A Balconista

A Balconista Steve Martin

Resenhas - A Balconista

Paulatictic 26/10/2010

Delicado
Tão delicado! E eu nunca imaginei que Stevie Martin escreveria algo assim – não me pergunte por que – mas foi um livro tão simples e tão bem...simplesmente bonito. A história segue Mirabelle, uma garota que trabalha na sessão de luvas numa loja de departamentos, uma garota sem nada de extraordinário nem de fascinante, uma pessoa comum que as vezes deseja também algo comum, um dia ela conhece Ray um homem de cinqüenta anos que a faz despertar um pouco disso e também tem Jeremy um cara meio sem jeito com as mulheres, que entra, sai e depois retorna na história de uma maneira muito delicada, porém marcante. Eu gostei do jeito que o livro foi escrito – apesar da edição ter alguns erros ortográficos – e do modo que a história ocorre, sem muita pretensão, mas mesmo assim envolvente.

Adri 20/06/2010

Romance para mocinhas escrito por um senhor
Steve Martin dá um show nas telas do cinema em seus papeis cômicos. Não faz muito diferente nas páginas de seu romance de estreia. Muito modesto, consegue desenvolver um enredo envolvente, nos moldes do gênero tão consagrado por grandes autoras femininas como Marian Keyes, Sophie Kinsella e Helen Fielding.

Há muita delicadeza no tom e na escolha das palavras. A mocinha de Martin é suabilíssima, como luvas Dior. Escrito em discurso indireto com pouquíssimo uso do direto, o livro denota a insegurança do autor em um terreno que ele julga não dominar. Penso que o romance se enquadra entre um bom roteiro/argumento para o cinema ou teatro e um ensaio de uma boa obra literária. Os personagens de Martin estão carregados da sensibilidade que se esconde em seus olhos, muito bem disfarçada nas piadas bem elaboradas da trama e também em sua forma atuar como comediante.

"A Balconista" é perfeito para quem não acredita que um homem pode escrever um romance que agrade a nós, mocinhas.