A Luta Contra Canudos

A Luta Contra Canudos Jozz
Daniel Esteves

Resenhas - A Luta Contra Canudos

Nnanda 19/07/2023

É uma leitura mt rapida(poucas páginas) a arte é bonita, foi interessante de ler só acho q focou só nas batalhas faltou um pouco de como era a vida e tudo mais

EvaíOliveira 09/10/2022

A Guerra de Canudos foi um grande confronto entre o Exército Brasileiro e os membros de um movimento popular organizado por Antônio Conselheiro, que tinha como ideal combater a República e livrar os cidadãos dos altos impostos, da fome e da miséria que assolava todo o interior da Bahia.

Lu 04/03/2022

A luta contra canudos
Tava lendo para a escola, mto bom, os desenhos são lindos e bem organizados, adoro história então eu gostei bastante:)

Ericxck 09/01/2022

Que livro, meus amigos
Um livro perfeito porque narra a guerra de Canudos em quadrinhos e em poucas páginas. É um livro muito interessante para as crianças que já vão aprendendo a história do Nordeste ou do Brasil.

Wanderreis 07/01/2018

Imprecisões
Esta HQ estranhamente apresenta o relato do então sargento Marcos Evangelista Villela Jr. como sendo de um tenente Luís Machado. Nos desenhos Canudos aparece localizada no fundo de um vale, avistada do Morro da Favela!

z..... 31/12/2014

"Os Sertões", de Euclides da Cunha, em seu relato final mostra um menino e um velho como a última resistência em Canudos. A HQ conta esse triste drama da História do Brasil pelo olhar dessas personagens, enfatizando a vida difícil daquele povo e a esperança renovada com a ideologia do Antônio Conselheiro.
A história flui desde o estopim para a formação da cidade em Canudos (entre outras coisas, pela situação de miséria e abandono do povo, pela revolta contra os impostos do governo e pela instituição da República, que trazia ideais mal compreendidos e vistos como contrários à igreja, como o casamento civil); passando pelas três impressionantes vitórias dos sertanejos até a derrota final (onde foi mobilizado um contingente enorme de soldados, cerca da metade do exército brasileiro, reforçados por pessoas em situações diversas, como a busca por recompensas ou liberdade a prisioneiros). Isso resultou em uma mortandade, entre sertanejos e militares, de mais de 20 mil pessoas, em uma batalha inglória com a chacina de quase todo o povoado, poupando-se apenas alguns menores de 12 anos.
Destaque para as ilustrações também, que tem um tom em amarelo prevalecendo, como a aridez do local ou, quem sabe, o sonho dourado de felicidade de um povo (ou o fogo cruel e destruidor do "inimigo").
Gostei da obra, que vale muito uma conferida.

Társis 01/04/2014

Vale o Investimento: A Luta Contra Canudos
Uma das páginas mais sangrentas da história brasileira foi a insurgência do povo pobre do sertão da Bahia contra o governo da República e seu massacre pelo exército brasileiro, no que ficou conhecida como A Guerra de Canudos (1897).

Em fins do século 19, Antônio Vicente Mendes Maciel, o “Antônio Conselheiro”, um peregrino e fanático religioso, tornou-se líder político e religioso de um grupo formado por trabalhadores pobres, ex-escravos e outras minorias, e fundaram o arraial de Canudos.

Canudos_02-427x580Rumores davam conta de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e partir em direção à capital para depor o governo e reinstalar a Monarquia. Assim, a recém-fundada República, sofreu pressão de latifundiários, políticos e da Igreja e partiu para a guerra.

A história de Canudos foi imortalizada na obra Os Sertões do escritor Euclides da Cunha, que passou três semanas no local do conflito como correspondente do jornal O Estado de São Paulo e relatou o massacre.

Canudos ressurge agora nesta HQ inédita, onde o roteirista Daniel Esteves, e os artistas Jozz e Akira Sanoki, utilizam de referências históricas e relatos da época para recontar o drama e a intensidade deste conflito.

A HQ apresenta uma arte limpa e elegante, que retrata a pobreza da região, a simplicidade do povo e a dramaticidade do combate. O roteiro costura uma narrativa sob diferentes pontos de vista dos personagens envolvidos no conflito sem atribuir, necessariamente, papéis de heróis ou vilões.

Essa HQ é um trabalho envolvente e caprichado, sobre um dos conflitos mais marcantes na história do nosso país. Vale o investimento!

Serviço:
A Luta Contra Canudos
Capa e Miolo coloridos
Roteiro: Daniel Esteves
Desenhos: Jozz e Akira Sanoki
Páginas: 64
Formato: 20 × 27,3 cm
Preço: R$ 42,00

site: http://revistaogrito.ne10.uol.com.br/papodequadrinho/2014/03/12/vale-o-investimento-a-luta-contra-canudos/