Lua de larvas Sally Gardner

Resenhas - Lua de Larvas

dramavini 12/05/2021

Apesar de todas as desgraças é um livro fofinho, mas achei a escrita da autora meio cafona em alguns momentos.

gio 22/05/2021

tô destruída :(
"Você dá sentido a um mundo sem sentido. Você me deu botas espaciais para eu poder pisar em outros planetas. Sem você, estou perdido. Não existe esquerda, nem direita. Nem amanhã, só quilômetros de ontens. Não importa o que aconteça agora, porque encontrei você. É por isso que estou aqui. Por causa de você. Você que eu amo. Meu melhor amigo. Meu irmão."

Kamilla 22/05/2021

Interessante
Este é um livro que acompanhamos pelo ponto de vista do protagonista, um adolescente as vezes ingênuo, cuja imaginação é muito fértil. Os capítulos são curtos, então a leitura flui bem.

O cenário social/politico em que a história se passa é aterrador, o que justifica muito a fuga da realidade dele para o mundo das ideias, como forma de lidar com tudo. Nas palavras dele “Só dentro da nossa cabeça tínhamos a liberdade de sonhar”.

A experiência de leitura se dá através de referências, o que quero dizer é que nome de países, de idiomas, acontecimentos históricos não são descritos explicitamente, entendemos por analogia.
Eu gostei muito da forma como a autora tratou a amizade do protagonista e a dinâmica familiar.

Gostaria de comentar sobre muitas coisas, mas ai já entra no campo do spoiler e livros assim quanto menos sabemos antes melhor a experiência.

Luh 22/06/2021

Lua de larvas
Primeiramente gostaria de agradecer a esse livro por ter me retirado de uma ressaca literária bem braba.
O livro conta a historia de Standish e a narrativa é em primeira pessoa, um ponto interessante desse livro é que nos só sabemos do universo o que o personagem sabe...
Esse livro me fez sentir diversos sentimentos durante a leitura, sentimentos que muitas vezes eram substituídos pelos opostos em menos de 2 segundos de leitura. Temos um personagem interessante e vários pontos na história que nos fazem questionar sobre diversas coisas como bullying, amor, regimes autoritários, o contole que a midia tem sobre nossas vidas e até mesmo em como nos lidamos com situações extremas...
Terminei o livro com um gostinho de quero mais na boca.

Polyana.Christina 01/07/2021

Fiquei super interessada quando descobri que "Lua de Larvas" era um livro distopico e com um protagonista criança. Achei que iria amar o livro, mas não gostei. Achei tão confuso e quando terminei não consegui notar a proposta do livro. Mas eu amei a edição, os desenhos e os capítulos curtos. Quero ler ele novamente para ver se minha opinião muda.

Danielle 29/07/2021

eu não sei o que escrever nessa resenha eu juro.

ja estou com olhos marejados e vontade de chorar.

Ja disse, amo histórias de criança. Mas aqui nao temos uma. E sim um adolescente com TDAH diminuido nesse mundo horrível.

que mundo horrível.

eu pensei, é sobre a primeira e segunda guerra? Não. É além.

É uma história que fala sobre amizade, mundo em guerra em caos, nao desistir de se opor e não desestir de você mesmo.

por favor, so leia essa obra. sem esperar nada, sem saber nada. só o coração aberto.

Natália Tomazeli 09/08/2021

Não sabia que era livro de chorar, e é!
Quando adquiri esse livro em um sebo, por causa de sua capa tão bonita e atraente, não esperava uma história que fosse me tocar como tocou! Um livro que me fez sentir tanto, merece ser conhecido por mais pessoas!

Esse pode ser considerado um livro distópico que aborda cenário de guerras, poder, opressão e resistência. Através de uma analogia e utilizando de um local fictício, a autora traz uma crítica muito sincera e fácil de entender. Aqui o leitor consegue identificar muitas semelhanças com diversos regimes totalitários reais que aconteceram ao longo da história, com uma sensibilidade e brutalidade que condiz com os acontecimentos da vida real.

O livro é todo narrado pelo protagonista, Standish, que é praticamente uma criança. O olhar dele para o que acontece é deveras sincero e prático. É muito cruel entender tudo o que ocorre em seu contexto ao mesmo tempo que é fácil demais ser fisgado pelas situações, como se tivessemos assistindo tudo!

Tanto Standish quando todos outros personagens apresentados no livro nos impressionam. É fácil torcer por quem não está a favor do sistema e é fácil odiar quem trabalha pra ele. Os protagonistas são bem trabalhados e cativantes.

Apesar da quantidade de páginas, os capítulos são curtos e a diagramação é dinâmica, fazendo com que se leia o livro em algumas horas com bastante facilidade.
Mas tantas são as cenas que chocam, é destruidor! Eu mesma chorei muito durante a leitura, é um livro fácil de emocionar pelo teor completamente "cru" em que tudo é mostrado ao leitor. Uma das últimas cenas do livro é surpreendente! Dificilmente alguém esperaria o que se desenvolve nela, por isso óbvio que não vou contar para vocês, mas pra mim, foi um dos maiores "plot twists" que eu já li em um livro!

leticiadelrey 15/08/2021

eu chorei muito. esse livro é muito gostoso de ler, ele curou onde doia pra depois infeccionar onde doia. leria sempre se pudesse.
o romance deixou ele mais bonito e me fez chorar ainda mais.

Aline Maia 15/08/2021

Lindo
Que livro sensível e tragicamente bonito.
Como de costume, peguei o livro sem saber de qualquer coisa. Não leio sinopse ou qualquer frase de jornal que apareça em capa de livro.

_Spoilers_

Me surpreendi a medida que fui entendendo o contexto que Standish se encontrava e com os desenhos das moscas e do rato.

A história é pesada, a violência é gráfica e a amizade é linda, mas isso é estranhamente passado de forma poética porque a mente de Standish é pura imaginação, e o mais incrível é que ele tem plena consciência de que a imaginação é o que o mantém são.

Mas por mais pesado que o tema seja, a leitura acaba sendo leve e fluida. Gostei que a medida que a história avança, a personalidade de Standish fica mais clara e percebemos que ele usa a burrice para não se destacar.. ele é tudo menos burro.

As referências são inseridas de forma bem elaborada e é impossível não ir ligando os pontos, porém, no final, quando Standish está para morrer aparece em uma frase a palavra "Inglaterra". Senti como se tivessem jogado um balde de água fria em mim, me forçando a sair da fantasia - o que acabou trazendo mais impacto para o encontro dele com a morte, onde finalmente pode estar em seu Cadillac com Hector.

Li em um dia e acredito que em uma releitura as confusões que senti nos capítulos não vão mais ocorrer... E eu vou prestar atenção nos desenhos porque depois que o rato sumiu, não percebi o que aconteceu haha

Patrícia 23/09/2021

Lido
Gostei, eh mt bom d ler... só achei o final estranho... digamos q eu esperava mais do final... enfim
È um livro mt bom, apesar d ter algumas partes.. digamos q pesada.
Enfim
Amei, n ao ponto d dar 5 estrelas, mais eu gostei mt..
Só n curti mt o final, digamos q eu n entendi o final

najorge 30/09/2021

O Standish...
Eu queria ter sido amiga dele, apesar de onde a história se passa. a história me prendeu e me cativou até o fim. fiquei sem chão do início ao fim.

Mokumura 05/10/2021

Não esperava nada e recebi uma facada no coração, óbvio que merece 5 estrelas por me fazer chorar 2 da manhã ?

nico 19/10/2021

Inesperado
Li esse livro por uma indicação então tudo que eu sabia sobre ele era o título, ao começar ele pensei que fosse ser uma leitura mais leve, porém a forma como a história progrediu foi ficando cada vez mais interessante. O final é algo que nos deixa sem saber o que sentir, amei.

Myka 24/11/2021

Lua de larvas
Foi uma leitura básica, não foi ruim , não vou dizer que não gostei porém, não foi aquela leitura que eu diga "meu Deus eu gostei desse livro" . Não sinto ódio, não sinto amor. É sobre isso e tá tudo bem .