O Defunto

O Defunto Eça de Queiroz

Resenhas - O Defunto

Julian 16/09/2023

Um Eça mais gótico
Leitura rápida, muito boa. Não esperava um gótico que literalmente veio a galope. Peça fora de todos aqueles sugeridos para entender Eça de Queiroz, mas um jeito interessante de imergir no escritor.

maryelli0 30/06/2023

Sempre quis ler Eça de Queiroz e esse foi um ótimo primeiro contato.
Uma narrativa bem gótica e rápida de ler.

Kelly Oliveira Barbosa 23/03/2022

“Menos escura lhe parecia a morte que essa escura aventura em que se sentia envolvida e levada!”
Esse foi o meu primeiro conto do ano e o meu primeiro contato com a obra do Eça de Queiroz. Eu continuo achando os contos a melhor maneira de começar a ler um autor quando o mesmo têm em sua obra essas pequenas narrativas.

Eça de Queiroz, foi um escritor português, que viveu entre 1845 e 1900. Entre as suas obras mais famosas estão “Os Maias”, “O Crime do Padre Amaro” e “O Primo Basílio”. Considerado um dos mais importantes escritores portugueses, também é muito conhecido e aclamado no Brasil.

Segundo o Wikipédia, O Defunto, foi publicado originalmente em 1895 em um periódico e foi incluído em uma compilação de contos em 1902. A narrativa acontece em 1474 na cidade espanhola de Segóvia e tem como protagonista D. Rui de Cardenas, um jovem de boa família, bem aparentado e muito devoto a uma santa católica, que acaba se apaixonando por Dona Leonor, esposa de um fidalgo muito rico chamado D. Alonso.

Como você já pode imaginar por essa sinopse, esse tal triângulo amoroso ao longo das páginas gera uma porção de coisas ruins e o enredo é mesmo cheio de surpresas desagradáveis para os personagens. O que ao mesmo tempo é claro, torna a leitura muito instigante para o leitor e, principalmente pelo elemento fantástico inesperado.

Sobre o estilo do Eça de Queiroz, não posso dizer muito por esse ser o meu primeiro contato, entretanto é certo que gostei, gostei muito da maneira como ele escolheu contar essa história. Para mim foi uma experiência de leitura diferente de tudo o que eu já tenha lido ao longo dos anos, considerando as narrativas de contos; e que com certeza será uma motivação para que eu me empenhe a ler os seus romances.

site: https://cafeebonslivros.home.blog/2022/03/23/lendo-contos-o-defunto-de-eca-de-queiroz/

Inês Montenegro 10/11/2018

Resenha disponível em: