A Ponte

A Ponte Eliandro Rocha...

Resenhas - A Ponte

JoaoPedroRoriz 16/02/2014

A ponte que nos liga
Por João Pedro Roriz

Mesmo antes de ser publicado, o livro infantil “A Ponte”, lançamento da editora Callis que marca a estreia de Eliandro Rocha no mercado literário, já chamava a atenção quando lido por seu autor em rodas de amigos.

Ideal para crianças entre 4 e 7 anos e ilustrada por Paulo Thumé, a obra conta a história de Nestor, um coelho solitário, que descobre pela primeira vez como fazer uma amizade verdadeira.

“A Ponte” oportuniza a uma reflexão sobre os limites do individualismo e as vantagens da relação social. E se esse assunto deixou de ser importante, é porque se tornou fundamental! Não só para as crianças, mas também para a nova geração de pais e professores.

Anos após ano, a sociedade investe em tecnologia e ciência. Mas as relações sociais continuam sendo a base de todo o desenvolvimento da humanidade. Apesar disso, crianças, jovens e adultos estão cada vez mais individualistas, principalmente nas grandes cidades. Esse modo de vida é defendido por um funk cujo refrão diz: “ado, ado, ado, cada um no seu quadrado”.

Somos todos quadrados. A TV nos quadriniza. O mundo precisa caber nela para fazer sentido. A mesma coisa acontece com o monitor do computador: ele aproxima quem está longe, mas distancia quem está perto. Nesse mesmo mundo, as pessoas precisam se quadrinizar até para se encaixar na vida das outras: portas e janelas possuem ângulos retos e, que engraçado, até a cama é quadrada, onde, indubitavelmente, as pessoas precisam se quadrinizar para supostamente fazer o outro feliz.

O livro “A Ponte” fala sobre um esforço conjunto que possibilita o contato entre as pessoas. E essa ponte está longe de ser metafórica. Quem conhece Eliandro sabe que essa ponte existe de verdade e é uma de suas receitas para a felicidade. Ela precisa ser construída por pessoas com bocas e olhos bem redondos. Afinal o mundo não é quadrado: é uma imensa roda de amigos, onde todos têm algo de bom para dizer e compartilhar.

site: http://joaopedrororiz.com.br/site/critica-literaria-a-ponte-livro-infantil-de-eliandro-rocha/