Rio Branco e as relações entre o Brasil e os Estados Unidos

Rio Branco e as relações entre o Brasil e os Estados Unidos Aluizio Napoleão

Resenhas - Rio Branco e as relações entre o Brasil e os Estados Unidos

Lucas1429 25/11/2018

Não resistiu o peso do tempo
O livro é de 1951 e simplesmente não resistiu ao passar dos anos. Não pode ser considerado um clássico, suas ideias não são atemporais e na verdade se mostrariam duvidosas mesmo para o tempo em que foi escrito. Trata-se de uma peça de propaganda favorável a uma proximidade com os EUA por pura ideologia, desconsiderando vários fatores e por vezes sendo ingênuo quanto aos próprios dados apresentados (por exemplo, questões relativas a acordos comerciais). O livro prefere se focar em elogios pessoais a figuras envolvidas no processo de aproximação entre os dois países e nenhuma análise mais profunda é feita. Na verdade, as próprias figuras apresentadas são tratadas de maneira unidimensional, santos a serviço do país e sem muito questionamento a respeito.
Por fim, não duvido da boa vontade do autor quando escreveu esse livro, mas opinião, ideologia e fatos se confundem pelo texto por conta de uma perceptível paixão do autor pelos EUA e pelos personagens históricos retratados aqui. Não recomendo a leitura, o campo de análise de política externa ou de historiografia da mesma é muito desenvolvido nos dias de hoje e livros melhores podem ser encontrados mesmo se o intuito é uma análise alinhada com os EUA como a do livro.