O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

V_______ 18/07/2021

Jornada ao Congo
O livro é contado atrás do relato de um marinheiro que relata o relato de um outro marinheiro, Marlow, que relata sua jornada pelo Congo. Parece confuso ? Não tanto quanto parece, garanto.
Marlow é contratado como capitão de uma pequena embarcação para transportes nos rios do Congo do século XIX, mas assim que chega enfrenta adversidades que o impedem de iniciar seus serviços, nesse ínterim ouvi sobre Sr. Kurtz, um comerciante que tem desempenho extraordinário no fornecimento de marfim e que Marlow terá de ir atrás a esse quase mítico Kurtz. Adentrando cada vez mais o exótico Congo, aos padrões europeus, Marlow se verá no meio de situação que o fará vê as coisas de umas nova forma que o levarão ao coração das trevas.
O livro acabou me decepcionado, não digo que seja ruim, mas fugiu da proposta que imaginava, certamente o lerei em outro momento para vê se mudo minha percepção.

Lola 20/08/2021

Um clássico atemporal
Um livro forte com uma história que vai te prender do início ao fim.

O comprei em um bazar local por míseros R$: 3,00 e o deixei esquecido na estante.

Me arrependo de não ter o lido antes.

Laura F Souto 08/09/2021

Clássico
Um clássico que nos leva a época da colonização e mostra os horrores desse processo. E uma leitura difícil mas muito importante pra entender como foi esse processo.

maria 23/09/2021

Esse livro é bem gostosinho de ler e tem um tipo de linguagem que eu gosto. Mas acredito que ler ele pouco tempo depois de "Orientalismo" me deixou com outra cabeça e já comecei ele crítica. Não sei se isso foi melhor ou pior para minha leitura, mas como um todo, gostei do livro

Eliz 22/10/2021

Viagem em direção a que?
No início estava confuso, no meio parecia que tava no início e do nada, tinham canibais. Quase o tempo todo a sensação é de Marlow está delirando e nos levando junto. Mas lá pelo meio da segunda parte as coisas foram ficando mais claras. Grande clássico, com seus problemas sim.

Sabrina 21/12/2022

O horror, o horror!
Aborda a dominação europeia sobre a África e os horrores cometidos pelo processo de colonização, nesse caso belga sobre o Congo. Pra reflexão sobre as atrocidades cometidas, o racismo, a exploração cruel, violenta e desmedida, a intolerância religiosa, a desumanização, a exploração e todo tipo de preconceito do homem branco que desde sempre sofre de complexo de superioridade. Vale complementar com material de apoio (artigos, filmes- Apocalipse now) pra aproveitar e engrandecer ainda mais a leitura.

Ivan 21/11/2021

O Horror!
Livro clássico de Joseph Conrad, é um terror mentalmente opressivo, e complicado, pois são relatos com um ponto de vista, então você tem que estar dentro da cabeça de quem está relatando, estando totalmente envolvido nas situações, talvez em um ambiente propício e mais silencioso o livro fique diferente... Assim mesmo é ótimo e grandioso, não sei se encaixa no tema de terror, ele é maior que isso, não que o gênero seja pequeno, mas o livro é "grande", tem mais coisa ali.

Gabrielli... 26/11/2021

Marlow é um marinheiro e conta como foi sua viagem ao "coração da trevas" .
O livro se passa na época da colonização/exploração da África.

Marlow o personagem narrador da história é um marinheiro que adora aventuras e com seu relato conta como foi viajar até a África atrás de Kurts.

Mostrando um pouco sobre a escravização dos povos e a exploração de mármore que aconteceu na região.

Juliana 02/12/2021

Obra rica
É uma história escrita no início do século XX, que expõe algumas faces da brutalidade da exploração europeia no continente africano. No início do livro conhecemos o narrador-personagem, Marlon, um capitão que conta sua aventura no Congo. Ao longo da narrativa, nos deparamos com descrições e situações tão absurdas que é difícil imaginar que tenham acontecido. A que ponto pode chegar a brutalidade do ser humano. O texto cria momentos de dilemas, de dúvidas, de pausas para respirar e nos forçar a compreender o que de fato está acontecendo. E à medida q progredimos na história, a metáfora sensacional da história fica evidente e a obra se eleva: as trevas da selva africana ou as trevas da mente humana? Do que estamos falando aqui? Simplesmente sensacional! Heart of darkness, em todas as suas interpretações.
PS: está edição da Antofagica traz um ótimo prefácio de Filipe Nobre Figueiredo, que nos ajuda a "entrar" na história e, ao final, textos extras de Silvio Almeida, Ana Maria Bahiana e Christian Dunker, que trazem "luz às trevas", trazem ideias e conceitos para melhor compreensão do livro. Além disso, as ilustrações de Cláudio Dantas são lindas!

Ronnnnniep 19/03/2022

O melhor do livro, é como ele foi escrito
Devo admitir que foi um livro muito difícil de se entender, e que futuramente irei repetir a leitura.
Esse livro foi citado em uma obra de H. G. Wells que li recentemente (A ilha do Dr. Moreau). De princípio achei que iria ver muitas semelhanças, mas são poucas pra dizer a verdade, diria que se assemelha mais a parte de conter uma admiração do capitão Marlow por Kurtz.

O livro fala muito de momentos da escravidão e em algumas citações mostra de perto como os negros realmente eram tratados naquela época, é um texto pesado nesses pontos. E pra quem gosta de semelhanças entre autores e suas obras, essa aqui também possui uma história incrível por trás de como foi escrita, recomendo a pesquisa.

Citação predileta: A mente de um homem é capaz de qualquer coisa, pois tudo nela habita, passado, presente e futuro.

Neilson.Medeiros 06/11/2022

Tudo nessa história nos transporta para o sufocante espaço de uma selva escura e densa. A escrita de Conrad me surpreendeu de forma positiva. Tem uma elegância e uma poesia em cada detalhe de sua prosa. As sombras, o rio e as árvores parecem ser os protagonistas dessa história. Estão sempre à espreita, sufocando, lançando sobre os personagens uma cortina pesada. A expectativa de chegar até o centro do coração das trevas esbarra em um sentimento de atravessar uma neblina. Os horrores que a colonização levou para a África ficam cada vez mais evidentes à medida que Marlow penetra nas trevas. Os sussurros da selva nada mais são do que um eco de toda hipocrisia e crueldade disfarçadas no homem autoproclamado ?civilizado?. A viagem de Marlow para o coração das trevas se desdobra em tantas camadas de leitura, mas eu destaco essa jornada ao que temos de mais vil em nossa humanidade: o homem que explora o próprio homem, movido pela ganância e pela ideia de que está no centro de tudo.

Pedro.Machado 02/09/2021

O horror, o horror!
Clássico da literatura e representa uma grande obra para melhor compreensão histórica acerca do neocolonialismo e das nuances da dominação do imperialismo europeu do século XIX sobre o continente africano.

Criadordej 07/09/2021

Obra incrível
Ao terminar a obra só me deparei com os sentimentos de tristeza e satisfação, pois não sei quando acharei outra obra que seja escrita com tamanha maturidade, adorei o Kurtz e o Marlow, ambos são personagens que foram muito além das minhas expectativas.

Boni 10/09/2021

Um livro confuso, com duas narrativas, uma dentro da outra, porém com um bom propósito histórico, vale a leitura, mesmo que lenta

Guilherme.Silva 15/09/2021

Uma história dentro de uma história, talvez dentro de outra.
Livro metafórico, no sentido de que a história depende da interpretação do leitor. Desconheço se a intenção do autor foi uma crítica ao colonialismo ou um reflexão sobre a sanidade.

A narrativa é desafiadora, aliás, são duas narrativas, uma história dentro da história.... O narrador conta como foi participar de uma busca no interior da África por um homem que virou um mito.