Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

Carol 04/07/2020

A jornada do herói é muito bem desenvolvida neste livro. Talvez Eragon precisasse de um pouco mais de desenvolvimento psicológico. Vou ler os outros livros para descobrir se isso acontece.

roberta.ribeiro 01/11/2020

A jornada de transformação de um menino em uma nova lenda
Um menino de 15 anos se vê parte das lendas mais primitivas da sua terra. Dragões, Cavaleiros, magia, elfos, anões... Para Eragon, tudo isso era apenas parte das histórias contadas furtivamente pelos anciãos nas noites alegres em sua vila, datadas de um tempo distante e extinto. Mas o destino o leva diretamente pra uma nova vida, onde ele emerge nesse mundo fantástico como uma das peças centrais do combate centenário que transcorre na Alagaësia.

É difícil escrever uma resenha pra Eragon, porque há aproximadamente 10 anos esse livro mudou a minha relação com livros de fantasia ? antes que eu me deparasse com a Terra Média, Hogwarts ou Arrakis, foi a Alagaësia que me acolheu. Tamanho foi o impacto na minha vida como leitora, que eu lembro com precisão do momento que eu vi aquele livro de capa azul e com um dragão me encarando. De algum modo, foi amor à primeira vista. Mas enfim, chega do meu sentimentalismo.

O livro tem falhas. É claro que tem. O Paolini iniciou a história quando ele, assim como o personagem principal, tinha apenas 15 anos. Mas isso não pode suavizar a crítica, porque o leitor quer uma história boa, sem se importar com tais detalhes. Porém, lendo outras resenhas aqui, eu sinto que são muito, muito, severos com Eragon.

Eu acredito que o maior erro reside na comparação com outras sagas, como O Senhor dos Anéis, por exemplo e principalmente. Então, se há algum leitor lendo isso e pensando se deve se arriscar nessa leitura, eu aviso: NÃO LEIA ESPERANDO ALGO COMO O SENHOR DOS ANÉIS. Você vai se decepcionar. Eles não se comparam.

É claro que dá pra delinear numerosos comparativos entre as obras, mas Tolkien sempre vai ganhar: em criatividade, em inovação, em aprofundamento e diversos outros. Mas isso não tira o valor do mundo criado em Eragon.

É uma história infantojuvenil e, enquanto tal, cumpre bem com seus requisitos. Há personagens bons, há tramas justificadas, há uma mitologia bem criada e há vilões críveis. A escrita é simples e bem fluída. Os capítulos são bem divididos e, apesar de pecarem no ritmo algumas vezes, se desenvolvem bem.

Há qualidades e há defeitos, como quase toda obra. Se você estiver disposto a se aventurar com esse livro, vai encontrar um menino do campo, com toda sua inexperiência e inocência. Ele é teimoso, meio palerma e imprudente. Mas um dragão, a criatura mais antiga naquelas terras, com sua grandiosidade e sabedoria, não o escolheria se ele fosse apenas isso.

Junto com a Saphira, esse garoto sai em uma jornada de vingança, luto e descobrimento. Forças muito maiores vão se prostrar contra ele e desafiar suas convicções. É muito satisfatório acompanhar o crescimento de Cavaleiro e Dragão e na transformação de ambos em novas e poderosas lendas.

Gabriela Garcia 26/10/2011

Para um jovem Paolini escreve muito bem
Eu me encantei com a saga de Eragon - mais ainda com os 9,90 da promoção - esse plot de pedra polida, jovem cavaleiro de dragão era tudo que eu precisava para sair um pouco dos romances sobrenaturais. Agora imagine o meu desespero quando entrei na Terra Média à la Star Wars, a pior nota do livro é essa: falta de criatividade. O autor tinha para alavancar um salto mais alto na fantasia e perdeu quando se inspirou demais. Pela sinopse eu não imaginei que seriam traçados caminhos tão iguais a de outras obras já famosas.

A qualidade para mim são essas capas -tudo de bom, amo dragões - e o modo com Paolini escreve. Tá legal que "O vento trazia um aroma que mudaria o mundo" não é a melhor forma de começar um livro, mas percebermos ao longo de todo texto alguns fios de talentos que vão tecendo todo o sucesso do autor, não me atrevo a dizer que não seja merecido, mas para mim fantasia é um gênero que precisa sempre de reinvenção e embora goste do embate entre elfos e anões eu não quero mais ver essa ideia em outro livro além de Senhor dos Anéis.

Jão 18/08/2023

Resenha não oficial - Lido em 2018
Eragon é uma fantasia com potencial, com um ritmo parecido com Harry Potter, mas cuja história não me cativou muito da primeira vez...
Kelvin988 02/09/2023minha estante
ele descreve muito as coisas e acaba se tornando cansativo

kauzzara 26/03/2020

É um livro simples mas muito bom a história, o universo, a magia, os dragões.

gabu6 02/07/2021

Apesar da leitura ser um pouco arrastada no começo o livro é muito bom, a história é divertida, além de não ser aquele tipo de livro que leva uma página para descrever o lugar. Ainda não terminei de ler a saga, mas se for como esse livro definitivamente vou continuar.

Deny.Gabriel 26/11/2020

Esse livro é maravilhoso!
Recomendo muito você ler se você gosta de aventura, magia, de uma boa história e personagens incríveis.
Não tenho do que reclamar, a história é muito bem escrita e desenvolvida, personagens maravilhos e o final é espetacular.
Recomendo muito!

Amazin Grace 04/05/2021

Lido com sucesso
Depois de anoooos com esse livro na estante, finalmente terminei. Cheguei a conclusão de que deveria ter lido antes, pois é muito bom! Bora para o próximo.

Myllene Felix 15/06/2023

Talvez eu tenha perdido o timing
Vou ser breve.
Meus amigos leram na adolescencia e infelizmente acabei não lendo na epoca, mas resolvi encarar essa leitura agora.
Como hoje sou adulta com bastante experiencia, confesso que achei o livro simples. O autor é esforçado, mas claramente ainda estava iniciando na escrita. O livro tem até um universo bacana, um ponto positivo é que os dragões aqui não são tão imbatíveis como em outras tramas, o que traz mais senso de realidade, além de possibilitar mais saídas pro roteiro.
O Eragon é um personagem até carismático, a Saphira nem se fala, mas faltou explorar outros personagens, como o próprio Brom. Sinto que poderia ter desenvolvido melhor essa etapa.
O que me pegou muito foram as descrições do autor, eu não consegui me ambientar em vários momentos, tudo bastante confuso. Principalmente naquele momento da batalha, o ambiente não tava claro, as ações menos ainda.
Apesar desses pontos, achei uma fantasia bacana.
Certamente se eu tivesse lido na juventude teria grande chance de entrar no meu top melhores fantasias, mas não foi dessa vez.
Recomendo e ate me permitirei ler o próximo da saga.

Natália Tomazeli 20/12/2022

Essa foi uma experiência de leitura maravilhosa
"A verdadeira coragem é viver e sofrer por aquilo em que você acredita."

Depois de tanto tempo, finalmente venho falar sobre "Eragon" foi um livro que eu realmente amei! Tanto tempo porque apesar de o livro ser relativamente curto, eu demorei bastante pra concluir a leitura (e também porque eu tô com várias resenhas mega atrasadas aqui no skoob, aí demorou ainda mais pra aparecer aqui). Isso não tirou o demérito do livro ser maravilhoso pra mim, e tenho certeza que irei continuar lendo a série! Queria ter inclusive lido ela em 2022 mas não deu, vai ficar pra 2023 mesmo.

Esse livro é um introdução muito digna a um universo literário que se assemelha muito com outros que já vimos. Mas temos que lembrar que ele foi publicado em 2003, então o que veio depois é que se assemelha a ele, com exceção do Ciclo Terramar, da Ursula K. Le Guin, que claramente serviu como uma inspiração para Christopher Paolini criar o Ciclo da Herança (até o nome ele "se inspirou" uehueheu). Eu li o Ciclo Terramar depois (os dois primeiros livros) de Eragon, mas se tivesse lido antes, acho que não teria achado Eragon grandes coisas honestamente, porque a história quase que passa o limiar da inspiração pra ir pro do copia e cola. Desculpa falar isso, mas foi o que eu senti. O sistema de magia inteirinho de Eragon é igual, IGUAL ao de Terramar e todos os personagens principais parecem o Ged (o protagonista da Ursula) só que em diferentes fases da vida. Acho que o único defeito do livro foi não ter incorporado mais coisas novas ao passo que incorpora as coisas criadas por outros, digamos. Me disseram que o autor faz isso com o Robert Jordan também, mas não vou opinar sobre porque eu ainda não li "A Roda do Tempo".

Ele tem esse ar super clássico da fantasia, porque referencia e segue moldes de obras ainda mais clássicas. Isso faz com que o livro ganhe um tom nostálgico pra mim, pra que passo tanto tempo consumindo esse tipo de história. Por isso que na época que li, gostei tanto!

Com certeza, gostaria de ter conhecido esse livro na infância, mas ler ele na fase adulta também me trouxe um sentimento muito incrível, nostálgico mesmo, como eu já disse.

Ano que vem, a Disney tá prometendo uma série (ou filme, não lembro ao certo) adaptada desses livros, e eu quero só ver se dessa vez Eragon vai fazer sucesso no audiovisual, porque da primeira vez, considero que não foi o que aconteceu kkk

Quintal 01/09/2020

seguinte, esse livro é muito chato.

O livro é praticamente todo uma perseguição e tem aquele clichê do mestre mais velho que é misterioso e guarda vários segredos. Uma pena que você descobre qual é o segredo sem pensar muito e quando o plot vem você fica "oq? essa merda aq? era ÓBVIO".

O vilão é mal construído, as relações são rasas e não trás nada de novo. Acontece q eu acho q o autor era muito novo quando ele escreveu, ele tinha 16 eu acho (se bem que eu tenho tmb e não escreveria uma história com jornada do herói cheia de elementos tolkienianos me achando super original).

Se eu pudesse eu pegaria meu tempo de volta dessa história, mas pra quem tá começando em fantasia eu não recomendo pq apesar de ser simples você vai ter um PÉSSIMO primeiro contato.

A e tem um trauma que é TÃO mal escrito que eu não vou nem perder tempo falando reclamando.

Detesto falar mal de livro mas não dá pra defender esse. Talvez seja pra você mas DEFINITIVAMENTE não é pra mim.

Eu ia dormir mas voltei pra acrescentar q amo a safira então dei mais meia estrela.

júlia. 06/01/2022

nada de mais
sinceramente? pensei que seria um livro mais interessante. achei a premissa legal, e a história do livro é sim bem criativa, mas achei que o livro tem informações demais. é uma história infantil, afinal. acho que a leitura é complicada pelo universo ser muito amplo, e há coisas mencionadas que foram completamente desnecessárias pro andamento da história. isso acabou prejudicando a leitura, que se tornou tediosa apesar da história cativante.

acho que é um livro mediano, não é incrível e não tem uma leitura sensacional. mas tem uma história legal, e eu confesso que tive um pouco de vontade de ler a continuação

Rebeca 28/12/2012

O vento uiva pela noite trazendo consigo um aroma capaz de mudar o mundo
Eu tinha prometido a mim mesma que não leria mais livros de fantasia, nada de vampiro, lobisomem, bruxo, dragão etc. Mas a divulgação do quarto livro da série aguçou minha curiosidade e não me arrependo de ter quebrado a promessa, pois Eragon se tornou um dos meus preferidos. Bom, é a história de um garoto que mora em uma fazenda com seu tio e primo. Sua vida é simples e comum, exceto pelo passado um pouco misterioso, nunca conheceu o pai e a mãe foi embora logo após dar a luz. Durante uma caçada ele encontra uma pedra bastante diferente que acabava mudando sua vida. De repente as coisas que ele achava serem impossíveis se mostram verdadeiras, forças inimagináveis passam a atuar à sua volta. Um destino repleto de glória, dor, sacrifícios, perdas e grandes feitos se estende à sua frente. O autor cria um universo incrível onde a trama envolve o leitor, fica aquele gostinho de quero mais, aqueles fios soltos que só nos próximos livros serão explicados. Tudo bem que toda a série tem a obrigação de fazer isso mas essa ai, bom, ela me faz lembrar HP. Não por semelhanças entre os livros, mas pelo que ambos despertaram em mim. E eu disse LEMBRAR, apenas me lembra Harry Potter, logicamente não se compara, até porque ninguém faz o que a J.K. fez. Porém, suuuuper recomendado!