The Jewel

The Jewel Amy Ewing

Resenhas - The Jewel

Rschunke 28/08/2022

Gostosinho de ler
Muito gostosinho de ler, percebesse nas entrelinhas que foi dessa forma que tudo começou e foi daí que surgiram os poderes e tals

leahterature 07/08/2022

segunda vez que eu leio esse livro, na primeira li em português, comprei porque parecia muito uma capa de a seleção, mas me surpreendi com o livro, gostei muito. aí dessa vez decidi ler em inglês junto com o audiobook.

eu recomendo bastante esse livro, acho a sociedade mt bem construída. apesar de ter algumas questões que não foram respondidas nesse livro, eu espero que respondam nos seguintes livros da trilogia.

skuser02844 21/06/2022

Meu primeiro Audiobook
A experiência foi nova, mas o livro não muito.
O li já algum tempo, então muitos detalhes haviam sido deletados de minha memória, mas resolvi fazer uma releitura mas testando o audiobook.
O livro foi lido por Erin Spencer que realmente conseguiu me prender aos altos e baixos de sua voz que, para mim, combinou perfeitamente ao estilo da história.
Em relação a história de Amy Ewing eu realmente gosto bastante, apesar de sempre esperar um pouco mais da protagonista.
Para mim Violet acaba sendo egoísta, mesmo na situação em que se encontra, assim como seu par romântico Ash. Já vi o mesmo tipo de cenário em outros livros e sempre me pergunto o motivo dos pombinhos resolverem que não importa o perigo, eles só querem "dar uns amassos".
Felizmente, a leitura ainda é boa e relevamos uma situação ou outra pela curiosidade do que vem depois.

-natalia 27/12/2020

The Jewel
Que livro surpreendente!! Faz tempo que eu queria ler A Joia, e quando vi a versão em inglês num bom preço acabei comprando, bem feliz. Achei a história muito linda, com personagens fortes e determinados, e uma ambientação muito boa! Me apeguei demais à Violet e à Annabelle, ambas ganharam um pedacinho especial do meu coração.
Fico surpresa de ser uma trilogia tão pouco reconhecida... Eu a indicaria pra todos que gostam de uma boa distopia com um pouco de romance! Fiquei super ansiosa pra ler os outros dois livros.

Maria Emília 25/08/2020

TUDO PRA MIM é uma introdução perfeita pra trilogia e prende muito muito muito

Fernanda309 13/04/2020

O que achei de... The Jewel (+ quotes)
EDIÇÃO: É o primeiro audiobook de 2020, e nossa!, eu estava com saudades! Já conhecia a narração da Erin Spencer e gostei muito da experiência. Além disso, já tinha lido em português e até lembrava de bastante coisa, e tudo ajudou para ritmar bem a leitura.
ESCRITA: Amy Ewing tem uma escrita muito confortável, não é difícil entrar no mundo que ela cria e seguir o fluxo que ela nos mostra no enredo. Não senti nenhuma particularidade na sua escrita, o que não é de forma alguma ruim. Já conhecia sua escrita traduzida, e já tinha lido no idioma original quando li os dois primeiros contos lançados da série.
ENREDO: O grande triunfo de Ewing. Já conhecemos protagonistas adolescentes, já conhecemos as linhas gerais de pobreza e desigualdades sociais em contraste com o luxo das classes mais ricas na qual elas acabam por se envolver. Tudo muito típico no YA. MAS, aqui temos um elemento de discussão absolutamente novo que não conheço igual no gênero: a temática barriga de aluguel. Achei muito original a maneira como a autora tratou o assunto, sem deixar de lado os elementos secundários, e acredito que foram bem equilibrados.
PERSONAGENS: Acho interessante como aqui todos os personagens são preto no branco, não tem aquelas grandes traições que você não vê chegando, coisa que não costumo gostar, mas aqui funcionou. Ainda assim, você tem aquela impressão de perigo à espreita, de que um deslize pode pôr tudo a perder. Violet, a protagonista, como aponta uma citação, tem um misto de subserviência tanto de comportamento aprendido quanto de instinto de sobrevivência. Gosto que ela não é aquela rebelde revoltada que não liga pra nada, nem aquela ingênua que mostra demais de si mesma e acaba pecando pela patetice. Gosto muito dela. Em relação aos secundários, destaque para a vilã, que passei a admirar nessa leitura, e entender suas motivações. E para o crush, que é irretocável, ainda mais agora que já li o conto da pespectiva dele, que quase me fez chorar de tristeza. O romance entre eles pode não me agradar tanto hoje quanto da primeira vez que li, mas levando em consideração o público-alvo do ano em que foi publicado (2014) funciona, então não descontei nota por isso.
+: Eu conheci A Joia há uns 5 anos, e tive a oportunidade de encontrar a autora em 2016, na Bienal SP. Na época, estava sendo lançado o segundo aqui, e o terceiro já tinha saído lá fora. No entanto, nada até hoje aqui. Então decidi ler em inglês. Adoro como a autora deixa ganchos nos final dos livros, esse aqui então, eu lembro bem do meu desespero quando o li pela primeira vez. Tudo o que eu conseguia pensar era PRECISO DO PRÓXIMO. Adoro.

"I press my face against the wrought-iron bars on my window - they are arched and curl into the shape of roses, as it by making a pretty pattern, they can pretend they're something they're not."

"You have such an interesting balance of obedience and contempt."

"What is life without a bit of excitement."

"Hope is a precious thing, isn’t it. [...] And yet, we don’t really appreciate it until it’s gone."

"Something had to be done. No one deserves this life. No one deserves to have their choices taken away."

"Once a small crack reveals itself, suddenly a hundred others appear. And then the walls that have been so carefully constructed begin to crumble."

"It’s my life. You can’t decide how I live it."

site: https://www.instagram.com/p/B_C-PJhhooY/?utm_source=ig_web_copy_link

Lauraa Machado 21/01/2018

Melhor do que eu esperava
Faz tempo já que eu aprendi que a expectativa que o leitor tem para um livro antes de começar a ler sempre influencia no que ele vai achar. Esse foi um livro que eu comprei apesar de ver várias resenhas de pessoas em quem confio dizendo que não gostaram dele. Quando eu mesma resolvi ler, achava que seria uma história boba, sem grandes acontecimentos, só para passar o tempo. Admito que não esperava gostar muito.

E devo reconhecer que o livro não é excepcional, o enredo não é brilhante, os personagens não são complexos e muitos dos detalhes da vida da protagonista são bastante bobos e superficiais, talvez até amenizados para ser uma história para leitores mais jovens. Mas esse é um livro para adolescentes e sua melhor característica é que ele é bem divertido! Não dá para negar que eu adorei a leitura, que quero ler todos os livros da trilogia o quanto antes e ainda mais os contos extras. Talvez eu tenha dado uma nota mais alta do que o livro merece só por isso, só por ter me divertido tanto.

Ainda tenho críticas a fazer é claro, e quero começar pelos nomes dos personagens. Esse foi um detalhe que eu tive que me forçar a relevar, senão poderia ter estragado minha leitura. Na tradução para português, isso talvez nem seja uma questão, mas lendo em inglês é impossível não perceber a escolha da autora de dar a todos os personagens nomes de cores, flores, animais, pedras e outros substantivos, e foi uma péssima ideia. Ameaçou tirar toda a credibilidade da história mil vezes, porque todo mundo tinha um nome ridículo. Se fosse um ou outro personagem, ou sempre nomes que já são usados como nomes comuns hoje em dia (por exemplo, Violet), tudo bem. Mas Cobalt? Cinder? Foi complicado não me deixar irritar com isso.

Outro problema do livro é o romance. A autora demorou tempo demais para introduzir um par romântico para a intensidade de sentimento que ela queria criar entre os dois personagens. Eles se apaixonam completamente rápido demais. Aliás, acho que teria sido muito mais crível e mais potente mesmo a relação dos dois se eles tivessem criado essa relação como aliados antes de chegar a ser algo romântico. Mas o único jeito de fazer isso seria ter feito o carinha entrar na história bem antes. Do jeito que ficou, não deu o menor tempo de eu me apaixonar pelo personagem também, aliás, mal o conheço e não faz muita diferença para mim se eles vão ficar juntos ou não. Essa é a parte mais fraca do livro, infelizmente.

Eu adorei o enredo, achei que tinha sempre algo acontecendo, várias reviravoltas e revelações que me surpreenderam na maior parte do tempo e, mesmo quando não eram tão inesperadas, ainda foram interessantes. Acho que existem alguns pequenos furos em tudo, como o fato de que, se essas mulheres são tão raras e únicas, por que seriam tratadas sempre como descartáveis e fáceis de substituir? Mas eu adorei o final, adorei a última revelação e estou louca pelo próximo livro por causa dela!

Minha parte favorita dessa história é a mágica, que eu nem sabia que tinha. Foi algo que me conquistou de verdade, me fez querer fazer parte desse mundo. Só teria sido melhor se a protagonista fosse mais investida em ser incrível nisso, se ela cultivasse seus poderes e tentasse evoluir por ambição própria. Como eu falei, os personagens do livro não são muito complexos ou têm grandes desenvolvimentos, mas não acho que ela chegou a ser uma personagem ruim ou mal feita. Minha favorita é a Duquesa, mas a Violet tem bastante potencial, e tinha nesse livro também, por exemplo, para negociar mais sua própria vida, para se impor mais. Ela não é tão submissa quanto poderia ter sido, mas eu preferia ter visto mais empoderamento nela.

Eu acho que essa história toda tem bastante potencial e espero que a autora o aproveite até o último livro, porque agora eu estou super animada com a trilogia e quero amá-la até o final!
Tali @amorporpaginas 31/01/2018minha estante
Tem mágica? Tb não sabia! E eu posso confessar que ri na parte dos nomes? Fiquei curiosa para ler!!

Lauraa Machado 01/02/2018minha estante
Pode ler! E pode ler minhas resenhas dos outros também, não tem spoiler!

Lauraa Machado 01/02/2018minha estante
Pode ler! Mas só leia as minhas resenhas dos outros livros quando já tiver terminado os anteriores.

Fernanda309 13/04/2020minha estante
Incrível como nossas resenhas (que são as únicas aqui,aliás) convergiram em alguns pontos e divergiram em outros! Ah, a maravilha da subjetividade na experiência da leitura. Adorei a resenha!