O advogado do Diabo

Resenhas - O advogado do Diabo

1 | 2 | 3 | 4

Daniele522 16/10/2021

O Advogado do Diabo
Um culto na região da Calábria, leva o Vaticano a instaurar um processo de beatificação. Blase Meredith é escolhido para esta tarefa, como promotor da fé, o advogado do Diabo. Conforme Meredith investiga ele começa a questionar sua própria fé e seu papel como sacerdote.

Renato 25/06/2022

Somente após metade do livro que peguei interesse realmente pela história. Esperava mais, mas não estou decepcionado com o livro.

Deymos 30/08/2018

O reencontro do homem do homem com a fé.
Livro muito bom, mostra a caminhada de um homem em busca de Deus.
O livro subliminarmente aborda a trajetória de cristo, Il Lupo é Pilatos, o homem que admirava Cristo e não o queria morto, porém foi o responsável por sua morte. Blaise Meredith é Lucas o homem que foi atrás de vestígios do Cristo.
Em um primeiro momento A condessa de Santics parecia ser Judas, porém o fim dela foi alterado, ficando para outro personagem o triste fim.
O Livro é muito bom e te leva por um caminho em busca da compreensão e resolução de problemas além do próprio alcance.
A melhor parte do Livro é a carta que Giacomo Nerone deixou.

Letícia 25/09/2022

Sofrido do início ao fim
A história não é lá triste, mas o ato de ler esse livro foi sofrido.

O livro desenvolve-se lentamente e em seus 60%, na verdade, ele paira sobre a história principalmente mas desenvolve tramas pequenas fora do principal.

Foi realmente chato e no final as informações caíram de bandeja no colo do personagem principal, não senti que houve um preparo de merecimento das informações.

Pâmela Lima 22/07/2023

Não supriu minhas expectativas!
Comecei o livro com sede de continuar e saber os próximos acontecimentos, no entanto, ao decorrer da leitura, o interesse se perde um pouco, pois, acredito haver detalhes um pouco desnecessários para a história, tornando a leitura pouco convidativa. Logo percebi que não haveria uma grande reviravolta na história (provavelmente não seja estilo do autor), contudo, no fim, a mensagem e os questionamentos deixados sobre o que é ser igreja são muito relevantes!
Mas acredito que tais questionamentos poderiam ter sido abordados e finalizados em menos páginas...
A quem tiver interesse, se prepare para uma leitura arrastada. ?
Flavoca 23/07/2023minha estante
Tive a mesma sensação... Foi bem arrastada a leitura.

Aninha/Gótica Neurótica 20/02/2022minha estante
Eu odiei o que aconteceu a Nicholas Black. De início a narrativa nos induz a não gostar dele, mas quando ele se abre e fala sobre sua vida e como se sente, a vontade de ser aceito e de ser feliz como ele é, e no fim Meredith o faz tomar aquela decisão. Palhaçada. Sei lá. Entendo que o livro foi escrito nos anos 50, e que a mentalidade era outra. Mas caridade e perdão são as palavras-chave no cristianismo. E ele não teve isso.

Aninha/Gótica Neurótica 20/02/2022minha estante

@buenos_livros 05/12/2022

O Advogado do Diabo - Morris West ??
?Não há paixão em sua vida, meu filho. O senhor nunca amou uma mulher, nem odiou um homem, nem sentiu piedade por uma criança. Apartou-se demasiado tempo e é, agora, um estranho no seio da família humana. Jamais pediu nada nem deu nada. Jamais conheceu a dignidade da privação nem a gratidão de um sofrimento compartilhado com outrem. Eis aí a sua enfermidade. Eis aí a cruz que o senhor talhou para os próprios ombros. Aí é que começam não só as suas dúvidas, como também os seus temores... pois um homem que não pode amar o seu semelhante tampouco pode amar a Deus.?
. 91/2022
. O Advogado do Diabo (1959)
. Morris West ??
. Tradução: Brenno Silveira
. Romance | 336p. | e-Book
. @grupoeditorialrecord ?Best Bolso?
. Um padre inglês à beira da morte é designado para investigar supostos milagres e condutas de um candidato a beatificação em um vilarejo no interior da Itália. À partir dessa premissa intrigante a história se desenvolve em vários níveis, primeiro como romance que prende e depois como uma discussão sobre dogmas e tradições da igreja católica. Publicado no final dos anos 50, o autor australiano Morris West traz temas atuais e discussões sobre sexualidade, culpa é política local com um viés das contradições da igreja católica, mas com uma visão empática, porém em baseada, de quem passou 12 anos em um monastério estudando a igreja de Pedro por dentro. Leitura interessantíssima, uma bela surpresa!
. ????????,5??

Augusto Bogo 30/09/2023

Uma leitura fluida de um livro muito bem escrito. Se aprofunda nos medos, pobreza e egoísmo do ser humano. Comecei essa leitura de forma despretenciosa e o finalizo com uma sensação de vazio e ao mesmo tempo de reflexão.

Day 13/04/2020

Expectativas frustadas...
Encontrei este livro ao pesquisar na página da biblioteca sobre o outro título “Advogado do diabo” (aquele do filme com o Keanu Reeves). Resolvi ler as duas histórias.
Obviamente, ao ler a sinopse deste livro vi que se tratava de um enredo diferente, mesmo por que são obras escritas por autores diferentes, os “advogados do diabo” em questão executam papéis totalmente diversos.
Neste livro de Morris West, o “advogado do diabo” é o sacerdote inglês Blaise Meredith, que executa o papel de investigador canônico com a função de descobrir e denunciar fatos que possam impedir a canonização de Giacomo Nerone, o qual é alvo da devoção popular, um “candidato a beatificação” pelo Vaticano.
Pois bem, na realidade, o papel do denominado “advogado do diabo” se assemelha a de um “Promotor de Justiça do Vaticano” do que, necessariamente, de um advogado. Tá certo, que a questão do nome que se popularizou na história não muda as minhas expectativas frustradas sobre obra.
Imaginei, pelo contexto anunciado, que seria uma trama, de fato, investigativa. Porém, foi muito superficial a abordagem do autor sobre a questão do “advogado do diabo” em si. Tanto que quando cheguei ao final do livro fiquei com aquela sensação de “Só isso?! Não acredito que vai terminar assim mesmo!!!”.
O desenrolar até foi promissor, mas não evoluiu. A questão do drama psicológico do sacerdote Blaise Meredith ao fazer uma reavaliação sobre sua trajetória de vida como homem e como sacerdote, até leva a uma reflexão pessoal, mas também não foi “aquela coisa”.
Gosto de reler algumas obras em outros momentos da minha vida para reavaliar meus pontos de vista, quem sabe em um futuro bemmmmm distante, por falta de outra opção de leitura a percepção seja diferente. Quem sabe...

Jeh 08/09/2014

Perfeito!
Senão o melhor, um dos melhores livros que já li!
Uma visão muito abrangente sobre religião, sobre o encontro do homem com ele próprio.
É um livro para ser lido com calma, com pausas, pois são muitas informações para serem absorvidas. E todas elas valem a pena, te fazem refletir imensamente.
Livro muito bem escrito e de fácil entendimento, mesmo sendo antigo.

Bruno Leandro 13/07/2011

Homem ou santo?
Na Calábria, surge um culto ao um homem de nome Giacomo Nerone, considerado santo pelos locais. Com o intuito de confirmar a possibilidade da canonização, o padre Blaise Meredith é escalado na função de Advogado do Diabo, isto é, ele verificará a vida do suposto santo e tentará encontrar algo que o desabone, que o impeça de se tornar um santo. Meredith, um homem que evita as pessoas, aceita a função e parte em direção ao lugar, onde verificará muitas coisas que vão contra os mandamentos da igreja mas também se questionará várias sobre se a igreja está mesmo certa o tempo todo.
É bom não confundir este livro com o filme de nome parecido, pois os enredos são totalmente diferentes e o livro não tem nada de sobrenatural. É antes um livro que reflete sobre o ser humano, suas imperfeições e hipocrisias. Há nesta história pessoas que vão contra aquilo que pregam, pessoas que vão contra o que a igreja prega e pessoas que não sabem quem são de verdade. Logo no início da história, vemos que o padre Meredith está com câncer e esta acaba sendo sua última oportunidade de fazer algo antes de morrer. Ele não é uma pessoa fácil, não conseguimos simpatizar com ele de imediato, mas suas atitudes não chegam a ser exatamente polêmicas. Ele também não é alguém que eu chamaria de padre, seu pensamento é mais o de um funcionário público que desistiu de ter uma carreira de verdade (que me perdoem os funcionários públicos, só estou falando dos que se acomodaram) e não parece ser uma pessoa que realmente vive. Ele é, digamos, complicado.
Gostei deste livro, de maneira geral. Ele me intrigou, não tanto pela história, mas pelos personagens em si. Alguns dos personagens secundários chamam mais a atenção do que o principal. É um livro curioso, que vale à pena ser lido.

Alex 10/11/2021

Entrou para lista de favoritos
"Não estava bem claro oque seria eu. Mas, dentro de pouco tempo, eu soube. Fazia parte da minha natureza ser atraído mais por homens que pelas mulheres. Não fui seduzido num banheiro coletivo, nem enganado. Não o posso mudar. Não pedi para nascer. Não pedi para nascer assim... E só Deus sabe o quando eu tenho sofrido por causa disso. Mas quem me fez segundo o senhor -- Deus! Oque desejo e o que faço são coisas que estão de acordo com a natureza que Ele me deu."

Esse livro superou minhas expectativas demais, realmente me aprofundei não consegui parar de ler apesar da ressaca-literária, eu recomendo demais vai entrar para os favoritos.

sasimão 06/01/2022

O início do livro foi chato, monótono e sem graça, mas ao decorrer foi ficando interessante.
Não é o meu estilo de leitura então não foi grande coisa, mas fiquei muito emocionada com o final e como a história se transformou.

Caroline 13/07/2022

Me impressionou
Não li por causa do filme o qual nem sabia que existia, como muita gente chegou. Vim pelo título que me intrigou bastante. Basicamente é sobre um padre que está morrendo e passa a ser encarregado de investigar para a beatificação de um homem que a própria comunidade acredita ser santo. Ele é quem deve por a prova todos os depoimentos, daí vem a denominação de advogado do diabo. Me fez refletir muito sobre a é, mesmo eu me considerando agnóstica gosto demais desse assunto. Pretendo ler mais sobre o autor porque esse livro me prendeu desde o início com as dúvidas do diácono.

1 | 2 | 3 | 4