A Pequena Balança

A Pequena Balança Galileu Galilei

Resenhas - A Pequena Balança

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018

O Princípio De Arquimedes
Caso você tenha lido "Matemática Lúdica" de Leon Batista Alberti, um assunto ficou em aberto no último capítulo. Trata-se das suspeitas envolvendo a coroa de Hierão, um rei de Siracusa. Feita de ouro maciço, comentava-se que parte do metal usado para a confecção da peça, havia sido trocado por prata pelo ourives.

Nesse pequeno livro, Galileu, inventor da balança hidrostática, retorna ao problema e mostra como Arquimedes (287 a.C. - 212 a.C.), detectou a fraude. Diz a lenda que a ideia surgiu, enquanto o sábio se banhava e, entusiasmado, saiu nu pelas ruas, gritando "Eureka! Eureka!*"

Verdade ou lenda, sem dúvida, um caso curioso que atrairá a atenção dos amantes da matemática.

Boa leitura!

Nota: Eureka é uma interjeição que vem do grego, "heúreka", cujo significado é achar ou descobrir.

Marco 01/09/2016

Apenas pra quem gosta de Matemática
Neste curto, porém não menos fascinante livro, Galileu demonstra como Arquimedes resolveu de fato o famoso caso da coroa do Rei Hiêron. Leitura mais que recomendada para qualquer pessoa que se interesse por matemática.
A matemática apresentada é bem básica, não sendo necessário qualquer conhecimento profundo da parte do leitor.
Ah, sua distribuição é gratuita no formato de ebook pela editora Zahar.

Cris 11/06/2014

Só li por curiosidade...
Achei chatinho. Acho que só quem gosta são os matemáticos, físicos e quem curte números, cálculos e este tipo de coisa. Não é meu caso, definitivamente.