Proibido

Proibido Tabitha Suzuma

Resenhas - Proibido

Carol D. Torre 14/08/2014

É muito delicado falar sobre esse livro e, sim, isso acontece porque o tema tratado nele é também extremamente delicado. A primeira coisa que você sabe ao ler a sinopse é que o livro conta a estória de dois irmãos que se apaixonaram. Eu sei, todo mundo espera encontrar algo perturbador e errado, mas eu sabia e esperava que a autora iria fazer o contrário e confrontar todas as nossas certezas. Esse é um livro intenso, forte e que vai te fazer questionar muita coisa. Acreditem em mim, toda vez que eu penso nessa estória mais e mais questionamentos surgem na minha cabeça. Proibido é de fato um livro perturbador, mas de uma maneira muito, mas muito diferente daquela que você imagina.

Lochan tem dezessete anos, quase dezoito, e tem mais quatro irmãos; Maya que é treze meses mais nova, Kit que tem treze anos e os dois pequenos, o Tiffin e a Willa. Quando Lochan tinha doze anos seu pai abandonou a família e se mudou do país, aos poucos perdendo qualquer contato com os filhos. Os cinco ficaram com a mãe que sempre deixou bem claro que nunca quis ter nenhum deles, ela vive bêbada, saindo com o novo namorado e evita ao máximo ter que dar dinheiro para os filhos. Desde do momento em que seu pai foi embora, Lochan e Maya tiveram que assumir o controle de tudo, principalmente do cuidado dos irmãos. São sempre os dois que os alimentam, que os divertem, que os ajudam com as lições de casa e os colocam na cama. Eles lutam, juntos, para manter a casa funcionando, os irmãos saudáveis e felizes e impedir que o conselho tutelar descubra a situação em que vivem. E fazem tudo isso ao mesmo tempo que se dedicam completamente aos estudos, a única coisa que pode garantir um futuro melhor para a família.
Lochan vive com a pressão de ser o homem da casa, mesmo com a enorme ajuda de Maya, ele é o "líder" da família e tem que arcar com todas as responsabilidades. Mas, além disso, ele também sofre com o seu pânico de se relacionar com as pessoas. Lochan não consegue se comunicar com ninguém que não seja as pessoas da sua família, o que faz dele um pessoa muito solitária e depressiva. Maya é a sua única e melhor amiga, a única pessoa da sua idade com quem ele pode falar e ser ele mesmo, ela é o seu suporte.
Maya é descontraída, comunicativa e está sempre rodeada de pessoas, mas essa é apenas uma fachada, uma maneira de esconder tudo que sente quando está fora de casa. Ela também carrega o fardo de criar seus irmãos e de impedir que a sua família se desfaça. Ela faz de tudo para que Lochan não desmorone sob tanta pressão. Ele é seu porto seguro, seu melhor amigo, uma parte importante dela.
E mesmo sendo errado, mesmo os dois sabendo o quão absolutamente errado isso é, eles acabam se apaixonando.

Não me entendam errado, eu não terminei esse livro achando que o incesto é algo aceitável. Na quase maioria absoluta das vezes eu ainda vejo isso como algo doentio, não natural, perturbador e completamente errado. Ainda mais eu, que tenho um irmão, posso afirmar que ainda fico horrorizada com isso. Mas, o que esse livro me mostrou acima de tudo, é que nada é tão preto no branco como queremos acreditar. Ainda mais quando estamos falando sobre sentimentos. Eles não possuem regras, leis ou discernimento para acontecer. Tudo depende das circunstâncias, de todos os fatores que abriram caminho para aquele sentimento nascer.
Pode parecer absurdo - pode acreditar, eu sei -, mas eu entendi o amor desses personagens, eu senti esse amor, e torci, - nossa, como eu torci - para que eles conseguissem ser felizes no final. Mas para isso ser possível, para você conseguir aceitar e apoiar tal coisa, foi preciso entrar na cabeça desses personagens e entender todas as motivações, tudo que culminou nesse sentimento.

Para começar, a relação deles nunca foi uma relação normal entre irmãos. Quando eles eram pequenos eles eram inseparáveis, um sempre estava junto do outro e um sempre protegia um outro. Até aí tudo bem, mas então o pai deles foi embora e ambos tiveram que virar adultos muito rápido, quando eram crianças. De repente eles tinham que cuidar de três crianças e de uma casa. Viraram pais e chefes de família. Os dois dizem diversas vezes que além de irmãos, de melhores amigos, eles são, acima de tudo, parceiros. Um entende completamente o outro e o sustenta.
Depois nós temos a motivação de cada um deles separadamente. O Lochan é uma pessoa extremamente sensível. Ele tem esse pânico que ele não consegue controlar, que faz ele se sentir errado, doente e culpado por envergonhar seus irmãos. Além disso ele tem esse peso enorme que carrega e que é ainda maior porque ele faz questão de por todas as responsabilidades nas suas costas. E tem, também, esse amor imensurável pela família, ele está disposto a sacrificar tudo - tudo - por eles. O Lochan sempre se sente muito sozinho, muito no limite de explodir, muito triste. Ele traz dentro dele uma tristeza de quebrar o coração, mas é sempre tão, tão doce. E o Lochan tem essa necessidade de se segurar na única pessoa que sempre esteve lá, que sempre foi muito mais do que uma simples irmã. Ele precisa amar assim, e precisa mais do que tudo ser amado de volta e de receber um pouco de carinho.
Já a Maya tem os mesmos pesos, as mesmas preocupações e, principalmente, tem Lochan como seu farol. Ela se guia por ele, suporta tudo por ter ele ao seu lado, ela nunca soube o que é viver sem a proteção e o cuidado dele. Ela tem esse amor gigantesco pelo Lochan, essa dedicação incansável, que nunca foi algo característico de um simples amor de família.

Mas não pensem, em nenhum momento, que eles aceitam esse sentimento naturalmente. Eles tentam negar isso, tentam fugir disso, mas simplesmente não conseguem. Eles sentem nojo de si mesmos, se odeiam por estarem sentindo esse amor e essa atração e eles sabem, sabem muito bem, que isso é errado e imoral. Em um momento a Maya tenta imaginar se poderia se sentir assim sobre Kit também, mas a única coisa que vem em sua cabeça é terror e repulsa, a reação normal que ela deveria ter com Lochan. Isso evidencia que a autora quis mostrar muito que aquilo não estava acontecendo porque eles possuem alguma disfunção, mas sim por outros motivos muito mais sentimentais e naturais.
Eu sei que parece difícil de digerir, eu entendo. Se me dissessem isso sem ter lido o livro eu ainda julgaria, ainda ficaria perturbada e acharia algo doentio. Mas a diferença é que eu estava vendo isso pelo interior deles e entendi. Entendi cada pequena ação e vi uma beleza assustadora nesse sentimento.

Proibido é um livro dramático, forte, difícil de digerir. Todas as cenas são repletas de intensidade. As cenas de desespero do Lochan por ser quem é, as cenas em que as crianças são ignoradas e, de certa forma, maltratadas pela mãe e as cenas onde a Maya e o Lochan odeiam eles mesmos e sentem nojo de si mesmos por sentirem o que estão sentindo. Existe tanta dor nisso tudo que de repente eu me vi chorando, sem nenhum motivo específico, simplesmente porque era tudo demais. Não esperem algo reconfortante, algo remotamente parecido com um contemporâneo normal, porque vocês não vão encontrar.
Vocês sabem que eu choro por qualquer coisa em livros. Mas poucas vezes chorei como chorei nesse livro - talvez só em A Culpa É Das Estrelas e Princesa Mecânica. Eu não estava simplesmente chorando, eu estava soluçando incontrolavelmente e fiquei assim por um bom tempo. Eu me senti tão perdida quando terminei esse livro, tão sem rumo. Não sabia o que pensar, no que defender, não sabia como aceitar o que tinha acabado de ler. É um livro perturbador pela maneira como mexe com tudo o que você acredita e mexe muito, muito com os seus sentimentos.

A Tabitha Suzuma escreveu um livro que muda as pessoas, que faz elas encararem situações que nenhuma lógica que você tenha pode explicar. Ela nunca quis dizer que o incesto é certo, ela nunca quis que você mudasse a sua opinião sobre isso, ela quis apenas mostrar que nada é tão simples quanto o parece, ainda mais quando, como eu já disse, estamos falando sobre sentimentos. Ela mostrou que você nunca pode julgar ninguém. Nunca. Por mais que você acredite que não existem explicações que justifiquem. Ela mostrou que o amor nunca deveria ser proibido ou condenado, não quando ele é real e verdadeiro. Como você pode proibir duas pessoas de se amarem assim? Onde que isso é o certo?
Proibido vai te perturbar e mudar a sua maneira de enxergar a vida e eu acredito que todo mundo deveria dar uma chance. Uma estória que mostra a beleza em meio a tanta dor e que fala de amor e, acima de qualquer coisa, de sacrifícios.

"E eu sei como ele se sente... é tão bom que dói. Acho que vou morrer de felicidade. Acho que vou morrer de dor. O tempo parou, o tempo está correndo."
"O corpo humano precisa de um fluxo constante de alimentos, ar e amor para sobreviver. Sem Maya eu perco os três. Morro lentamente."

"No fim do dia, é tudo sobre o quanto você aguenta, o quanto você pode suportar. Se juntos vamos prejudicar alguém, separados vamos matar nós mesmos."

"Mas então por que é tão terrível para mim estar com a garota que eu amo? Todos os outros têm permissão para ficar com quem quiserem, expressar seu amor se quiserem, sem medo de assédio, ostracismo, perseguição ou até mesmo da lei. Mesmo emocionalmente abusivas, as relações adúlteras são muitas vezes toleradas, apesar do dano que causam aos outros. Em nossa sociedade, progressiva e permissiva, todos esses tipos nocivos e insalubres de 'amor' são permitidos - mas não o nosso. Não consigo pensar em nenhum outro tipo de amor que seja tão completamente rejeitado, mesmo que o nosso seja tão profundo, apaixonado, carinhoso e forte que nos obrigar a nos separar nos causaria uma dor inimaginável. Nós estamos sendo punidos pelo mundo por apenas uma razão simples: por termos sido produzidos pela mesma mulher."

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/
Daniele Lobo 04/09/2014minha estante
Quando li a sinopse desse livro, achei repulsivo, não compraria para ler. Mas depois da sua resenha tão inspiradora, eu fiquei ansiosa por essa leitura

Ivana Mara 13/09/2014minha estante
Uhaaa,Carol simplesmente extaquinada...sua resenha, ja me deixou aflita e emocionada...com certeza irei ler...obrigada pela sua partilha... :D

VanBarros 19/09/2014minha estante
Caracas menina...
Você conseguiu transcrever tudo que senti ao ler o livro, realmente é uma história contada de uma maneira tão doce que é humanamente impossível não esperar que AMOR vença..

Meu coração ainda esta em cacos pelo final surpreendente.

Eu sei o quanto isso é errado, mas no meu ponto de vista era o mais puro e verdadeiro dos sentimentos!!!

Beijos e parabéns pela resenha ;)

Lu Bandeira 08/10/2014minha estante
Simplesmente PERFEITA a sua resenha. Exatamente tudo o que senti quando li o livro. Ainda estou muito confusa com o que pensar. E confesso que eu, em alguns momentos, também torci por eles, por mais doido que isso possa parecer.

Luana 16/12/2014minha estante
Parabéns, você expressou exatamente oque senti ao ler o livro anos atras, eu nunca achei que seria publicado no Brasil devido ao tema. Mas sempre lembro o quanto ele marcou a minha vida de leitora.

Eduarda.MendonAa 09/02/2015minha estante
Você conseguiu expressar todos os meus sentimentos nesse comentário sobre o livro. Ele é escrito de uma forma intensa e escura, mas não suja. A leitura deste livro mudou a minha visão sobre algumas coisas, uma sensação que eu não posso sequer explicar muito bem.

Juliana 26/03/2015minha estante
Que resenha ótima! Li a sinopse aqui no Skook e fiquei curiosa, e sua resenha me fez ter muita vontade de ler esse livro. Eu tenho uma certa "atração" (sabe-se lá se essa é a palavra certa a ser usada) por livros que contrariem muita coisa. Talvez isso explique algumas de minhas leituras (Cuco, Lolita..). De qualquer forma, uma resenha muito boa, completa e sem spoilers! Parabéns!

Patty 15/05/2015minha estante
Não poderia descrever melhor... vc tirou as palavras da minha boca! Terminei nesse minuto o livro e tinha que conferir oq as outras pessoas acharam desse livro que mexeu cmg tão profundamente que me marcou e gostei tanto, sofri tanto, chorei, sorri. Foi um livro com muita emoção ou era felicidade de + ou sofrimento de +. Só queria que tivesse um cap do Kit no final falando com ele tbm se sentia em relação o posicionamento dele no desfecho. Mais esse livro que marcou eternamente

Laís_Souza 14/09/2015minha estante
Nossa, que resenha! Engraçado como você conseguiu por em palavras tudo aquilo que eu senti ao ler "Proibido". Foi uma leitura que me deixou devastada emocionalmente (e ainda não me recuperei totalmente rsrs'), mas que me fez refletir bastante. Essa estória me marcou para sempre, esse é um fato. Recomendo.

Maria.Nattana 28/10/2015minha estante
Concordo plenamente com cada palavra sua, essa leitura me deixou perplexa, por eu estar torcendo por eles, sofrendo com eles... Chega a ser agoniante a vida, o fardo que eles carregam, sofri junto, chorei junto e ainda to com um peso no peito, por essa autora nos faz conhecer o interior desses personagens de uma manira tão clara e fatos ( essa ultima citação do livro que esta aii na resenha, quando li essa parte confesso que todas as barreiras caíram por terra...) , que você não consegue ter argumentos palpáveis para ser contra , além da lógica do funcionamento da sociedade e você fica tão chocado por questionar -se .... Não tenho palavras para dizer como me sinto depois desse livro... muda realmente sua mentalidade e conceitos !!

Renata Ribeiro 05/11/2015minha estante
Olha ..eu vi sobre o livro agora e procurei uma resenha ..felizmente achei a sua ! Quero ler ! Quero ler agora , urgente , já.

Mandy 13/01/2016minha estante
Você conseguiu descrever tudo o que eu senti quando li o livro. Eu chorei tanto , mas tanto !!! Torci por eles e queria tanto que eles não sofressem ! É um livro muito pesado mas maravilhoso que faz você parar para pensar que nem tudo na vida é o que se parece ser.

Cristiane.Vanzella 31/03/2016minha estante
Adoro romances e ja li varios que mecheram comigo... mais esse livro em especial foi algo muito forte!!!! simplemente um dos melhores romances que eu ja vi... e por ser um tema muito polemico vc começa lendo cheio de desconfiança mais a forma como a autora coloca tudo .... fica descrito uma linda e verdadeira historia de amor... o final causa um impacto tão grande que é impossivel não chorar.... vale a pena ler com certeza!!!!

Larissa 10/04/2016minha estante
Lendo apenas a sinopse realmente é uma coisa que causa repulsa mas quando você dá a oportunidade que esse livro merece, passa a questionar,refletir e entender sobre o assunto! A autora soube ser muito sutil nas cenas da Maya com o Lochan! Esse livro me marcou demais...

Erica.Lima 16/02/2017minha estante
Você conseguiu dizer tudo o que eu senti quando li esse livro, as palavras que eu não tive para descrever tudo o que senti estão na sua resenha. Me peguei com lágrimas nos olhos só por relembrar enquanto lia a sua percepção. É realmente um livro muito forte, sério e reflexivo.

Santtos 25/03/2017minha estante
Sinceramente eu não sei explicar o que eu senti depois que eu terminei de ler esse livro. Com certeza foi o livro mais intenso, complexo e forte que eu já li na vida. Acho que fui a única leitora que percebeu que o Lochan tinha sérios problemas mentais (sem brincadeira) e que precisava muito, tipo muito de um psicologo. Não pelo fato de ter se apaixonado pela irmã, e sim pelo fato de sofrer a pressão que ele sofria e pelo fato do que se passava com ele mentalmente, no estado de descontrole e essas coisas. Sinceramente o livro te faz se questionar muito, sobre o que você acredita e julga. É um livro bom, a autora sabe como te fazer virar a próxima página já chorando sem nem saber o que aconteceu

Mah 20/07/2017minha estante
Vi a sua resenha e tinha que ler o livro.
Devorei em menos de um dia.
Li com o coração aberto.A ideia do incesto é bem estranha, mas realmente torci por eles. Acabei o livro em lágrimas, um aperto no peito e vontade de socar a mãe.
Ainda não estou acreditando no desfecho da história.
Uma leitura inebriante, impossível de largar antes de saber o final.

Aline.Vieira 26/10/2017minha estante
É definitivamente eu devo ser a única pessoa no mundo que achou esse livro abominável. Ele consegue fazer com que as pessoas achem certo o que é errado. Nada do que eles passaram justifica o que fizeram. Existe situações muito piores e as pessoas não descem a esse nível. A melhor parte do livro é o fim deles. O universo fez justiça.

Becs 04/04/2018minha estante
Que comentário PERFEITO!!!
Quando eu li a sinopse eu quis muito ler, por causa da minha curiosidade. Acho que o leitor tem que ter a mente aberta, por isso fui com a cara e a coragem. Me apaixonei pela história. Sofri junto com eles, senti o que eles sentiram, gritei com as partes que mais pareciam uma facada em forma de palavras e o melhor: amei com eles.
Quem quiser viver intensamente enquanto está com a cara grudada nas páginas, esse é o livro ideal...
O final quase me enterra. Uma pena. Eles mereciam mais da vida :(

Jane 17/04/2018minha estante
Me indicaram mas Não vou ler... Sorry :/

RENATA 05/07/2018minha estante
Proibido foi um livro que demorei muito a ler, por causa do enredo. Pela sinopse, não conseguia e até hoje não consigo enquadrar como "romance", eu o vejo como um livro de drama. A carga dramática desse livro é enorme, o sofrimento pelo quais os personagens passam é imenso, uma dor que me causou dor demais!
Um amor puro e enorme, que se torna um amor feio e doentio na visão da sociedade.
Um amor fraternal que se transformou por causa das circunstâncias e dos problemas de abandono e rejeição, que acaba com a saúde mental dos irmãos, culminado nesse drama de proporções gigantescas, Lochan e Maya foram os mais atingidos, e até mesmo Kit. Chorei horrores com esse livro, no final eu estava arrasada. Um livro que nos faz pensar e pesar nossas atitudes, hipocrisias e nossa balança. Eu Indico

jukillzz 18/05/2020minha estante
Perfeita sua análise. Assino embaixo.
Senti as mesmas emoções lendo...

ericaln90 23/06/2020minha estante
Muito boa essa resenha, Parabéns.

Dinha 08/07/2020minha estante
Você conseguiu descrever exatamente o que senti lendo esse livro, acabei de ler e estou passada com o final. Como você disse, é um tema muito complexo, mas neste caso específico, conhecendo a dor de cada um, e como eles viviam esse amor, eu realmente esperava um "viveram felizes para sempre" . Est

Juliana.LaCosta 07/08/2020minha estante
Não consegui romantizar essa relação. Quando uma estória é bem contada, até pedofilia pode ser bonito se a pessoa acreditar que "todo tipo de amor é válido" ou "se é amor não tem como ser errado".

Mayura 01/11/2020minha estante
Nossa , você disse tudo. Esse final acabou comigo, já estava sofrendo no decorrer da leitura. E concordo plenamente com o que autora quis passar sobre julgar as pessoas.

Mi Giorf 21/02/2021minha estante
Vc descreveu exatamente o que senti. Acabei de ler e meu Deus. Não conseguia parar de chorar.

Tati 12/03/2021minha estante
Chorei muito lendo esse livro...

Denise 27/03/2021minha estante
Tudo que senti e não consegui expressar está na sua resenha.?

Niveabb 23/05/2021minha estante
Amo esse livro , nunca tive interesse em ler ele. Só que um dia sem livro pra ler dei uma chance pra ele. Gente comp chorei lendo, e depois que li chorei mais ainda, fiquei com uma ressaca, inconsavel

Maria4959 04/07/2021minha estante
Obrigada por discorrer tão lindamente sobre este livro. Conheci esse livro em um debate literário e confesso que levei quase um ano para adquiri-lo e lê-lo, e só tenho uma palavra para descrevê-lo, INTENSO. Este livro faz com que você repense todos os estigmas impostos pela sociedade a você desde sempre e questione seus fundamentos, não se enganem por favor, eu não sou a favor do incesto cometido por eles e confesso que se o que eles sentem um pelo outro fosse algo somente carnal/sexual a forma de discutir sobre este livro seria mais fácil, porém, o amor que um tem pelo outro é tão puro, tão íntimo, tão dolorido e tão excruciante que você se pega torcendo para que um final feliz exista, mesmo sabendo que não é possível, para os dois. Se a leitura do livro em si me deixou destruída emocionalmente, o fim me deixou devastada!! A autora soube passar para o papel e fazer chegar até nos os fatos ocorridos nos dois últimos capítulos de uma forma tão profunda que só pude chorar e sentir como se uma faca estivesse cravada em meu peito, a falta de ar e a dor permanecendo por um bom tempo após a finalização da leitura. Este livro é insuperável!! Simples assim. Você jamais será o mesmo após lê-lo e duvido que vá esquecê-lo. Fico feliz por eu mesma me permitir a leitura deste livro. Então, permitam-se lê-lo e apreciar esta obra contemporânea que irá lhe lançar no maior looping de emoções já imagináveis. Boa leitura gente!!

Duda 11/07/2021minha estante
Eu já praticamente li o livro

Linny 11/08/2021minha estante
Só posso dizer "é isso"

Raíssa 01/11/2021minha estante
Mds.
Mds, to com um pouco de nojo e tbm to com vontade de ler o livro kkkkk ?

Polly 28/12/2021minha estante
Terminei ele tem umas meia hora é ainda não parei de chorar...

y4s. 28/01/2022minha estante
chorei muito com esse livro

luryllll 04/02/2022minha estante
Fiquei meses pensando sobre esse livro...é impressionante.

mariana.batista 21/03/2022minha estante
Eu lembro que eu estava ouvindo a música Atlantis - Seafret quando terminei de ler esse livro e até hoje quando eu escuto essa música tudo o que senti lendo aquele final volta com tudo... Chorei tanto
"I can't save us
My Atlantis, we fall
We built this town on shaky ground..."

TonCorre@ 22/08/2022minha estante
Depois dessa resenha eu fiquei me senti na obrigação de ler e aprender um pouco mais sobre a vida e a magia que os livros fazem em nossa vida.

ELAINE44 04/10/2022minha estante
Você disse tudo o que eu quis dizer

Kauanne 18/10/2022minha estante
Nossa isso foi tão intenso, vc conseguiu retratar tanto que me surpreende

Leticia1500 17/11/2022minha estante
nossa, descreveu tudo que eu pensei durante essa leitura

Liza 28/04/2023minha estante
Penso exatamente igual .. meu Deus como torci pelos dois como eu sofrir com o desfecho do livro meus olhos ficaram inchados cabeça doendo e no coração a certeza que nunca poderei reler essa história porque doeu muito em mim o sofrimento deles ? ?

Ell_Marcelle 20/06/2023minha estante
Discordo totalmente dessa romantização que vc colocou em "nem tudo é preto no branco" Para casos de incesto. Obviamente a relação deles surgiu do buraco emocional e psicológico causado pelos pais irresponsáveis. E por eles terem que assumir esse papel, no lugar deles. Não tem essa de "foi natural e romântico" Relações incestuosas estão muito longe de serem naturais. E a gente percebe muito bem o desequilíbrio mental e emocional dos dois.
Não deixem a narrativa decoradinha do livro manipular vocês. Obviamente é uma tentativa de romantizar incesto, disfarçando de "reflexão" moral

Evelyn 05/12/2023minha estante

O trem difícil de ler em não consigo engolir ele num relacionamento romântico

fabiula13 25/01/2024minha estante
O trem difícil de ler em não consigo engolir ele num relacionamento romântico

rfalessandra 25/06/2023

Talvez minha expectativa fosse muito alta sobre o conteúdo dramático do livro que é forte de fato.
O que me pegou mesmo é a situação final que te deixa com o peito apertado.

Rainy Girl 27/04/2022

Para quem quer começar a ler tabu (meu caso), sugiro começar por esse que aborda de uma forma mais delicada.
A escrita da autora é incrível, seus personagens são muito bem construídos e a temática te envolve de uma forma que você não espera... e por isso te devasta no final.
Eu não esperava pelo final do livro. Sei que para alguns esse livro vai ser algo horrível - afinal tabu não é para todos -, mas como leitora de Dark, eu queria dar esse próximo passo. E a autora aborda de forma tão suave, às vezes até mesmo inocente e com tanta consciência que você se vê sofrendo pelos irmãos e entende que realmente eles só tinham um ao outro em meio ao descaso dos pais.
Alane.Sthefany 28/04/2022minha estante
Chorei horrores lendo esse livro ??

Rainy Girl 28/04/2022minha estante
Nem fala. Chorei horrores também.

iamdudis 13/12/2021

Só sofrimento
Que livro pesado e tão realista, muitas crianças são negligenciadas pelos pais. No meio de tanta solidão, estresse e pobreza. Dois irmãos acabam se envolvendo romanticamente. Eu sei que você pode torcer o nariz por ser um livro sobre incesto, mas a forma que foi escrita e o fim do livro é tão bem escrito que você tem apenas é empatia e compreensão pelo casal.

Foi o livro mais triste que já li. Se você tem interesse em ler, saiba que vai sofrer muito.

Lochan e Maya Whitely são dois jovens incríveis que sozinhos cuidam de seus outros três irmãos mais novos desde que ambos tinham 12 anos. São abandonados pelo pai e a mãe deles que não liga para nada, deixando os 5 irmãos solitários.

Lochan é um jovem brilhante e que tem fobia social. Maya é 13 meses mais nova que Lochie. Ela é uma garota doce e otimista que ajuda o irmão mais velho em tudo.

Ambos acabam se apaixonando ou o tanto de abandono aproxima os dois ao ponto de serem a âncora um do outro. Cada leitor tira sua conclusão sobre o romance dele.
kas maroni 13/12/2021minha estante
mt vontade de ler, mas o medo de sofrer mds

iamdudis 13/12/2021minha estante
Vale a pena a leitura, mas é triste!

Rafa.Meyer 29/06/2021

um dos melhores livros da minha vida!
emocionante! por tratar de um assunto bem polêmico, o incesto, é um livro que eu não sabia muito bem o que esperar, estava com um certo medo, mas eu amei demais, com certeza trouxe uma mistura de sentimentos, fiquei com agonia, revoltada e principalmente triste! Lochan e Maya são personagens incríveis, mas principalmente ele, sua coragem e o amor incondicional pela sua família foi simplesmente tudo pra mim, ele foi simplesmente amoroso e cuidadoso demais e sempre colocava os seus irmãos acima de si!!!! espero me recuperar desse livro, porque ele mexeu muito comigo e me partiu ao meio, no final já estava chorando tanto que nem conseguia enxergar as letras
Tais 29/06/2021minha estante

Veregirl 28/11/2022

"Vou te amar para sempre"
Antes de tudo, gostaria de agradecer as minhas amigas por lerem comigo, não seria a mesma coisa sem vocês.
A escrita forte e poética conta a história de dois adolescentes que cuidam de seus irmãos mais novos como se fossem seus próprios filhos e como se não bastasse, descobrem que se amam, não só de forma fraternal, mas romântica também.
Suzuma não nos traz só os espinhos de um romance "impossível" e incestuoso, mas também: negligência parental e os seus danos; abuso de álcool; pobreza e o amadurecimento forçado e prematuro, não só dos protagonistas como em certo nível, dos mais jovens também.
Se fosse pra resumir este livro em uma palavra seria: amor. É algo tão puro, forte, profundo e devoto que está intrincado e presente em cada e qualquer ação até a última linha do texto. Te traz não apenas empatia por todos os personagens, mas uma verdadeira preocupação que é muito bem trabalhada. Você se pega sorrindo e torcendo para que os personagens fiquem juntos e ao mesmo tempo se questionando se isso será possível.
Queria dizer também que, Lochan, ninguém nunca, em hipótese nenhuma, sentiria vergonha de você. Nós amamos você. Eu amo você.
Termino esse livro completamente dilacerada e pasme, questionando certas "verdades" para mim, além do sentimento e gosto amargo que preenchem a minha mente com vários "e se...". Acho que ser uma das coisas mais lindas, tristes e cruéis que eu já vi, mais que justifica um lugar nos meus favoritos da vida.

"Os grandes olhos azuis de Willa, seu sorriso entre covinhas. A juba loura arrepiada de Tiffin, seu sorriso petulante. Os gritos eufóricos de Kit, seu ar orgulhoso. O rosto de Maya, os beijos de Maya, o amor de Maya."
Juh 28/11/2022minha estante
O livro te dilacera, mas é realmente muito bom

Lavinia 28/11/2022minha estante
adorei a resenha! vou adicionar à minha lista!

Veregirl 29/11/2022minha estante
Aaa Lavinia, muito obrigada. Se quiser/precisar conversar depois, me coloco a disposição

Gabe 29/11/2022minha estante
Adorei sua resenhaaa ? ficou perfeita! Uma curiosidade sobre o livro: o nome Maya, no hinduísmo, tem como significado alguém em ilusão (cega pelos seus desejos e incapaz de ver as coisas como realmente são). Faz todo sentido a autora escolher esse nome... muito interessante

Aggretsuko0 29/11/2022minha estante
Amei demais ler com vcs ?????? foi um mix de sentimentos mas no fim foi só amor (e lágrimas)

Gabe, muito obrigada ?.
Sério isso? Que demais!! Ahh, a Tabitha é incrível, eu não vejo a hora de ler tudo dela

Veregirl 29/11/2022minha estante
Rita, eu tbm amei, só quero ver qual vai ser a próxima ??. Muitas lágrimas kkkkkkk

Aelita Lear 14/04/2020

Maravilhoso!
Proibido é um livro com um imenso tabu. Muitas pessoas podem considerar seu tema nojento, mas recomendo ler mesmo assim. A escrita é muito envolvente, em nenhum momento você questiona os motivos dos personagens principais de se apaixonar.
De fato, o "errado" parece tão certo! Fiquei absurdamente viciada nele. Comecei a ler num consultório médico, e por sorte, ele demorou horas para me chamar kkkk Eu li mais do que a metade. Terminei absurdamente rápido. O final foi maravilhoso e devastador!!!
Emanuelle 14/04/2020minha estante
Maravilhoso! ?

Aelita Lear 17/04/2020minha estante
Demais né!

Sarah 29/03/2022

Doentio
Que livro doente, sério! Passei o livro inteiro pensando como deve ser a mente da escritora, ele é completamente perturbador, eu demorei um mês pra conseguir terminar de ler, eu não recomendo a leitura pra ninguém, especialmente pra quem tem irmãos. O que salvou o livro inteiro foram os três irmãos mais novos, que eu me apaixonei por todos. Já o personagem masculino principal, Lochan, me irritou do início ao fim do livro, pior personagem. O que salvou foi o final, que foi muito emocionante e valeu a pena a leitura. Fora isso, o livro perturba quem está lendo, e enrola muito para as coisas acontecerem, fica três páginas pra falar sobre a cor do céu, o som dos pássaros, parece que quis encher muita linguiça pra não ficar mto curto, no lugar disso poderia ter sido infinitamente melhor construído. Me deu uma ressaca literária enorme, espero que eu leia algum agora que me conforte.
Mary 29/03/2022minha estante
Já pensei em ler esse livro várias vezes, até comecei no Kindle mas larguei

Sarah 29/03/2022minha estante
Terminei a leitura na força do ódio, não recomendo pra ngm

Gaby 29/03/2022minha estante
nossa eu amei ? longe de concordar com as coisas que acontecem, mas eu acho compreensível dentro do contexto, a situação que eles vivem é completamente deprimente...

Larissa Tabosa 08/04/2022minha estante
É exatamente isso!

Júlia Ramos 22/08/2021

"Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?"
São vários os trechos do livro em que vemos Lorchan e Maya se referindo um ao outro como mais do que irmãos. Aliás, as circunstâncias sob as quais eles cresceram fizeram com que se sentissem cada vez menos como irmãos e mais como parceiros, almas gêmeas, o porto seguro um do outro. E o fato de a narrativa ser toda intercalada sob o ponto de vista dos dois nos dá um entendimento muito maior sobre o assunto, pois estamos vendo como cada um deles está reagindo ao fato de inesperadamente ter se apaixonado pelo irmão. Seus sentimentos de culpa e vergonha por estarem cometendo algo considerado errado e repugnante. Maya é mais confiante e determinada a manter vivo este amor apesar do que todos poderiam pensar se descobrissem, Lochan já sofre mais. Tanto por sua personalidade e tudo o que foi imposto a ele na vida, os capítulo de Lochan são mais sofridos e tensos por causa de toda a tristeza e dor que ele traz dentro do coração. Mas ambos são igualmente sensíveis e demonstram de forma muito verdadeira através das palavras o quão profundo é o amor que ali surgiu.

?Proibido" é um livro, no mínimo, difícil de se digerir, e é preciso haver uma mente muito aberta e livre de preconceitos para conseguir chegar até o final. Os personagens foram brilhantemente desenvolvidos e a forma como cada um deles pensa a respeito de si mesmo é muito forte, porque eles tentam se livrar deste amor que eles sabem que não devem levar adiante, mas tudo sempre acaba levando-os de volta um para o outro. E tudo vai se desenvolvendo de forma que o leitor simplesmente não sabe o que esperar, de tal forma que cada acontecimento acaba sendo um choque muito grande, e tudo vai se acumulando para culminar em um final que vai te fazer precisar de muitos lencinhos. "Proibido" é o tipo de livro que te desestrutura, abala facilmente o emocional, deixa sem rumo. São horas até se conseguir acalmar a mente para decidir o que pensar e o que defender. "Proibido" é o livro com o poder de mudar pessoas e nos faz pensar no porquê de a sociedade proibir e condenar um sentimento tão forte como o amor, principalmente quando ele floresce da forma mais pura e verdadeira. Por fim, eu termino falando que é um livro que eu acho que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida, para se colocar na pele de quem sofre por não poder amar de verdade uma pessoa, porque isso foi designado como errado.
Porque, sejamos sinceros, desde quando amar pode ser considerado algo ruim?

?-Mas por que então é tão terrível para mim estar com a garota que eu amo? Todos os outros têm permissão para ficar com quem quiserem, expressar seu amor se quiserem, sem medo de assédio, ostracismo, perseguição ou até mesmo da lei. Mesmo emocionalmente abusivas, as relações adúlteras são muitas vezes toleradas, apesar do dano que causam aos outros. Em nossa sociedade, progressiva e permissiva, todos esses tipos nocivos e insalubres de "amor" são permitidos - mas não o nosso. Não consigo pensar em nenhum outro tipo de amor que seja tão completamente rejeitado, mesmo que o nosso seja tão profundo, apaixonado, carinhoso e forte que nos obrigar a nos separar nos causaria uma dor inimaginável. Nós estamos sendo punidos pelo mundo por apenas uma razão simples: termos sido gerados pela mesma mulher.?
Marlú 22/08/2021minha estante
Que resenha linda ?

Maria.Alves 22/08/2021minha estante
Esse livrooo é perfeito , a escrita é linda, a autora descreve os lugares de uma maneira que me faz sentir estar la! A maneira que os dois sao um com o outro a tensao de estarem tao apaixonados é tao bem escrita que vc sente como é estar no lugar deles. É sofrido, é muito muito sofrido e ao mesmo tempo intenso, bonito, mais o tempo todo naquela angustia de que nao vai acabar bem , e o final aaaa o final te destrói mais é tao tao real, que na cabeca nao consigo imaginar outros finais que demosntrasse uma verdade como foi . É definitivamente meu livro mais impactante e que li tudo em um dia com o coracao na mao .

JuhSilveira 26/08/2021minha estante
eu amei essa resenha do fundo do meu coração!!!

Henri B. Neto 28/02/2015

Resenha: Proibido
Ok, eu já tentei escrever esta resenha umas duas vezes, e não consegui passar do primeiro parágrafo. Mas o que eu posso dizer sobre "Proibido"? Neste exato momento, eu não sei. Terminei o livro ontem - literalmente em lágrimas, no meio de uma viagem de ônibus (só para se ter uma ideia) - e sei lá... Ainda não me sinto preparado para conversar sobre ele. Configurar o que eu encontrei nas páginas como "Uma Montanha Russa Emocional" não traduziria nem um por cento do que este romance é. Por qual razão? Talvez por que eu já imaginava que - com sua sinopse polêmica - a história iria me machucar, muito antes de começar a ler. Mas nada no mundo poderia me preparar para a verdadeira tempestade de tristeza e miséria e sofrimento que Tabitha Suzuma preparou em seu romance. A leitura me deixou com dor física, pois a tensão pelos personagens, suas vidas e o envolvimento de ambos mexia internamente comigo. Mesmo lendo rápido, eu ficava longos períodos sem chegar perto dele, pois sabia que cada capítulo iria conseguir me machucar mais do que o anterior. E foi exatamente assim, do início ao fim.
Mas tudo bem, estou sendo emocional demais, e acho que não estou fazendo sentido nenhum. Então, vou organizar as minhas ideias... Só que, vamos ser sinceros: O que esperar de um livro cuja a narrativa conta a história de dois irmãos consanguíneos que se apaixonam? Eu já previa o desastre. E ele veio, de uma forma muito mais pesada. Pois o problema não é só o envolvimento de Locham e Maya. Eles são filhos de um lar destruído, e a autora soube muito bem caracterizar toda esta problemática. Em primeiro lugar, eles são abandonados pelo pai, que encontrou uma nova mulher e sumiu no mundo. Depois, são abandonados pela mãe, uma mulher irresponsável e que não amadureceu, caindo de cabeça na bebida e em um relacionamento descompromissado. Eu simplesmente tive ódio destas duas figuras paternas, pois eles sim são os grandes culpados pelos problemas enfrentados pelo casal (é errado usar a palavra "casal" neste caso? A situação deles é tão complicada...).
Então Locham e Maya são obrigados a amadurecer cedo demais. A cuidar dos irmãos mais novos, da casa, garantindo que ninguém suspeite que as crianças estão praticamente sozinhas no mundo - tendo que lidar com contas, e comida, além da escola e todas as dificuldades da vida de dois adolescentes. Eu não me assustei com o fato dos dois terem encontrado um no outro um refúgio, um abrigo. Pois eles precisavam se apoiar um no outro. O que me leva a confessar a: Sim, depois de um determinado momento, eu comecei a torcer para que os dois ficassem juntos. Mesmo sabendo que a situação era... Bizarra. E que, imaginar em um outro contexto, me daria nojo. Mas, naquela história, com Locham e Maya, eu queria que desse certo. Mesmo sendo incesto, e sendo crime no UK (o que me levou a uma pesquisa, e descobri que - vejam só - não é crime aqui no Brasil, se os envolvidos forem maiores de idade. E for consensual. Apesar de, é claro, temos toda a questão cultural, o julgamento social, e etc...).
Mas o que eu quis dizer com isto? Bom, eu fiquei tão desesperado com aquela situação toda, que eu fui pesquisar uma solução para os dois. Sim, eu parei tudo e corri para o Google, mesmo sabendo que não existe um Locham e uma Maya fora das páginas de "Proibido" (será?); só que isto ilustra o quanto eu me senti impotente durante a leitura, com mãos atadas, vendo desastre atrás de desastre acontecendo, e não encontrando uma saída nem no meu próprio cérebro. E isto me machucou demais. Tanto que terminei o livro com dor de cabeça!
É lógico que eu amei o livro. É lógico que ele foi um cinco estrelas, e entrou para a lista de favoritos do ano. Nem por um minuto eu tive dúvidas quanto a isto. Mas... Eu sei que ele é um livro, por si só, triste. Melancólico. São raros os momentos em que a autora brinda os seus personagens (e seus leitores) com momentos de sol e alegria. É tudo muito escuro, e frio, e cinza. Então, se você quer ler "Proibido", tudo o que eu posso dizer é: Esteja preparado. O romance vai partir o seu coração, perfurá-lo e deixá-lo letárgico, e impotente. E, mesmo assim, você vai aplaudir de pé... Da forma mais masoquista possível.
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2015/02/resenha-proibido.html
Olivia 06/04/2015minha estante
Adorei sua resenha, nunca saberia descrever o que senti com esse livro, mas você chegou o mais próximo do que senti... quanto tristeza... juro que por alguns momentos esperei que fosse aparecer um personagem e dizer que era mentira, e eles não eram irmãos... o final então... nossa mexeu demais esse livro... também terminei de lê-lo com dor de cabeça... =(

Elis 18/08/2018minha estante
Exatamente assim eu terminei proibido, destruída psicologicamente, mas aplaudindo. Que intensidade de amor lindo!!!!

Ana lu 07/09/2021

"Como algo tão errado pode parecer tão certo?"
CHOREI, CHOREI MTO!!!

Apesar de ser um livro que a gente não vê muito sobre essa temática de incesto e toda a sociedade acham errado, MUITO ERRADO, e eu também acho, mas eu me pego torcendo pra dar certo. A trajetória de vida deles é muito conturbada, o pai morreu, a mãe que deveria cuidar deles é uma alcoólatra e que é muito ausente na vida deles e Maya e lochan que são os mais velhos (maya tem 16 e lochan 17), e
tem mais três irmãos mais novos e são "praticamente" como os pais deles, eles são como o apoio um do outro e acabam se apaixonando e é impossível você não torcer pra eles ficarem juntos no final.
NÃO É UMA HISTÓRIA COM FINAL FELIZ e fiquei muito triste com isso, mas tinha que ser assim.
Natalia.Castro 07/09/2021minha estante
Eu tô doida pra ler esse livro!

Ana lu 07/09/2021minha estante
É muito bom!!!

Rose Ellen Laise 18/12/2022

O que mais me revolta é essa mãe, SÉRIO!!! Por que não aconteceu NADA com ela? Eu vou ter que escrever meu próprio final, onde eu esculhambo essa 🤬 #$%!& .
Dani do Book Galaxy 18/12/2022minha estante
Eu detestei tanto esse livro que nem palavras tenho mais

Rose Ellen Laise 18/12/2022minha estante
Nossa, sim. Até dor de cabeça tive .

Izabela.Xavier 26/12/2022minha estante
Eu sinceramente amei o livro (tanto que dei 5 estrelas), mas me frustrou muito que nada tenha acontecido com a mãe e com o pai das crianças. A mãe ainda por cima saiu como a "heroína" que salvou a filha do irmão mais velho abusador... Ela foi a canalizadora de todos os problemas da casa, e ainda saiu impune.

mirtôzinha 18/01/2023minha estante
sim!!!! eu tive tanta agonia que quase abandonei

Malu 27/03/2023

Sem palavras para esse livro.
Dor, sofrimento, talvez esse seja o grande resumo. É intenso do início ao fim, e eu sinto tanto pela vida que eles tiveram, ninguém merece nada disso.

Eu não tava pronta pra esse final.
Little7 27/03/2023minha estante
eu finjo que esse final não existiu e todo mundo saiu feliz ?

Malu 27/03/2023minha estante
Prefiro acreditar que eles viveram felizes para sempre tb

Lauraawbooks 27/03/2023minha estante
Ainda não superei esse final. O Lochan merecia muito ser feliz! ?

Malu 27/03/2023minha estante
Sim!! Ele e a Maya mereciam tanto

Simone Bruxelas 23/12/2021minha estante
Manu, os sentimentos e reflexões que esta leitura me despertaram, foram as mesmas que você. Livro forte, difícil e muito humano que nos tiram totalmente da zona de conforto. Também concordo que não é um livro para todos, principalmente, para os que vivem dentro de dogmas religiosos. É um livro no nos convida a sair da caixinha de nos nossos pré-julgamentos e olha-los de fora e rever nossos conceitos. Já li muitos livros, adoro clássicos, obras que mexeram com o seu tempo e que ainda hoje conversa com nós de forma clara, mas PROIBIDO é algo muito perturbador, fascinante, humano e certamente será um livro que mesmo não venha ser um clássico, nunca será esquecido por quem um dia leu.

Ana 27/07/2022

Que tristeza.
Esse livro é um soco na boca do estômago. No geral é difícil uma leitura me fazer chorar, mas aqui aconteceu várias vezes.

Pelo tema, fiquei receosa, mas uma booktuber que gosto, disse que amava, e fiquei muito curiosa, para saber como a autora trataria de um assunto tão complexo.

Essa foi a leitura mais pesada da vida, e que me deixou triste para o resto do dia, e pensando até agora no que aconteceu!

A mãe deles é um ser humano horrível, que nem podemos chamar de ser humano, vive negligenciando os filhos, e isso doeu muito em mim. EU NÃO SEI EXPLICAR O QUE É ESSE LIVRO, apenas digo com convicção, se eles se apaixonaram, foi culpa dos pais!

E por incrível que pareça, pude prever o final pela tamanha angústia dos nossos personagens, inclusive do Lochan.

E sobretudo, acho sim que a autora abordou não só o tema, mas várias questões com responsabilidade!
Karla.Machado 27/07/2022minha estante
Tentei ler, mas não consegui então abandonei!

Ana 27/07/2022minha estante
Foi muito difícil para mim!