Ética e Vergonha na Cara!

Ética e Vergonha na Cara! Mario Sergio Cortella
Clóvis de Barros Filho

Resenhas - Ética e Vergonha na Cara!

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Heloiza.Alberti 20/03/2024

Ética e vergonha na cara
Fui obrigada a ler esse livro pra fazer um trabalho da escola.
Eu não estava com vontade nenhuma de ler, por que parecia chato, e realmente é bem chato.
Até tem alguma reflexões legais sobre alguns assuntos, mas nada demais.
Talvez eu não tenha gostado por que não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas enfim.

Samara 08/11/2023

Sai com crise existencial. Não porque o livro me faz pensar, mas porque me faz questionar se estamos falando a mesma língua.
No começo não entendi nenhuma frase completa. No final, parecia no começo.

Ana Catarina Oficial 08/11/2023

Levemente apimentado
Como sempre os autores tratam de assuntos que precisam ser falados de forma simples, direta e aqui não tão bem humorada, mas de forma levemente apimentada. É um tapa na cara de muitos.

Martony.Demes 21/08/2023

Livrinho antigo, mas sempre precípuo! Fiz uma releitura para lembrar as belas falas desses dois grandes filósofos!

renxnsc 10/06/2023

Interessante reflexão proposta por Cortella e Clóvis
Achei interessante como foi feita a abordagem sobre ?ética e vergonha na cara? feita através de uma conversa entre os dois filósofos. Suas reflexões foram um tanto quanto interessante para que possamos pensar para além da nossa individualidade. Sim, eu recomendaria o livro.

Vitorugo 10/06/2023

Ser honesto é simples, basta ter vergonha na cara
O livro é simples, se resume em uma troca de ideias entre os autores, um diálogo. Cria algumas reflexões pessoais, mas é pobre em explorar exemplos do nosso dia a dia onde a ética e a vergonha na cara devem estar mais presente. Entre outras palavras, é pobre em colocar o dedo na ferida, o Brasil possui um déficit civilizatório e moral enorme, não haverá progresso se não enfrentarmos a questão com a arma mais poderosa, a educação!

Por isso o livro peca, não se aprofunda, é bastante superficial.

Pavani 25/04/2023

Só tenho gratidão por ser contemporâneo do grande Cortella.

O conteúdo do livro é algo a ser ponderado, atitudes cotidianas são comentadas e é muito engraçado como várias situações passam batidas no dia a dia.

Apesar de ser um livro curto, por ser algo mais reflexivo, é muito mais útil fazer a leitura sem pressa e não atropelar capítulo a capítulo.

charles67 05/03/2023

Não tipo assim
Deve ser incrível pra quem tem um Qi mais elevado que o meu, mas pra mim foi tão, como eu posso dizer, longo.. não tô dizendo que é ruim, tô dizendo que foi difícil pra mim e tal. bj

Arien 12/07/2022

Enfadonho
Demorei dois meses para ler o livro??? olha que tinha gostado de outros títulos dos autores, mas esse achei enfadonho. Isso é uma opinião pessoal, vai a vc goste?

vrauldias 26/06/2022

Amei, apesar de eu não entender muita coisa
Eu sei que eu sou um pouco limitado, apesar disso eu amei o livro. Um livro que me fez pensar sobre pensar em pensar, me fez muito bem e me fez entrar em reflexões gostosinhas comigo, uma briguinha interna é sempre bem vinda.

Livia1160 21/04/2022

Muito boom
Li esse livro por obrigação da escola e me surpreendi muito. Me falaram que era uma leitura pesada de conteúdo mas não é.
O livro foi baseado em uma entrevista com Mário Cortella e Clóvis de Barros, é literalmente a conversa de duas grandes mentes discutindo temas como: corrupção, ética, vergonha na cara, influência da sociedade e mentes história da filosofia.
Foi escrito tão bem que é uma leitura rápida e simples.

Leonardo88 13/04/2022

Ética , será que possuímos ou só somos constrangidos a ter!
Excelente livro! Mais uma vez este dois autores que gosto a cada dia mais , nos trás um tema que pode parecer simples, mas que nestas reflexões avaliando uma série de contextos pode se tornar complexo e até paradoxal! Óbvio no fim se vc tiver um pensamento racional e lógico vai entender perfeitamente que a ética aliada a princípios morais é a chave da transformação social que tanto almejamos , mas sempre desejamos que isso ocorra das classes dominantes( ricos e políticos )para as classes da massa . Mas em uma democracia isso deve ocorrer Justamente ao contrário, quando estivermos em um nível ético moral acima da média nossas políticas e a vida social também estará! Excelente leitura

danimite 10/04/2022

"Tudo o que não puder contar como fez, não se deve fazer."
Livro excelente, nos mostra um diálogo de linguagem simples e ao mesmo tempo de uma inteligência excepcional. O primeiro que leio do Cortella, com certeza me abriu a porta para outras obras.
Ao longo do diálogo os autores citam obras e personalidades que nos despertam a vontade de pesquisar
sobre.

Marilia 04/01/2022

Leitura leve e agradável.
Sou fã de Cortella e Clóvis, então já sabia que seria uma leitura que acrescentaria bastante.

É um livro bem rápido de ler, possui linguagem simples e fluida.

O conteúdo nasce de diálogos propostos para pela editora e convertidos em texto, de modo que o leitor sente que está assistindo a uma conversa entre esses dois grandes nomes, o que achei muito agradável.

A leitura me proporcionou insights e reflexões para desenvolver em meus próprios diálogos, o que acho muito rico e considero fundamental em uma boa leitura, especialmente de não ficção.

Recomendo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5