Davi e Golias

Resenhas - Davi e Golias

1 | 2 | 3 | 4

mesquita1903 27/01/2024

Um bom livro
Li e gostei da forma como ele escreve. Gladwell nos leva a questionar nossa percepção de força e fraqueza, mostrando como muitas vezes o que consideramos uma desvantagem pode ser uma vantagem oculta.
YasClarck1609 27/01/2024minha estante
Se o subtítulo já é interessante o livro realmente deve ser

Edu Ribeiro 23/06/2014

Gigante é o autor
Já li alguns livros do Gladwell e nunca me arrependi. Neste não foi diferente, esbarrei nele por acaso em uma viagem e gostei muito.

Gladwell parte da história da luta de Davi e Golias como metáfora para as situações em que pessoas comuns precisam enfrentar desafios gigantes. O autor tem um jeito bem interessante de escrever, como se fossem artigos jornalísticos e, ao mesmo tempo, contação de estórias mescladas com pesquisas e estatísticas, mas que vão realmente envolvendo o leitor.

Recomendo!

Gustavo 08/08/2014

É um bom livro, porém, por já conhecer o autor por duas outras obras, criei uma expectativa muito alta. Em certos trechos achei o texto um pouco vazio. Mas são boas histórias e bons exemplos, ainda assim vale a leitura!

Su 28/01/2016

Esse é o segundo livro do Malcom que li. Depois de ler o primeiro, todos os outros entraram para minha lista de futuras leituras. Mas, quando faço isso sempre fico na dúvida. Será que esses livros são bons.
O livro começa com a descrição da luta entre Davi e Golias. O autor desconstrói a ideia que Davi tinha menos chance de vencer do que Golias. Ele nos diz que Davi se utilizou de uma arma bélica com grande poder de destruição, a funda. Assim, ele se utilizou de uma arma potente e atacou Golias de uma forma que ninguém esperava. Ele surpreendeu a todos.
Muitas pessoas de destaque também fizeram isso. Sabiam de forma clara suas limitações e se utilizaram delas para obter resultados positivos. Foi o que fez Vivek Ranadivé. Ele treinava meninas baixas que não tinham grandes habilidades no jogo de basquete. Mas, ele conseguiu levar essas meninas para o Campeonato Nacional dos Estados Unidos.
O autor dá outros exemplos de pessoas surpreendentes ao longo do livro. Teresa DeBrito, Caroline Sacks, David Boies, Emil “Jay” Freirech, Wyatt Walker, Rosemary Lawlor, Wilma Derksen e André Trocmer.
Amei o livro. Ele nos faz ver que o que a maioria das pessoas vê como algo desejável, como por exemplo, cursar uma faculdade de elite, pode atrapalhar os nossos objetivos. Enquanto o que achamos prejudicial, como a dislexia, pode trazer resultados positivos.
“O dinheiro torna a criação dos filhos mais fácil até certo ponto – quando deixa de fazer uma grande diferença. Qual é esse ponto? Os acadêmicos que estudam a felicidade sustentam que o dinheiro deixa de tornar as pessoas mais felizes a partir de uma renda familiar de 75 mil dólares anuais. Depois disso, o que os economistas denominam “retornos marginais decrescentes” entra em ação. Se sua família ganha 75 mil e seu vizinho ganha 100 mil, esses
25 mil extras ao ano significam que ele pode ter um carro mais sofisticado e comer fora com uma frequência um pouco maior. Mas não o torna mais feliz do que você, nem mais bem preparado para fazer os milhares de pequenas e grandes coisas que definem um bom pai ou mãe.”

“As dificuldades desejáveis, porém, têm uma lógica oposta. Em seus experimentos com o
TRC, Alter e Oppenheimer fizeram os estudantes se superarem tornando suas vidas mais
difíceis, forçando-os a compensar algo que havia sido retirado deles. Foi o que Boies também
estava fazendo quando aprendeu a ouvir. Ele estava compensando. Não havia escolha. Ele era
um leitor tão ruim que teve que lutar, adaptar-se e criar algum tipo de estratégia que lhe
permitisse acompanhar todos à sua volta.”
“Veja de novo o que MacCurdy escreveu sobre a experiência de estar na Blitz londrina:
Todos nós somos passíveis não apenas de ter medo, somos também passíveis de temer sentir medo, e o domínio do medo produz euforia. [...] Quando tememos entrar em pânico durante um ataque aéreo e, depois do ocorrido, exibimos aos outros pura calma exterior por estarmos agora seguros, o contraste entre a apreensão anterior e o alívio e a sensação de segurança atuais promove uma autoconfiança que é o pai e a mãe da coragem.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Deh 05/05/2016

Confrontos Diários
Um livro que mostra as diversas guerras que enfrentam-se diariamente todos nós. Guerras que inspiradas no confronto de todos os tempos entre o simples, mas temente Davi e o 'temível' gigante Golias que nos mostra que qualquer guerra é capaz de se vencer quando estamos firmes no Senhor!.

eduardoin 05/09/2016

Colocando na balança vantagens e desvantagens da vida.
Em “Davi e Golias”, Malcolm Gladwell retorna a sua já consagrada análise de dados para tentar provar um ponto que escapa ao senso comum. Assim como “Turning Point” e “Outliers”, o autor aqui defende uma ideia, desfilando uma série de situações e análises para amarrar diferentes características do tema central. E como o título sugere, Gladwell busca mostrar que a visão comum de vantagens e desvantagens em diversos momentos não é correta. Seus exemplos – embasados em pesquisas – nos fazem repensar sobre a suposta vantagem de ser o mais forte, o mais numeroso, o mais inteligente, o mais adequado.

Assim como em suas demais obras, este livro explica sua teoria central por vários vieses, e neste processo acaba por apresentar histórias memoráveis. Além de Davi e Golias, destaco o tratamento de crianças com leucemia, a luta dos direitos civis nos EUA e os confrontos sectários na Irlanda do Norte.

Mais que ser um arauto da verdade, Gladwell é um excelente autor para apresentar novas formas de ver o dia a dia. Sua forma simples de apresentar novos olhares carrega seu maior benefício como obra: fazer seu leitor considerar novas abordagens e olhar o mundo por outro ponto de vista.

Bruno 29/09/2016

Esse livro nos trás uma nova perspectiva para avaliarmos as situações que encontramos no dia-a-dia. Nos trás uma visão de que todas as dificuldades e limitações são, na verdade, oportunidades disfarçadas. O que devemos fazer é avaliar as situações de todas as perspectivas disponíveis até entrarmos a mais favorável.

João Victor 13/12/2016

Os livros de Malcom Gladwell sempre entram na minha lista de favoritos pelo seu estilo, coerência e persuasão.
Davi e Golias não foge a regra. Usando a história bíblica como ponto de partida, ele desconstrói ao seu modo o senso comum que prevalece sobre a história. A partir daí ele analisa outros casos com o mesmo enfoque: a explicação por trás da vitória daqueles considerados menos fortes, inteligentes ou menos recursos no geral.

Matheus 23/03/2019

Quando o fraco vence o forte
Mais um bom livro do Malcolm Gladwell. Resumo bobo, mas verdadeiro: os fracos não são tão fracos como parecem, e nem os fortes são tão imbatíveis quando aparentam. Neste livro, Gladwell traz várias histórias reais de situações onde os aparentemente mais frágeis vencem. Mas a maior lição que ficou gravada para mim é a de que se o "fraco" não é completamente destruído, ele se fortalece. Quando se vence ou se sobrevive a um evento catastrófico, as pessoas percebem que não são tão fracas como imaginavam. Descobrem que podem encarar seus medos. E como diz o livro, passam a ter medo de ter medo.

Erickson.Bicalho 08/10/2019

Mais para menos
Livro vago , única simples ideia ( nem sempre a vantagem é desvantagem e vice-versa) , com autor pegando exemplos aleatórios e tentando fazer analogia com este tema de maneira forçosa ...

Quézia Júlia 18/03/2020

Nem sempre o mais forte vence
Esse livro traz primeiro momento uma análise sobre a história bíblica de Davi e Golias. Alguns detalhes históricos revelados nos mostram como Davi pôde vencer. E todo o livro nos mostra que nem sempre tudo é o que parece.

Angra Andrade 15/07/2020

Assunto interessante.
Por mais que esse tipo de livro não seja meu favorito, as vezes leio para sair da mesmice.

O tema abordado é muito interessante e traz várias histórias de pessoas que eram os preferidos para a derrota, surpreenderam a todos, se superaram apesar das diversas situações adversas e conseguiram obter o resultado esperado.

Leitura super válida!

Maína 07/09/2020

Um livro que vale a pena ler.
Confesso que esperava um pouquinho mais, pois foi extremamente bem recomendado.
Um livro bem escrito, com muitas informações valiosas para que, não nos deixarmos abater pelas dificuldades da vida. Possui capítulos recheados de histórias reais em que ?gigantes? foram surpreendidos e perderam batalhas para os ?pequenos?

Eloi 23/09/2020

Davizim vida loka
Usando uma metáfora bíblica, neste livro Malcolm Gladwell mostra como que pequenas coisas podem derrubar grandes coisas.

É muito interessante, pois ele dá diversos exemplos de pequenas empresas que no início pareciam inofensivas, mas tempos depois abocanharam a líder de mercado.

1 | 2 | 3 | 4