O Capitão Háteras

O Capitão Háteras Júlio Verne

Resenhas - O Capitão Háteras

@jana450 15/04/2024

Ameeei muito meu lindo box
Conheça as incríveis aventuras de Júlio Verne com os livros: Da Terra à Lua, A ilha misteriosa, Cinco semanas em um balão, Vinte Mil Léguas Submarinas, A Volta ao Mundo em 80 Dias e Viagem ao Centro da Terra. O autor antecipou as tecnologias do século XX em suas histórias e é considerado um dos grandes nomes da ficção científica.

Cris Paiva 16/05/2023

Mais uma viagem extraordinária de Júlio Verne!
Desta vez vamos acompanhar o Capitão Hatteras em uma viagem apocalíptica rumo ao Pólo Norte! Apocalíptica sim, pois estamos em meados do século XIX, onde as explorações aos pólos ainda estavam no inicio e tinham de tudo para dar totalmente errado.
Julio Verne vai nos levando em uma viagem cartográfica, dá para ir acompanhando tudo passo a passo junto a um mapa (que você encontra no google), e seguindo junto ao Google Maps para ir vendo as fotos dos lugares, tudo bem certinho e explicado.
Ele também nos conta sobre as explorações que tentaram chegar ao pólo (tudo real), como a de Franklin, e como apesar de ter dado errado, serviu para sabermos mais sobre aquele lugar tão inóspito e ainda desconhecido.
Como é um livro com mais de 100 anos de idade você vai encontrar coisas como comentários racistas e uma boa dose de colonialismo-conquistador europeu, mas era assim como as coisas da época eram encaradas, então paciência.
Amei tudo, fiquei aflita, com gastura e cãimbras no pé devido ao frio, agora pretendo me recuperar para encarar a parte II dessa viagem assombrosa!

Nicolas388 02/10/2022

"Um marinheiro tem obrigação de ir até o fim do mundo."
Ir aonde ninguém jamais foi ? esta ideia fixa e um forte nacionalismo movem as obsessões do Capitão Háteras, personagens que dá nome ao livro.

"O que ele ambicionava acima de tudo era guardar para a Inglaterra o monopólio dos descobrimentos geográficos. Tinha profunda mágoa que durante os séculos precedentes, quanto a descobrimentos, os ingleses pouca coisa houvessem realizado."

Foi meu primeiro contato com a escrita do Júlio Verne. É uma linguagem direta e transmite bem os sentimentos dos personagens, e quando necessita explicar alguma coisa mais "científica" ele não faz isso de modo cansativo.

No entanto, confesso que algumas descrições racistas e xenofóbicas do autor me incomodaram muito. Ele trata os exploradores ingleses como homens sofisticados ao passo que os nativos são sempre acompanhados de adjetivos que os desumanizam. É evidente que essas coisas eram tratadas como ciência na época do autor, mas preconceito é preconceito independente do período.

A história de aventura é envolvente e achei o final, embora triste, o certo para o livro.

A mensagem que fica no fim é como esta que cita o Capitão Háteras ao enfim concluir seu maior sonho: "Não há obstáculos insuperáveis. Há, apenas, vontades com maior ou menor energia."

Mas qual será o preço dessa vontade? ?

Myy 25/06/2021

Que final triste?
Quando eu li a sinopse e a história foi levando pra esse rumo até acho que foi deixando pistas pra que caminho tava sendo tomado, só que o carisma pelo capitão tava sendo maior. Termino o livro triste, mas é uma história bem encantadora.

HOMERO 25/06/2011

EXCELENTE LEITURA
Julio Verne foi o autor que me iniciou no mundo da literatura. Para mim é inesquecível o dia em que terminei de ler VIAGEM AO CENTRO DA TERRA: confesso que chorei com saudade dos personagens!!!
E isso quando tinha os meus doze ou treze anos. Depois de ler outros tantos, passei para os mais diversos tipos de livros. A princípio, fiquei com medo de retornar a ler os livros do Julio Verne, receoso de que o encanto que ficara desde minha adolescência se desintegrasse agora que tenho quarenta e dois anos. Pois, bem. Resolvi arriscar. E qual foi a minha grata surpressa quando, trinta anos depois, me vejo emocionado a ler essa excelente aventura de ingleses tentando chegar pela primeira vez ao Pólo Norte. Julio Verne, onde você estiver, que DEUS o ilumine por me proporcionar tantos momentos de entretenimento. Você é um dos maiores. Muito, muito obrigado!!
Rodrigo 05/02/2023minha estante
Comigo foi a mesma coisa, mas minha iniciação com Verne foi em A ilha misteriosa, um exemplar da biblioteca do colégio