Este não é um livro de princesas

Este não é um livro de princesas Blandina Franco ...

Resenhas - Este não é um livro de princesas

Stephanie214 10/12/2023

É preciso ser uma princesa pra ter um final feliz?
Este livro infantil tem como por objetivo demonstrar que para ser feliz não precisa ser uma princesa que vive em um castelo, tem uma carruagem e vai a bailes com belos vestidos. Isso muda a ideia que colocaram na cabeça das meninas de que tem que ser iguais as princesas dos contos de fadas : perfeitas, obedientes, boas meninas sem fazer nada que fuja a regra e que precisam de um príncipe encantado para salva-las sempre.
A personagem desse livro é uma menina comum debruçada em uma janela com uma enorme capacidade de sonhar e enquanto sonha vai tecendo a vida.
Não precisa ser uma princesa para ser especial, toda menina é especial a sua maneira e é isso que o torna cada uma única.
Gostei do fato do livro ter sua história contada em tecido de estopa bordado foi um trabalho artesanal muito bonito.

Lisi Olsen 04/03/2021

Especial por outros motivos...
Para viver o seu feliz para sempre é preciso ser princesa?
Com uma narrativa delicada e um designer surpreendente, Blandina Franco traz de forma sutil a desconstrução do maior conto de fadas na vida de uma menina: você precisa ser uma princesa, cheirosa, educada, silenciosa e correta.
A maioria das meninas sonham em viver um conto de fadas, morar em um castelo e desfilar com lindos vestidos. Mas e as princesas reais? Aquelas do dia a dia? Que sofrem, que não gostam de tomar banho, que seus cabelos não estão sempre arrumadinhos. Onde fica a beleza de ser uma princesa real? Então, nesse livro podemos saborear a beleza narrativa, poética e artesanal de ser uma pessoa especial, sem ser da realeza.
Uma ótima leitura para desconstruir padrões e valorizar a alegria de buscar o feliz para sempre todos os dias, num dia qualquer, antes do amanhecer, numa esquina qualquer, com uma menina especial, mas que não é uma princesa.

site: Canal e página Devaneios em arte

Poesia na Alma 18/04/2020

tecendo a vida.
Este não é um livro de princesas, de Blandina Franco e José Carlos Lollo, Editora Peirópolis, é um livro que vai direto ao ponto, foi pensado para as pessoas livres, especiais ao seu modo. Aquelas pessoas que se habilitam a sonhar.

Selecionado para o Projeto Leitura Feminista em parceria com a editora Peirópolis, a obra desmitifica a ideia que para ser especial tem que ser princesa porque o que torna a personagem especial, é sua capacidade de sonhar. Enquanto a princesa vive numa caixa do inconsciente coletivo, este, que não é um livro para princesas, tem uma personagem debruçada na janela enquanto sonha tecendo a vida.

saiba mais - http://www.poesianaalma.com.br/

Amiga Leitora 14/02/2020

AMIGA DA LEITORA - @amigadaleitora
'Este Não é um Livro de Princesa' dos autores Blandina Franco e José Carlos Lollo pela Editora Peirópolis é um livro que a primeiro instante pode parecer uma simples leitura ilustrada, mas na verdade vem para quebrar alguns padrões e dosar um pouco de alto estima em muitas crianças.

A leitura é composta por quarenta páginas e frases curtas que deixam claro não ser um livro de princesa que começa com era uma vez, mas que independente disso tem um final feliz.

Página após página vamos aprendendo que não é preciso morar em um castelo, ter um cabelo perfeito, roupas glamorosas ou sair montada em um cavalo branco para ser feliz. 'Este Não é um Livro de Princesa' ensina que estereótipo não importa, o importante mesmo é ser você mesmo e estar bem com isso.

Eu fiz essa leitura em questão de segundos, mas me trouxe uma mensagem tão linda que se eternizou no meu coração.

Sou louca por fantasia, histórias de faz de contas e filmes de princesas, pois cresci com esse conceito. No entanto quero ensinar para o Matheus (e para meus outros filhos que vierem) a não romantizar tanto a vida esperando que ela seja como um conto de fadas. Quero que eles acreditem no final feliz sim, mas que para o final valer a pena é importante viver feliz sempre, independente de onde mora, da sua aparência ou de seus gostos.

A diagramação do livro está extremamente linda, suas ilustrações imitam um bordado em saco de estopa, é tão real que atrás de uma página os traços são os mesmo do verso de um bordado.

Então você que não é princesa de verdade, que não usa coroa e nem mora em um castelo, precisa fazer urgente essa leitura, pois ela foi feita exatamente para você que é especial por vários outros motivos!

site: http://www.amigadaleitora.com/2020/02/resenha-este-nao-e-um-livro-de-princesa.html