Lua de larvas

Lua de larvas Sally Gardner

Resenhas - Lua de Larvas

Felipe Miranda 06/06/2014

Lua de Larvas - Sally Gardner por Oh My Dog estol com Bigods
O cenário de Lua de Larvas não poderia ser mais cruel. A Terra Mãe é o regime vigente da época, um poder opressor e totalitário que busca a supremacia e acredita numa raça pura, reconhecendo como inimigo todos aqueles que divergem de seus pensamentos. E nessa sociedade onde a morte é usada para controlar a população e mantê-la sob rédeas curtas, conhecemos nosso protagonista disléxico Standish Treadwell.

No auge de seus 15 anos e com uma deficiência em ler e escrever, Standish vive isolado do mundo na Zona Sete, onde mora com seu avô Harry, que não é de desperdiçar palavras. Seus pais foram levados pelos Moscas-Verdes e nunca mais voltaram. Por ser diferente e não adaptar-se à maneira que vive, Standish é alvo de bullying na escola onde estuda. Aprisionados pelos altos muros que circundam a Zona, ele e seu avô vivem em constante vigilância, pois acreditam que os poucos vizinhos ali presentes trabalhem para o governo como espiões em troca de alimentação. A vida é triste e não havia esperança até que uma nova família se muda para a Zona Sete e Standish ganha seu primeiro amigo de verdade, Hector.

Eles compartilham momentos especiais, vivem aventuras e criam um novo planeta na esperança de que os habitantes desse novo lugar venham salvar o mundo. Hector se transforma numa espécie de guia para Standish, sempre o avisando para onde ir e quando se afastar dos perigos.

Já iniciamos a leitura sabendo que Hector fora levado pelos homens de casaco de couro e que Standish se encontra sozinho outra vez. A Terra Mãe está com planos que incluem enviar homens para a lua e diante de tantos acontecimentos absurdos que permeiam a trama, talvez o palácio no alto do morro seja a resposta para alguns problemas. Standish e seu avô precisam agir cuidadosamente ou irão acabar em uma fazenda de larvas. Qual segredo Hector escondia? Onde ele está agora?

Lua de Larvas tornou-e um dos melhores livros que li esse ano. A narrativa feita em primeira pessoa por Standish é ágil e vem em capítulos curtos. O que funciona perfeitamente pois transmite uma sensação de urgência que combina com todo o cenário que acabo de descrever acima. Me vi sem fôlego nos momentos que se passam na escola do nosso protagonista, vocês não tem ideia, quando menciono a morte como artifício de controle, estou falando sério. É revoltante em diversos momentos da leitura, e a escrita poética da autora deixa tudo mais triste e difícil de aceitar. Tem coisa melhor do que esse envolvimento por completo com a estória? A narrativa não é cronológica, a autora passeia por acontecimentos atuais e passados. Os capítulos finais deixarão o coração de qualquer leitor na mão. É lindo! Quem tem paixão por livros ilustrados, Lua de Larvas é necessidade em qualquer estante. A diagramação está impecável.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2014/05/resenha-premiada-lua-de-larvas-sally.html
Rafa 22/06/2014minha estante
Senti isso também Fe, revolta, angustia, vários momentos de tirar o fôlego. Emocionei completamente com o final utópico. Lindo demais!!!
PS. A cena do beijo então, foi inesperada. Gostei demais!

Mari 23/09/2016minha estante

Leo 22/08/2017minha estante
Que resenha maravilhosa, falou tudo que eu não consigo expressar.

Bia 29/05/2018

Achei péssimo
Basilcalado 30/08/2018minha estante
Gostaria de saber o motivo

Bia 31/08/2018minha estante
Tinha expectativas diferentes com esse livro devido as resenhas positivas que li. Esperava uma história grandiosa mas nao consegui me conectar. Mas isso é um somente a minha opinião sobre o livro, muitos devem gostar dessa história.

Basilcalado 31/08/2018minha estante
Entendi, ok então

@_leandropaixao 15/01/2023

100 capítulos que voam!
Em um mundo distópico pós guerra chamado Terra Mãe, onde você não pode simplesmente se expressar livremente, um lugar que a maior disputa é de quem chega na lua primeiro. Nesse mundo as pessoas que se revoltam com o governo são simplesmente exterminadas sem deixar rastros, esse livro se passa nos anos 50, te lembra alguma coisa?
Nesse universo onde Standish vive, ele tem pensamentos muitos dispersos e sofre muito bulling no colégio, vive apenas com seu avó sem saber sequer o paradeiro dos seus pais, o que pode ser pior, saber ou não saber?
Com o passar do tempo uma nova família se muda para vizinhança e Standish conhece então o seu melhor e único amigo, Hector. Os dois eram inseparáveis e sempre faziam tudo juntos, um dia jogando bola perto de uma parede que ninguém sabia o que havia atrás, a bola acaba caindo nesse lugar e Hector decide ir buscar e desaparece, com isso iniciam dois mistérios, o que aconteceu com Hector e o que há atrás dessa parede? Em busca de recuperar seu único amigo, Standish junto com seu avó irá desvendar esses mistérios de forma muito rápida, corajosa e um final que vai te deixar boquiaberto.
Esse livro tem uma reviravolta que me deixou de queixo caído e me surpreendeu muito porque eu jamais imaginaria que haveria essa representatividade, me deixou com um quentinho no coração.
Max 03/04/2023minha estante
Ótima resenha, Leandro! Uma distopia no "cardápio " cai sempre bem! ?

@_leandropaixao 03/04/2023minha estante
Vai ler super rápido Max, super divertida!

Arthur 01/05/2022

Lua de larvas mi deu animação e depressão
Um livro com várias críticas sociais a um governo totalitarista e ele tendo deficiências que não o ajudavam muito na sua vida tudo de bom fica ruim mais a melhor parte que é a parte do beijo do standish com o Hector eu fiquei MT ahhhhh surtei mesmo muito bom leiam por favor preciso falar mais sobre esse livro com alguém
deaky 21/07/2022minha estante
eu esperava um beijo e aconteceu de vdd !!!

deaky 21/07/2022minha estante
pena que né... k

Arantxa.cybelle 17/08/2021

"Acredito que a melhor coisa que temos é nossa imaginação."
acho que ter esse livro na minha estante por tanto tempo é como se ter um tesouro escondido entre muitas histórias.
lua de larvas é um livro tão sensível e necessário para o mundo que vivemos, um romance distópico que nos toca de uma forma indescritível.

eu amo como a escritora conseguiu muito bem desenvolver os personagens e suas histórias durante a leitura que é muito envolvente e fluida, eu li mais de 60% do livro em 2h.

temas tão atuais e necessários que foram abordados como muita sutileza e previsão, não esperamos um final feliz mas um final que no meio dessa distopia, real e muito emocionante.

terminei lua de larvas emocionada e reflexiva sobre o ser humano e como podemos tanto destruir e fazer as coisas mais brutais por simples necessidades ridículas de auto-afirmação e poder sobre outras, quanto a nossa simplicidade em ver e viver por pessoas reais, por nós mesmos e pelo que nosso mundo tem para oferecer para nós.

amor, amizade, resiliência, ganância, os singulares...muitas coisas podem ser absorvidas nesse livro incrível.

Amo você. Essa bagunça maluca e corajosa que você é.
Aline Maia 09/11/2021minha estante
Senti isso tbm lendo o livro.. ficou um tempo encostado na minha estante e era um tesouro a ser encontrado ?

Arantxa.cybelle 09/11/2021minha estante
gostei demais, terminei o livro e fiquei um bom tempo absorvendo tudo
achei uma leitura muito necessária e amei ler no momento que eu li

Léo 16/06/2021

Interessante, envolvente e QUASE excelente
Essa distopia fantasiosa me causou uma montanha russa de emoções.
O livro têm em si inúmeros pontos positivos, com destaque para a sua ambientação que é incrível. Toda a construção de uma sociedade que vive sob o controle e a ameaça de um governo tirano é extremamente interessante e bem trabalhada. A leitura flui muito rápido, pois os capítulos são todos bem curtos e a narração é simples, e os personages possuem todos carisma e nos conquistam por seus ideais nobres.
Mas algo que me incomodou em certos momentos foi a escrita. Eu senti que uma história com essa profundidade merecia uma narração mais detalhada, além da ausência de uso da substituição de pronomes que se tornam repetitivos e da explicação clara para as nomeclaturas governamentais do universo da trama, que são deixados para o leitor deduzir. Porém, isso se dá conta por a narração em 1ª pessoa ser feita por um personagem disléxico.
Conforme a história decorre o leitor vai ficando mais imerso naquele universo e mais preso pela motivação nobre do protagonista, de como ele é íntegro e extremamente leal a aqueles que ama. A leitura me causou muitas sensações, destaque para o desfecho que me deixou emocionado e impactado.
No geral é uma ótima história, que acredito que ficaria ainda melhor se tivesse mais desenvolvimento na escrita. Eu recomendo.
Lara 16/06/2021minha estante
Eu amo esse livro!!!!

FJ.S 29/09/2018minha estante

Sté 09/09/2021

Heterocromia
A história do livro aborda a vida de um rapaz jovem que tem que suportar viver em um governo violento, o qual caça pessoas consideradas inimigas da nação.

A amizade estabelecida pelos personagens é bastante agradável pois traz mais leveza a narrativa e esperança. No entanto, não me deixou instigada e nem interessada, visto que não achei a história muito interessante e com alguns buracos. Enfim, mas para quem busca um livro leve e fácil é uma ótima indicação.
Livia963 07/01/2022minha estante
Sinopse interessante

Gabriela3844 07/07/2021

Não imaginava que seria tão bom
Li esse livro o não sabendo praticamente nada sobre ele. Só que era narrado pelo protagonista, um adolescente com heterocromia. Então todo o momento que apresentavam algo na história eu já me surpreendia, o próprio contexto do enredo eu fiquei surpresa. O personagem é cativante e a história também. A leitura é fluida e até os pequenos desenhos qua apareciam nas páginas me despertaram o interesse. Recomendo que todos leiam. (Sugiro que leiam assim como eu, sem saber de nada).
Aline Maia 15/08/2021minha estante
Também li sem saber a história.. foi uma surpresa atrás da outra

Nathalia.Sabino 17/07/2017

Um livro feroz e encantador
Você conhece a história do garoto que derrotou um gigante apenas com uma pedra?

Standish é um garoto disléxico que vive com seu avô na Zona Sete. Quando um segredo guardado por um muro é descoberto por seu melhor amigo e ele e sua família são levados pelo governo, Standish e seu avô se unem a um grupo de rebeldes para lutarem contra as forças e opressão da Terra Mãe, e para livrarem, acima de tudo, a terra de uma enorme armação.

Sally Gadner brinca com as palavras nesse livro. Ela nos dá uma forma narrativa bem atípica e encantadora enquanto nos conta as atrocidades e violências da Zona Sete. Os capítulos pequenos e as ilustrações ao longo da história dão ao livro um ritmo de leitura bem rápido, mas sem deixar de ser impactante e profundo. Por diversas vezes me peguei lendo novamente várias frases, bestificada com a beleza das palavras que ela conseguia juntar e como conseguia com elas tornar mais real todo o cenário da história.

Mas não se engane. Esse livro é triste, violento e por diversas vezes perturbador. Apesar de a autora usar as palavras de uma forma bonita ela não disfarça ou floreia a realidade devastada dos personagens. Eles vivem entre os destroços de uma guerra. Eles vivem sob a constante ameaça do governo. O toque de recolher os encurrala. A fome os enfraquece. E o medo, por muito tempo, os barrou.

Essa é uma história sobre o amor e como ele nos faz lutar contra nossos medos. E também é uma história sobre coragem, sobre um garoto que com um punhado de letras dançantes pode pisar na Lua e salvar o mundo.

Recomendo esse livro para todos que amam distopias e histórias fortes.

site: instagram.com/sobre.ler/
Laís Quintela 17/07/2017minha estante
ja adicionei ele assim que vi sua resenha no insta! perfeita

tabomdeborah 22/06/2020

Diferente de tudo que já li
Achei muito diferente de tudo que eu ja li sobre nazismo, a ingenuidade e a inocência na fala de Standish que nao entende bem o que acontece a seu redor, é doce e ao mesmo tempo angustiante. Gostei muito da proposta de usar como narrador um personagem que já nasceu introduzido na dura realidade do governo nazista, já que essa visão da história dificilmente nos é apresentada.
O livro em si, é extremamente emocionante. Enquanto lia, ri, chorei, tive raiva, compaixão, medo, literalmente tremi de nervoso. É um livro que gostei muito, sendo sincera, não tem nenhum ponto ruim que eu gostaria de apontar. Para os amantes de romances distopicos, seria com certeza minha primeira recomendação.
Isabelle.Rocha 05/08/2020minha estante
Esse livro foi uma feliz surpresa!

Aline Maia 15/08/2021minha estante
Eu pensei que era mais novo também hahaha, mas no meu caso acho que a capa me influenciou mais do que o texto

Maria4556 24/03/2021

Que livro gostoso de ler ~apesar de ser um livro pesado.
Ana 25/10/2021minha estante
É encantador ver o Standish descobrindo sua própria força. O livro aborda variados temas pertinentes na vida de todos nós, a amizade, a morte, autoestima, empatia, amor, resiliência e um legado lindo, sobre sonhos, que bem no finalzinho do livro fica evidente que eles conseguiram. Com o trecho " a vida vivida no final de um arco-íris " extremamente forte e bonito como poucos.

João 08/09/2016

Lua de Larvas é o tipo de livro que não chama atenção à primeira vista.
Mas assim que você inicia a leitura já fica seduzido tanto pelos personagens como
pela escrita da autora.
O livro é tocante.Standish já me conquistou desde as primeiras páginas com sua simplicidade e ingenuidade.
A autora criou uma trama simples,mas que me prendeu do começo ao fim.Sem enrolações
nem embromações,ela vai direto ao ponto,colocando no livro apenas o necessário.
Quando chegou o fim do livro ficou aquele vazio que fica quando um livro toca o coração.
As ilustrações com o ratinho são um show à parte.
Leitura excelente!!Merecia dez estrelas!!
Mayara 06/12/2016minha estante