Ética e Vergonha na Cara!

Ética e Vergonha na Cara! Mario Sergio Cortella
Clóvis de Barros Filho

Resenhas - Ética e Vergonha na Cara!

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carol Edelstein 19/01/2016

Pensar não faz mal
Cortella e Clovis nos guiam em uma envolvente leitura e reflexão a partir de fascinante diálogos entre os dois. A leitura é rápida e de fácil entendimento - especialmente para os iniciantes.

Everaldo 12/08/2015

Ótimo livro
O livro possui uma leitura de fácil entendimento e nos faz refletir sobre algumas questões de convivência e sobre nossas escolhas. Entretanto, esperava uma leitura mais provocativa, principalmente pelo termo utilizado no título. A ausência desse termo "vergonha na cara" não mudaria em nada, na minha opinião. Talvez seja uma questão de foco.

renanluis 04/08/2015

Um tapa na cara dos antiéticos.
Um livro/debate de poucas páginas mais de muito conteúdo. Cada capítulo nos fornece com a ajuda de exemplos, maneiras de nós agirmos de forma correta perante a sociedade. De todas as frases e páginas lidas, uma me chamou mais a atenção: "A ética é a arte de conviver bem para além dos prazeres individuais". Vale a pena a leitura.

Kizzy 15/06/2015

Ética para a família
Tem sido cada vez mais difícil para mim escrever sobre os livros do Dr. Cortela e do Dr. Clóvis de Barros, creio que porque tenho lido e ouvido muita coisa deles, parece que acabo escrevendo mais do mesmo também.
Quero começar minha crítica exatamente por aí, se você, como eu, tem consumido muito dos dois através de palestras, entrevistas, artigos, livros e até aulas, a primeira parte do livro vai te parecer bastante repetitiva. O que não é uma crítica ruim é claro, afinal, a escolha de ler muito do mesmo autor é minha mesmo. Ainda assim, o livro escrito em forma de diálogo entre os dois, e falando nos primeiros capítulos tudo que eu já tinha ouvido, me deixou um pouco entediada.
Mas como sempre, a segunda metade do livro valeu toda a leitura. A abordagem de "Ética e vergonha na cara" se mostrou muito mais interessante do que eu estava imaginando no início da leitura. a abordagem da ética centrada na decisão do indivíduo, a exemplificação do ambiente cultural existente nessa discussão, e acima de tudo, o papel da família na construção da moral e "vergonha na cara" do indivíduo, são construções extremamente bem colocadas e para mim as mais sensatas quando se fala de ética. Creio ser uma epidemia o movimento social atual de colocar sob responsabilidade do Estado o que na verdade é responsabilidade sua. Movimento esse que cria diariamente uma legião de gente chata e reclamante por tudo, e uma legião de crianças mal educadas e intolerantes.
Outro ponto altíssimo do livro é a explanação sobre o papel da mídia e a tendência catastrófica e as vezes ignorante do passado que a sociedade se encontra. Muito interessante o conceito de que é um absurdo dizer que temos uma sociedade mais violenta hoje do que na idade média ou na ditadura militar. Isso é uma discrepância, a realidade é que hoje temos mais conhecimento dos acontecimentos e por isso nos sentimos mais inseguros, o que sem dúvida é um grande problema e exige solução rápida, e que mais uma vez, passa por nós enquanto sociedade e não só pelo governo. Esse processo acontece em tudo, a abordagem do professor Clóvis para esse movimento me pareceu muito esclarecedora.
Enfim, não é objetivo da resenha discutir todos os conceitos, apenas opinar que a leitura do livro se mostrou interessantissima e rica, ao mesmo tempo que é totalmente coloquial e acessível.
Como brinde final, há ainda um glossário com pequenas explicações sobre todas personalidades e fontes citadas durante a discussão. Dá vontade de ler a obra de cada um. Para mim, como sempre, a filosofia foi terapêutica.

"...como a nossa formação dentro de uma sociedade e cultura, se dá a partir daquilo que temos como espelhamento de conduta, crianças e jovens, em grande medida, se formam eticamente a partir daquilo que observam como conduta prática correta do pai e da mãe. Dái a dificuldade de se admitir que o cinismo exista no seio da família, porém, e exatamente dentro dela, mais do que na empresa, que ele tem lugar."

Keylla 29/01/2015

Com Cortella aprendi que a Filosofia poderia ser algo leve e não a Filosofia maçante da época do colégio. Aprendi a pensar. Aprendi a questionar. Aprendi que nem sempre tenho as respostas, mas sempre tenho as perguntas.
“Ética e Vergonha na Cara!” lança uma importante reflexão sobre o modo como orientamos nossas escolhas, mostrando de que forma a vergonha encontra seu lugar na ética, a fim de que possamos pensar e agir para além do comodismo e dos prazeres individuais. Jogar lixo no chão, colar na prova, oferecer dinheiro em troca de algum benefício. Todos esses são comportamentos que podem ser facilmente percebidos em nosso dia a dia, quase como se fossem situações corriqueiras e típicas da cultura brasileira. Mas de que maneira isso se reflete na formação de crianças e jovens? A corrupção estaria mais próxima de nossa vida cotidiana do que gostaríamos de supor? Como Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho discutem neste livro, seja em casa, seja na escola ou no trabalho, muitas vezes os meios utilizados para alcançar um objetivo acabam sendo tratados como uma questão menor diante dos resultados obtidos.
Bate papo entre os dois amigos e seus leitores. Excelente livro!
Rafa 18/02/2015minha estante
Adoro os livros do Cortella! Parabéns!

Danilo Saksida 27/02/2015minha estante
Vou comprar e ler muito em breve também!! :D

Keylla 13/03/2015minha estante
Também gosto do Cortella, Rafael. Ainda gostaria de assistir uma palestra dele. Quem sabe!
Danilo: ele é pé-vermelho também! Uma pena que morando em Londrina eu não tive o "click" de ir atrás das palestras dele. Aproveite aí por mim!

Debora Caetano 11/10/2014

Ética e vergonha na cara
Livro interessante, porém aborda de forma bem básica os assuntos pertinentes a temática ética.

1 | 2 | 3 | 4 | 5