The Awakening

Kate Chopin

Resenhas - The Awakening

Gabi.Maia 10/12/2023

Um despertar feminino em 1890
1890. A sociedade não está preparada para um história de ficção que traz o despertar de uma mulher como um ser humano c vontade de viver sua vida e seus desejos.

Kate Chopin passou a ser evitada e seu livro c baixa tiragem foi retirado do mercado e só foi ressurgir por volta de 1950.

The Awakening traz a história de Edna, uma mulher de menos de 30 anos, casada e c filhos pequenos e que em um verão com a família na praia se descobre com sentimentos e opiniões próprias após ser arrebatada por uma música intensa tocada ao piano. Edna se vê descobrindo então sua própria identidade e passa por altos e baixos ao longo da sua vida depois disso: são períodos alternados de depressão e alegria.

Contemporânea de Charlotte Perkins que tbm li com o seu Papel de Parede Amarelo com a mesma temática.

Um dos melhores livros que li nos últimos tempos.

NotCrazyLimitedEdition 01/11/2022

Um trabalho extremamente feminino, da melhor maneira possível. Cativante, intrigante, emotivo, excelente. Curto mas ainda assim extremamente completo. Vale muito a leitura

bobbie 30/07/2022

Notem como as hipocrisias circulam em espiral.
Percebam como as hipocrisias sociais circulam e evoluem em voos em espiral, mas que sempre se referem às mesmas picuinhas. Uma mulher casada, Edna Pontellier, mãe de dois filhos pequenos, que não sente a veia da vida pulsar em seu corpo. Edna não sente pertencer à vida de casada, daria tudo pelos filhos, mas não se sacrificaria por eles, não está realizada em sua vida. Não tem motivação para cuidar da casa, não sente o coração disparar pelo marido, que pouca atenção lhe dispensa, não se sente a "supermãe", a leoa nascida para procriar. Mas então ela conhece o jovem Robert Lebrun. Ela própria jovem, 28 anos, embora não tão jovem para os padrões do século XIX. Robert lhe dá atenção, é fascinado por tudo que ela diz e faz. Ele gradativamente inspira vida de volta em Edna. Até que, receoso de estragar a vida da moça, ele inventa uma viagem para o México e a deixa. Abalada - e talvez pela primeira vez se dando conta do que o rapazola significava em sua vida, ela segue errante pela sociedade onde está inserida até conhecer um outro jovem, cuja companhia serve apenas para destrancar as portas que ela mantinha trancadas e barricadas. E Robert volta, apesar de ter feito planos de ficar no estrangeiro para o resto da vida: ele não aguenta ficar longe de Edna e, finalmente, externa e revela o seu amor. Edna sente o ar lhe voltar aos pulmões e toma coragem para se permitir felicidade. Mas Robert acaba cometendo um ato maior de amor, ato pelo qual Edna não estava esperando. E o que resta, então, para ela? The Awakening foi lançado no século XIX e, claro, chocou os leitores, que selaram o caixão da vida literária de Kate Chopin. Diferente da ousadia de D. H. Lawrence, depois dela, Kate não inseriu em seu romance cenas de sexo. Apenas a mais pura expressão de um amor libertando uma jovem casada e infeliz de sua vida miserável foi capaz de sacramentar o mau julgamento desta novela.

arlete.augusto.1 24/01/2022

Ótimo
Pena que em português só esteja disponível para Kindle, não sei se a tradução é boa.
O livro foi lançado em 1899, e causou grande chique e consternação pela forma direta que descreve os sentimentos femininos, numa época em que às mulheres só era permitido ser mãe e dona de casa, com maridos considerados ótimos desde que bons provedores. Uma sociedade onde as aparências eram o que importava, mesmo considerando-se a sociedade de Nova Orleans, bem mais informal do que o restante da América do Norte.
A descoberta de si mesma, de seus desejos, de sua condição como ser humano único, mesmo dentro de todas as contradições que isso desperta nela, fazem Edna mudar, a ponto de seu marido acreditar que ela precise de ajuda médica. Essa mudança começa durante as férias, em que Edna aprende a nadar e sente despertar pela primeira vez o desejo, apaixonando-se por um rapaz, Robert, que, sendo filho da dona do lugar, onde chalés são alugados, entretém aos hóspedes com sua disposição, generosidade e criatividade para propor jogos e passeios.
Não quero dar spoiler, por isso para aqui.
O importante no romance é a sinceridade e honestidade com que é escrito, sem apelação sentimental ou sensual, sem vitimização da personagem central. Edna não é uma heroína, nem vilã, tem consciência de seus atos, apesar de sua impulsividade, e das implicações dos mesmos.
Mesmo sendo um assunto até banal na sociedade moderna, vale a pena a leitura.

Liv 27/09/2021

Simplesmente incrível, eu amei esse livro! pela época que ele foi escrito, Kate Chopin magnificamente pavimentou os pensamentos que hoje nós mulheres tanto lutamos. Pena que na época ela sofreu tanto após a escrita desse livro.

Ramon157 22/09/2020

O despertar...
O livro é perfeito. Kate Chopin quebra os padrões do patriarcado com essa personagem e nos leva a refletir sobre os problemas que ainda são recorrentes na nossa sociedade.

Vale muito a pena.

stellasays 09/09/2014

Este livro foi escrito em 1899 por Kate Chopin. Conta a história de Edna Pontellier, uma jovem casada, com filhos e bastante infeliz com seu relacionamento. Seu marido é um homem estúpido e arrogante, mas que pensa ser o melhor marido do mundo. Conforme passam as páginas, ele vai sumindo tanto da narrativa quanto da vida de Edna. É um livro sobre libertação feminina, empoderamento da mulher numa época e sociedade bastante machistas. Até quase perto do final do livro eu estava adorando tudo. Só que o final me decepcionou. Achei que todo aquele build-up que estava acontecendo culminou em nada, como um castelo de cartas que cai com o vento. Acaba que o futuro da personagem feminina continua dependendo da retribuição amorosa do personagem masculino. [Nhé...]