Mrs. Dalloway

Mrs. Dalloway Virginia Woolf

Resenhas - Mrs Dolloway

EduardoCDias 07/07/2020

Acho que preciso de outra leitura
Virginia Woolf inovou na escrita de romances usando a técnica de fluxo de consciência. Diferente dos romancistas do séc. XIX que tinham um estilo rebuscado, detalhista e uma narração linear, Virginia conta a história invadindo a mente dos personagens, sem muita preocupação linear. Isso torna a leitura muito difícil (ao menos até você se acostumar com isso) e por vezes, quase abandonei o livro, coisa que nunca fiz na vida. Mas, ao acostumar com esse método diferente, acabei evoluindo. O dia de uma aristocrata fútil e esnobe, preparando uma festa para a alta sociedade e revendo velhos amigos. Esse é, contado de maneira simples, o resumo da história.

Edu 16/12/2021

Não foi para mim
A técnica do livro é excelente. Virgínia Woolf faz um escrutínio dos pensamentos de alguns personagens ao decorrer da história.

Apesar disso, a história não me cativou, não me instigou e nem ficará na memória por muito tempo.

Entendo o motivo por ser o livro favorito de muitas pessoas, mas definitivamente não foi o meu, mesmo adorando o estilo da narrativa.

Paloma 23/01/2019

encontros e desencontros
Depois que você realmente entende tudo o que acontece nessas páginas, acaba reconhecendo também que explicar essa narrativa para outra pessoa é uma tarefa quase impossível.
Essa história vai nos levar através de encontros e desencontros de personagens únicas criadas por Woolf durante apenas um dia. Temos histórias paralelas, histórias cruzadas e a própria essência da autora em muitos aspectos ali.
Essa não é uma leitura fácil porque envolve sentimentos, reflexões e claro, muita atenção! A narrativa de Virginia segue um fluxo de pensamento e para que tudo seja entendido é necessário o máximo envolvimento do leitor. Esse foi o principal motivo pelo qual eu não amei essa história, o fato de que eu mesma li em um momento não muito propício da minha rotina, mas esse também é aquele livro que eu sei, eu sei, que vou amar em uma releitura.
A edição da Autêntica está maravilhosa pois ainda temos várias notas, glossários e mais, e garanto que a leitura desses 'extras' foi o que me fez ver o quanto essa história tem o potencial para me conquistar. De qualquer maneira, recomendo esse livro à você que quer uma experiência nova em leitura, à você que quer se surpreender com a reflexão humana.

BIASI 08/07/2020

Ótimo
Leitura diferente uma vez que todo livro se passa em um só dia

Manu 23/01/2021

Mrs. Dalloway é um clássico que apresenta uma boa crítica aos costumes da elite. A história se passa inteira em um dia, com voltas ao passado através das memórias dos personagens. A autora os nós dá personagens muito bem construídos e os explora de forma bem característica.
A uma interessante comparação entre pessoas da elite e classe trabalhadora, em relação aos infortúnios da vida. Ao mesmo tempo uma comparação entre os interesses femininos e masculinos da época, trazendo-nos a reflexão sobre essas relações sociais.
A contrução da narrativa é bem fora do comum. Além da forma que a autora constuiu os personagem (e como os usa), a história não é linear, a narrativa não é limpa (sempre há algo para se dizer no meio de algo) e os pensamentos dos personagens se confundem com a narração do eu lírico.
Para quem não é acostumado com leituras assim, recomendo a releitura ou uma leitura muito atenta, mas quando se entende a forma de construção da história, a leitura é excelente.

Camille.Pezzino 27/03/2021

RESENHA #162: O MUNDO ESTÁ MUDANDO
Quando experienciamos uma história, muita das vezes, ficamos preocupados com spoilers, certo? Isso se deve, sobretudo, ao fato de que essas tramas possuem o intuito de contar uma sucessão de acontecimentos que farão sentido e surpreenderão – ou assim se pressupõem – o leitor. Esses fatos são o centro da narrativa, o que buscamos ao ler esses textos.

Mas se o que importa não são os fatos, mas o que está por detrás deles? Mais ainda, o que está na mente dos personagens? O que eles pensam, quem eles são e o que aconteceu para serem assim ou pensar dessa maneira?

Woolf, como Joyce, possui o talento primoroso e cinematográfico de nos levar além do mero enredo, transforma-nos em espectadores de consciências. Assim, através de uma narrativa de fluxo de consciência em terceira pessoa, o narrador nos encaminha por um dia de junho de 1923.

Esse é um livro bipartido, em que o enredo é ordinário, simples e comum. Dessa forma, os acontecimentos – pequenos momentos da vida cotidiana – não têm de fato importância. No entanto, os dois núcleos da narrativa, representados por Clarissa Dalloway e Septimus Warren-Smith, possuem um aprofundamento psicológico estrondoso.

É através dessa divisão de potencialidades e decadências que a trama de Woolf vai ganhando as suas camadas e críticas, as quais permeiam os dois personagens principais e todo o elenco que está por detrás deles. Cada um deles, em algum momento, terá seu espaço, terá sua voz no decorrer das páginas, o que mostra a genialidade de Woolf: todos possuem pensamentos próprios, complexidades e inseguranças.

SAIBA MAIS EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-162-o-mundo-esta-mudando/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-162-o-mundo-esta-mudando/

rafinha 23/09/2021

Que livro perfeito!
Virginia woolf compreende a mente delicada e poderosa dos seres humanos, personagens que se mostram complexos mesmo sendo acompanhados por apenas um dia! Escrita moderna e ousada para a época, mostrando a forma pioneira que a mesma escrevia
Gi Carvalho 23/09/2021minha estante
??

@fernandajfguimaraes 29/07/2020

"Exibir a inteligência era uma coisa boba. Devíamos simplesmente dizer o que sentíamos... o que sabemos a respeito até mesmo das pessoas com quem vivemos todos os dias?"

Virgínia Woolf surpreendia a todos com seus novos recursos estéticos que lhe permitiam expressar uma nova realidade: a modernidade, a crescente urbanização, a industrialização, o conflito de classes, as Guerras. Preocupava-se em captar os recônditos da mente, os labirintos da memória, as contradições, o tempo psicológico. Nesse ínterim, também elaborou uma trama na qual pudesse fazer experiências sensoriais, associações, jogos temporais e abusar da sua técnica mais famosa, o fluxo da consciência, inspirada nas obras de James Joyce e Proust. Além disso, vemos críticas ferrenhas entranhadas na história de Mrs Dalloway ao Império, ao colonialismo, ao patriarcado, também reflexões sobre sanidade e insanidade, vida e morte e a representação do feminino.

Eu simplesmente me encantei com Mrs Dalloway e posso dizer que considero um dos meu livros favoritos.

Gabriel 12/10/2020

Surreal
Difícil de acompanhar no começo mas logo a história te cativa de uma forma surreal.

Fluxo de pensamento ao extremo. Escrita primorosa. Bom demais

Gabs.Almeida 31/03/2024

Para um romance classificado, o livro aborda assuntos atuais como saúde mental e feminismo. Achei a leitura rápida, porém em alguns momentos maçante

Ana Santos 11/01/2023

Virgínia acertou em cheio em um romance que conta narrativas diferentes, porém ligadas em determinados lugares ao decorrer da história. Problemas sociais, pós guerra, a volta de um amor antigo. É necessário gravar o nome dos personagens, se não, você se perde completamente kkkkk

Kanandavn 12/02/2023

Sobre o tempo...
A narrativa de Virgínia sempre permeia as coisas tidas como insignificantes do nosso dia a dia, que passa despercebidas, dando uma importância extraordinária a esses intervalos que compõe isso que chamamos de vida.
É também um atento ao tempo, as infinitas coisas que partilhamos durante o mesmo segundo. A peculiaridade que está presente em cada mente e, claro, os impactos que nossa materialidade causa em nosso íntimo.
Há em Virgínia uma sensibilidade que ultrapassa o real. A construção da consciência de seus personagens nos toca de maneira amena e ao mesmo tempo dilacerante. As reflexões que cada diálogo e fluxo de consciência nos propõe, modifica nossa visão sobre o mundo para sempre.
O toque do relógio a cada hora não nos deixa esquecer que o tempo é marca latente nessa narrativa. O tempo passa e coisas novas acontecem a cada novo segundo e milhares de coisas ao mesmo tempo. E nossa vida aos pouco se esvai. E nesse exato momento o que realmente importa?
Virgínia é grandiosa.

Eslen.Silva 08/09/2023

Fica melhor toda a vez que eu penso mais sobre, é extremamente melancólico e nostálgico, um comentário sobre a desilusão de envelhecer, da perda do brilho da juventude, de ser devorada pela máquina, os comentários sobre saúde mental e sobre o contexto da época, são excelentes.