As Cinco Sementes de Laranja

As Cinco Sementes de Laranja Arthur Conan Doyle

Resenhas - As Cinco Sementes de Laranja

Wemerson 22/03/2014

Razoável
Fiquei com a sensação de que o caso não foi resolvido...

Daniel.Martins 02/07/2015

Razoável
Pode ter sido a expectativa elevada que se tem ao ler Conan Doyle, mas o que ficou foi uma pequena decepção. O conto é bem feito, claro, e traz informações relevantes sobre a pessoa de Holmes, embora o crime a ser solucionado seja um tanto óbvio. As pistas me levaram rapidamente a sacar a resolução e o final foi um tanto abrupto, ficando a sensação de que o caso não fora resolvido.

Thalita R. 23/02/2022

Uma não-tão-grata surpresa
Eu como grande fã do gênero e principalmente do personagem vejo este conto como um meio termo entre os melhores e os "piores" contos do Doyle, acredito que isso seja pela resolução do caso de forma tão insípida.

O caso do homem que teve gerações de pais e figuras paterna vindo a óbito por "mortes acidentais" após o recebimento de uma carta ameaçadora e cinco sementes de laranja tinha tudo para ser um caso com grandes reviravoltas, mas se nem mesmo Holmes se interessou no caso a ponto de evitar alguns acontecimentos quem sou eu para achá-lo incrível.

É interessante mas não sei se seria um caso que eu indicaria para alguém.

Renata 15/06/2020

mediano, quando comparado a outros casos de S.H.
recentemente órfã de sherlock (bbc) e elementary (cbs) (quarentena dando bastante tempo livre pra maratonar diversas séries rs), as cinco sementes de laranja é um conto que ajuda um pouco a aplacar a saudade do detetive da baker street.

mas só um pouco.

o relato do caso é intrigante como os casos mais famosos de SH, mas ele não entrega muita coisa além disso: justamente por ser um conto, o desenvolvimento dele, assim como o desfecho, não são tão detalhados e envolventes como outras obras mais extensas do conan doyle.

por ser um conto curto, é ideal praqueles momentos breves de espera, como uma fila de banco (mas quem é que ainda vai em banco hoje em dia, não é mesmo? rs), o aguardar em ser atendido pelo médico, a espera da comida ficar pronta e por aí vai...

legalzinho, sem grandes surpresas nem grandes reviravoltas. porém sherlock é sherlock.

barbara.luna.56 19/02/2023

Sir Arthur Conan Doyle foi mesmo um grande gênio das narrativas. Não poderia deixar de ser diferente neste conto. Só senti que o final careceu de maiores explicações. Mas, como sempre, vale a leitura.

Cris 11/06/2014

Não gostei
A história tava indo super bem, fiquei bem curiosa com o mistério, mas achei o desfecho horrível...

Paty 12/06/2022

Sherlock versus  Ku Klux Klan
Esse conto, no fim das contas, foi a primeira vez em que me recordo de ter ouvido falar sobre a famigerada  Ku Klux Klan. Não é nada muito elaborado, e a investigação é quase nula, mas vale pelo embate.

Caique Bossi 30/12/2016

Meu primeiro conto de Sherlock Holmes.
"As cinco sementes de laranja" foi o primeiro contato literário que tive com as palavras de Sir Arthur Conan Doyle.

De maneira simples e com muita fluidez, o autor conduz o leitor em um caso intrigante, com um contexto histórico bem significativo para a interpretação do conto, trabalhando a capacidade analítica do leitor ao decorrer da narrativa.

Além disso, é possível tirar algumas lições bem interessantes do texto, como por exemplo, a fala de Watson:

"Há sempre uma falha, no entanto, no mais bem-urdido dos planos humanos.."

Extremamente recomendado para aqueles, como eu, leigos nas obras deste grande mestre da literatura.

Siqueira 14/10/2023

Gostei
Este conto de Sherlock Holmes é muito bom falando de racismo e organização criminosa, gostei da escrita, recomendo

Rox 15/05/2015

Um aperitivo sobre o mundo do detetive mais famoso do mundo
Como tinha dito em outra postagem, estava mesmo com vontade de começar a ler as obras do Sir Arthur Conan Doyle, então li uma das obras que já tenho no meu Kindle. Por ser o conto de um dos casos que não chegou a ser completamente resolvido, talvez seja broxante para os que estão buscando um grande mistério. Eu, porém, apreciei este primeiro "gostinho" do mundo clássico de Sherlock Holmes, dá para entender um pouco mais sobre ele, suas emoções, etc. Sem contar que não é possível desmerecer a escrita de Conan Doyle, vários parágrafos me deixaram encantada. O e-book também conta com algumas ilustrações bem interessantes.
Posso afirmar que, apesar do final, me deixou com muita vontade de ler mais. Já coloquei na minha lista de leitura o livro "The Sign Of Four", que foi citado neste conto e que também é um dos que tenho baixado no Kindle (só que em inglês).

Conheça outros contos neste link:

site: http://www.docesonhoalado.com/2015/05/contos-que-li-no-kindle-maio-2015.html

Jota 10/07/2015

Apenas um convite...
Este livro, e sua breve história, é um convite para quem não conhece ainda as obras de Sir Arthur Conan Doyle.
Nele, temos todos os elementos presentes em suas histórias mais conhecidas.
Apesar de curta, o texto é rápido e gostoso de ler, o suspenso aumenta a cada página e no final, fica um gostinho de "quero mais", ou melhor, "poderia ter mais".

Letícia 10/07/2016

As cinco sementes de laranja é um conto de Sherlock Holmes escrito em 1891. Nesta breve história Conan Doyle conta uma brilhante dedução de Holmes, em um caso estranhíssimo e, mais uma vez, surpreende com o final.

Openshaw é um homem com uma história estranha, uma grande fortuna e marcado para morrer. O problema é que ele não sabe o porque e nem quem está atrás dele. Então ele procura a ajuda de Holmes para se salvar, levando consigo sua sentença de morte: 5 sementes de laranja e uma carta assinada por K.K.K. Essa mesma carta significou o fim de seu tio e depois de seu pai, Ela pede que algo seja feito em troca da segurança do remetente: que os documentos sejam colocados no relógio de sol. Porém o tio dele queimou esses documentos ao receber a carta.

Holmes então sai a procura dos responsáveis pelo crime. Como sempre Doyle utiliza-se de uma situação que, aparentemente, é um beco sem saída, e a transforma em algo possível nas mãos de Sherlock. Porém, o que mais chama a atenção nesse conto é a grande decepção que é o final.

Apesar disso, por ser obra de Conan Doyle, sendo o grande escritor que ele é, e sendo um conto de poucas páginas que leva poucos minutos para se ler, é uma leitura que vale a pena.

site: http://madminds.weebly.com/blog/resenha-as-cinco-sementes-de-laranja

wagnergs 14/05/2020

Uma história curta mas que demonstra a ótima escrita do Sir Conan Doyle para esse fantástico universo de Sherlock Holmes.