Pornô Política

Pornô Política Arnaldo Jabor

Resenhas - Pornô Política

Leia o Livro Fefe! 29/04/2024

Uma leitura doída, mas ainda assim interessante
Arnaldo Jabor é um jornalista de opinião progressista para a sua época mas retrógrado de doer se lido hoje em dia. Bem estudado nos ramos da cinematografia e da política, com um flerte de psicanálise, ele usa sátira e ficção para fazer comentários em relação ao cenário sociopolítica da época onde o livro foi escrito - bem como a jornada de como este mesmo cenário era em sua juventude até tal momento.

Um ex-comunista desiludido, Jabor usa da comparação entre política e pornografia para alertar-nos do perigo de nos deixar levar pelo ego, pela fantasia, e pela percepção da mídia e da propaganda ao decidir acreditar em um movimento. Seu amargor e ego, bem como sua generalização, seus preconceitos, e vieses pessoais, se degladiam com uma visão social ampla e culta a cada capítulo.

Assim como uma boa conversa política, ler este livro é uma tarefa de saber filtrar o que levar para casa do que não.

Matheus656 06/03/2024

Crônica é smp incrível
Meu professor me recomendou para eu melhorar minha escrita, é mt bom ler um português bem escrito, a linguagem formal, simplesmente incrível e necessário

Dirlene Rezende 03/01/2023

A vida fútil?
Bom eu gostei de algumas coisas e outras não. Normal. Bem escrito, sim. Mas tem um ar bem fútil de problemas bem na mesma linha.

Antonio Maluco 18/12/2017

Crônicas
gostei do livro em questão e lendo esse segundo livro de crônicas que li esses dias vou mergulhar nesse gênero das crônicas nas bibliotecas que frequento

Andre.Luiz 19/03/2017

Toda análise de politica é chata, daqui algum tempo seja interessante ler pela história.

Rakky 21/02/2012

Um gênio sem papas na língua
Ninguém precisa falar da genialidade de Arnaldo Jabor, principalmente quando o cara fala de política. Em Porno Política ele dá mais mostras de sua elegância na escrita, de seu entendimento do tema e mais que tudo, da coragem de ser alguém que não tem papas na língua para falar de quem quer que seja, custe o que custar.

Jabor já foi comunista, já foi esquerdista, já foi de direita e acredito que hoje prefira mesmo não demonstrar nenhuma expressão partidária, justamente por estar enojado dessa sujeira toda. Em Porno Política, fala envergonhado, estarrecido, puto da vida, inconformado, indignado e muito mesmo decepcionado com a nossa política, a nossa televisão e a nossa falta de vergonha na cara brasileira por ela só.

Em páginas que misturam experiências pessoais com crônicas extraídas de sua genialidade felina, ele fala de tudo e dita uma nova ordem, que não será seguida, porque brasileiro não tem mesmo vergonha na cara e é um povo que esquece fácil, é muito carente e acima de tudo, sempre tenta dar seu jeitinho.

Jabor é do tipo que eu quero ser quando crescer. Por sua critica viva, cheia de emoção e de verdades, por sua determinação e por sua personalidade marcante. Esse exemplar de sua crítica não é representativo, mas é uma leitura interessante para todos aqueles que assim como o autor não aguentam mais.

Porno Política
Autor: Arnaldo Jabor
Editora: Objetiva
Ano: 2006
Páginas: 236
Nota: 9

Luis Netto 28/10/2010

Pornô Política
O livro do comentárista da rede Globo, Arnaldo Jabor, escreve uma obra sobre a área que ele domina, política, neste livro ele compara todo amor da nação brasileira com a ‘pornografia’ do governo nacional. Por que ‘pornografia’? Esta é a resposta que o autor tenta nos explicar em toda a obra.

A resposta segundo Arnaldo é bem simples, o termo ‘pornografia’ primeiramente nos leva a pensar em alguma sacanagem, o que de fato aconteceu em todos os governos já passados pelo Brasil, sacanagem é os altos impostos pagos pela população, o número expressivo de desemprego, falta de trabalhos para a sociedade, o forte índice de pobreza, entre outros, também lembramos ao ouvir a palavra ‘pornografia’ do termo ‘besteira’ e a principal são as inúmeras promessas feitas por candidatos há Deputado Estadual e Federal, Governador, Senador e Presidente, promessas estas que a maioria dos eleitos não cumpre, pois utilizam o artefato de não ter o dinheiro necessário.