalizar sua graduação longe das lembranças. Por isso, ela é transferida para Saint Lacave, onde sua madrinha é professora. Logo no primeiro dia, conhece o guardião Angelo Salvatore. Ele é encantador e Lílian deseja saber mais dele. Sua sorte é ter sido designada a ele para os seus treinamentos antes do exame final, que lhe daria o título de guardiã ou não. Em Saint Lacave, ela também conhece James Hunt, um vampiro puissance que se torna um grande amigo e seu novo protegido. Eu gostei bastante dele!

Aos que leram Academia de Vampiros, provavelmente notaram várias semelhanças. Apesar delas, A Guardiã é cheio de promessas (mistérios, expectativas). Senti, no entanto, que algumas dessas promessas não foram desenvolvidas ao longo da história. O livro é curto, com apenas 130 páginas, e seus acontecimentos foram narrados de modo tão passageiro que desejei maior descrição. Quando Jessica morre, por exemplo, Lílian sai às pressas da Academia Bárbara de Nicomédia e sequer aguarda o corpo da amiga ser enterrado. A falta de despedida me fez desvalorizar os sentimentos de luto da Lílian. A mim, não parecia que o seu sofrimento fosse tão grande quanto o que a autora afirmou. Esse é um dos exemplos do que senti ao longo da leitura, o que prejudicou meu envolvimento com a história.

Por este motivo, considero A Guardiã um livro razoável e com muito potencial. Houve mistérios apresentados ao leitor que foram pouco explorados e me deixaram esperançosa por uma continuação mais detalhada. Acredito que se Ane Viz usar mais do seu talento na descrição das cenas, o agrado do leitor é certo. Sua narrativa é pontual e fluída, ideal para um romance com maior desenvolvimento, e espero ter a chance de ler outro dos seus escritos.

A capa é maravilhosa e a diagramação estava ótima! Aos que procuram um romance de rápida leitura, A Guardiã é recomendável.

Confira os meus quotes favoritos e mais informações sobre o Book Tour no blog:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2014/09/resenha-43-guardia.html

Sabrina.Messi 24/04/2014

A insegurança de uma guardiã que encontra força no amor e na amizade para lutar
Nota Pessoal: A Lily é uma jovem encantadora, e determinada, impossível não gostar dela, assim como o resto dos personagens são carregados de emoções e personalidades fortes. Bem, no início da história fiquei meio confusa com aquele monte de nomes pra decorar em outras línguas, mas logo me acostumei, e foi inevitável não lembrar de Academia de Vampiros, pois tem muitas semelhanças, e como é uma história que também gosto muito, tive que fazer referencia aqui. No mais, é uma história muito fácil de ler, e como é curta, você pode ler numa tarde e devorar as páginas rapidinho... se você gosta de leituras fáceis em que o tempo voa quando lê, esse é ideal. Ressaltar também que eu adorei a forma como Lily chama Angel; "camarada"...rs. E também torci por Jay e Lily, haha, não sei porque. Mas tenho uma crítica senhorita Ane Viz, eu gostaria de saber tudo que aconteceu depois, e ainda entender melhor sobre o tal cara do começo do livro, que ela matou. Não sei se vai ter uma sequencia, mas espero que tudo se esclareça. Um beijo para a autora que disponibilizou o exemplar para nosso blog. Espero que vocês também gostem da história da nossa pequena Lily, a guardiã mais encantadora...

QUOTES:

"Se tem uma coisa que aprendi nesses três dias em St. Lacave é a teoria sobre ser "sarcástica" quando se quer fugir de algum assunto ruim. Funciona, é verdadeira e comprovada"

"O vi sorrir de lado, divertindo-se de minha fuga sem sentido."

"Toda dor é grande (...) Ainda mais quando é de alguém que se ama (...) Não menospreze a sua dor..."

site: http://meuclubedaleitura.blogspot.com.br/2014/04/resenha-guardia.html
Fernanda 27/04/2014minha estante