O Ladrão de Crianças

Resenhas - O Ladrão de Crianças

Monique 05/02/2018

O ladrão de crianças
Muitos palavrões e não cheguei nem na página 100
É um Peter Pan fantástico (obviamente), sombrio, triste, com crianças da Cidade de Deus.
Com o início da guerra, começam as reviravoltas e uma grande carnificina. Se você tem problemas em ler sobre cabeças decepadas, apunhaladas, facadas, melhor nem ler. O livro é regado disso.
A história ganhou minha atenção pela relação entre Nick e Leroy, os outros personagens acabaram ficando secundários para mim, e o autor também deixou isso transparecer.
O ladrão de crianças nada mais é que um anti-heroi, com sua historia bem contada do começo ao fim e o porquê dele se tornar quem se tornou.
Os comedores de carne também têm suas versão contadas e você entende porque Avalon está no como está.
Quem irá sobreviver para contar a história será definido apenas nas últimas folhas, até ali muita coisa acontecerá o tempo todo.
Não importa se eram crianças americanas, brancas, comuns - até o fim do livro, elas me lembravam as crianças de Cidade de Deus (pouca educação, mas grande capacidade de luta e sobrevivência).

Nat 20/03/2018

Nick tem 14 anos e está fugindo de casa após ser marcado e ameaçado por um traficante de drogas para quem sua mãe alugou a casa onde eles também vivem com sua avó idosa. Ao ser capturado pelos comparsas de Markus, ele recebe a ajuda de um menino estranho chamado Peter, que o convida para viver na ilha de Avalon, onde seus problemas teriam fim. Ele aceita e após jurar solenemente que está indo por vontade própria, Peter o leva até a Névoa, o limite entre os mundos. Na ilha, Nick conhece os Diabos, um grupo de crianças que passavam por apertos no mundo real e quem Peter salvou e ofereceu a mesma coisa que a Nick (cada criança vem de uma época histórica diferente). À medida que os dias passam, o menino é treinado para passar nos testes que irão fazê-lo se tornar um dos Diabos, mas Nick começa a querer voltar para casa. Enquanto Nick se sente dividido entre sua antiga vida e a guerra que já está acontecendo para salvar a vida das criaturas mágicas, Peter convoca seus seguidores para defender a ilha e salvar a Dama do Lago, a protetora da ilha.

Eu nunca mais irei pensar no Peter Pan como aquele garotinho inocente que só quer saber de não crescer para viver aventuras infinitas na Terra do Nunca. NUNCA MAIS. Se bem que, pensando agora, depois de ler o epílogo do autor, eu não sei porque não fiquei com a mesma dúvida que ele com o trecho que ele especifica. Só posso afirmar que nunca vi a coisa por esse ângulo porque eu estava querendo tanto ler a história original, que me perdi nos aspectos que pudessem parecer sombrios.
Adorei, simplesmente adorei, a mistura do conto de Peter com o que eu pude identificar dos elementos dos mitos arturianos e das lendas celtas, além da mitologia finlandesa e irlandesa, mais especificamente Avalon, a ilha onde vive a grande bruxa Mordred, e seu encobrimento para protege-la e seus habitantes das invasões dos cristãos que queriam erradicar os cultos satânicos (que a Marion Zimmer Bradley identifica como o culto a deusa na sua série As brumas de Avalon).
A leitura foi uma das mais intensas que já fiz de modo geral, porque a história não deixa que se respire fundo para se recuperar para o que vem a seguir. É violência direto, a ação não para nunca, e a violência é bastante gráfica, seja no mundo real (Nova York, não Londres) ou na Ilha de Avalon (não a Terra do Nunca). Peter não é de longe aquele garotinho simpático que a Disney nos fez crescer adorando, e sim um menino vingativo que não parece se importar com as vidas que deixa pelo caminho ao perseguir seus objetivos. O final definitivamente foi inesperado, me deixou com a mesma sensação absurda de desespero e como se faltasse alguma coisa para concluir a história. Sério, não estou aceitando bem esse final até hoje. Recomendo se você quer uma ficção que vai fazer você se desesperar do início ao fim.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2018/03/o-ladrao-de-criancas-brom-dll-2018.html

Conta-se um Livro 16/10/2017

Foi bom... mas tive um bloqueio
No começo foi difícil eu gostar do livro. Seria mais uma daquelas histórias fortes e que eu adoro, se não pegasse em um conto que eu relutei em largar a visão doce de infância que eu tinha, e ser jogada nessa versão nua e crua. A Terra do Nunca se chama Avalon, e como a lenda, é protegida pela bruma. Não se consegue acha-la, a menos que você seja uma criança, e que Peter o guie para o outro lado. Lá, as crianças são todas vítimas da violência humana, abandonadas, violentadas, espancadas, abusadas de forma que ninguém deveria ser, quanto mais uma criança. É claro que ao ter a proposta de viver em um mundo livre desses adultos é um sonho para elas, que seguem seu salvador, Peter, a esse novo mundo.

Ainda existem fadas, existem bruxas, monstros, ogros, elfos, e todo o tipo de criatura mágica. E eles se encontram no meio de uma guerra para poder salvar Avalon, que está ameaçada pelos Comedores de Carne.

Leia a resenha completa no blog Conta-se um Livro

site: https://contaseumlivro.blogspot.com.br/2017/03/resenha-o-ladrao-de-criancas.html
Monique 31/01/2018minha estante
e a quantidade de palavrões ainda me choca (estou no comecinho).

Nine 23/01/2021

Um livro muito bom que vale a pena a leitura.
Ele mostra o lado mais sombrio da história de Peter Pan,.
No começo me causou bastante desconforto a leitura porque ainda tinha em mente Peter como algo lúdico e do "bem", mesmo assim valeu a pena continuar chega um ponto em que o livro vai te ganhando e mesmo sendo uma leitura pesada, te faz querer terminar.

Ronan 31/03/2023

☆☆☆½

Gostei muito de toda a mitologia apresentada no livro, gostei muito do Nick, mas acho que é um livro um pouco mais extenso do que deveria ser, mas mesmo assim foi uma leitura muito interessante.