Mudanças

Mudanças L. L. Alves




Resenhas - Mudanças


38 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Jéssica 30/11/2014

Mudanças
O que mais me chamou atenção nesse livro foi o fato de mostrar as dúvidas e questionamentos de uma jovem. Verônica expressa bem muitos dos adolescentes, incluindo eu mesma. Lembrei-me de quando tinha 15 anos e de como era cabeça dura, de mal com a vida, achando que o mundo e meus pais estavam contra mim. Mas depois, com o passar dos anos, vemos que tudo aquilo não passava de uma fase. Até hoje rio das besteiras que eu fazia e pensava naquela época.
Com Verônica não é diferente. O primeiro amor vem de uma forma que a faz acreditar que será para sempre, mas sabemos que isso não acontece, não é? Quando somos jovens acreditamos que tudo será para sempre, precisando que o tempo nos mostre como estamos errados. Verônica tem sua primeira decepção amorosa, mas, felizmente, no mesmo dia conhece Carlos.
Preciso comentar de como o achei maduro. Carlos está justamente naquela fase após as mudanças drásticas da vida. Contudo, Verônica ainda não consegue enxergar muito bem as coisas, e por isso precisa de mudanças.
Adorei o fato da Luene abordar isso no livro. Aconselho a leitura ^^
comentários(0)comente



Joice Lourenço 01/12/2014

Um livro com a cara dos adolescentes!
Adolescência é época de mudanças, onde tudo é muito intenso, tanto o amor como a raiva. Por vezes pensamos que o mundo está contra nós, nos apaixonamos diversas vezes e todas essas vezes, é intenso. O que dizer desse livro? Relata perfeitamente essa fase tão intensa e cheia de interrogações da nossa vida. Mesmo que você já tenha passado dessa fase, leia ele, pois é uma história que vai te deixar curiosa, querendo saber e entender o porquê dos acontecimentos, além de ficar torcendo pela personagem.

Escrita em primeira pessoa, tem uma linguagem simples, porém prazerosa de se ler. A autora consegue colocar um tom de mistério muito legal no livro, nos deixando sempre curiosos para saber “quem é Carlos”, “o que esconde do passado”, “por que fala essas coisas para ela” e por ai vai...
Além da trama familiar da Verônica, que sempre pensa que nenhum deles (pais) a amam, que ninguém se importa com ela, você também vai ver de pertinho uma garota se apaixonado por um cara que a salva de um ex-namorado briguento.

Você vai conhecer e vai perceber como a nossa adolescente (briguenta e chorona) começa a deixar de ser aborrescente para virar alguém um pouco mais madura, controlando um pouco mais as emoções, percebendo que o mundo não está contra ela, nem contra nenhum de vocês que estão lendo essa resenha. Então venha, conheça “Mudanças”.

É o primeiro romance juvenil que fala claramente e consegue expressar o quanto essa frase pode ser difícil, não só para os adolescentes, mas também para os pais. Nos faz compreender e relembrar um pouco mais dessa época.

Não posso deixar de falar da diagramação do livro que ficou um charme e tem tudo a ver com a história.

Parabéns a autora! Amei a ideia do livro, ficou lindo!


site: http://oreinodebetra.blogspot.com/2014/12/resenha-mudancas-ll-alves.html
comentários(0)comente



Sâmella Raissa 08/01/2015

Resenha original para o blog SammySacional

Verônica pensava que Jonatas era o seu príncipe encantado, até o momento em que o rapaz começou a mostrar quem ele era de verdade e a garota se deparou, enfim, com sua primeira desilusão amorosa, humilhada em frente ao colégio. Agora, em plenas férias, ela espera superar o fato, mas ao conhecer Carlos, será colocada novamente contra a parede com relação aos sentimentos novos e indecifráveis que ela sente perto do rapaz. Seria este um encontro inesperado ou terá algo mais por trás? Antes de tudo, porém, ela precisará rever seus erros e acertos para, então, aprender a valorizar devidamente as amizades, o amor e a confiança que estão ao seu redor, mas que ela não enxerga, e pela primeira vez na vida, se dará a chance de mudar para o bem de si mesma e daqueles que ama.

Vocês já devem saber que eu sou apaixonada pela saga fantástica da L. L. Alves, Instituição para Jovens Prodígios. Os dois primeiros livros da série, inclusive, foram leituras que me surpreenderam muito positivamente nesse ano de 2014, até que resolvi ler, também, outro livro da autora. Distanciando-se, agora, da fantasia, e mergulhando nos conflitos e desafios da vida real, Luene nos apresenta Mudanças, um romance meigo e delicado cuja narrativa em terceira pessoa flui com leveza e nos conduz por entre personagens reais e com conflitos internos a serem vencidos.

"Ela mudara para si mesma e aos poucos, e provavelmente ainda faltava muito, mas não importava. Aquele era o começo de uma nova era – de uma nova Verônica."

Verônica mesmo é uma garota cujos conflitos estão visíveis, em boa parte, apenas para ela. Acreditando que não é levada a sério e nem mesmo amada pelos próprios pais, ela encontra conforto na relação com o irmão mais novo, Pedro, e, mais tarde, em Carlos. Ela é uma personagem arredia e ignorante no começo da história, um tanto quanto mal-educada em vários momentos, mas no fundo guarda apenas inseguranças na vida e falta de confiança em si mesma. Quando Carlos passa a fazer parte de seu dia-a-dia, porém, ela aos poucos começa a perceber que sua vida não está todo o caos que ela pensa e vê, e seu amadurecimento ao longo da trama é visível e marcante. A comparação de suas atitudes do início e do fim são, no mínimo, surpreendentes, mas a evolução é coerente e muito palpável durante a leitura.


Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2015/01/Resenha-Mudancas.html
comentários(0)comente



Bruna 18/03/2015

Essa é a história de uma menina que sofrera, mas que não aprendera nada com as lições que lhe foram impostas. Os passos estavam inacabados - apenas o tempo curaria tudo, e apenas ela seria capaz de resolver, se deixasse que a vida lhe indicasse o caminho.
Pág. 21


Verônica tem 15 anos e está no auge de uma crise "pré-aborrecente". Com várias mudanças acontecendo, no seu físico, emocional e psicológico, a garota está naquela fase crítica, na qual se sente incompreendida e não amada por todos, com as emoções a flor da pele, e tendo ataques de raiva ou choro. E para piorar ainda mais a situação, ela acabou de passar por sua primeira desilusão amorosa, quando seu lindo e aparentemente perfeito namorado, Jonatas, a trai e começa a humilha-la e ofende-la na frente de todos.

Quando sente que está no fundo do poço, ela conhece o misterioso Carlos, um jovem dois anos mais velho, que aparece quando ela mais precisa de ajuda, no melhor estilo Cavalheiro heroico num cavalo branco. Carlos é bem compreensivo e maduro, e começa a ajudar Vê a superar suas crises de raiva e grosseria.

Achei que a Verônica representou bem as crises adolescentes, principalmente nos clássicos embates com a mãe, tão comum para meninas, e também na dramatização de tudo (somos muito dramáticas nessa fase, rs). Porém, ela também me irritou bastante, porque tinha hora que foi chata e mimizenta demais, e ela era muito grossa e mal educada com todo mundo, o que não me pareceu apenas grosseria adolescente, e sim que ela era daquele jeito porque era mesmo. Acho que talvez por ter achado a Vê muito chatinha e grossa, acabei não me identificando tanto com ela e seu relacionamento com Carlos, e não cheguei a torcer por eles. O relacionamento que mais me cativou, foi o dela com o irmão mais novo, Pedro, de apenas 5 anos. Talvez porque ele seja uma criança super fofa e encantadora.

Outra coisa que me incomodou foram algumas questões relacionadas a idade dos personagens. Verônica tem 15 anos, Carlos tem 17, e não falaram a idade de Jonatas, porém entendi que ele é do mesmo ano que Vê, apenas um pouco mais velho, então chuto que ele tenha 16 ou 17. E mais para o final dos livro acontecem algumas coisas que teriam mais sentido se os personagens fossem mais velhos, e fiquei sem entender o desenrolar de um acontecimento específico por esse motivo.

Mudanças é um livro curtinho, fácil e rápido de ler. A narração é em terceira pessoa e autora tem uma escrita gostosa, e a leitura flui ainda melhor por causa da diagramação, com letras grande e bem espaçadas, capítulos curtos e dinâmicos. O trabalho gráfico está excelente, com detalhes no início de cada capítulo e algumas imagens florais e de borboletas ao longo do livro. Percebi alguns erros de digitação e revisão, a maioria não compromete a leitura, entretanto, houve alguns mais sérios, como trocas de palavras, por exemplo, de 'começar' por 'conhecer'.

Mudanças é um livro com foco claramente juvenil, e retrata bem uma das fases mais turbulentas e confusas da nossa vida. Creio que leitores mais jovens tenham muito com o que se identificar e aprender com o livro.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2015/03/resenha-mudancas-ll-alves.html
comentários(0)comente



C. Aguiar 22/06/2015

Nesse livro conhecemos a história de uma garota chamada Verônica, que está tentando sobreviver a adolescência. Aquela fase onde tudo parece ser o fim do mundo e as emoções "rolam soltas".

O problema é que quase todo adolescente faz um drama desnecessário por achar que é o único que passa por esse turbilhão de emoções, sofre calado e acaba se fechando para o mundo. Com isso Verônica acaba descontando suas frustrações nas pessoas a sua volta e para piorar tudo ela está passando por um problema com o namorado.

Tudo começou com Jonatas (o garoto mais desejado e popular da escola) querendo ter algo a mais com Verônica. Então a jovem acaba aceitando ficar com ele, pois nunca imaginou que alguém como ele poderia se interessar em alguém como ela. Quando a coisa fica mais séria e eles começam a namorar tudo parece perfeito, até que ela fica sabendo (pelo próprio garoto) que nada daquilo foi "real", que ele apenas estava brincando com os sentimentos dela.
Após uma humilhação pública a jovem decide por um fim naquela situação.

Com isso, a garota acaba enfrentando o rapaz (que a ameaça), mas para a sua sorte alguém intervem na situação e defende Verônica na frente de todos. Carlos é um rapaz gentil e os dois acabam tornando-se amigos depois desse episódio.

Depois de ir conhecendo Carlos aos poucos ela acaba sentindo algo pelo rapaz e isso vai se tornando mais forte a cada dia, mas será que Jonatas irá aceitar o relacionamento dos dois? Como um rapaz agressivo e inconsequente que é, ele acaba tramando algo para resolver a situação da maneira que acha correta, porém isso pode colocar em risco a vida de Verônica.

O livro fala sobre sentimentos, amizade, amor e provações. Tem uma ótima temática, mas algumas coisas me incomodaram durante a leitura! Eu achei o Jonatas um personagem muito forçado em algumas situações (quase todas), acho que ele poderia ser melhor construído.
Ele é "cheio de sotaque" na hora de falar (não que isso seja ruim), mas só percebi ele com um linguajar diferenciado, o resto dos personagens ficaram no mesmo patamar (por assim dizer).

A personagem principal não cresceu tanto quanto eu gostaria e o final ficou muito corrido para mim. Achei o relacionamento entre ela e o Carlos muito "instantâneo" e um pouco "stalker" da parte dele (quem for ler vai entender do que se trata), mas ainda sim foi uma boa leitura na medida do possível.

A narração é tranquila e gostosa em vários aspectos, fazendo com que o leitor leia o livro em um piscar de olhos. Uma pena que não teve mais páginas, pois acho que os personagens poderiam ser mais trabalhados e renderia mais um pouco essa história.

A diagramação é simplesmente linda e a editora está de parabéns pelo trabalho feito nesse livro.
No mais é um livro que eu recomendo para adolescentes e que os demais leiam sem muita expectativa para não se frustar com algumas coisas!

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/
comentários(0)comente



Katerine.Grinaldi 24/11/2015

Mudanças - L. L. Alves
A autora nos conta a história de Verônica, uma adolescente que precisa aprender muitas coisas e junto com ela, nós também, mesmo aqueles que não são mais adolescentes.
Gostei de muitas coisas.
A relação entre pais e filhos. Ela nem sempre é perfeita, cheia de abraços e beijos, pelo contrário, pais e filhos são humanos que possuem personalidades diferentes e que mesmo com todos os conflitos existentes, se amam. E, talvez, seus pais nunca mudem, mesmo que eles possam estar errados, é apenas o jeito deles.
Gostei também de uma coisa que não foi dita diretamente, mas que ficou nas entrelinhas. Não é porque fazemos escolhas ruins que necessariamente seremos ruins. Pessoas têm motivos diferentes para seguir determinados rumos. Talvez elas precisem apenas de alguém que as façam enxergar as coisas de maneiras diferentes.
E Verônica, em sua trajetória, nos ensina que há males que vem para o bem. Que mudanças são necessárias e que podemos nos adaptar a elas sem causar uma guerra mundial.
Quanto à escrita da autora , é o primeiro livro dela que leio e, com certeza, lerei outros. É realmente harmoniosa, leve, você nem percebe que já está acabando o livro. Personagens bem construídos e cenários bem descritos.
comentários(0)comente



Clube do Livro 01/01/2016

Verônica é mais uma dentre tantas "aborrecentes" que conhecemos. Tem 15 anos, é boa aluna e boa filha. Vive com seus pais, Paulo e Sônia e com Pedro, seu irmão mais novo, que é uma simpatia de menino. Moram em uma casa sem luxo, mas confortável, e seus pais, na medida de suas limitações, são atenciosos e carinhosos.

Em “Mudanças”, L.L. Alves narra as férias escolares de Verônica e começa a trama mencionando cenas de um conturbado sonho que insiste em povoar suas noites. O sonho refere-se a uma festa à fantasia que aconteceu em seu antigo colégio. Verônica, que desde esta época já gostava de ser diferente, estava fantasiada de bruxa, enquanto suas amigas, de princesas. Todos se divertiam. As amigas estavam concentradas na visão de um belo rapaz fantasiado de Tarzan e Verônica percebe que um jovem fantasiado de Hobin Hood não tira os olhos dela. Num dado momento, Verônica se afasta do grupo para tomar um refrigerante. O jovem se aproxima e a convida para dançar. Ela responde de maneira grosseira e indelicada, e ele vai embora. A próxima cena da qual se lembra, é a da festa acabando, e como sempre, ela sente-se completamente só. Joga-se no chão e chora. Sempre que tem esse sonho, ela chora. No sonho e na cama. Verônica sente que precisa mudar e crescer, e questiona-se sobre quais passos deverá seguir para alcançar essa transformação.


“Mudanças” tem suas peculiaridades. L. L. Alves usou a estratégia de desenvolver a história não em capítulos, mas em 25 passos, onde cada passo tem um elemento que Verônica precisa “trabalhar”, seja adquirindo-o, aprimorando-o ou despojando-se dele, para que sua mudança aconteça.

A cada passo, a história vai sendo contada e o enredo vai evoluindo. O leitor fica conhecendo a vida de Verônica anterior e pós-festa, a rotina de sua vida familiar, as características e personalidades de seus pais e irmão, suas relações de amizades, as consequências do namoro de Verônica com Jonatas, que, ao mesmo tempo em que lhe deu status entre seus amigos, colocou-a também em uma situação de grande perigo, além de detalhar o surgimento de uma grande amizade e de um lindo romance entre Verônica e Carlos, um garoto maduro, inteligente, com uma visão centrada sobre a vida. Um verdadeiro príncipe encantado, não pelos bens materiais, mas pelo bom exemplo mega necessário aos adolescentes, que normalmente agem movidos por impulso.

Verônica namorava o simpático, bem falante, divertido e bonitão Jonatas, e sentia-se feliz por namorar o rapaz mais popular e desejado da escola. Mas, o que ela e nem as amigas sabiam é que Jonatas, por trás de toda aquela beleza, possuía um lado sombrio e cruel. Verônica foi vítima dessa crueldade e saiu muito infeliz desse relacionamento. Apesar de todo sofrimento, ela ainda não aprendeu muito sobre a vida e continua sendo grosseira e intolerante com quem realmente a ama de verdade.

Neste ponto, a autora cria um cenário dramático, com alto teor de suspense (quase trágico), que prende o leitor, com uma narrativa informal e de fácil entendimento para os adolescentes, o que torna o livro perfeito para esse público.


O leitor acompanha com interesse e curiosidade o desenrolar da trama na expectativa do desfecho. Uma coisa é certa: para ser feliz, Verônica terá que repensar sobre suas atitudes e conduta diante da vida e das pessoas, reconhecendo que as mudanças são necessárias e fazem parte da vida.


“Mudanças” aborda assuntos e conflitos muito comuns ao universo dos adolescentes. É uma história inspiradora sobre família, amizade, amor, decepções, descoberta de valores, dificuldade dos pais em lidar com seus adolescentes, na qual a autora alterna com habilidade cenas do mais puro suspense e apreensão com cenas reflexivas e comoventes. Tudo isso de uma forma alegre, divertida, emocionante e romântica.


A diagramação do livro está caprichada. As páginas são amareladas, os capítulos ou “passos” são introduzidos por borboletas estilizadas. O tamanho da fonte é ideal para quem, assim como eu, tem aversão por letras muito pequenas.

Agora, vocês devem estar se perguntando: e sobre o sonho (que está mais pra pesadelo) que tanto atormentava Verônica, lá no comecinho do livro??? Não conto, não conto, não conto (...hahahaha...).

Ele é o “gran final” que permeia a saída do casulo de Verônica e foi fundamental nas suas mudanças e transformações.

Bem, minha linda e talentosa “amiga-autora”, Luene L. Alves, como sempre, sua escrita me contagiou e satisfez. Espero que você tenha aprovado minha resenha e que ela tenha feito justiça ao seu livro.

Resenha Vanda Costa

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2016/01/resenha-nacional-mudancas-l-l-alves.html
comentários(0)comente



Fer - Mato Por Livros 04/01/2016

Mudanças retrata bem o que acontece no interior de Verônica. Ela é uma adolescente no meio daquela fase complicada, onde parece que o mundo todo está contra você, inclusive as pessoas que mais te amam. Verônica não consegue ver nada de bom na sua vida, e tudo parece estar desmoronando. O que deveriam ser umas férias curtindo o tempo e a vida se transforma em amargura quando além de terminar com o namorado, ela é humilhada por ele em público. Mas ela não está sozinha, do nada surge Carlos, um rapaz que ela não conhece, para defendê-la. Mas Verônica está tão de mal com a vida que apesar de ser surpreendida, mesmo assim ela não consegue compreender um gesto tão bonito. Seu coração está tão quebrado, que agora ela não consegue acreditar nas pessoas nem achar que alguém possa gostar verdadeiramente dela.

Mas Carlos não parece disposto a desistir assim tão fácil, reencontros acabam acontecendo e Verônica se surpreende começando a aceitar a presença dele na sua vida. Ela tem a sensação de que em algum momento conheceu aquele rapaz, mas não consegue entender essas sensações.

Carlos ao contrário de Verônica é um rapaz maduro, diria maduro até demais, mas acontece mesmo muitos casos de adolescentes com essa maturidade, só achei que em alguns momentos ele forçava um pouco essa “maturidade”, mas ele é um encanto de rapaz, e conseguia falar umas verdades para Verônica e fazê-la ouvir, mesmo que não quisesse.

Carlos começa a se fazer mais presente na vida de Verônica, e de uma amizade meio imposta pela presença dele rs, acabam nascendo outros sentimentos dentro dela, que no começo tenta ir contra isso, mas depois percebe que é mais forte que ela. Mas para viver esse sentimento ela terá que mostrar que amadureceu, afinal Carlos a conhece bem, mais do que ela imagina, e ele está disposto a mostrar que ela pode sim mudar e ser uma pessoa melhor e mais feliz, mas que precisa amadurecer e para isso, só pode contar com sua própria vontade e esforço.


Mudanças é uma história linear, mas que conseguiu prender minha atenção. Eu aguardava com ansiedade para saber que segredo envolvia Carlos e se Verônica iria conseguir mesmo mudar.

Ela em toda sua crise de “aborrecencia”, me irritou um pouco, mas mais quando caia em contradição. Em um determinado momento ela enfim pareceu compreender um pouco mais as pessoas em sua volta, principalmente sua mãe, mas foi se reencontrar com a mesma e pareceu esquecer-se de tudo o que tinha “aprendido” sem nem ao menos a mãe ter tempo de ser chata ou não. Aí eu me irritei mesmo, queria dar uns sacodes nela. Mas enfim, cada um tem o seu jeito e suas crises, não é mesmo?
O bom de Verônica é que ela conseguia perceber suas chatices, suas crises e todos os seus medos e desejava mudar, mas ela não conseguia ainda descobrir como.

O personagem mais “tudo de lindo” é o irmãozinho de Verônica, que era aparecer e trazia junto um sorriso ao nosso rosto.
Jonatas, ex de Verônica, volta a história, e minha nossa, que coisa mais maluca, entendo que na realidade coisas assim acontecem, mas foi tudo meio louco e algumas atitudes de Verônica foram insensatas, quem na realidade faria algo assim? No meio de um perigo, ninguém consegue ser tão racional e perder o medo, eu pelo menos acho que não, e tudo bem que foi lindo ela se preocupar e querer ajudar seu melhor amigo, mas gente meio difícil de aceitar essa parte da história. Achei tudo meio louco e custei a acreditar.


Acho que algumas pessoas poderão não gostar da história, principalmente se for aquelas que já se esqueceram dos seus dramas e crises adolescentes, mas é preciso lembrar que os personagens são reais, eles são humanos e com certeza tem muitas Verônicas por aí, então o que deveria ser uma “história” simples com um desenrolar fácil, se torna uma bola de neve que a cada momento só aumenta e parece que vai levar você junto. É essa sensação que a história nos passa. Achei incrível como a autora conseguiu passar com realidade cada crise, cada confusão e cada chatice de Verônica com verossimilhança, em alguns momentos eu estava cansada de suas chatices, chegando a ficar muito brava com a história, em outros torcia para que Verônica pudesse finalmente encontrar seu caminho e se aceitar um pouco mais.

Um ponto lindo do livro são os títulos dos capítulos, que mostram exatamente cada passo que Verônica precisa viver e sentir para finalmente conseguir entender que precisa mudar e conseguir realizar essas mudanças. Sensações e sentimentos tais como sofrimento, dúvida, angústia, confiança, esperança, são passos que Verônica irá viver antes de finalmente conseguir mudar.
A diagramação linda e mais que perfeita (da vontade de colocar o livro em um quadro), é caracterizada por borboletas, o que para um bom entendedor, simboliza as mudanças de Verônica, todo o processo de ser uma lagarta e se transformar em uma linda borboleta.


Mudanças é um romance juvenil, uma história curtinha, que em alguns momentos flui mais, em outros um pouco menos. Uma história que trata de insegurança, de amizade, de aprendizado, de amor e, de claro, como o próprio título já nos diz, de mudanças.


site: www.matoporlivros.com.br
comentários(0)comente



Vanda 26/01/2016

Bom livro
Mudanças – L. L. Alves
Gente, vamos combinar que ninguém passa imune pela adolescência. A transição do período da meninice para o de adulto, dificilmente ocorre de forma suave e harmoniosa. É um período de conflitos, mudanças e inseguranças. É a tal da “crise da identidade”, dos conflitos individuais e biológicos, dos hormônios em ebulição, da sexualidade, do desafio contra qualquer tipo de autoridade, da necessidade extrema de vida social e/ou solidão, das transgressões, das eternas cobranças, da fase em que não se é adulto para fazer certas coisas, mas, também, é inaceitável se agir como uma criança, da dificuldade dos pais em lidarem com tais mudanças, pois, afinal, o adolescente é aquele ser contraditório, que desestrutura a família e acaba com sua paz (pelo menos é isso que ouço frequentemente de quem tem um ou mais adolescente em casa). Ufaaa! Será isso tudo mesmo? Difícil, né? Adolescente sofre, e os adultos que convivem com ele, também.
Verônica é mais uma dentre tantas "aborrecentes" que conhecemos. Tem 15 anos, é boa aluna e boa filha. Vive com seus pais, Paulo e Sônia e com Pedro, seu irmão mais novo, que é uma simpatia de menino. Moram em uma casa sem luxo, mas confortável, e seus pais, na medida de suas limitações, são atenciosos e carinhosos.
Em “Mudanças”, L.L. Alves narra as férias escolares de Verônica e começa a trama mencionando cenas de um conturbado sonho que insiste em povoar suas noites. O sonho refere-se a uma festa à fantasia que aconteceu em seu antigo colégio. Verônica, que desde esta época já gostava de ser diferente, estava fantasiada de bruxa, enquanto suas amigas, de princesas. Todos se divertiam. As amigas estavam concentradas na visão de um belo rapaz fantasiado de Tarzan e Verônica percebe que um jovem fantasiado de Hobin Hood não tira os olhos dela. Num dado momento, Verônica se afasta do grupo para tomar um refrigerante. O jovem se aproxima e a convida para dançar. Ela responde de maneira grosseira e indelicada, e ele vai embora. A próxima cena da qual se lembra, é a da festa acabando, e como sempre, ela sente-se completamente só. Joga-se no chão e chora. Sempre que tem esse sonho, ela chora. No sonho e na cama. Verônica sente que precisa mudar e crescer, e questiona-se sobre quais passos deverá seguir para alcançar essa transformação.

“Mudanças” tem suas peculiaridades. L. L. Alves usou a estratégia de desenvolver a história não em capítulos, mas em 25 passos, onde cada passo tem um elemento que Verônica precisa “trabalhar”, seja adquirindo-o, aprimorando-o ou despojando-se dele, para que sua mudança aconteça.
A cada passo, a história vai sendo contada e o enredo vai evoluindo. O leitor fica conhecendo a vida de Verônica anterior e pós-festa, a rotina de sua vida familiar, as características e personalidades de seus pais e irmão, suas relações de amizades, as consequências do namoro de Verônica com Jonatas, que, ao mesmo tempo em que lhe deu status entre seus amigos, colocou-a também em uma situação de grande perigo, além de detalhar o surgimento de uma grande amizade e de um lindo romance entre Verônica e Carlos, um garoto maduro, inteligente, com uma visão centrada sobre a vida. Um verdadeiro príncipe encantado, não pelos bens materiais, mas pelo bom exemplo mega necessário aos adolescentes, que normalmente agem movidos por impulso.
Verônica namorava o simpático, bem falante, divertido e bonitão Jonatas, e sentia-se feliz por namorar o rapaz mais popular e desejado da escola. Mas, o que ela e nem as amigas sabiam é que Jonatas, por trás de toda aquela beleza, possuía um lado sombrio e cruel. Verônica foi vítima dessa crueldade e saiu muito infeliz desse relacionamento. Apesar de todo sofrimento, ela ainda não aprendeu muito sobre a vida e continua sendo grosseira e intolerante com quem realmente a ama de verdade.
Neste ponto, a autora cria um cenário dramático, com alto teor de suspense (quase trágico), que prende o leitor, com uma narrativa informal e de fácil entendimento para os adolescentes, o que torna o livro perfeito para esse público.
O leitor acompanha com interesse e curiosidade o desenrolar da trama na expectativa do desfecho. Uma coisa é certa: para ser feliz, Verônica terá que repensar sobre suas atitudes e conduta diante da vida e das pessoas, reconhecendo que as mudanças são necessárias e fazem parte da vida.
“Mudanças” aborda assuntos e conflitos muito comuns ao universo dos adolescentes. É uma história inspiradora sobre família, amizade, amor, decepções, descoberta de valores, dificuldade dos pais em lidar com seus adolescentes, na qual a autora alterna com habilidade cenas do mais puro suspense e apreensão com cenas reflexivas e comoventes. Tudo isso de uma forma alegre, divertida, emocionante e romântica.
A diagramação do livro está caprichada. As páginas são amareladas, os capítulos ou “passos” são introduzidos por borboletas estilizadas. O tamanho da fonte é ideal para quem, assim como eu, tem aversão por letras muito pequenas.
Agora, vocês devem estar se perguntando: e sobre o sonho (que está mais pra pesadelo) que tanto atormentava Verônica, lá no comecinho do livro??? Não conto, não conto, não conto (...hahahaha...).
Ele é o “gran final” que permeia a saída do casulo de Verônica e foi fundamental nas suas mudanças e transformações.
Bem, minha linda e talentosa “amiga-autora”, Luene L. Alves, como sempre, sua escrita me contagiou e satisfez. Espero que você tenha aprovado minha resenha e que ela tenha feito justiça ao seu livro.
Quanto aos nossos queridos leitores, minha avaliação sobre “Mudanças” é:
Li, Gostei e Recomendo!


site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2016/01/resenha-nacional-mudancas-l-l-alves.html
comentários(0)comente



GG 14/03/2016

Resenha Original no blog DNA Literário
Mais um livro nacional pra conta. Depois que eu entrei nesse mundo, não quero mais sair!

A obra da vez foi “Mudanças”, da autora L. L. Alves. Ganhei o livro num sorteio faz mais ou menos quatro meses - obrigada, Luene. O livro é pequeno, eu que estava enrolada com a faculdade e com a lista enorme de leitura e acabei demorando.
A história é sobre Verônica, uma pré-adolescente que está passando por uma fase difícil. Ela brigou com o namorado cruel e explosivo, porque ele a traiu. No meio dessa briga, aparece um garoto misterioso e a defende. No decorrer do livro, Verônica passa por aquelas crises típica da adolescência, mas com a ajuda de Carlos – o garoto misterioso – ela começa a crescer, a mudar.
Os capítulos são divididos pelas fases que a protagonista passa. São nomeados de acordo com o sentimento que Verônica está vivendo naquele momento, até que chegue a sua mudança.
Nota dez para capa, diagramação e toda a parte visual do livro. Lindo demais! As figuras de borboletas em todo o livro, caíram como uma luva. Eu entendi que foi uma comparação de Verônica com as borboletas e acredito que seja isso mesmo... Uma borboleta, antes de se tornar magnífica, com suas asas e cores, ela era uma lagarta. Para se transformar, ela precisa passar por fases até que a mudança esteja completa e ela possa romper o casulo. Aconteceu o mesmo com Verônica, ela era uma lagarta que precisou seguir passo a passo até virar uma linda borboleta. Eu sou lerda, só fui perceber a analogia depois que terminei o livro.
Quanto à história em si, é um livro simples, com linguagem de fácil entendimento e uma narrativa que flui bem, bastante gostoso de ler. A autora descreve muito bem sentimentos e o ambiente, mas senti um pouco de falta da descrição dos personagens, ficou um pouco raso e eu não consegui visualizar claramente todos os personagens. Não é algo que eu ligue muito, porque eu deixo a minha imaginação viajar, mas como o livro não é muito longo, não deu tempo de associar personalidade com aparência, como eu normalmente faço.
Porém, eu gostei bastante do Carlos, ele e o irmão de Verônica foram os melhores personagens pra mim. Eu ainda estou decidindo se gostei ou não do Luiz, ele é meio trouxa... E a protagonista Verônica... Vocês sabem que não sou muito fã de protagonista, não foi diferente com ela. Ela foi até meio babaca, mas ela mudou para melhor, ainda bem.
Mudanças me deixou um pouco surpresa, principalmente do meio para o final. Eu achei que ia ser um livro bobinho por causa da protagonista. Foi o contrário disso, Mudanças deixa uma mensagem super bonita de que, os únicos responsáveis por nossos fracassos e sucessos, somos nós mesmos.
E no final, achei que teriam pontas soltas, mas a autora entrelaçou toda a história, de forma que o final explicasse o começo e deixasse o leitor com a sensação de um ciclo se fechando. Outra coisa que me surpreendeu foi a reviravolta que aconteceu quase no final do livro. Estava tudo meio normal, tranquilo, até meio parado, aí PAH, acontecem várias coisas em sequência, tipo aquelas novelas mexicanas que tem o momento das revelações? Foi quase isso! E foi aí que tudo começou a se encaixar e ficar mais legal. Admito, o livro só me convenceu e me conquistou de verdade a partir dali. Fazendo uma analogia... Mudanças foi aquele carro de corrida que ultrapassa o primeiro colocado na última volta e vence a corrida.
Indico o livro para todos aqueles que curtem um romancezinho leve e uma leitura suave. #LeiaUmNacional

site: http://dna-literario.blogspot.com.br/2015/12/resenha-mudancas-l-l-alves.html
comentários(0)comente



Nu e As 1001 Nuccias 05/04/2016

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
É bem difícil um livro do gênero romance me agradar. Isso ocorre por eu ter uma tendência racionalista: sou uma pessoa prática, analista e deixo meus sentimentos extravasarem pouco (mas também, quando acontece, sai de baixo!)...

Esse livro não só foi bem escrito e preparado, como agrada o leitor sem esforço. Foi uma resenha bem gostosa de escrever. É belo e apresenta uma maturidade de escrita bem marcante, especialmente por se tratar de uma personagem com maturidade quase zero.

Falar sobre os personagens do livro é até simples. A protagonista é jovem, tem pouca maturidade, o que é até normal para uma adolescente, mas ela exagera. Dramática e vitimista, está sempre achando que tudo dá errado por causa dela. Chegava a ser irritante! E suponho que a intenção da autora tenha sido justamente essa, então deu tudo certo. Além disso, Verônica só tem paciência para falar com as pessoas mais íntimas do seu círculo de amizades, o que se resume ao irmão mais novo e à uma amiga mais velha, que acabou de ficar noiva. O resto do mundo? Sarcasmo e grosseria.

A diagramação interna do livro é a coisa mais linda da face da Terra! Os capítulos foram numerados e nomeados como se fossem passos a serem ou já cumpridos. Cada início de capítulo se dá na página à direita, com fontes grandes, bem destacados e com lindas imagens associadas. Cada página em branco é preenchida com desenhos de borboletas em tons de cinza, simbolizando a transformação da personagem principal.

Minha opinião final não poderia ser outra: óbvio que recomendo! Se você gosta de romances, de livros juvenis, de se distrair com uma leitura leve e ao mesmo tempo sofisticada, você vai adorar. É ótimo para aquele dia em que você deseja relaxar e se distrair. É ótimo para você que deseja entender de mudanças pessoais.

Como disse antes, apesar de ser um livro sobre jovens, para jovens, foi escrito com uma maturidade perceptível, de tal forma que nos afeta mesmo após... não, eu não vou dizer a minha idade! Há! ;)

**Resenha completa no blog! Passa lá!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2016/04/resenha-livro-mudancas.html
comentários(0)comente



Juliana 02/05/2016

Um jeito Luene de transmitir sentimentos...
Começo essa resenha já dizendo tudo só com o título. Não estou muito acostumada com textos de avaliação, e nem é minha intenção aqui. Quero deixar aos que passarem a certeza de que estão levando para dentro de suas vidas não só um livro, mas uma parte da autora que o escreveu.
Através de Verônica e Carlos, Luene nos conta uma história de uma simplicidade magnifica, uma história que poderia ter sido a sua, foi a minha, e vais ser de muitos jovens que ainda vão passar pelo advento inevitável da adolescência. Lá é um território perigoso onde nossos pais se tornam estranhos, nosso corpo algo a ser descoberto, e o amor nossa única salvação.
Com uma linguagem unica, e uma sensibilidade que só ela poderia ter, a autora nos presenteia com uma mensagem incrível que só poderá ser completada ao final das páginas.
Mudanças pode ser o presente perfeito para meninos e meninas em qualquer idade, mas não pode ser uma leitura dispensada por adultos. Nós temos muito o que aprender com esses personagens.

comentários(0)comente



Poliana 23/06/2016

Maravilhoso
Em Mudanças você vai conhecer Verônica, uma menina de 15 anos que definitivamente namorou o cara errado por um tempo. Por que ele era o cara errado? Simples. No inicio da história percebemos o babaca que Jonatas, o cara errado/ ex-namorado, é quando ele se encontra em uma praça discutindo com a jovem sobre o término do namoro. Jonatas era o bonitão da escola, ele traia Verônica e falava coisas horríveis para ela. E agora, que ela finalmente caíra na real e pedia para terminar, o jovem não aceitava e até tentou agredir-la. A sorte de Verônica era que um salvador apareceu para livra-la da surra que iria levar.

Desolada com a descoberta da traição e o trágico termino, Verônica começa a criar o hábito de caminhar. Seus passos sempre a levam para o parque que fica próximo de casa, o mesmo onde ela quase apanhou e viveu o que achava ser o pior de seus dias. Lá no parque, ela fica sentada na companhia de seu salvador, o garoto que para ela era até então misterioso. Durante esses encontros e conversas eles começam a se conhecer melhor e até iniciam um namoro as escondidas o que cria certa tensão em casa. A mãe dizia que a jovem não ajudava mais em casa e que estava aprontando, de namorico com algum moleque.

Verônica queria contar a verdade aos pais, mas a tensão cada vez mais crescente criara um atrito e uma briga fazendo com que Verônica saia correndo de casa em meio a uma tempestade. Ela desmaia no parque de fraqueza e é carregada por alguém. Contudo, não é Carlos, ser herói que esta ali para salva-la. Quem estava ali era na verdade uma pessoa que só queria fazer mal a ela.

Durante toda a narrativa Verônica mostra seu gênio difícil. Ela precisa amadurecer e crescer como pessoa mas a jornada para sair do casulo e se tornar uma linda borboleta é longa e dolorosa. Essa jornada, compartilhada por meio das palavras da autora L. L. Alves faz com que todos se lembrem de sua adolescência e ensina àqueles que ainda estão caminhando e passando por ela que nem tudo é tão ruim quanto parece, que temos nosso pais, nossos melhores amigos, ao nosso lado e que por mais que não pareça, eles nos querem bem.

site: http://paginasdaminhavidaliteraria.blogspot.com.br/2016/09/mudancas-resenha.html
comentários(0)comente



Ana Ira! 25/06/2016

Incrivelmente cativante!
Mudanças com certeza é um dos meus livros preferidos da vida

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2016/06/resenha-60-mudancas-l-l-alves.html
comentários(0)comente



Blog Elvis Gatão (Ana Mercury) 29/06/2016

Mudanças com certeza é um dos meus livros preferidos da vida

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2016/06/resenha-60-mudancas-l-l-alves.html
comentários(0)comente



38 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3