O Reino Dourado [e-book]

O Reino Dourado [e-book] Roman Schossig

Resenhas - O Reino Dourado

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 11/12/2014

Em nome do ouro
A história se passa na cidade de Novas Lavras do Sul, onde a base da economia era o ouro e as demais pedras preciosas retiradas das abundantes minas da região. Era muita riqueza que ficava concentrada nas mãos de poucos e o trabalho pesado sobrava para os mais pobres.

"Naquela época de inocência, jamais me passaria pela cabeça que alguém que vivesse lá pudesse sofrer, porque todo o sofrimento, segundo o que eu acreditava, vinha da ausência de riqueza. Ora, uma cidade como Novas Lavras do Sul, deveria ter ouro para todos..." (página 219)

Tanto ouro gerava uma disputa sangrenta pelo poder. O livro mostra um período relativamente longo de tempo, onde vemos como foram algumas administrações da cidade. A população via nos kobolds, criaturas que moravam no subsolo, suas maiores ameaças; os governantes se aproveitavam disso para deixar o povo com medo e sob controle, podendo assim, eliminar quem achasse necessário e alegar que era em nome de Fanom (o deus que a população da cidade adorava) e da segurança de Novas Lavras do Sul.

O livro tem muitos personagens, alguns deles tem nomes parecidos, dificultando memorizar quem é quem. E quando a gente começa a achar um personagem interessante, o autor vai e mata ele! Morre muita gente nessa história, o cara mata mais que o George R. R. Martin (e isso é um aviso e não um spoiler, coisa que vocês vão perceber logo no começo da leitura)! Acontecem inúmeras reviravoltas, de forma que leva tempo até identificar quem são os mocinhos ou os vilões. No começo, a história não me envolveu, e não desisti da leitura por ser do tipo de leitor que não desiste; ela só fica mais interessante e emocionante nas últimas 100 páginas.

A cidade de Novas Lavras do Sul tem semelhanças com as cidades históricas de Minas Gerais, que também exploravam as riquezas minerais nos séculos passados. E alguns elementos da nosso folclore apareceram na história (creio que esse é um ponto que ainda tem muito para ser explorado em nossa literatura). O autor conversa com o leitor, dá pistas do que vai acontecer no próximo capítulo; é aquele tipo de livro em que uma palavra pode revelar ou mudar muita coisa. Esses três pontos me agradaram.

"O Reino Dourado: em nome de Fanom" é interessante por misturar coisa reais (política, mineração) e seres fantásticos (os kobolds, espíritos, magia), acho que a parte da fantasia foi a melhor e ainda tinha potencial para ser mais explorada. Também foi bom, através da leitura, refletir sobre como o povo pode ser manipulado e como as pessoas podem manipular em prol dos seus interesses.

Enfim, o livro tem algumas partes muito boas e que me fascinaram e outras não tão interessantes assim. Falei pouco sobre o enredo porque, basicamente, ele mostra brigas de poder, corrupção, intrigas e luta; e quase nada sobre os personagens pois, além de serem muitos e ser complexo destacar o papel de cada um, quando você gosta de um personagem, ele morre ou vira vilão (ou não!). Tem que estar atento durante a leitura, já que acontece muita coisa em poucas páginas e um fato desencadeia muitos outros. Creio que o autor ainda tinha material para escrever mais, mas isso faria com que o livro ficasse muito grande ou se tornasse uma série.

Para quem gosta de histórias com fantasia, lutas, conspirações, aventuras, seres mágicos e pouco romance, "O Reino Dourado: em nome de Fanom" é uma boa pedida.

Sobre a parte visual: achei a capa bem bonita, nela estão retratados três personagens que gostei bastante. As páginas são amareladas, o tamanho das margens, do espaçamento e da fonte está ótimo.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/12/resenha-livro-o-reino-dourado-em-nome.html

Rafaella 17/08/2014

Em O Reino Dourado: Em nome de Fanom somos apresentados à cidade de Novas Lavras do Sul e seus moradores. Através de um narrador que conversa com os seus leitores, ele nos mostra os eventos da cidade através dos anos.

Novas Lavras do Sul é uma cidade que vive em um período de prosperidade graças ao ouro que obteve pela mineração das cavernas. É chamada de a Pérola da Serra Dourada, devido a sua riqueza. Durante muitos anos ela foi o exemplo de riqueza e poder para todo o reino. Entretanto, nada é tão maravilhoso quanto parece.

Desde o início da história somos apresentados às atrocidades e loucuras que as pessoas cometem por causa desse ouro. Enquanto alguns poucos podem usufruir de todas as riquezas e vivem em casas luxuosas, obtendo todas as vantagens que o ouro pode comprar; outros tantos vivem na pobreza, escavando as cavernas e se expondo às doenças e por muitas vezes, entrando em conflito com os kobolds na disputa pelo ouro.

Kobolds são criaturas humanoides, lendárias e protetores das cavernas. Eles vivem em tréguas com os humanos desde que esses não ocupem seu território, nas profundidades das cavernas. Entretanto, em vários momentos, os humanos não obedecem essa trégua e sofrem as consequências.

Tanto os habitantes de Novas Lavras do Sul quanto os kobolds são adoradores de Fanom, deus da terra e das rochas. E no livro pode-se perceber que as pessoas agem sempre em nome de Fanom, até as atrocidades que cometem, por vezes é em nome de Fanom.

"Em nome de Fanom, novas lavras eram exploradas, em nome de Fanom, as riquezas encontradas eram encaminhadas - ou desviadas - para lá e para cá. Em nome de Fanom, construções gigantescas eram erguidas. Em nome de Fanom, patrocinava-se a arte. Em nome de Fanom, a sociedade era organizada e domesticada a aceitar tal expressão, como argumento supremo. Em nome de Fanom, a liberdade e a dignidade eram asseguradas e defendidas aos bons homens que aceitassem esse argumento, e em nome de Fanom, prendia-se, escorraçava-se, torturava-se e matava-se quem ousasse contestá-lo." (pg. 19)

Como eu disse no início a história de Novas Lavras do Sul é contada através dos anos. Considero ela como a personagem principal da história e é através da cidade que tudo se desenrola. Acompanhamos seu período de prosperidade, assim como também acompanhamos seu período de instabilidade.

Somos apresentados a diversos personagens, alguns mais importantes, outros nem tanto, mas o autor soube desenvolver cada um. Cada um tem sua história e sua importância em determinado momento. E alguns são simplesmente odiáveis, e outros eu gostaria de conhecer melhor.

Quando eu comecei a ler eu esperava uma história com mais ação, mas não foi isso que encontrei, mas de jeito nenhum foi ruim. O Reino Dourado nos mostra histórias de personagens reais, que sofrem e perdem tudo, e mesmo assim não desistem; de personagens que fazem de tudo para ter poder, e não se importam de passar por cima dos outros para conseguir o que quer; de personagens que se arrependem dos erros que cometeu e luta para tentar consertar isso; mostra a história de personagens que perderam seus entes queridos por causa da ambição de outros. Com diálogos incríveis conhecemos um pouco cada um dos personagens e a situação que passam.

Confesso que dos vários personagens mostrados, os meus preferidos foram o coveiro e o colecionador. Adorei a história deles e de como eles foram importantes para um evento que acontece aproximadamente no final do livro. A história que eles contam para dois dos personagens foi a minha passagem preferida do livro.

Outra parte que eu gostei muito do livro foi o narrador. Achei a narrativa ótima devido a ele. Ele conversa com os seus leitores, isso me aproximou bastante da história.

O que me incomodou um pouco na leitura do livro foi os vários erros de revisão que eu encontrei ao longo do texto. Não é nada que realmente impeça a leitura, mas achei que foi um pouco excessivo. Fora isso, achei a narrativa bem fluida, e achei interessante o uso da segunda pessoa em alguns momentos.

Recomendo bastante a história, foi uma leitura lenta, mas bastante prazerosa. Com diálogos bem construídos e alguns personagens que você vai amar odiar, vale bastante a pena. Esse é meu segundo contato com obra do autor, a primeira foi em um conto no livro "Mundo de Fantas" chamado "Através do Cerrado" que também recomendo bastante.

site: http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/